NOTÍCIAS

CONSUMO DE MACONHA BENEFICIA PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

22/11/2017 21:14
Consumo de maconha beneficia pacientes com insuficiência cardíaca

Uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos mostrou que o hábito de fumar maconha traz benefícios para pessoas com insuficiência cardíaca. De acordo com os cientistas, a maconha tem capacidade de reduzir os riscos de fibrilação e até morte nesses casos. "Fiquei muito surpreso que houve realmente uma redução associada", afirmou o líder do estudo, Oluwole Adegbala, médico residente no Englewood Hospital and Medical Center, em Nova Jersey. Segundo o jornal O Globo, os pesquisadores analisaram informações de mais de 6 milhões de pacientes hospitalizados nos EUA com insuficiência cardíaca entre 2007 e 2014. Do total, cerca de 1,2 mil usaram maconha e eram dependentes. Outros 23 mil usaram e não eram dependentes. Os resultados mostraram que os não-dependentes tinham 18% menos risco de fibrilação, enquanto o número entre os dependentes foi de 31%, em comparação aos pacientes que não usavam a droga. Os não dependentes eram 46% menos propícios, e os dependentes 58% a morrer em hospital, em comparação aos que não usavam. Apesar da descoberta, os pesquisadores ressaltaram que não recomendam o uso da droga para tais fins. 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: O Globo/BN

NOTA: PERÍODO DE PESCA PROIBIDA NO AÇUDE COCOROBÓ, EM CANUDOS-BA

21/11/2017 12:28

A Prefeitura Municipal de Canudos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que, devido ao período de piracema, a pesca está proibida no Açude Cocorobó, a partir de 1º dezembro de 2017 até o dia 28 de fevereiro de 2018.

Pescadores que descumprirem a Instrução normativa nº 129 de 30/10/2006 do IBAMA serão punidos. Entre as punições previstas estão: Perda do benefício Seguro Pesca, perda do material apreendido e expulsão da Colônia.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Canudos/Canudos Acontece

HOMICÍDIO É REGISTRADO EM UAUÁ-BA

21/11/2017 12:15

Um homicídio foi registrado no fim da noite desta segunda-feira (20) em Uauá, norte do Estado. O fato aconteceu na Travessa Adhemar Rodrigues Guimarães em uma rua Transversal.

Segundo informações,  Nilson Cordeiro da Silva, 32 anos, natural do povoado Pedra Grande, conhecido pelo alcunha “Moitinha” teria sido atacado com objeto cortante, possivelmente facadas e alvejada por disparos de arma de fogo.

Os algozes teriam seguido a vítima e encurralado no local do crime. Os mesmo teriam fugido em uma moto após o crime, tomando destino ignorado. As Polícias Militar Civil e Guarda Civil Municipal, estão acompanhando o ocorrido.  

A 45ª CIPM de Uauá informa que diligencias estão sendo feitas  na tentativa de elucidar o caso.

O velório acontece  na residencia de seus pais no povoado Pedra Grande e o sepultamento sera realizado as 17 hs, desta terça-feira, no cemitério da referida localidade.

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Uauá.com.br

OPERAÇÃO “CARRO FANTASMA” PRENDE EX-PREFEITO DE REMANSO, PRESIDENTE DA CÂMARA, VEREADORES E EMPRESÁRIO

21/11/2017 12:02

O Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da 2ª Promotoria de Justiça de Remanso (BA), deflagou na manhã de hoje (21) a operação “Carro Fantasma”, que prendeu o ex-prefeito do Município de Remanso, Celso Silva e Souza; o seu irmão e ex-secretário de Administração e Finanças Arismar Silva e Souza; seis vereadores, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores, Cândido Francelino de Almeida; além de ex-vereadores, servidores públicos e um empresário. De acordo com os promotores de Justiça, eles estão envolvidos em uma organização criminosa instalada na Prefeitura de Remanso durante a gestão passada e são suspeitos de operacionalizar um esquema de corrupção generalizada, através de fraude em processos licitatórios, para locação de veículos para as secretarias do Município. Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão.

