FOTOS DA FESTA DE ANIVERSÁRIO DA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS MAR,

EM MACURURÉ-BA -  21/05/2017 -  COM ZECA BOTA DOM E ELSON VAQUEIRO

CLIQUE NAS IMAGENS ACIMA E VEJA MAIS DE 150 FOTOS

Obs: As fotos estão em nossa página, no Facebook.

NOTÍCIAS

UNIVERSIDADE PARA TODOS NA BAHIA

06/06/2017 21:47

Em 2017, serão disponibilizadas 16.400 vagas em cerca de 229 localidades do Estado da Bahia. O curso será presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.

Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional. O Projeto oferecerá também material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Estão sendo disponibilizadas 200 vagas para o campus III da UNEB Juazeiro. Os interessados tem até quinta-feira (08/06) para realizar a inscrição. Para mais informações e edital:  http://escolas.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos

 
Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Secom Bahia

RALA COXA DE VERDADE: 2ª EDIÇÃO DO 'FORRÓ NU' LEVANTA POLÊMICA EM MASSARANDUPIÓ-BA

05/06/2017 12:16

Cartaz divulgação

 

Pode arrastar o pé, ralar a coxa e até ralar o bucho. A segunda edição do Forró Nu tem como regra básica que seus frequentadores estejam sem roupas. Marcado para acontecer no dia 17 de junho, em Massarandupió, no Litoral Norte, município de Entre Rios, o evento acirra ainda mais as recentes discussões sobre a prática do naturismo no local.

A R$80 o casal, é possível participar do vuco-vuco junino no Espaço Liberdade, que fica em um sítio discreto na localidade, conhecida pelas belezas paradisíacas e por ser a única praia destinada à prática de naturismo na Bahia. Uma banda de forró pé de serra vai animar a noite até o sol raiar. “Já temos 40 casais confirmados. Estou recebendo ligações de todo o país. Peço que as reservas sejam antecipadas o máximo possível”, anuncia David Andrade, idealizador do evento. Pelo visto, a coisa vai pegar fogo!

Mas, calma. Não é porque o forrobodó vai comer no centro que o evento é “all inclusive”. Ninguém deve se acasalar na frente dos outros. Se a coisa esquentar no salão, os mais exaltados podem ser convidados a deixar o local. O Forró Nu tem regras. Além de proibir crianças e permitir apenas casais, tem como base o código de ética do naturismo, espalhado pela praia de Massarandupió e também nos estabelecimentos da localidade.

David esclarece que, apesar de ser para casais, o evento é direcionado também para o público do naturismo. Os frequentadores devem ‘prezar pelo respeito e bom senso’. “O Forró Nu é um evento que segue o código de ética, que não permite o sexo em público. As pessoas me perguntam se é um evento liberal. Liberal é relativo. Certamente vamos receber casais liberais também. O que posso dizer é que o respeito estará acima de tudo”, garante David.

Mas a polêmica é muito maior. A realização do Forró Nu trouxe novamente à tona uma discussão antiga que, recentemente, virou motivo de batalha na localidade. De um lado os naturistas tradicionais que são contra a realização desse tipo de festa e acusam as pousadas de promoverem eventos de suingue que incentivariam a prática do sexo. Do outro lado, os estabelecimentos admitem que seu público se mistura entre naturistas e praticantes do suingue, mas dizem que são expressamente contra o sexo em público.

O fato é que a Associação Massarandupiana de Naturismo (Amanat), que administra a praia, não apoia a festa. Tanto que entrou com uma representação no Ministério Público para impedi-la. A ação foi o ponto de partida para a formulação de um projeto de lei que estabelece regras de convivência na praia de naturismo. O CORREIO tentou contato com o presidente da Amanat, César Xisto, para que ele opinasse sobre o Forró Nu. Mas Xisto não atendeu às ligações ou respondeu mensagens.

Já a Associação Baiana de Naturismo (Abanat), cujo presidente é um dos fundadores da praia de Massarandupió, não vê problemas com a festa. “Basta distinguir o que é naturismo e o que é festa liberal. Pela propaganda lançada por eles eu não vejo problema. Tem pessoas que são casais liberais. Cada um sabe o que quer e o que faz. Se for bom para as pousadas, ótimo”, opinou Miguel Gama.

 

Mesma noite

Cartaz Divulgação

 

Vai ser uma noite para ficar marcada. Na mesma data do Forró Nu, praticamente no mesmo horário, o Arraiá do Encanto promete reunir casais liberais com direito a buffet junino e DJ. Mas, neste caso, em vez de evocar o “nu”, o anúncio revela, ironicamente, o contrário. “fantasia obrigatória”. Não deixa de ser sugestivo. A proprietária da pousada, Priscila Fernanda, diz que sua festa também proíbe crianças. E que tudo acontece em um clima de respeito. “O que a comunidade de Massarandupió quer é respeito. Mas eles não são contra os estabelecimentos liberais”, diz Priscila.

E os moradores? Estes estão divididos. Há os que não veem qualquer problema no Forró Nu. Outros acham um desrespeito à comunidade. Luciano Pereira, presidente da Associação de Moradores de Massarandupió, não gostaria de ver o nome da localidade atrelada ao Forró Nu. “Sou contra à forma de divulgação do Forró Nu. Ele não deveria envolver o nome de Massarandupió. O que ele está anunciando como “Forró Nu de Massarandupió” é uma festa privada”, argumenta Luciano.

MP quer aumentar fiscalização do Forró Nu

Além de intermediar as discussões sobre a elaboração do projeto de lei que estabelece regras de convivência na praia de naturismo, o Ministério Público alertou a prefeitura de Entre Rios sobre a necessidade de intensificar a fiscalização do Forró Nu.

