FOTOS DA FESTA EM VÁRZEA DA EMA - SÁBADO DE ALELUIA (15/04/2017)

SÃO 250 FOTOS - CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PRA VER TODAS

Obs: Ao clicar, você será direcionado para a nossa página no Facebook. Aparecerá uma mensagem, clique na opção AGORA NÃO. Não será necessário entrar em sua conta do Face para ver as fotos.

NOTÍCIAS

PARTICIPANTES DE BINGO DESCONFIAM DE FRAUDE E ATEIAM FOGO EM CARROS

17/04/2017 18:08

Um bingo beneficente realizado na tarde deste domingo (16) em Feira de Santana acabou em confusão. O bingo estava sendo realizado em um campo no bairro São João e segundo participantes, ao chegar no terceiro prêmio, um veículo Grand Siena, as pessoas desconfiaram de uma fraude, já que o ganhador se identificou como morador do conjunto Feira VII, porém não sabia dizer nem o nome da rua e nem um ponto de referência.

“No terceiro prêmio um cidadão falou que morava no Feira VII, só que tinham vários moradores do conjunto, que afirmaram que ele não morava lá. As pessoas chamaram o suposto ganhador e perguntaram o nome da rua e os pontos de localização, mas ele não sabia nada. O pessoal segurou ele e o ameaçaram, então ele abriu o jogo e disse que na verdade morava em Serrinha e que os organizadores do bingo pagaram a ele para marcar a cartela e dizer que ele era o ganhador”, relatou um participante, que não quis se identificar.

Revoltados com a situação, algumas pessoas começaram a jogar pedras nos carros e depois colocaram fogo em uma Frontier, uma S 10 e em um Grand Siena. Cinco veículos faziam parte da premiação do bingo, sendo três carros e duas motocicletas, além de uma premiação em dinheiro de 2 mil reais.

Outro participante, que também não quis revelar o nome, contou que o suposto ganhador conversou com ele e disse que veio de Paulo Afonso dirigindo o Grand Siena e voltaria para a cidade com o veículo. Segundo ele, o suposto ganhador revelou que todas as pessoas ganhadoras dos carros já vieram com as cartelas batidas, porém na hora da confusão os outros saíram correndo.

O funcionário público, João Batista, também estava no bingo e foi a delegacia prestar queixa. Ele comprou três cartelas e contou o momento em que desconfiou de uma possível fraude.

“O ganhador do Siena desceu do carro de som sem a cartela. Eu o segui e perguntei se ele realmente morava no Feira VII, ele se atrapalhou e disse que morava em Serrinha, começou a gerar uma aglomeração e ele confessou que o pessoal do bingo pagou 200 reais para ele se passar por ganhador”, relatou.

Cerca de 15 pessoas que compraram as cartelas do bingo foram a delegacia prestar queixa.

Wanderson Walter Danilo Lima de 27 anos é homem que veio dirigindo o Siena e que se passou pelo ganhador do prêmio. Ele foi levado para a delegacia e afirmou ao Acorda Cidade que realmente aconteceu a fraude. Wanderson disse que é morador de Paulo Afonso, mas que a reunião para combinar o que ele e outras pessoas deveram fazer no bingo foi realizada em uma pousada na cidade de Serrinha.

“Eles foram na cidade, escolheram um pessoal e ofereceram um dinheiro pra gente vir. Foi 200 reais. No meu caso era pra eu trazer o carro Siena. Eu já vim sabendo que traria o carro e voltaria com ele, já vim com a cartela de ganhador e eu tinha que dizer que era morador do conjunto Feira VII. O pessoal desconfiou, não tive como sair de lá e abrir o jogo”, afirmou.

Segundo Wanderson, todas as pessoas dos carros já eram contratadas para dizer que eram ganhadores. Apenas o prêmio em dinheiro e as motos, seriam de fato sorteados no bingo. Ele informou ainda que um homem de Paulo Afonso que o contratou. “Essa é a primeira vez que fiz isso. Sou eletricista e estou arrependido”, disse.

