NOTÍCIAS

CRIADORES DE ABARÉ-BA DENUNCIAM ROUBO DE BODES

29/11/2017 19:58
 
Criadores do município de Abaré, no vale do São Francisco, na Bahia, reclamam e chamam à atenção das autoridades competentes sobre a prática de roubos de animais na zona rural do município e redondezas da cidade, principalmente a região que compreende as localidades de campo de aviação e vila populares assim se tratando da sede.
Várias pessoas já foram vítimas do bando que age geralmente à noite, invadindo propriedades e furtando carneiros e na maioria das vezes, bodes. 
Quando moradores escutam latidos de cães, já começam a ficar apreensivos e alertas. Alguns utilizam de certos artifícios para evitar a ação dos ladrões.
Morador denuncia está sem dormir tranquilamente, com medo da ação dos marginais. Por lá, ultimamente, são muitos os registros de furtos de bodes e outros animais.
A população cobra providências ao policiamento local, já que esta ação sempre ocorre no final do ano, quando os elementos aproveitam a época festiva para furtar os animais e realizar churrasco ou até mesmo vender.
 
RESTOS MORTAIS DE ANIMAIS SUBTRAÍDOS POR LADRÕES:
Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Beira Rio Notícias

 

EM VÍDEO, PROFESSORA AGRIDE ALUNA APÓS ELA FICAR COM SEU MARIDO

29/11/2017 19:32

Um vídeo vem causando polêmica nas redes sociais. No vídeo, uma professora briga com uma aluna que supostamente teria ficado com o seu marido. O caso aconteceu na cidade de Belo Campo, a 581km de Salvador.

Nas imagens divulgadas, a professora xinga a aluna que sorri debochadamente e diz que não sabia que o homem era casado. Outros alunos apoiam a professora e as amigas da garota agredida tentam ajudá-la.

A professora disse que ela estava passando por um problema muito complicado, em sua vida e que acabou perdendo a cabeça no momento, a adolescente agredida foi encaminhada à Delegacia para fazer exame de corpo de delito.

Veja o vídeo:

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Chico Sabe Tudo

JOVEM MORRE EM CONFRONTO COM A PM DE MONTE SANTO-BA

29/11/2017 19:16

Por volta das 11h20m, desta terça-feira 28 de novembro, a Guarnição da Polícia Militar de Monte Santo foi solicitada pela Polícia Civil de Monte Santo, através do Agente Investigador Ubirajara (Bira), onde foi realizada uma ação conjunta, afim de fazer uma averiguação de denúncia da prática de ameaças, de roubos e tráfico de drogas no interior do Município, pela pessoa, vulgo “Derinho”

A Polícia foi informada que o indivíduo estava em sua residência e que ao chegar em frente à sua casa, as irmãs de “Derinho”, informaram que o mesmo estaria em outra localidade. Nesse momento os policiais resolveram esperar. Quando a Patrulha realizava o cerco do local, no momento da chegada do investigado, foi dada ordem de prisão, onde fora recebida a tiros e repeliu agressão atingindo o indivíduo que fora socorrido à UPA-Unidade Básica de Saúde de Monte Santo, onde foi atendido pelo médico plantonista, não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito.

Foram apreendidos com Derinho 01 (um) Revólver Rossi calibre  38, quatro munições deflagradas e uma munição intacta, uma espingarda calibre 12 (fabricação caseira), 13 papelotes de maconha, 33 papelotes de cocaína, 206,00 reais em espécie, 2 relógios, 2 celulares, 13 munições de .380 e 21 de calibre 38 como é possível ver pela foto dos objetos apreendidos.

Segundo informações o mesmo é responsável por roubos, ameaças e tráfico de drogas na região dos Povoados de Monte Santo.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fontes: 3° CIA PM de Monte Santo/MonteSanto.net

STF PROÍBE EM TODO O PAÍS PRODUÇÃO, VENDA E USO DE MATERIAIS COM AMIANTO

29/11/2017 19:08
STF proíbe em todo o país produção, venda e uso de materiais com amianto