A operação “Carro Fantasma” tem como objetivo reprimir delitos praticados contra a administração pública, a partir de licitações e contratos realizados nos anos de 2013 e 2016. A operação aponta que, durante o período investigado, os integrantes do grupo desviaram cerca de R$ 13 milhões por intermédio da empresa JMC Construtora, Comércio e Serviços Ltda, que tem como sócio-administrador o empresário José Mário da Conceição, o Mazinho, também alvo de prisão preventiva. Além disso, segundo os promotores de Justiça, o dinheiro público foi utilizado para custear gastos particulares, dívidas de campanha e compra de apoio político. Eles registram ainda que muitos dos veículos sublocados pela JMC estavam em nome de “laranjas” e beneficiavam vereadores e outros políticos. Na manhã de hoje, também foram apreendidos documentos, celulares, computadores e veículos de luxo.

A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Investigação (CSI), Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caocrim), Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), da Promotoria de Justiça Regional de Juazeiro, promotores de Justiça dos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco, das Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar que auxiliaram no cumprimento dos mandados nos municípios de Remanso e Araci, na Bahia, São Raimundo Nonato, no Piauí, e Petrolina, em Pernambuco.

 
Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Manuela Damaceno, MP Bahia/Geraldo José

GLÓRIA-BA: JOVEM MORRE AFOGADO ENQUANTO MERGULHAVA NO RIO SÃO FRANCISCO

20/11/2017 12:31

Um jovem de 25 anos morreu afogado nesta segunda-feira (20), quando mergulhava no Rio São Francisco, em Glória- BA. O incidente foi registrado em um trecho do rio situado em frente à Embasa que fica na Avenida São Francisco. Ele praticava pescaria com um arpão.

Segundo a Polícia Militar, uma testemunha relatou que a vítima, Cleriston Sérgio Nascimento, teria saído para mergulhar no local, mas que em um momento, o jovem mergulhou e não retornou. A suspeita é que ele teria ficado preso no meio das baronesas. O rapaz era morador da Rua da Vitória, em Glória.

Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e acionou o Instituto Médico Legal para que o corpo seja recolhido e submetido à necropsia, antes de ser liberado para sepultamento.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Ozildo Alves

DESABAFO DE UMA MÃE: 'FUI VÍTIMA DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM PAULO AFONSO-BA'

20/11/2017 12:27

Imagem Ilustrativa

E-mail enviado para a redação do site PA4, a leitora Michele Gomes faz um desabafo ao relatar detalhes de seu parto na maternidade do Hospital Nair Alves de Souza: “Sofri violência obstétrica e fui mais uma vítima de negligência médica. Em meu relato, que segue no anexo, conto o que aconteceu. Sou Michele Gomes, moro no centro de Paulo Afonso-BA. Agradeço desde já”.

 

Veja abaixo:

Fui vítima de violência obstétrica em Paulo Afonso-BA

No dia 11/11/2017 minha bolsa rompeu às 3h30min.

Aguardei até 8h e fui a maternidade do hospital Nair Alves de Souza em Paulo Afonso-BA.

Chegando lá, o médico me examinou e pediu para eu aguardar em casa as contrações, mesmo sabendo que a cada dor que eu sentia, perdia líquido amniótico, o que pode causar uma infecção fetal. Também, não me garantiu vitalidade fetal.

Retornei a maternidade às 17:30h. O médico fez pouco caso, mas me internou porque, segundo ele, “já era a segunda vez que eu tinha ido lá”. Pediram para minha mãe, minha acompanhante, ir embora e aguardar notícias, mesmo sabendo que, conforme a Lei nº 11.108 de 07/04/2005, eu tinha direito a acompanhante no âmbito do SUS.

Começaram a induzir meu parto com comprimidos. Começaram as contrações. A cada dor, eu perdia mais líquido. Meu bebê estava ficando cada vez mais sufocado. A equipe de enfermagem, que fica fora da sala, só me atendia quando era solicitada e na segunda vez que eu chamava, mesmo com tantas dores, eu precisava me deslocar até a recepção. Eu pedi “me ajuda a tomar um banho quente!”, a auxiliar de enfermagem, debochando disse: “Mãezinha, pra tomar banho não precisa de ajuda!”. Durante uma contração, deixei o absorvente cair, em resposta, ela me disse que eu tinha que segurá- lo. Certamente porque não poderia ter o trabalho de chamar alguém da limpeza. Na indução dos comprimidos, senti dor, até porque é um local sensível, a enfermeira disse: “Você sabe que seu filho vai sair por aí, não é?”. Acredito que a questão da humanização deveria ser bem trabalhada nos profissionais da saúde. E o trabalho por amor é mais gratificante que o trabalho por dinheiro, com tantos trabalhos, é interessante buscar um onde o bem-estar vem acima do salário mensal.