“O que sabemos é que parte da comunidade não está muito satisfeita com o Forró Nu. Então a prefeitura tem que exigir as garantias sanitárias, de segurança e de acesso restrito do público” diromotor Paulo César de Azevedo. “Se for um lugar aberto, pode constranger a comunidade”, acredita o promotor.

“Eu vi também que o espaço dele não é fechado, não é murado. Para ele fazer um forró desse, teria que murar o espaço e fazer uma coisa fechada. E divulgar para o grupo dele no watts app ou site”, defende Luciano Pereira, presidente da Associação de Moradores. A prefeitura, por sua vez, garantiu que o evento só será realizado se o local for devidamente cercado, sem que as pessoas que estiverem do lado de fora consigam enxergar o “esfrega-esfrega” nu.

“Se o lugar for aberto, isso vai ser um empecilho para a realização do evento. Tem que ser um lugar restrito. O Espaço Liberdade nos fez uma solicitação. vamos avaliar”, avisa Brígido Neto, procurador do município. “Se a festa for restrita e a documentação estiver ok, será liberada”. “Nós vamos fechar toda a área, cercar com palhas. Ninguém de fora vai enxergar”, assegurou David, que se diz calejado com a situação. No ano passado, enfrentou alguns problemas para realizar o evento. Chegou a ser chamado na delegacia e prestou esclarecimentos. “Ano passado o delegado me intimou e eu fui  esclarecer. Eu disse: ‘se for ilegal, proíba!’. Mas tava tudo certo. Fiz meu evento e foi um sucesso”.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Correio24/Calila Notícias

INCONFORMADO COM FIM DE RELACIONAMENTO, JOVEM BAIANO COMETE SUICÍDIO AO VER A EX COM OUTRO

05/06/2017 12:03

O jovem Edmilson Pereira Portela, de 25 anos, popularmente conhecido como “Di”, cometeu suicídio na madrugada de ontem (4) na cidadede Brotas de Macaúbas, no sudoeste baiano.

Segundo relato de familiares, o mesmo teria avistado sua ex-namorada com outro rapaz na praça da igreja matriz, onde ocorria a Festa do Divino, e ficou transtornado. O término do relacionamento ocorreu há 3 meses, e Edmilson ainda não havia se conformado. Então foi até sua casa por volta de 3h30, na tentativa de pegar um facão para atingir o rapaz, sendo imediatamente contido pelo padrasto.

Após alguns minutos, onde a situação aparentava estar tranquila, o próprio padrasto ouve um barulho estranho no quarto do jovem. Ao verificar o que tinha acontecido, se deparou com o enteado pendurado por uma corda no pescoço, já em óbito. O fato chocou a cidade. 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: E-Brotas/Portaldenoticias.net

MULHER SE JOGA DE PRÉDIO APÓS SER AGREDIDA POR MARIDO QUE A CONFUNDIU COM ATRIZ PORNÔ

05/06/2017 10:40

0eb1363a b580 4a14 af99 a9e099eec761 

Uma jovem de 23 anos saltou do quarto andar do prédio onde mora para fugir das agressões do marido, que a confundiu com uma atriz pornô, em Taguatinga, no Distrito Federal. A jovem teve graves lesões na bacia e pode ter os movimentos das pernas comprometidos. O caso aconteceu na última segunda-feira.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Raimundo Vanderly, da 21ª DP (Taguatinga), o marido da vítima, de 30 anos, estava assistindo a filmes pornô no computador enquanto a esposa estava dormindo no quarto do casal. Ao ver uma atriz com uma tatuagem no braço esquerdo, o homem achou que era a sua mulher no filme. Enfurecido, ele correu para o quarto e acordou a jovem com tapas e socos.

Ela relatou que ele chegou muito agressivo ao quarto e começou a esbofeteá-la, falando para confessar que era ela nas imagens e que fazia filmes pornôs. A vítima negou, tentou explicar e entender o que estava acontecendo, mas ele não parava de bater. De repente, foi à cozinha e pegou uma faca. Nesse momento, zelando pela própria vida, ela se jogou da sacada do apartamento, no 4º andar, caindo sobre uma cobertura - disse o delegado.

A vítima foi socorrida por vizinhos, que ouviram o barulho da queda. Em um vídeo filmado por uma amiga da jovem no hospital, ela falou sobre o ocorrido. Imobilizada e com diversos ferimentos pelo corpo, a jovem contou que, mesmo após ter se jogado, o marido desceu atrás dela com a faca, mas foi impedido pelos vizinhos de chegar perto da mulher.

"Olhei para a janela e vi que a minha única chance era pular dali. Pensei, meu Deus...Se eu cair e me quebrar todinha, não vou poder mais nem andar, mas pelo menos vou estar viva. Ele ia me esfaquear, me cortar todinha", contou. "Quando eu caí, comecei a gritar, pedir socorro. Gritei para todo mundo. Eu vi que não estava mais sentindo as minhas pernas. Eu senti muita dor. Gritei e os vizinhos desceram. Vi que ele desceu com a faca para me matar lá embaixo. Ele não encostava em mim. Só ficava me xingando e mostrando para todo mundo o vídeo, dizendo que eu era vagabunda", relatou.

A jovem foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional de Taguatinga, onde permanece internada. Ela teve graves lesões na bacia e no tímpano. Segundo o boletim médico enviado ao delegado, a jovem pode ter os movimentos das pernas comprometidos.