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (29), por 7 votos a 2, proibir, em todo o país, a produção, a comercialização e o uso do amianto tipo crisotila, usado, principalmente, para fabricação de telhas e caixas d´água. Vários estados já proíbem a comercialização deste produto – também conhecido como "asbesto branco" – apontando riscos à saúde de operários que trabalham na produção de materiais que contêm esse tipo de amianto. Nesta quarta-feira, os ministros entenderam que o artigo da lei federal que permitia o uso da do amianto crisotila na construção civil é inconstitucional. Os magistrados concluíram ainda que essa decisão deve ser seguida por todas as instâncias do Judiciário. Pelo entendimento do Supremo, o Congresso não poderá mais aprovar nenhuma lei para autorizar o uso deste material. Além disso, os estados também não poderão editar leis que permitam a utilização do amianto. Nesta quarta-feira, o STF julgou duas ações de entidades ligadas à construção civil que questionavam uma lei do Rio de Janeiro que proíbe a produção de materiais com amianto no estado. A relatora da ação, ministra Rosa Weber, recomendou a rejeição do pedido de inconstitucionalidade da legislação estadual fluminense apresentado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI). A magistrada argumentou, por outro lado, que "inconstitucional" é a legislação federal que regulamenta a extração, a comercialização e o uso da crisotila. Como o Supremo já havia tomado essa mesma decisão em agosto, ao analisar uma ação contra uma lei do estado de São Paulo, os ministros entenderam que seria preciso discutir o alcance do entendimento da Corte. Na sessão desta tarde, os ministros decidiram declarar inconstitucional não apenas a lei, mas a matéria, ou seja, o Supremo entende que o amianto deve ser vedado porque fere o direito à saúde e ao meio ambiente. Segundo a maioria, sem essa declaração, recursos repetitivos poderiam chegar à Corte, demandando novas análises a cada ação. “A cada vez mais o mundo pede mais eficiência, e aqui nós estamos caminhando para dar uma jurisdição constitucional de modo que promova, não a repetição de temas que já foram tratados, mas uma acolhida que me parece extremamente coerente com o que se propõe o controle de constitucionalidade”, afirmou a ministra Cármen Lúcia.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Voz da Bahia

DURANTE BEBEDEIRA, HOMEM MATA PRIMO A FACADAS EM CURAÇÁ-BA

27/11/2017 18:19
Imagem ilustrativa
 

Um homem foi assassinado pelo próprio primo na zona rural de Curaçá, no norte da Bahia, no sábado (25). De acordo com informações, a vítima, Jardel Luiz da Silva,  de 37 anos, estava consumindo bebida alcoólica com o acusado, Fabio Santos, de 27, que desferiu vários golpes de faca contra seu corpo. Durante a ação, o homem que golpeou a vítima também ficou ferido.

Após cometer o crime, Fabio ainda teria tentado fugir para Santa Maria da Boa Vista (PE), por meio de uma travessia pelo Velho Chico, mas foi preso antes de chegar ao local. A informação é de que ele foi encaminhado à Delegacia de Juazeiro, enquanto o cadáver foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) também de Juazeiro.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Carlos Brito/Rário Líder do Sertão FM

GOVERNO OFERECE CURSOS GRATUITOS DE INFORMÁTICA, IDIOMAS E OUTRAS ÁREAS

27/11/2017 17:58
Governo oferece cursos gratuitos de informática, idiomas e outras áreas

Para combater o desemprego, o Ministério do Trabalho liberou cursos a distância gratuitos na plataforma Escola do Trabalhador. Com temas variados, como “Cuidando de pessoas idosas”, “Análise de investimentos” ou “Edição e tratamento de imagens”, além de inglês e espanhol, cada capacitação possui, em média, 40 horas de duração e requer apenas um computador ou outro dispositivo conectado à Internet.

 

Cursos disponíveis

1) Informação e comunicação: "Segurança da informação".

2) Ambiente e saúde: "Conhecendo o perfil do agente comunitário de saúde e o seu processo de trabalho" e "Cuidando de pessoas idosas".

3) Turismo, Hospitalidade e Lazer: "Agenciamento de viagens", "Espanhol aplicado ao trabalho" e "Inglês aplicado ao trabalho".

4) Recursos naturais: "Análise de Investimento", "Criando um negócio de sucesso" e "Empreendedorismo na pesca".

5) Desenvolvimento educacional e social: "Português básico para o mundo do trabalho".

6) Produção alimentícia: "Higiene na indústria de alimentos".7) Segurança: "Segurança da informação".

8) Produção cultural e design: "Edição e tratamento de imagens".