O 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Feira de Santana foi acionado e extinguiu as chamas dos veículos com uma equipe de cinco profissionais e contou com o apoio de cinco viaturas da Polícia Militar.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Acorda Cidade

DRAMA: MARIDO E MULHER DESCOBREM QUE SÃO GÊMEOS AO TENTAREM FERTILIZAÇÃO EM CLÍNICA

17/04/2017 18:01

Um casal de Jackson, no estado americano do Mississippi, descobriu que marido e mulher eram, na verdade, irmãos gêmeos separados no processo de adoção. Os dois haviam se conhecido na universidade e, apaixonados, tentavam engravidar em uma clínica de fertilização quando receberam o resultado do exame de DNA. Nem os pacientes nem a clínica tiveram os nomes divulgados, para resguardar a confidencialidade médica.

O médico da clínica, cujo nome também não foi revelado, notou grandes semelhanças na genética do casal e, depois de atestar o elo fraternal, precisou informar aos clientes de que estava aliviado, pela primeira vez, de não ter conseguido ajudá-los a gerar um bebê.

Transtornado com a notícia, o casal se juntou para entender o que havia acontecido. Ocorre que, ainda pequenos, eles perderam os pais biológicos em um acidente de carro. No orfanato, acabaram adotados por famílias diferentes, sem saber que tinham irmãos.

“Eles se atraíram por conta das semelhanças. Eles se conectavam, de verdade. Se eles ao menos soubessem da verdade, poderiam ter sido poupados dessa dor agora”, lamentou o médico ao “Mississippi Herald”.

Com a novidade, marido e mulher agora pensam no futuro da relação, proibida no estado. A pena para irmãos que se casam no Mississippi chega a 10 anos de prisão. Apesar disso, o casal não responder à Justiça pela união, dadas as inusitadas circunstâncias do casamento e da descoberta.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Portaldenoticias.net

 

MULHER MORRE ELETROCUTADA ENQUANTO FAZIA CHAPINHA NO CABELO

17/04/2017 17:20

Uma mulher morreu na noite desta quinta-feira (13), em Olinda, Pernambuco, após levar um choque enquanto fazia chapinha no cabelo, com um aparelho que estaria com um fio desencapado.

Maria Kamylla Santana Silva, tinha 28 anos e era técnica de enfermagem. O corpo foi encontrado pela mãe da vítima e foi imediatamente levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabajara, mas já chegou sem vida ao local.

Maria Kamylla era casada e deixou dois filhos, um de 10 e um de 14 anos.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Varela Notícias/Pa4

ABARÉ-BA: CRIANÇA DE TRÊS ANOS DE IDADE MORREU EM ACIDENTE DE CARRO NA BR-116

17/04/2017 16:32
Neste domingo, 16/04/2017, houve um acidente com um carro de passeio na BR-116, próximo um local conhecido como Fogão de Lenha, município de Abaré, norte da Bahia. 
Uma criança de três anos de idade faleceu no local do acidente e outras três pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade de Abaré com ferimentos. O motivo do acidente, segundo testemunhas, foi quando o veículo de passeio foi desviar de um animal e acabou capotando, o veículo tem a placa de Juazeiro do Norte-CE.
 
Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Tony Bahia
acidente  (Foto: http://tony-bahia.blogspot.com.br/)
Neste domingo 16\04\2017\ a equipe do blog Tony Bahia notícias foi informado que houve um acidente com um carro de passeio na BR-116 próximo um local conhecido como fogão de lenha município de Abaré norte da Bahia, as informações colhidas pela nossa redação dão conta que uma criança de três anos de idade faleceu no local do acidente e outras três pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade de Abaré com ferimentos, o motivo do acidente segundo testemunhas o veículo de passeio foi desviar de um animal e acabou capotando, o veículo tem a placa de Juazeiro do Norte-CE, aguarde mais informações a qualquer momento.