- O caso dela é grave, mas não corre risco de vida. No entanto, por causa das lesões, ela pode perder o movimento das pernas. Estamos monitorando tudo de perto - contou o delegado.

Ainda de acordo com Raimundo Vanderly, o homem foi detido e ouvido pela polícia. Ele foi autuado por injúria, ameaça e lesão corporal, mas pagou a fiança de R$ 2 mil e foi liberado. Ele também responderá na Lei Maria da Penha em liberdade e ameaças do autor do crime a familiares da vítima serão investigadas. Segundo a Polícia Civil, o homem foi liberado porque "até então, não havia ciência da gravidade dos fatos".

 

Amigos fazem corrente de oração

Nas redes sociais da vítima, familiares e amigos publicam mensagens de carinho e pedem por orações para a jovem. "Minha irmã linda, oro a Deus a todo instante pela sua recuperação, creio em Deus que você vai sair dessa bem. O meu Deus é o Deus de milagres, ele pode todas as coisas!! Amo você, vai ficar tudo bem!!", escreveu a irmã da vítima.

"Meus caros amigos, venho pedir humildemente a todos vocês uma corrente de orações pela recuperação completa da minha amiga que, nesse momento, se encontra hospitalizada gravemente, correndo o risco de ficar paralisada da cintura pra baixo. Mas tenho fé em Deus pai que isso não vai acontecer, mas oremos pela saúde dela", escreveu um amigo.

Na página da jovem há ainda internautas e conhecidos inconformados com o fato de o marido dela não ter permanecido preso. "Ele paga dois mil e sai? O Brasil está de parabéns", escreveu uma mulher.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Chico Sabe Tudo

PAULO AFONSO-BA: MÃE DE TRÊS FILHOS É ASSASSINADA APÓS TER MOTO ROUBADA

05/06/2017 10:28

Letícia Santos, 30 anos, mãe de três filhos morta por bandidos após ter a moto roubada na cidade de Paulo Afonso-BA. 

Um latrocínio praticado por dois bandidos tirou a vida de uma mãe de três filhos (de 2, 8 e 12 anos) na cidade de Paulo Afonso- BA. A vítima foi identificada como Letícia Maria Santos Leite, de 30 anos.

Eram 16:49 deste domingo (4), quando a vítima estava com sua motocicleta nas proximidades de sua residência na Rua Paulo Freire, Bairro São Vicente, antiga Prainha quando foi surpreendida por dois assaltantes em uma outra motocicleta.

Armado com um revólver, um dos bandidos desce e se aproxima de Letícia anunciando o assalto. Ele praticamente a expulsa da moto, e mesmo dominando a situação e com poder pleno do veículo, antes de deixar o local efetua um disparo contra a vítima. A mulher cai, é socorrida, mas não resiste.

Letícia Santos era esposa do comerciante Rogério Stanzel. O casal era muito conhecido no bairro e em toda cidade de Paulo Afonso.

A morte de Letícia nesta chuvosa tarde e noite de domingo revoltou, comoveu e deixou Paulo Afonso ainda mais insegura.

A polícia já tem o nome de um dos suspeitos, e neste momento, realiza buscas na tentativa de prender os autores do crime.

Veja no vídeo gravado por uma câmera de segurança, o momento do crime:

 

Mensagem postada por uma amiga de Letícia:

“O trabalhador não pode conquistar nada hoje em dia, pq vem um vagabundo safado preguiçoso e rouba, e o pior, ainda acha pouco e tira a vida do inocente q não teve reação nenhuma. Não poderia levar apenas o pertence? Tinha q levar a vida tbm? Deixando filhos sem a mãe… Mto triste essa realidade, mais triste é saber q foi com uma pessoa conhecida…
Q Deus possa confortar o coração de toda família da Letícia e dê a força q eles irão precisar para suportar tamanha dor.”

Letícia ao lado do marido e da filhinha caçula de 2 anos (Foto: reprodução facebook)

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Ozildo Alves

FUGINDO DA ENCHENTE, MENINA PERNAMBUCANA ESCOLHE SALVAR LIVROS E COMOVE WEB

01/06/2017 18:54

3b835da6 c7ac 4f49 80cf ceb57eb5565d

A foto de uma menina de 8 anos sendo resgatada de uma enchente no interior de Pernambuco em uma jangada e agarrada a uma mochila está comovendo as redes sociais. Quando a enchente invadiu a casa da criança, identificada apenas como Rivânia, a avó recomendou que ela salvasse das águas o mais importante.

A menina correu e colocou os seus livros dentro de uma mochila, deixando para trás brinquedos e roupas. Ajoelhada na jangada, Rivânia aparece nas fotos abraçada com a mochila. Segundo testemunhas, ela ficou assim até que todos estivessem salvos: ela e os livros.

Criada pelos avós Maria Invânia e Eraldo Luís, Rivânia mora no distrito de Várzea do Una, no município de São José da Coroa Grande, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Às margens do Rio Una, essa é uma  das 24 cidades do estado em situação de emergência devido às chuvas que estão caindo sobre o Nordeste.

Segundo informações da Prefeitura de São José da Coroa Grande, a família já voltou para a sua residência, mas está em situação precária. Eles moram no imóvel há três anos e essa teria sido a primeira vez em que foram atingidos por uma enchente. Agora, passado o susto, eles pensam em deixar o local. Nas redes sociais, várias pessoas elogiam a atitude da menina e ainda falam em ajuda:

“A melhor de todas as imagens. Que Deus possa iluminar os caminhos dessa criança, colocando-lhe a fé o amor e a sabedoria. Ela já é uma guerreira.”