Enfim começou a dilatação. De 1cm e evoluiu até 8cm. Uma auxiliar de enfermagem começou a me ajudar na expulsão do bebê. Até o ponto que conheço, sem desmerecer a auxiliar de enfermagem, ela não poderia fazer isso sozinha, conforme descrito no Parecer Coren – BA Nº 022/214. E o médico onde estava?

Confesso que não o vi mais desde minha internação. Deste modo, não posso aqui imaginar onde estava presente. Mas, bendito é Deus sobre todas as coisas!

Surgiu um enfermeiro, calmo e paciente, que no auge de minha dor e sofrimento, me ajudou – me disse, posteriormente, uma enfermeira, que ele não fez mais do que a obrigação dele. Porém, para mim, ele foi muito mais competente do que as palavras dela e o suposto médico que “me abandonou”.

Esse enfermeiro chamou ligeiramente um outro médico do plantão, que, abençoado, viu que eu não tinha condições de ter um parto normal. Reuniu ligeiramente a equipe médica e em minutos meu bebê nasceu por meio de uma cesariana, isso, às 23h24min, depois de 8h de perca de líquido e muito sofrimento.

Com tanto sofrimento, sem força, com medo, assustada… eu ainda ouvi: “Vou tentar salvar a vida desse bebê, não sei consigo”. Sabe aquela dor física? Passou. A dor emocional foi capaz de superá-la. Quando ouvi o chorinho, fraco e angustiante de meu bebê, a paz retornou. Mas começou um novo processo de sofrimento: ele foi direto para a incubadora, roxinho e fraco. Fiquei 20h sem vê-lo, para mim, uma eternidade. Quando o vi, me desesperei. O coração de mãe ficou em pedaços ao vê-lo naquela situação.

Mas suportei. Meu bebê é forte. Ele saiu daquela situação que aconteceu por NEGLIGÊNCIA MÉDICA. Esse é apenas o meu relato, mas tem muitas mães na mesma situação em Paulo Afonso. Eu tive o meu presente e quem perde?

Sou Michele, meu bebê nasceu no dia 11 de novembro de 2017

A reportagem do portal PA4.COM.BR procurou o diretor do Hospital Nair Alves de Souza, Dr. Rogério, porém, segundo ele, uma vez que vítima não formalizou nenhuma denúncia ou reclamação, não iria falar sobre o assunto.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Ozildo Alves (Pa4)

CASAL MORRE AO REAGIR INTERVENÇÃO POLICIAL EM TEOFILÂNDIA-BA

20/11/2017 12:21

Um casal morreu na madrugada deste domingo, 19, após reagirem a intervenção policial no Povoada da Roçinha em Teofilândia.

De acordo com informações da Policia Militar, um grupo estava ordenando toque de recolher aos comerciantes e moradores, quando por volta das 4h o coordenador de área juntamente com guarnições da Companhia de Emprego Tatico Operacional – CETO, foram averiguar a situação. Ao chegar no local, em uma casa aparentemente abandonada, encontravam-se alguns indivíduos, que ao avistarem as guarnições efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais, houve o revide opor parte dos militares e após cessar os disparos, realizaram incursão no imóvel e constataram que havia um homem caído ao solo com uma arma ao seu lado; que em seguida, alguns metros do imóvel foi encontrada outra pessoa ao solo do sexo feminino com uma arma de fogo próximo a mão .

Foi prestado socorro para o Hospital Municipal de Teofilândia, onde foi constatado o óbito de ambos pela médica plantonista.

Segundo a PM, foram apreendidos cinco pedras grandes de Crack, 19 dolões de Maconha, uma balança de precisão,  um revólver Taurus e  um revólver Rossi.