Fonte: Tony Bahia notícias de Barra do Tarrachil-BA

 

PENTE-FINO CANCELA 84% DOS AUXÍLIOS-DOENÇA E BENEFÍCIOS DE INVALIDEZ

13/04/2017 11:47
Pente-fino cancela 84% dos auxílios-doença e benefícios de invalidez

Das 87.517 pessoas que se submeteram a perícia, 73.352 (84%) tiveram os benefícios cassados. Outras 11.502 não compareceram para reavaliação e, por isso, deixaram de receber os auxílios. “Oitenta e quatro por cento das pessoas que estão no auxílio-doença há mais de dois anos são saudáveis e por isso que foi cancelado o benefício. Isso é um percentual altíssimo”, disse o secretário-executivo do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), Alberto Beltrame. Atualmente, 31% do 1,7 milhão de auxílios-doença e 34% das 3,4 milhões de aposentadorias por invalidez pagos pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) são concedidos por ordem de um juiz. Com os cancelamentos, o MDS calcula que poupará aos cofres públicos anualmente cerca de R$ 1,6 bilhão. O governo estima que, quando concluir o pente-fino, pode chegar à economia de R$ 8 bilhões por ano. O levantamento identificou casos como o de uma gestante que, por causa de uma gravidez de risco, recebeu auxílio-doença durante 12 anos, o de uma técnica de enfermagem que deixou de comparecer à perícia porque o atendimento coincidia com o horário de trabalho dela e o de um porteiro de clube reconhecido pelo perito. Os três perderam o benefício. “Isso caracteriza um descontrole importante com o dinheiro público”, afirmou o ministro Osmar Terra à reportagem. “Não havia regra nenhuma, ficou tudo solto. O governo anterior tratou isso como uma coisa natural. Não entendemos que isso seja uma coisa natural. Isso é dinheiro público. É injusto uma pessoa sadia estar ganhando auxílio-doença enquanto a outra está precisando se matar trabalhando para ganhar muito menos”, disse Terra. No início do ano, o presidente Michel Temer editou uma medida provisória que, entre outros pontos, estabelece a necessidade de fixar o prazo estimado para a duração do auxílio-doença no momento da concessão pelo INSS ou pela Justiça. Se isso não ocorrer, o benefício será encerrado após 120 dias. A MP estabelece que o aposentado por invalidez e os segurados que recebem auxílio-doença podem ser convocados a qualquer momento para uma nova avaliação. Estão isentos da revisão os aposentados por invalidez que tenham mais de 60 anos. A medida ainda tramita no Congresso e precisa ser aprovada até 1º de junho.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Voz da Bahia

LADRÃO ROUBA FARMÁCIA E EXIGE ESTOQUE DE REMÉDIOS PARA INSÔNIA

13/04/2017 11:45
Ladrão rouba farmácia e exige estoque de remédios para insônia

Um homem assaltou duas farmácias em Umuarama, no noroeste do Paraná, e exigiu que os funcionários entregassem todo o estoque de um medicamento para insônia. Os roubos ocorreram na noite de quarta-feira (12), e ninguém ficou ferido. O homem foi preso na manhã desta quinta-feira (13) pela Polícia Militar (PM). O suspeito foi encontrado em casa, com dinheiro e vários frascos do medicamento. Segundo a PM, depois do primeiro assalto, onde o remédio estava em falta, o homem invadiu outra farmácia, que fica a poucos metros da primeira. No segundo roubo, ele conseguiu levar o remédio para insônia. O suspeito foi levado para a Delegacia de Umuarama e o dinheiro e os medicamentos foram apreendidos. 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: G1

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA (17)

13/04/2017 00:11

Campanha de vacinação contra gripe começa na segunda-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe começa na segunda-feira (17) e termina no dia 26 de maio. A vacinação contra a gripe é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações. A campanha atingirá idosos de mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Na Bahia, são 3,6 milhões de pessoas aptas a tomarem a vacina. "Este ano, teremos uma novidade na campanha: os professores de escolas públicas e privadas também serão imunizados", informa Ramon Saavedra, coordenador do Programa Estadual de Imunizações. A meta é vacinar 90% do público alvo, que seria de 3,2 milhões de pessoas. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, também podendo causar pandemias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos no mundo.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Bahia Notícias

BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA É LIBERADO A PARTIR DESTA QUINTA

13/04/2017 00:04
Benefício do Bolsa Família é liberado a partir desta quinta

Beneficiários do Programa Bolsa Família podem sacar o benefício a partir desta quinta-feira (13). O benefício é pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada, seguindo um calendário pré-estabelecido. Para saber a data correta de sacar o benefício, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão do Bolsa Família ou Cartão do Cidadão. Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias. Para sacar o benefício, o titular deve ir até uma lotérica ou correspondente Caixa Aqui ou em um terminal de autoatendimento da Caixa. Caso não possua a senha, deve acionar o atendimento por telefone (0800 726 0207) ou procurar uma agência para emissão de nova senha com o cartão e documento de identidade. No aplicativo do Bolsa Família, disponível gratuitamente em todas as lojas de aplicativos, também é possível consultar o calendário, a situação do benefício e encontrar a Caixa mais próxima. 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Portal Brasil.

PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO PROCURA JOVENS EM MAIS 12 MUNICÍPIOS BAIANOS

13/04/2017 00:00
Programa Primeiro Emprego procura jovens em mais 12 municípios baianos

O Programa Primeiro Emprego divulgou mais 12 municípios baianos em que os jovens convocados não foram localizados para ocuparem postos de trabalho. As vagas devem ser preenchidas de acordo com um ranking feito pela Secretaria da Educação do Estado que contempla os formandos com maiores notas da rede estadual de Educação Profissional desde 2015. Os novos municípios da lista são Itororó, Camaçari, Santaluz, Juazeiro, Serrinha, Guanambi, Catu, Conceição do Jacuípe, Ibotirama, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. Os convocados devem ir ao Sinebahia mais próximo com RG, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. O programa pretende oferecer a primeira oportunidade de emprego para nove mil jovens. São 4,5 mil vagas entre novembro de 2016 a novembro de 2017 e 4,5 entre novembro de 2017 a novembro de 2018. As vagas são direcionadas para secretarias e órgãos do governo estadual ou empresas públicas e privadas, parceiras do programa. Mais informações estão disponíveis no site www.estudantes.educacao.ba.gov.br

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Voz da Bahia

MARÍLIA MENDONÇA SURGE 8KG MAIS MAGRA E IMPRESSIONA FÃS

13/04/2017 00:00

A cantora Marília Mendonça surgiu bem diferente em fotos nas redes sociais nesta terça-feira (11). A loira exibiu o novo shape após perder 8kg. No Instagram, ela mostrou que até tem feito tratamento contra flacidez.

"Hoje foi dia de @ludmillarabelo, dia de cuidar um pouco da flacidez vinda devido o emagrecimento, e de dar um up no bumbum por que, infelizmente em mim, é um dos primeiros lugares que 'emagrecem', aí fico sem nada hahahaha! Cuidando pq hoje tem viagem pra Europa!", disse ela, que chegou a colocar um balão gástrico, mas retirou após passar mal.

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Correio24

 

O QUE É A SEMANA SANTA? VEJA O QUE CADA DIA REPRESENTA

12/04/2017 22:26
 
A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
 

Os dias da Semana Santa

 
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.
 
Segunda-Feira Santa
É o segundo dia que vem depois de Domingo de Ramos onde se recorda a prisão de Jesus Cristo.
 
Terça-Feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.
 
Quarta-Feira Santa 
É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.
 
Quinta-Feira da Ceia 
É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma.
Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, oexemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumas denominações cristãs, e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.
 
Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão 
É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.
 
Sábado Santo ou Sábado de Aleluia 
É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.
 
Domingo de Páscoa 
É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.
 
 
Portal Formosa, seu portal de notícias 

IBGE DIVULGA PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DO CENSO AGRO 2017

12/04/2017 00:40

Resultado de imagem para ibge

As inscrições começaram às 14h de segunda, 10 de abril, e são feitas pela internet. Há 1.038 vagas, sendo 171 de nível superior e 867 vagas de nível médio. A publicação do edital do segundo processo seletivo está prevista para 24 de abril.