“As crianças são o futuro desse Brasil! Que Deus te abençoe, e proteja todos os que estão precisando de ajuda nesse momento tão difícil.”

“E a lágrimas não para de cair . Aqui em Barra de Sirinhaém não teve enchentes mas eu sinto a dor dos meus coleguinhas das cidades vizinhas. O cenário de guerra é desolador.”

“Essa merece um livro em sua homenagem, intitulado "A menina que salvava livros"

As chuvas no Nordeste já afetaram mais 50 mil pessoas nos estados de Alagoas e Pernambuco, com oito mortes registradas. Em Pernambuco, foram dois óbitos. Conforme o balanço da Defesa Civil, são 2.656 pessoas desabrigadas e 42.145 desalojadas. Vinte e quatro cidades estão em situação de emergência.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Chico Sabe Tudo

TESOURO INCALCULÁVEL: APÓS JAZIDA DE AMETISTA, GARIMPEIROS ENCONTRAM QUARTZO RUTILADO NO NORTE DA BAHIA

01/06/2017 18:36

Embalado pela mina de ametista apelidada de Serra Pelada da Bahia, o município de Sento Sé vive a expectativa da possível descoberta de uma jazida com outra pedra preciosa de alto valor no mercado de joias. Nos últimos dois dias, garimpeiros da região relataram à prefeitura da cidade e aos compradores de gemas a existência de quartzo rutilado, também conhecido como rutilo dourado, no topo da Serra de São Pedro, no povoado do Piçarrão, próximo a um parque de energia eólica. Encontrado também em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, o mineral de cor fumê claro com fios grossos que parecem ouro por dentro pode custar o dobro da ametista e vem ganhando espaço no mercado internacional pela constituição única.

Corrida preparada

A notícia sobre o rutilo circulou entre grupos de WhatsApp formados por negociantes de pedras da região, que já organizaram para hoje uma visita em massa ao local da provável mina. A ideia é, comprovada a descoberta, abrir no mesmo dia os primeiros buracos para extração.

 

Em alerta

Avisado dos relatos sobre o rutilo dourado, o secretário de Meio Ambiente de Sento Sé, Izamar Reis,  percorreu o povoado do Piçarrão e conversou com garimpeiros que garantiram a existência da pedra. “Amanhã (hoje), faremos uma expedição no local. Caso a mina exista, será importante para a cidade, mas queremos evitar que ocorra o mesmo que aconteceu com a ametista, onde o garimpo nasceu sem controle. Aquela região está abrigada no Boqueirão da Onça, a maior área protegida do bioma caatinga do planeta, com 90% do território total”, justifica Izamar. 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Correio24

MÉDICOS RETIRAM MANDIOCA DE 40 CENTÍMETROS DE HOMEM QUE A USOU COMO BRINQUEDO ERÓTICO NA BAHIA

01/06/2017 18:18

Um caso inusitado aconteceu em Itamaraju no último final de semana, quando um  homem que não teve o nome divulgado para preservar sua imagem, foi hospitalizado depois de usar uma mandioca como brinquedo sexual.
De acordo com informações, o paciente que é morador do Bairro Novo Prado, deu entrada na unidade hospitalar da cidade, após ter introduzido no ânus uma mandioca, com espessura de 10 cm centímetros e comprimento aproximado de 40 cm.

Ainda segundo informações,a cirurgia de remoção dos pedaços da raiz foi realizada por cirurgiões do Hospital Municipal de Itamaraju durante a madrugada desta terça-feira (30).

O paciente passa bem e segue internado se recuperando das lesões e da cirurgia.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: itamaraju.com/Sertão Mania

PREFEITO DE CANUDOS-BA ASSINA TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA GARANTIA-SAFRA

01/06/2017 18:10

Em evento realizado na União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador e na presença do governador Rui Costa, o Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, assinou, na manhã desta quarta-feira (31), o Termo de Adesão ao Programa Garantia-Safra.  O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), concedido a produtores cadastrados e que tenham perdido ao menos 50% da produção agrícola.

O programa tem o objetivo de destinar uma renda de R$ 850,00, divididos em cinco parcelas, para agricultor ou agricultora que perdeu a lavoura devido à estiagem ou ao grande volume de chuvas. Em toda a Bahia, serão R$ 47 milhões direcionados para o benefício que garantirá o fortalecimento da agricultura familiar mesmo em períodos difíceis para as famílias de produtores.

De acordo com o prefeito, continuar com o seguro safra é mais uma ação do município para assegurar a continuidade da agricultura familiar. "Sabemos que estamos enfrentando tempos de seca no nosso município então estamos correndo atrás de ações e benefícios que ajudem o homem e a mulher do campo a se manterem e continuarem a gerar renda para suas famílias", disse.

Ainda segundo Genário Rabelo, ano passado Canudos teve 641 agricultores beneficiados com o programa e em 2017-2018, o Garantia-Safra irá alcançar ainda mais famílias. A previsão é que em julho comecem as inscrições dos trabalhadores rurais que irão receber o seguro. O valor do seguro é garantido com a participação do município (responsável por 6% do valor do Garantia-Safra), pelo Governo do Estado (12%), pelo próprio agricultor (que contribui com apenas 2%) e da União, que complementa o benefício.