9) Produção industrial: "Gestão da Qualidade".

10) Gestão e negócios: "Análise de Investimento","Comunicação escrita para o trabalho", "Criando um negócio de sucesso", "Demonstrações Contábeis e sua Análise", "Elaboração de folha de pagamento de empresas", "Fundamentos e Processos de gestão de Recursos Humanos" e "Introdução ao Excel".

11) Infraestrutura: "Análise de riscos na construção civil".

12) Controle e processos industriais: "Processos industriais".

 

As aulas são feitas a distância, no horário em que o aluno preferir. É necessário apenas respeitar o período de duração. Não é exigida escolaridade mínima para nenhuma das formações.

 

Inscrições

Para se inscrever, basta acessar o site do programa Escola do Trabalhador (http://escola.trabalho.gov.br/cursos/), selecionar o curso desejado, clicar em "Inscreva-se neste curso" e preencher o formulário. Dentro de instantes o aluno recebe um e-mail de confirmação com os dados de acesso e instruções para realização das aulas.

 

Certificado

Quem concluir o curso e atingir a nota mínima para aprovação receberá um certificado da Universidade de Brasília (UNB) de curso de extensão. 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Notícias ao Minuto

FORMOSENSE ESTAVA EM VAN QUE CAPOTOU COM SERVIDORES DO IFBA NA BR-324; UMA MULHER MORREU E 6 FICARAM FERIDOS

27/11/2017 12:05

Vítima do acidente

 

De acordo com informações da assessoria do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), uma pessoa morreu e seis ficaram gravemente feridas após a van em que elas estavam capotar no Km-576 da BR-324, em São Sebastião do Passé, que fica a cerca de 70 quilômetros de Salvador. O acidente aconteceu por volta das 13h30 deste domingo (26).

O veículo que transportava 11 pessoas, a maioria servidores do IFBA Campus de Paulo Afonso (Instituto Federal da Bahia) e, segundo uma fonte, o veículo levou uma fechada de um caminhão, o que teria provocado o acidente. 

Entre os ocupantes do veículos estava Josinaldo Manoel Cardoso, conhecido por muitos como Jorge de Germano, natural do Povoado Formosa, no município de Macururé. Ele é servidor do IFBA e também participaria dos jogos. 

O Portal Formosa conversou com Josinaldo. Ele tranquiliza familiares e amigos e esclarece que saiu ileso do acidente: "Não sofri nenhum ferimento, não levei nenhuma pancada, saí bem. Foi um grande susto. O cinto me salvou. Estou muito triste pela morte da colega. A minha preocupação agora é com os colegas que estão hospitalizados", disse Josinaldo.

Na foto abaixo está Josinaldo Cardoso e Francineide de Sá (vítima fatal), sentados um do lado do outro. Quando o carro parou para abastecer, Francineide trocou de lugar, foi para a janela e estava sem cinto de segurança no momento do acidente, sendo arremessada para fora do veículo.

 

Francineide de óculos, sorrindo, e Josinaldo sentado do lado esquerdo dela, também de óculos

 

A morte de Francineide de Sá, diretora administrativa do instituto foi confirmada por um dos colegas (o professor ‘Mano’), que também estava no veículo. O diretor geral, Arleno de Jesus, também estava na Van, ficou ferido e está fora de perigo. Outras seis pessoas foram socorridas por ambulâncias do Samu e levadas para hospitais da região. Não há informações oficiais sobre o estado de saúde delas.

De acordo com a assessoria do Graer, o veículo é de propriedade do Governo Federal. Ele dá detalhes do acidente e a situação dos feridos, inclusive pede orações para a colega Ivone com estado de saúde mais grave e aos familiares de Francineide. Alguns feridos foram levados pelo helicóptero do Graer para o Hospital do Subúrbio. As vítimas saíram de Paulo Afonso para participar dos Jogos dos Servidores do IFBA que aconteceriam entre os dias 26 e 30 de novembro, no Sesi de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: PA4/Portal Formosa

MONTE SANTO-BA: HOMEM FOI MORTO A TIROS; ESPOSA FICOU FERIDA

27/11/2017 11:59

Um homem identificado por Rubem Dantas de Araújo, idade não divulgada, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira, 24, próximo ao aeroporto de Monte Santo, que fica às margens da BA 220, sentido Euclides da Cunha.