Neste primeiro processo seletivo, há 1.038 vagas temporárias para uma função de nível superior (Analista Censitário, com 17 áreas de conhecimento) e três funções de nível médio (Agente Censitário Administrativo, Agente Censitário Regional e Agente Censitário de Informática). A distribuição dessas vagas por municípios está no anexo III do edital. Na tabela abaixo, as vagas do Analista Censitário:


Analista Censitário (AC) - NÍVEL SUPERIOR

Área de Conhecimento

Remuneração

Inscrição

Vagas

Agronomia

R$ 4.000,00

R$ 78,00

27

Análise de Sistemas / Desenvolvimento de Aplicações

8

Análise de Sistemas / Desenvolvimento de Aplicações - Web Mobile

4

Análise de Sistemas / Suporte à Comunicação e Rede

2

Análise de Sistemas / Suporte à Produção

4

Análise de Sistemas / Suporte Operacional e de Tecnologia

2

Análise Socioeconômica

8

Biblioteconomia e Documentação

2

Ciências Contábeis

5

Geoprocessamento

7

Gestão e Infraestrutura

63

Jornalismo

12

Logística

2

Métodos Quantitativos

6

Produção Gráfica/ Editorial

2

Programação Visual / Webdesign

12

Recursos Humanos

5

Total

171

As inscrições serão feitas apenas pela internet, no site da Fundação Getúlio Vargas, a organizadora do processo seletivo, e estarão abertas das 14h de hoje, 10 de abril, até as 23h59 do dia 9 de maio. Ao se inscrever, o candidato deverá optar por uma função e, para o nível superior, uma área de conhecimento, indicando o município onde deseja concorrer.

A seleção dos candidatos será através de uma prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório. O conteúdo programático das três funções de nível médio e das 17 áreas de conhecimento de nível superior está no anexo I do edital.

A jornada de trabalho dessas quatro funções é de 40 horas semanais. Além da remuneração mensal específica de sua função, o contratado temporário terá direito a auxílio alimentação, férias e 13º salário. Na tabela a seguir, as remunerações e as vagas para as três funções de nível médio do Censo Agro 2017:

 

FUNÇÕES DE NÍVEL MÉDIO

Função

Remuneração

Inscrição

Vagas

Agente Censitário Administrativo (ACA)

R$ 1.500,00

R$ 27,00

344

Agente Censitário Regional (ACR)

R$ 2.500,00

R$ 41,00

349

Agente Censitário de Informática (ACI)

R$ 1.700,00

R$ 42,50

174

Total

867

As operações do 10º Censo Agropecuário do IBGE começam em 1º de outubro de 2017. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos e a agricultura familiar, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em 2018.

Abaixo, um resumo dos principais eventos deste primeiro processo seletivo. O cronograma completo está no anexo IV do edital.

Cronograma resumido do primeiro processo seletivo do Censo Agro 2017

EVENTOS BÁSICOS

DATAS PREVISTAS

Inscrições

10/04 a 09/05/2017

Divulgação dos locais de prova e emissão do cartão de confirmação de inscrição, via internet.

26/06/2017

Aplicação da prova objetiva

02/07/2017

Divulgação dos gabaritos preliminares da prova objetiva

04/07/2017

Publicação do Gabarito Definitivo e do Resultado Preliminar da Prova Objetiva

26/07/2017

Publicação do Resultado Definitivo da Prova Objetiva

10/08/2017

Divulgação do resultado final

10/08/2017

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

UAUÁ-BA: COOPERCUC ANUNCIA REALIZAÇÃO DA 9ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO UMBU

12/04/2017 00:23

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com sede em Uauá, no Sertão do São Francisco, se prepara para a 9ª edição do Festival do Umbu, que vai acontecer nos dias 28 e 29 deste mês. Criada em 2004, a Coopercuc contribui com a organização social das comunidades onde está inserida e com o fortalecimento da produção, através principalmente do beneficiamento de frutas e comercialização de produtos como doces variados, sucos, geleias, compotas, cerveja, entre outros produtos, a partir do beneficiamento de frutas da Caatinga, tendo o umbu como carro chefe.

Com o tema “Integração dos sistemas produtivos no Semiárido”, esta edição do Festival tem o objetivo de dar visibilidade às demais potencialidades da região que se somam ao umbu e promovem o bem viver no Semiárido. A programação está sendo pensada para despertar a necessidade de integrar as atividades desenvolvidas pelos/as agricultores/as familiares, no sentido de garantir a segurança alimentar e hídrica, geração de renda, permanência das famílias no campo, além de estimular o protagonismo das mulheres, homens e da juventude do Semiárido.