 
Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Ascom-Canudos/Geraldo José

MOTOCICLISTA MORRE APÓS ATROPELAR PEDESTRE EM RODELAS-BA

31/05/2017 23:33
 
Um motociclista identificado como Gilmar Ferreira de Matos, de 52 anos, morreu após atropelar um jovem de 29 anos, em um trecho da BA 210, na noite desta terça-feira (30), por volta das 23 horas, em Rodelas.
De acordo com as informações, a Polícia Militar foi informada sobre um acidente de trânsito com vítima envolvendo uma motocicleta e um pedestre ocorrido na rodovia e uma guarnição foi até o local. 
Ainda de acordo com a PM, a vítima que residia na Aldeia Tuxá seguia em sua moto Honda CG Titan-150 e caiu do veículo depois de atropelar o jovem Jacson Alves da Silva que tentava atravessar a pista. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Já o jovem atropelado foi socorrido por uma equipe do SAMU e foi encaminhado para o Hospital Nair Alves de Souza em Paulo. Até o momento não há informações sobre o seu estado de saúde.
 
Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Chico Sabe Tudo/Beira Rio Notícias

 

EM BUSCA DA FORTUNA: MINA DESCOBERTA POR PINGUÇO, QUANDO CAÇAVA TATU, VIRA ESPERANÇA PARA MILHARES DE BAIANOS

31/05/2017 23:29

A esperança é uma pedra roxa que sai dos mais de 200 buracos escavados desde a descoberta de uma jazida de ametista no povoado de Quixaba, zona rural de Sento Sé. Quarenta dias após o acaso revelar a fortuna encravada na Serra dos Brejinhos, as covas, algumas já com 15 metros de profundidade, continuam a se multiplicar, assim como os milhares de garimpeiros profissionais, amadores e iniciantes atraídos pela expectativa de ganhar a vida no sertão baiano banhado pelas águas do São Francisco.

Transformar esperança em algo além do sonho, no entanto, demanda disposição física e força de vontade para atravessar as barreiras impostas na aridez da caatinga. Chegar é a primeira delas. A partir de Juazeiro, via BA-210, são 100 quilômetros de asfalto, outros 50 de terra e mais oito em estrada coberta de cascalho e de um material semelhante ao caulim, que mais parece talco e é encontrado em todos os acessos para a mina da Quixaba, situada na borda sul do Lago de Sobradinho.

Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Quando os veículos passam pelo último trecho, deixam no ar uma névoa que invade os pulmões de quem se arrisca a encará-la a pé ou de moto sem máscara. E são milhares os que enfrentam diariamente a peregrinação iniciada em 18 de abril. Naquele dia, um caçador da região se deparou acidentalmente com a jazida de ametistas no topo dos Brejinhos, parte do conjunto de serras que se entende por mais da metade do município de Sento Sé, terceiro maior da Bahia em extensão territorial.

Dali em diante, aproximadamente sete mil pessoas se deslocaram para o novo garimpo, segundo estimativas da prefeitura de Sento Sé. Parte chega ao nascer do sol e vai embora assim que finda a tarde. O restante ou dorme junto aos “serviços”, como são chamados os buracos, ou se espreme em tendas improvisadas de lona e troncos de árvores derrubadas em volta dos dois acampamentos que servem de base para a mina e de estacionamento para veículos que transportam trabalhadores, negociantes de pedras e mantimentos.

Na odisseia da ametista, há garimpeiros de todas as regiões do Brasil. A maioria, de centros com tradição no comércio de pedras preciosas como esmeralda, rutilo, águas-marinhas, turmalinas, topázios e dezenas de gemas com alto valor no mercado de joias. Caso dos municípios baianos de Campo Formoso, Pindobaçu, Caetité, Jussara e Novo Horizonte. Além, é claro, da própria Sento Sé, que enfrenta a maior crise econômica de sua história recente.

 

Forasteiros
Lado a lado estão caravanas de mineiros de Teófilo Otoni e Governador Valadares, igualmente numerosos na Quixaba. Goiás, Pará, Paraíba, São Paulo, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco também estão entre os estados mais encontrados nas placas dos carros, picapes e motocicletas que lotam o pé da serra, ponto de partida para alcançar o topo da mina. Antes, é preciso vencer 1.250 metros de subida íngreme, entrecortada por blocos de pedras que se soltam no movimento das ferramentas usadas nas escavações – picaretas, pás, enxadas, marretas, ponteiras, martelos e alavancas.

Os serviços começam a aparecer logo nos primeiros metros, junto ao formigueiro humano que sobe e desce sem parar em busca da pedra, sob um calor que ultrapassa facilmente os 40 graus. Aos 33 anos, João Reis, faz parte dos que encontraram a parte mais alta da escarpa já ocupada. O jeito foi tentar a sorte onde dava. “A realidade é que tem pedra aqui, muita, mas não dá para todo mundo. O negócio é se esforçar, não desistir”, afirma Reis, que chegou na terça-feira passada, depois de uma temporada de seis meses na Serra da Carnaúba, em Pindobaçu, conhecida como a Cidade das Esmeraldas.

Pouco acima, enfiado em uma cova de oito metros de profundidade, Genildo dos Santos, 45, trabalha sem parar na caçada por um veio de ametista, depois de uma aventura que começou no último dia 12, quando partiu do Rio de Janeiro para Sento Sé a bordo de uma motocicleta de 150 cilindradas. “O negócio tá andando. Já deu para tirar um dinheiro bom. Só que é dividido pra cinco”, diz, enquanto aponta para os quatro colegas, todos iniciantes, que dão suporte para o trabalho de Genildo, único garimpeiro profissional do grupo.

Nos serviços da mina, os auxiliares têm como tarefa puxar baldes de material retirado dos buracos, em geral, com até dois metros de diâmetro. Marretar pedras, transportar ferramentas, buscar comida nos acampamentos, cozinhar em fogueiras feitas com galhos e vigiar buracos também fazem parte da rotina de quem não lida diretamente com a extração de ametista.