De acordo com o site Monte Santo.Net, o crime aconteceu por volta das 10h40. A Guarnição da 3ª Cia PM através do capitão José Adelson e do sargento Robson foi acionada pela Emergência da Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Monte Santo com informações de que uma senhora de nome Maria Florinda de Jesus, teria dado entrada naquela Unidade com ferimentos no braço, dizendo que havia sido vítima de tentativa de homicídio juntamente com seu esposo, alegando em detalhe que ambos foram alvos de disparos de arma de fogo.

Imediatamente a Guarnição da Polícia Militar deslocou-se até o ponto informado pela vítima e constatou-se que realmente havia acontecido a encontrar Rubens caído, já sem os sinais vitais, próximo a uma motocicleta.

A Guarnição promoveu o isolamento e guarda da área, passando em seguida a informar ao agente civil Ubirajara (Bira) que acionou o Departamento de Polícia Técnica de Euclides da Cunha para as providências de perícia e consequente remoção do corpo.

A Polícia ainda não tem elementos capazes de ensejar afirmações concretas a respeito da motivação desse homicídio que em consequência atingiu a pessoa da companheira do falecido, entretanto há indícios de que o mesmo era pessoa envolvida com ilícitos na região.

Não há informações sobre o estado de saúde da mulher.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: MonteSanto.net/Portaldenoticias.net

 

MAIS UM ASSALTO FOI REGISTRADO NA BR-116, ENTRE O TREVO DE ABARÉ E CHORROCHÓ, NA BAHIA

26/11/2017 18:37

Resultado de imagem para assalto a carga

Imagem Ilustrativa

 

Mais um assalto foi registrado na BR-116/Norte, por volta das 18h00min do dia 24. Um caminhão de uma empresa do ramo de Atacado Distribuidor que seguia da cidade de Feira de Santana para fazer entrega no comércio da região foi assaltado. 

Segundo o motorista, o roubo aconteceu nas proximidades do km 38, nas proximidades da faz. Serrotinho, quando um veículo Ford Eco Esporte, de cor preta, se aproximou do caminhão, ultrapassou e logo a frente atravessou o veículo na pista. Em seguida desceram quatro homens encapuzados e armados, obrigando o motorista a parar o caminhão. Um dos indivíduos entrou no caminhão e, com arma em punho, obrigou o motorista a seguir com o caminhão até o trevo de Abaré-BA. Em seguida, levaram o caminhão no sentido Curaçá, entraram na caatinga e levaram boa parte da carga que era bastante variada, com sandálias, vinho, sidra, creme de leite condensado e outros objetos. Também foram levados dois aparelhos celulares. O motorista foi liberado.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Chorrochó Online

POLÍCIA DE CHORROCHÓ-BA REALIZA OPERAÇÃO EM TRECHO DA BR-116

23/11/2017 15:06

Nesta quarta-feira (22/11), das 17:00h às 19:00h, a Polícia Civil, comandada pela Delegada Lucynalva Freire, com apoio da Polícia Militar, realizaram o 3º Plano de Ação, com abordagens a pessoas e veículos nos entroncamentos da BR-116 que dão acesso a cidade de Chorrochó, ao Povoado Silva e, consequentemente, à estrada de acesso ao Povoado São José, nos trechos compreendidos entre o Km 46 e 62 da referida BR.

A operação teve como objetivo coibir o tráfico de drogas, portes de armas de fogo e demais ilicitudes. O efetivo de 4 policiais foram distribuídos em 2 viaturas.

Foram abordados 10 veículos, entre carros e motos, e 17 pessoas.

Não houve nenhuma apreensão ou prisão.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias – Fonte: DPC/Lucynalva Freire

PREFEITURA DE CHORROCHÓ-BA TEM CONTAS REJEITAS PELO TCM, EXERCÍCIO 2016

22/11/2017 22:50

TCM rejeita contas de 2016 de cinco prefeituras baianas por ausência de recursos em caixa

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (22/11), decidiu pela rejeição das contas das prefeituras de Canavieiras, Castro Aves, Chorrochó, Guaratinga e Piripá, todas relativas ao exercício de 2016. Entre as principais irregularidades praticadas pelos gestores está a ausência de recursos em caixa para pagamento de despesas com restos a pagar, o que caracteriza descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, e o não pagamento de multas aplicadas pelo TCM aos gestores em exercícios anteriores. Diante das irregularidades, todos eles, Antônio Almir Melo, Cloves Rocha Oliveira, Rita de Cássia Campos Souza, Kenoel Viana Cerqueira e Sueli Bispo Gonçalves terão representação encaminhada ao Ministério Público da Bahia para que seja apurada a ocorrência ou não de crime contra as finanças públicas.