A integração dos sistemas produtivos envolve a diversificação da produção, considerando a criação de animais como caprinos, ovinos e aves, produção agrícola apropriada ao clima, beneficiamento de produtos oriundos do extrativismo sustentável da Caatinga e outras práticas de Convivência com o Semiárido que serão apresentadas no evento.

De acordo com Denise Cardoso, presidenta da Coopercuc, o Festival é um momento de celebração, de dá visibilidade ao desenvolvimento da agricultura familiar nessa região. Para ela, esse ano o tema chama atenção para a compreensão de que “um único sistema produtivo para a agricultura familiar não tem viabilidade, a ideia é essa integração, essa diversificação para que as pessoas consigam ter produção e alimento saudável o ano inteiro”, ressalta Denise, citando como exemplo a carne de bode, a mandioca, a horta, além do umbu e outras potencialidades que fortalecem a agroecologia no Semiárido.

Durante o Festival, o público poderá visitar os stands de exposição e comercialização de produtos de diversos grupos do Semiárido, participar de palestras, oficinas, rodadas de negócios, além de degustar a culinária regional e prestigiar uma gama de apresentações culturais durante toda a programação.

A 9ª edição do Festival do Umbu é organizada pela Coopercuc e conta com o apoio do Governo do estado da Bahia, das prefeituras de Uauá, Canudos e Curaçá e de organizações sociais parceiras.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: AsCom Agência Chocalho

QUATRO ENFERMEIRAS MORREM EM TRÁGICO ACIDENTE NO INTERIOR DA BAHIA

10/04/2017 21:24

Quatro mulheres morreram e uma ficou ferida em um grave acidente na BR-101, trecho perto da cidade baiana de Teodoro Sampaio, distante cerca de 9 km de Salvador, na manhã desta segunda-feira (10). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas eram enfermeiras e seguiam para o trabalho na cidade vizinha de Alagoinhas.

Ainda conforme a PRF, o acidente aconteceu por volta das 6h30, na altura do KM 149, quando a condutora do veículo em que as vítimas estavam perdeu o controle da direção e o carro capotou. Os corpos ficaram presos às ferragens e, após removidos do veículo, foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Amaro. Não há informações da idade das vítimas que morreram.

De acordo com a PRF, a motorista, de 26 anos, foi a única sobrevivente e foi encaminhada a um hospital da região, medicada e liberada. Ela não teve lesões graves.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as cinco enfermeiras são de Feira de Santana e trabalhavam na rede pública de saúde de Alagoinhas. Em nota, a Secretaria da Saúde da cidade lamentou o ocorrido e informou que as cinco vítimas faziam parte do Programa de Saúde da Família.

Também em nota, a Prefeitura de Alagoinhas lamentou as mortes das servidores e informou que foi decretado luto oficial de três dias na cidade.

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: G1/BA

GOVERNO OFERECE 2,5 MIL VAGAS DE ESTÁGIO PARA UNIVERSITÁRIOS

10/04/2017 21:02
Governo oferece 2,5 mil vagas de estágio para universitários

Nesta segunda-feira (10), durante transmissão ao vivo do programa ‘Digaí, Governador!’, pelo Facebook, o governador Rui Costa anunciou que 2.535 vagas de estágio estão disponíveis para universitários na administração pública estadual, por meio do Programa Partiu Estágio. Eles receberão uma bolsa-auxílio de R$ 455 mensais e transporte. O investimento total do Governo do Estado na iniciativa será em torno de R$ 18 milhões anuais. Para participar, os estudantes devem se cadastrar no site do Partiu Estágio, desta terça-feira (11), quando o site entra no ar, até o dia 2 de maio. É necessário ter idade mínima de 16 anos, estar regularmente matriculado em um curso universitário na modalidade presencial e ter concluído pelo menos 50% da graduação. “A partir da meia-noite desta terça-feira o estudante já poderá entrar no site do programa e se cadastrar. Depois de 2 de maio o aluno receberá uma mensagem informando onde ele deve se apresentar. Essa é mais uma oportunidade para a juventude da Bahia. Partiu estágio para você que deseja uma experiência profissional”, comentou o governador. Terão prioridade no preenchimento das vagas os estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e, em seguida, aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Na hipótese de empate entre candidatos, será realizado sorteio eletrônico para a escolha. As vagas não preenchidas pelos universitários que são prioritários serão sorteadas entre os demais cadastrados.No momento do cadastro, os alunos poderão escolher até três opções de órgão ou entidade do poder executivo estadual que possuem interesse de estagiar. Para isso, devem levar consideração o quadro de vagas constante no anexo do Edital, além de observar o curso e o município onde estudam. Caso não seja possível a alocação do candidato em nenhuma das opções indicadas, a Secretaria da Administração (Saeb) fará sorteio, com base nas vagas não preenchidas.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Voz da Bahia