 

Garimpeiras
As mulheres, que formam um contingente numeroso na Serra dos Brejinhos, são escaladas para funções que exigem concentração e paciência. A mais comum é quijilar – no jargão do garimpo, ato de separar pedras de valor da montoeira de entulhos. “Mas a gente cava, tira terra, cuida do barraco, vai lá embaixo comprar o que comer”, acrescenta Cristina Viera de Jesus.

Junto com as amigas Lucilene Oliveira da Silva e Nilza Soares, Cristina trocou a esmeralda de Campo Formoso pela aventura na Quixaba. “A vida é dura aqui, mas Deus há de compensar. Tenho fé de que a gente vai achar um bom corte de ametista para melhorar de condição, comprar uma casinha mais aprumada”, emenda, com os olhos grudados no Velho Chico que se avista do topo da mina regada pelo suor da espera.

 

Galego, um pinguço que virou herói

Há duas versões para a descoberta da jazida de ametista que alimenta sonhos de riqueza. Em todas elas, o personagem central é um morador de Sento Sé que perambulava pelos botecos da cidade em busca de alguém para lhe pagar bebida ou vender fiado. Antes tratado como pinguço indesejado, Galego de Edvaldo, também conhecido como Burrão, virou um tipo de herói entre os moradores pobres da cidade.

Ao centro, Galego posa com amigos no local onde descobriu a jazida
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Segundo a versão mais corrente, Galego tinha como hábito caçar na Serra dos Brejinhos, prática comum na região, embora ilegal. Na manhã de 18 de abril, ele e um amigo, de prenome Valdeno, perseguiam um tatu, quando o bicho se enfiou no buraco.

Na tentativa de desentocar a presa, acabaram se deparando com o veio de ametista. Filho de ex-garimpeiro, Galego reconheceu o tesouro escondido sob a superfície rochosa. De imediato, começou a retirar os primeiros lotes com o pai, Evaldo dos Santos, e o amigo Valdeno. Tudo em silêncio, dizem os narradores do “causo”.

Dias depois, teria pedido bebida fiado em uma bodega, mas o dono recusou, alegando que ele nunca pagava. Foi então que Galego tirou um saco cheio de pedras para mostrar que, agora, teria condições de honrar a palavra. A notícia correu a cidade feito o tatu com medo dos caçadores. Em pouco tempo, já havia alcançado as praças tradicionais do garimpo.

Em conversa com o CORREIO no topo da serra, onde foi aberto o primeiro serviço de extração de ametista, Galego tem outra versão, na qual o tatu não faz parte. Nem de caçar gosta, ressalta, embora o lombo de catitu estendido para a salga na cabana dele deixe dúvidas. O herói de Sento Sé atribui a descoberta a Deus.

“Pedia que Ele desse um sinal e mostrasse pra mim um jeito de ajudar meus irmãos que passam fome e não têm dinheiro pra comer. Deus me deu essa luz e pude dividir a riqueza que está aqui com todos eles”, afirma Galego. Mas por lá pouco importa a versão verdadeira. Como diz José Lino de Oliveira, o Zé Macambira, ex-garimpeiro de 79 anos que virou vendedor de pedras, “O Senhor tinha algum plano através dele. Galego está salvando a vida de muita gente”.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Correio24/Portaldenoticias.net

APÓS USAR 'FOICE' PARA ROUBAR MOTO DE IDOSA, LADRÃO CAI DURANTE A FUGA E QUASE MORRE LINCHADO POR POPULARES

31/05/2017 23:06

Mais um bandido trapalhão acabou se dando mal, desta vez foi no estado do Maranhão. Por volta 08:30h do último domingo (28) quando uma senhora transitava em uma motocicleta na estrada da Bela Vista, próximo ao povoado Cajueiro em Bacabal, com sua mãe já idosa e uma criança, foi abordada por um indivíduo identificado como Francisco Oliveira Morais da Silva.

Francisco abordou a senhora, a idosa e a criança com uma foice, agindo com violência ele exigiu que fosse entregue o aparelho celular e a motocicleta. Em seguida fugiu, as vítimas começaram gritar e na fuga o meliante acabou caindo da moto nas proximidades do residencial Terra do Sol, onde os moradores o pegaram e só não o mataram porque de imediato uma guarnição da polícia militar foi chamada pra atender a ocorrência.

Os policiais conduziram Francisco à delegacia, e devolveram a motocicleta e o celular a vítima. 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Pingando Fogo

SUS PASSA A OFERECER NOVO MEDICAMENTO PARA ESCLEROSE MÚLTIPLA

31/05/2017 22:11
SUS passa a oferecer novo medicamento para esclerose múltipla

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer mais um medicamento para pacientes diagnosticados com esclerose múltipla, a teriflunomida, que ajuda a reduzir os surtos e a progressão da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o remédio será o primeiro medicamento da primeira linha de cuidado, por via oral.  O tratamento estará disponível nas unidades de saúde de todo o país em até seis meses e deve atender a cerca de 12 mil pacientes que já são tratados na rede pública, além dos novos casos.  A esclerose múltipla afeta adultos na faixa de 18 aos 55 anos de idade. No Brasil, a taxa de prevalência da doença é de aproximadamente 15 casos por 100 mil habitantes. Há quatro formas de evolução clínica: remitente-recorrente, primariamente progressiva, primariamente progressiva com surto e secundariamente progressiva. A forma mais comum é a remitente-recorrente, representando 85% de todos os casos no início de sua apresentação.  A esclerose múltipla é uma doença autoimune que acomete o sistema nervoso central, causando desmielinização e inflamação. O quadro clínico se manifesta, na maior parte das vezes, por surtos ou ataques agudos, podendo entrar em remissão de forma espontânea ou com o uso de corticosteroides.  Os sintomas mais comuns são neurite óptica, paresia ou parestesia de membros (sensações como formigamento, pressão, frio ou queimação), disfunções da coordenação e equilíbrio, mielites, disfunções esfincterianas e disfunções cognitivo-comportamentais, de forma isolada ou combinadas.