Em Canavieiras, o ex-prefeito Antônio Almir Melo não deixou em caixa recursos suficientes para cobrir as despesas com os restos a pagar de exercícios anteriores, o que gerou um saldo negativo de R$ 802.398,27 nas contas públicas. A irregularidade é grave, pois o gestor, ao assumir obrigações de despesas sem a correspondente disponibilidade financeira, compromete o equilíbrio das contas públicas, fato que, por si só, impõe a rejeição da prestação de contas.

O ex-prefeito também extrapolou o limite máximo de 54% para despesas com pessoal, vez que os gastos alcançaram 63% da receita corrente líquida ao final do exercício, e não fez o pagamento de duas multas de sua responsabilidade, no total de R$ 2.700,00. Antônio Almir Melo foi multado em R$ 12 mil por irregularidades contidas no relatório técnico e em R$ 43.291,44, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reduzido a despesa com pessoal.

No município de Castro Alves, o ex-prefeito Cloves Rocha Oliveira não conseguiu quitar as despesas inscritas como restos a pagar de exercícios anteriores, o que gerou um desequilíbrio de R$ 6.100.774,03 nas contas públicas. Além disso, ele não comprovou o pagamento de sete multas de sua responsabilidade, no total de R$ 193.400,00. O ex-prefeito foi punido com três multas. A primeira no valor de R$ 15 mil pelas irregularidades apuradas durante a análise das contas, outra no valor correspondente a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reduzido a despesa com pessoal, e a terceira no valor de R$ 2.880,00 pela não apresentação do relatório de gestão fiscal do 3º quadrimestre. Foi determinado ainda o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 233.450,00, com recursos pessoais, em decorrência da não remessa ao TCM de processo de pagamento. O conselheiro Paolo Marconi votou pela rejeição também em razão dos gastos com pessoal, mas foi vencido por três votos a um. Já o relator, conselheiro Mário Negromonte, foi vencido por três votos a dois na fixação da multa, que foi majorada para o valor equivalente a 30% dos subsídios.

Já as contas de Chorrochó apresentaram uma indisponibilidade financeira no montante de R$ 961.529,60, em razão da ausência de recursos em caixa para pagamentos dos restos a pagar, o que comprometendo o mérito das contas. Também foi identificado o não recolhimento aos cofres municipais de quatro multas imputadas à ex-prefeita Rita de Cássia Souza, no total de R$ 31.780,00. A gestora, além da representação ao MPBa, também terá representação encaminhada ao Ministério Público Federal para conhecimento das irregularidades na aplicação de recursos oriundos do Fundeb. A relatoria imputou multa de R$3 mil pelas falhas e irregularidades remanescentes no relatório técnico e de R$ 43.200,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reconduzido as despesas com pessoal ao limite previsto na LRF.

No município de Guaratinga, além do descumprimento do artigo 42 da LRF, o ex-prefeito Kenoel Viana Cerqueira superou o limite máximo de 54% para gastos com pessoal, que alcançou 69,75% da receita corrente líquida ao final de 2016, e não encaminhou para a análise do TCM processos licitatórios no montante de R$ 419.356,68, e também documentação sobre “dispensa de licitação” no valor R$ 73.450,00. A relatoria ainda constatou a saída de numerário da conta específica do Fundo Municipal de Saúde (R$ 15.357,17) e da conta específica do FUNDEB (R$ 652.076,92), sem documento de despesa correspondente.

O conselheiro relator, Fernando Vita – com o voto de aprovação dos demais conselheiros – determinou que o gestor devolva aos cofres municipais a quantia de R$ 680.579,92, com recursos pessoais, referentes ao pagamento de subsídios a agentes municipais acima do valor fixado em lei (R$ 13.145,83) e pela saída de numerários das contas do Fundo Municipal de Saúde e do Fundeb, sem que haja documentação comprobatória (R$ 667.434,09). E aplicou a Kenoel Cerqueira multas de R$ 50 mil pelas irregularidades contidas no relatório técnico e de R$ 36 mil, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reduzido a despesa com pessoal.