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

NOTÍCIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA DE MACURURÉ-BA CONVIDA OS PRODUTORES PARA REALIZAREM O CADASTRO DO PROGRAMA DE VENDAS DE MILHO EM BALCÃO.

24/04/2017 23:19

PARALISAÇÃO GERAL NESTA SEXTA-FEIRA (28)

24/04/2017 23:08

ACIDENTE NA BR-116, PRÓXIMO A EUCLIDES DA CUNHA-BA, ENVOLVENDO CARRETA E MICRO-ÔNIBUS, DEIXA UMA VÍTIMA FATAL E VÁRIOS FERIDOS

23/04/2017 22:41

JOVEM MATA A NAMORADA E DEPOIS COMETE SUICÍDIO EM SENHOR DO BONFIM-BA

23/04/2017 20:25

GRAVE ACIDENTE NA BR-116, PRÓXIMO A CARAÍBAS, MUNICÍPIO DE CHORROCHÓ-BA, DEIXA UMA VÍTIMA FATAL

23/04/2017 17:28

MORRE O CANTOR JERRY ADRIANI AOS 70 ANOS

23/04/2017 17:02

MICROSOFT QUER TORNAR O USO DE SENHAS COISA DO PASSADO

23/04/2017 12:33

PREFEITO DE MACURURÉ-BA REUNE-SE COM LIDERANÇAS PARA PLANEJAR SUAS AÇÕES

21/04/2017 15:49

GERENTE DO BANCO DO BRASIL DE ABARÉ-BA TEM CARRO TOMADO DE ASSALTO

21/04/2017 11:32

UNIVERSITÁRIO GRAVA VÍDEO ESTUPRANDO CADELA E GERA REVOLTA

21/04/2017 11:24

BAHIA: PAI SEQUESTRA BEBÊ E CHANTAGEIA MÃE EM TROCA DE FOTO DA CRIANÇA

21/04/2017 10:53

VÍDEO: VEREADORES TROCAM SOCOS DURANTE SESSÃO NA CÂMERA EM CORRENTINA-BA

21/04/2017 10:34

GOVERNO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM QUIJINGUE E CANSANÇÃO POR CAUSA DA SECA

21/04/2017 10:28

OPERAÇÃO TIRADENTES NA BAHIA CONTARÁ COM 7.800 PM's

21/04/2017 10:19

JOVEM É AMEAÇADA DE MORTE AO DESISTIR DO 'BALEIA AZUL', POLÍCIA DO DF INVESTIGA

21/04/2017 08:39

'BALEIA AZUL' - FIQUE POR DENTRO, MAS CAIA FORA!!

21/04/2017 08:07

BEBÊ DE 1 ANO MORRE ELETROCUTADA EM CIDADE BAIANA AO COLOCAR FIO DE ARAME NA TOMADA

21/04/2017 07:59

NA JUSTIÇA, XUXA É CONDENADA A PAGAR R$ 180 MIL A FOTÓGRAFO

21/04/2017 07:47

JUAZEIRO-BA: CORPO DE GAROTA DE 15 ANOS, DESAPARECIDA COM SUSPEITA DE ENVOLVIMENTO COM O JOGO DA 'BALEIA AZUL', É ENCONTRADO

20/04/2017 18:42

GANHADORA DO BBB17 ENCONTRA FÃ QUE GASTOU R$ 1,2 MIL EM LIGAÇÕES NA FINAL DO PROGRAMA

20/04/2017 18:36
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>
Share to OrkutShare to FacebookShare to TwitterShare to Google BuzzShare to LinkedinStumble ItMais...