Atualmente, o SUS oferece seis medicamentos para o tratamento da doença: betainterferona (1a injetável e1b injetável); fingolimode 0,5mg; glatiramer 20 mg injetável; natalizumabe 300 mg; azatioprina 50 mg e o metilprednisolona 500mg. Além disso, o sistema público tem 277 hospitais habilitados como Unidade de Assistência ou Centro de Referência de Alta Complexidade em Neurologia/Neurocirurgia em todo o país. 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Voz da Bahia

3 PESSOAS MORRERAM EM COLISÃO FRONTAL ENTRE MOTOS NA BA-220, EM EUCLIDES DA CUNHA-BA

29/05/2017 18:25

Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um trágico acidente no final da noite deste domingo (28) na BA-220, nas imediações do povoado de Derba, entre os municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo, a banhia.

De acordo com as primeiras informações, duas motocicletas transportando quatro pessoas colidiram violentamente, duas morreram no local, a terceira vítima morreu a caminho do hospital e a quarta vítima está internada no Hospital Antônio Carlos Magalhães (Hospital Português).

Morreram no acidente: Marcos Santos de Jesus (condutor da moto placa JOY 2032), Edvaldo Fausto dos Santos (que estava na garupa) e Pedro Campos Jr (condutor da moto placa JMW 7837), que tinha como garupa a pessoa de Marcosuel Nunes da Silva. Marcosuel está internado no Hospital Antônio Carlos Magalhães (Hospital Português). Seu estado de saúde não foi revelado.

Os corpos foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal) de Euclides da Cunha pela equipe do DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Euclides da Cunha que fez perícia no local do acidente para apurar as circunstâncias da colisão que ainda são desconhecidas. Mas, segundo informações obtidas junto a uma fonte confiável, uma das motos estaria com o farol apagado antes da colisão. Os corpos foram encaminhados ao IML de Juazeiro, para realização de necropsia e posterior liberação aos familiares para sepultamento.

Marcos Santos de Jesus e Edvaldo Fausto dos Santos moravam no povoado de Contendas, meio rural de Euclides da Cunha – próximo ao local do acidente, onde serão sepultados. Pedro Campos Jr morava na cidade de Euclides da Cunha, trabalhava como torneiro mecânico, será sepultado no povoado de Caraíbas, no Município de Chorrochó-BA.

A polícia ainda está investigando as causas do acidente.

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Portaldenoticias.net/Euclidesdacunha.cpm

CHORROCHÓ-BA: FALECEU O JUIZ DE FUTEBOL MAIS CONHECIDO DA REGIÃO, 'SANTEIRO'

29/05/2017 16:21

O futebol da região está de luto, faleceu  nessa tarde de domingo (28), José Marcondes Ramos da Silva, 37 anos, mais conhecido como Santeiro, um dos cidadãos mais apaixonados por futebol da região. Comentar sobre futebol, apitar jogos e  participar de programas esportivos nas rádios que eram as melhores e mais respeitadas da região, era o que ele mais gostava na vida.
Santeiro faleceu fazendo o que mais gostava, apitando uma partida de futebol da final do Campeonato de Campo de Chorrochó-BA. O mesmo sofreu um infarto durante a partida, chegou a ser socorrido mas, infelizmente, não resistiu.
O velório aconteceu, inicialmente, em sua residência no período da noite e pela manhã no Ginásio de Esportes (Balcão do Milho). O sepultamento foi realizado na tarde desta segunda-feira, no cemitério local, Em Chorrochó.
Segundo seu primo Nivaldo, Santeiro relatou, há uns dez anos, que quando morresse queria ser enterrado com a bandeira e o hino do São Paulo.
Essas são as últimas imagens dele.
Santeiro sem duvidas irá fazer uma grande falta ao esporte não só de Chorrochó, como de toda região do Vale do São Francisco.
Mesmo não tendo muito conhecimento na leitura, Santeiro era um excelente comentarista esportivo e sempre estava atualizado nas regras de futebol. Marcondes também já foi goleiro, onde em inúmeras vezes defendeu o gol de várias equipes de Chorrochó e região. Sempre quando não estava jogando, estava organizando ou ajudando a alguém realizar torneios e campeonatos, um amante nato do futebol.
Santeiro era um arbitro exemplar e respeitado, apitava com rigidez e tinha muito controle em todas as partidas de futebol, tanto no campo como em salão. Por isso era um dos juízes de futebol mais solicitados do Vale do são Francisco. Sem dúvidas, vai deixa nossa região com um vazio imenso na arbitragem e no esporte em geral.
Ficará um aprendizado e exemplo de um jovem honesto, lutador e defensor de seus ideais.
O futebol da região está de luto, faleceu  nessa tarde de domingo (28), José Marcondes Ramos da Silva, 37 anos, mais conhecido como Santeiro, um dos cidadãos mais apaixonados por futebol da região. Comentar sobre futebol, apitar jogos e  participar de programas esportivos nas rádios que eram as melhores e mais respeitadas da região, era o que ele mais gostava na vida.
 