Em Piripá, os recursos deixados em caixa pela ex-prefeita Sueli Bispo Gonçalves também não foram suficientes para o pagamentos dos restos a pagar, o que provocou um saldo negativo de R$ 2.097.847,26 nas contas públicas. A irregularidade foi só um dos motivos para a rejeição das contas e a denúncia ao MPBa. Além disso, a gestora não investiu o percentual mínimo de 60% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério – aplicando apenas 56,11% -, e não promoveu o recolhimento de sete multas que lhes foram aplicadas, no total de R$ 94.520,00.

A relatoria ainda alertou para o descumprimento do disposto na Resolução nº 40 do Senado Federal, vez que a Dívida Consolidada Líquida do Município está acima do limite de 1,2 vezes a Receita Corrente Líquida. Foram aplicadas multas de R$ 30 mil, pelas falhas contidas no relatório técnico, e de R$ 46.800,00, correspondente a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reconduzido a despesa com pessoal ao percentual máximo permitido. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais do montante de R$99.038,42, com recursos pessoais, referentes ao não encaminhamento de processo de pagamento ao TCM.

Cabe recurso das decisões.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: TCM

TSE DESMENTE MENSAGEM QUE CIRCULA EM REDES SOCIAIS SOBRE PRAZO PARA RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO; LEIA!

22/11/2017 22:25
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSEdesmentiu, nesta terça-feira (21), a mensagem que circula em grupos na internet de que o eleitor que não fizesse o cadastramento biométrico até o próximo dia 7 de dezembro teria que pagar uma multa de 150 reais e correria o risco de ter o CPF e a carteira de motorista cancelados.
De acordo com o órgão, “a legislação eleitoral não prevê, em nenhum momento, o cancelamento de outros documentos a não ser o título de eleitor no caso de o eleitor ficar três eleições consecutivas sem votar ou justificar”. Mesmo nesse caso a multa é de apenas R$ 3,50.
Em algumas localidades, no entanto, o cadastramento biométrico já é obrigatório.  Quem não se apresentar até o prazo estipulado, de fato, terá o título de eleitor cancelado. Nesses casos, basta comparecer ao cartório eleitoral e fazer o cadastro.
Veja outras perguntas e respostas sobre o assunto:
 
QUEM É OBRIGADO A COMPARECER AO RECADASTRAMENTO?
Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores convocados ou não pela Zona Eleitoral que esteja executando esse procedimento, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). Para checar a situação de seu município, acesse o site do TSE.
 
QUAIS DOCUMENTOS LEVAR?
– Documento oficial de identificação que contenha foto (como RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar – EM ORIGINAL);
– Comprovante de residência recente (emitido, no máximo, há 3 meses) no nome do eleitor ou de parente, devendo comprovar o parentesco;
– Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (como certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.);
– Se for o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).  Se você tiver o Título Eleitoral anterior, leve-o (se o tiver perdido, não é necessário trazer boletim de ocorrência);
 
O QUE ACONTECE COM QUEM NÃO COMPARECER AO RECADASTRAMENTO OBRIGATÓRIO?
O título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico.

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: EXAME/Beira Rio Notícias

DEPUTADO TEM PEDIDO ATENDIDO E COMEMORA AUTORIZAÇÃO PARA INÍCIO DAS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA BA-210, ENTRE PAULO AFONSO E JUAZEIRO

22/11/2017 22:05

O Governador da Bahia, Rui Costa (PT) assinou nesta terça-feira (21), a autorização para que sejam iniciadas as obras de recuperação da BA 210 entre Juazeiro, Curaçá (entre os distritos de Riacho Seco e Pedra Branca), passando também pelos municípios de Abaré, Rodelas e Glória até Paulo Afonso.

No início de agosto, o portal PA4.COM.BR antecipava a informação, quando publicou um encontro envolvendo o deputado federal Mário Negromonte Júnior, o presidente da Bahia Pesca Dernival Oliveira e o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia Marcus Cavalcanti. Dias depois, o Governo do Estado anunciou a licitação para recuperação da BA-210 entre Paulo Afonso e Juazeiro.

Em março de 2017, Mário Júnior e Dernival Oliveira protocolaram o pedido na Seinfra com o secretário Marcus Cavalcanti. (Foto: Assessoria Parlamentar)

Hoje (22), o deputado Mário Júnior comentou a autorização para o início da obra:

“Parabéns Governador Rui Costa! Essa é umas das grandes obras da nossa região! Tive a satisfação de acompanhar de perto esse projeto desde o início. Em março deste ano , protocolei junto à SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia), uma solicitação para a recuperação asfáltica da BA – 210, correspondente ao trecho entre os municípios de Paulo Afonso e Glória, indo até Itaparica, incluindo a restauração de estradas de acesso aos povoados, a exemplo da Quixaba indo até Juazeiro. O Governador Rui Costa ontem, assinou a autorização para que as obras sejam iniciadas! Fico muito contente de fazer parte de mais uma conquista para minha terra, para nossa região!”

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Pa4

AUTORIDADES ALERTAM PARA SURTO DE HEPATITE A; VEJA COMO SE PREVENIR

22/11/2017 21:18

Autoridades alertam para surto de Hepatite A; veja como prevenir

O índice de pessoas infectadas com o vírus da hepatite A cresceu expressivamente em 2017, o que torna o momento relevante para conscientizar a população sobre as medidas preventivas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, foram registrados cerca de 600 casos da doença entre janeiro e outubro. O alerta é ainda maior para o público masculino, que representa 87% dos infectados pelo vírus. 

A hepatite A é causada por um agente viral que desencadeia uma inflamação no fígado. Geralmente a recuperação acontece de maneira natural e, em casos mais raros, podem acontecer complicações, que exigem internação e, até mesmo, ocasionam insuficiência hepática. 

Diarreia, náuseas, vômitos, dores no corpo e mal-estar estão entre os sintomas mais comuns, o que muitas vezes pode fazer com a doença seja confundida com gastroenterites virais. Quando os sintomas inicias desaparecem, adultos e idosos podem desenvolver a fase ictérica – caracterizada pela pele amarelada, urina escura e fezes esbranquiçadas. 

“A fase ictérica costuma durar semanas e depois há uma fase de convalescência, na qual o paciente se recupera com melhora da icterícia. Contudo, isso pode levar meses e ainda assim haver recorrência da doença”, explica o clínico geral da Cia. da Consulta José Eduardo Riceto. Ele explica que a proliferação do vírus está ligada diretamente às estruturas sanitárias locais e condições de higiene. Isso porque a sua transmissão acontece por via fecal-oral, ou seja, a ingestão de alimentos ou líquidos contaminados por resíduos fecais ou contato pessoal. “Há grande quantidade de vírus nas fezes dos pacientes acometidos por esta doença e eles podem ser eliminados duas semanas antes e até 2 semanas depois do início da icterícia (pele de cor amarela) que a doença pode causar”, alerta Riceto.

Não existe um tratamento específico para hepatite A, mas uma dieta com menos gorduras e bebidas alcoólicas evitará o surgimento de complicações no fígado. O maior aliado contra a doença é a prevenção, que pode acontecer por meio de vacinas ou de atitudes simples no dia a dia. 

“A prevenção é feita com medidas básicas de higiene, evitando ingerir água não tratada e alimentos potencialmente contaminados. Além disso, pacientes com a doença devem ter cuidado com a higiene nos sanitários por conta da eliminação fecal do vírus”, indica o médico. Assim, o próprio diagnóstico precoce da doença será uma maneira de impedir a proliferação do vírus – o que pode ser feito por meio de testes sorológicos capazes de detectar anticorpos específicos que atuam contra essa doença. Por isso, é importante ficar atento e fazer os exames de diagnóstico em caso de sinais de alerta. 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Notícias ao Minuto/Voz da Bahia

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIA NOVOS MEDICAMENTOS NA REDE PÚBLICA PARA TRATAR MAL DE PARKINSON

22/11/2017 21:16
Ministério da Saúde anuncia novos medicamentos na rede pública para tratar mal de Parkinson