Santeiro faleceu fazendo o que mais gostava, apitando uma partida de futebol da final do Campeonato de Campo de Chorrochó-BA. O mesmo sofreu um infarto durante a partida, chegou a ser socorrido mas, infelizmente, não resistiu.
 
O velório aconteceu, inicialmente, em sua residência no período da noite e pela manhã no Ginásio de Esportes (Balcão do Milho). O sepultamento foi realizado na tarde desta segunda-feira, no cemitério local, Em Chorrochó.
 
Segundo seu primo Nivaldo, Santeiro relatou, há uns dez anos, que quando morresse queria ser enterrado com a bandeira e o hino do São Paulo.
Santeiro sem duvidas irá fazer uma grande falta ao esporte não só de Chorrochó, como de toda região do Vale do São Francisco.
 
Mesmo não tendo muito conhecimento na leitura, Santeiro era um excelente comentarista esportivo e sempre estava atualizado nas regras de futebol. Marcondes também já foi goleiro, onde em inúmeras vezes defendeu o gol de várias equipes de Chorrochó e região. Sempre quando não estava jogando, estava organizando ou ajudando a alguém realizar torneios e campeonatos, um amante nato do futebol.
 
Santeiro era um arbitro exemplar e respeitado, apitava com rigidez e tinha muito controle em todas as partidas de futebol, tanto no campo como em salão. Por isso era um dos juízes de futebol mais solicitados do Vale do são Francisco. Sem dúvidas, vai deixa nossa região com um vazio imenso na arbitragem e no esporte em geral.
 
Ficará um aprendizado e exemplo de um jovem honesto, lutador e defensor de seus ideais.
 
Essas são as últimas imagens dele.
 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Chorrochó Online/Rádio Líder do Sertão/Eloy Netto

<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>

NOTÍCIAS

ESCOLAS DE FORMOSA-BA REALIZAM FESTA JUNINA; VEJA AS FOTOS

22/06/2017 23:38

EUCLIDES DA CUNHA-BA: COMOÇÃO, TRISTEZA, APLAUSOS NA CHEGADA DOS CORPOS DAS VÍTIMAS DO TRÁGICO ACIDENTE DE ÔNIBUS EM MINAS GERAIS

22/06/2017 23:17

IMAGENS IMPRESSIONANTES: MOTORISTA FILMA ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BAHIA; VEJA O VÍDEO

22/06/2017 22:45

SOLANGE ALMEIDA DETONA APRESENTADORES: 'QUEM DÁ MORAL A MERDA É MOSCA'

22/06/2017 22:30

SÃO JOÃO: SAIBA QUAIS SÃO AS REGRAS PARA USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

22/06/2017 22:10

ENEM: ALUNOS PODEM PEDIR ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO ATÉ DOMINGO

22/06/2017 21:17

35% DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÃO TÊM DIPLOMA

22/06/2017 20:20

PRESTES A SE APRESENTAR EM EUCLIDES DA CUNHA-BA, XAND AVIÃO FALA SOBRE POLÊMICA DOS SERTANEJOS NOS FESTEJOS JUNINOS

22/06/2017 20:07

SANTA BÁRBARA-BA: APÓS SER ASSALTADO E BALEADO, PM MATA UM CRIMINOSO E FERE OUTRO

22/06/2017 19:34

VEJA OS NOMES DAS VÍTIMAS DO ACIDENTE QUE MATOU 11 PESSOAS DOS MUNICÍPIOS DE EUCLIDES DA CUNHA, BANZAÊ E QUIJINGUE

20/06/2017 12:42

POLÍCIA ENCONTRA CORPOS, PLANTAÇÃO DE MACONHA E ARMAS NA ZONA RURAL DE MONTE SANTO-BA

20/06/2017 12:17

MÚSICO EUCLIDENSE, AIRTON LEE, DA BANDA DESEJO DE MULHER, FOI UMA DAS 10 VÍTIMAS FATAIS DO ACIDENTE DE ÔNIBUS NA BR-251, EM MINAS GERAIS

19/06/2017 19:04

PAULO AFONSO-BA: PADASTRO CONFESSA ESTUPRO E DIZ QUE MENINA DE ANOS CAIU EM BANHEIRO APÓS O CRIME

19/06/2017 18:47

SOBREVIVENTES DE ACIDENTE QUE CAUSOU 10 MORTES CONTAM DETALHES DA TRAGÉDIA; VEJA O VÍDEO

19/06/2017 16:42

JOVEM DE 19 ANOS LEVA DOIS TIROS E SOBREVIVE A TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM SÍTIO DO QUINTO-BA

19/06/2017 16:37

MAIS UM CASO: TIO E PADASTRO SÃO PRESOS ACUSADOS DE ABUSAR CRIANÇA DE 9 ANOS EM PAULO AFONSO-BA

19/06/2017 16:27

15 PASSOS PARA LUTAR CONTRA O ENVELHECIMENTO

19/06/2017 15:19

MEC SUSPENDE 27 FACULDADES BRASILEIRAS; DUAS INSTITUIÇÕES BAIANAS ESTÃO NA LISTA

19/06/2017 15:15

TRABALHADORES TÊM ATÉ 30 DE JUNHO PARA SACAR O ABONO SALARIAL DE 2015

19/06/2017 15:06

INACREDITÁVEL: LADRÃO INVADE PROPRIEDADE PARA ROUBAR GALINHA E ACABA FERIDO APÓS SER ATACADO POR GALO; VEJA O VÍDEO

16/06/2017 22:53
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>
Share to OrkutShare to FacebookShare to TwitterShare to Google BuzzShare to LinkedinStumble ItMais...