O Ministério da Saúde aprovou um novo protocolo clínico que inclui mais dois tipos de medicamentos para o tratamento do mal de Parkinson na rede pública do país: Rasagilina (1 mg) e Clozapina (25 mg e 100 mg). Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 200 mil pessoas sofrem com a doença no país, e a inclusão desses fármacos visa a melhorar a qualidade de vida desses pacientes, minimizando os transtornos causados pela doença. A previsão é de que a Rasagilina possa ser colocada à disposição da população até o final de fevereiro do próximo ano. Em relação à Clozapina, esse remédio já vinha sendo adotado no Sistema Único de Saúde (SUS) em casos de transtorno bipolar e esquizofrenia, e será distribuído também para o controle de sintomas psicóticos das pessoas com Parkinson. De acordo com informações da Agência Brasil, o gasto estimado com os dois fármacos é de R$ 17,91 milhões, e a indicação terapêutica foi aprovada na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, a pedido da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Voz da Bahia/BN

<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>

NOTÍCIAS

JOVEM GRÁVIDA MORTA PELO MARIDO ANTES DO PARTO É ENTERRADA EM SERRINHA-BA

18/12/2017 12:19

VICE-PREFEITOS BAIANOS CRIAM ASSOCIAÇÃO; META É 'GARANTIR FUNÇÕES'

18/12/2017 12:15

SUSPEITOS DE TEREM ASSASSINADO UM SUB-TENENTE DA MARINHA DURANTE UMA TENTATIVA DE ASSALTO ENTRE CARAÍBAS E MACURURÉ FORAM PRESOS

18/12/2017 11:31

5 ASSALTANTES DE BANCO TOMBAM EM CONFRONTO COM A CIPE/NORDESTE NA BAHIA

14/12/2017 20:21

EUCLIDES DA CUNHA-BA: MAIS UM GRAVE ACIDENTE É REGISTRADO NA BA-220

14/12/2017 20:16

CHORROCHÓ-BA: BANDIDOS BLOQUEIAM BR-116 E ATIRAM EM CAMINHONEIRO; VÍTIMA SOBREVIVEU

14/12/2017 20:01

ASSALTO ENTRE CARAÍBAS E MACURURÉ DEIXA UMA VÍTIMA FATAL E UM ASSALTANTE BALEADO

14/12/2017 19:48

CANTOR DA BANDA 'LA FÚRIA' É CONFUNDIDO COM ASSALTANTE DE BANCO DURANTE OPERAÇÃO POLICIAL NA BAHIA

14/12/2017 19:40

GUGU SE DESPEDE DA RECORD: 'FORAM 3 ANOS DE SUCESSO'

14/12/2017 19:33

JUAZEIRO E PETROLINA SÃO DESTAQUES NO AGRONEGÓCIO DEVIDO AUMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE FRUTAS

11/12/2017 19:51

GABARITO DE CONCURSO DOS CORREIOS É DIVULGADO

11/12/2017 19:46

VEJA 13 NOVOS ITENS OBRIGATÓRIOS DE SEGURANÇA PARA VEÍCULOS NO BRASIL

11/12/2017 19:35

AUMENTO DO PREÇO DA GASOLINA COMEÇARÁ A VALER A PARTIR DE AMANHÃ (12)

11/12/2017 12:08

EUNÁPOLIS É CAMPEÃO DO INTERMUNICIPAL APÓS EMPATE COM EUCLIDES DA CUNHA-BA

11/12/2017 11:51

CANTOR É ELETROCUTADO ENQUANTO AJUDAVA NA INSTALAÇÃO DE SOM EM TEMPO DA ASSEMBLEIA DE DEUS

11/12/2017 11:39

MACONHA, CELULARES E ARMAS ARTESANAIS SÃO ENCONTRADOS EM CELAS DO PRESÍDIO REGIONAL DE PAULO AFONSO-BA

10/12/2017 20:06

PETROLINA-PE: PRF PRENDE QUADRILHA DE ASSALTANTES NA BR 407

07/12/2017 18:26

RIBEIRA DO POMBAL-BA: SUSPEITOS DE INTEGRAR FACÇÃO CRIMINOSA SÃO PRESOS E R$ 1,8 MILHÃO É APREENDIDO

07/12/2017 18:19

STF TEM 4 VOTOS A 3 CONTRA IMUNIDADE A DEPUTADOS ESTADUAIS

07/12/2017 18:08

BANDIDOS EXPLODEM QUATRO AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM JAGUARARI E ARACI

07/12/2017 17:54
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>
Share to OrkutShare to FacebookShare to TwitterShare to Google BuzzShare to LinkedinStumble ItMais...