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: CN/PM

EUCLIDES DA CUNHA-BA: CIPE-NORDESTE PRENDE ASSALTANTE E TRAFICANTE

20/11/2017 12:03

Resultado de imagem para prisao

Uma guarnição da Cia Independente de Policiamento Especializado – Cipe Nordeste, em atuação de patrulhamento tático em Euclides da Cunha, na tarde desta quinta-feira (16), prendeu dois elementos envolvidos com práticas criminosas com qualificativas de roubo, furto e tráfico de drogas.

A primeira ação aconteceu por volta das 15h30, no bairro da Bela Vista, quando a guarnição fora informada da existência de um elemento que se encontrava homiziado em uma residência do bairro, contra o qual pesava acusação de ter cometido crime de assalto contra um correspondente bancário “Caixa Aqui” e a um açougue, além de praticar tráfico de drogas, existindo contra o mesmo, um ‘mandado de prisão preventiva’.

Prontamente, a guarnição se deslocou para o local e, ao perceber a presença da polícia, o acusado tentou fugir pulando telhados e muros, porém, como havia sido feito um cerco ao local, não conseguiu escapar, sendo capturado e conduzido para o Complexo Policial Civil, onde foi apresentado à autoridade de plantão.

A guarnição Cipe-Nordeste voltou para as ruas e, na sequência do patrulhamento, mais uma prisão foi efetuada, depois de ter sido informada por uma pessoa – que pediu para não ser identificada- sobre a venda de drogas em uma casa do bairro Nova América, para onde os policiais se deslocaram e constataram a veracidade da informação, após abordagem feita.

Segundo relato da polícia, inicialmente, o criminoso negou a existência de tráfico no local, mas permitiu que uma revista fosse feita nas dependências do imóvel, talvez, pensando que os policiais jamais encontrariam a droga que se encontrava escondida em local pouco suspeito.

Experientes e treinados para o combate ao tráfico de drogas, assalto a motorista, roubo de carga, sequestro, ataque a carro de transporte de valores, assalto a banco, patrulhamento rural, etc., os policiais deram início a uma revista rigorosa na residência e localizaram boiando em um tanque de cimento, um recipiente que continha várias substâncias análogas à cocaína, maconha, crack, além de localizarem em um guarda-roupa, a quantia de R$ 200,00, em espécie, proveniente da venda de entorpecente e droga química.

Ao acusado foi dado a voz de prisão, seguido de condução para o Complexo Policial Civil, onde foi apresentado à autoridade de plantão, para adoção de medidas cabíveis. Foi apreendida e apresentados na 1ª Delegacia Territorial de Polícia Judiciária/25ª Coorpin, uma sacola que continha: um rolo de papel alumínio (bastante usado por traficante para embalar maconha e crack), 08 pinos contendo substância análoga à cocaína, 01 tablete de erva prensada análogo à maconha, 05 pedras análogas ao crack, além de 200 reais, em espécie. Segundo a polícia, os dois são reincidentes em práticas criminosas.


Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Euclidesdacunha.com/Cipe-Nordeste/Portaldenoticias.net

DETENTOS SERRAM GRADES E FOGEM DE COMPLEXO POLICIAL SUPERLOTADO DE ALAGOINHAS-BA

20/11/2017 11:54

Detentos serram grades e fogem de complexo policial superlotado de Alagoinhas

Doze detentos do Complexo Policial de Alagoinhas, cidade a 108 quilômetros de Salvador, fugiram após cortar a tela do teto da delegacia, na madrugada de domingo (19). Até a manhã desta segunda-feira (20), nenhum deles havia sido recapturado. De acordo com a polícia, os presos serraram as grades das celas e depois o teto. No momento da fuga havia policiais de plantão, mas eles não perceberam a ação. A polícia informou ainda que os doze fugitivos estavam nas celas com outros 111 detentos. No entanto, a delegacia só tem capacidade para 38 presos. Em agosto deste ano, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou ação civil pública determinando que a Justiça interditasse parte do complexo, por abrigar mais que o dobro de presos da capacidade. O MP havia pedido a transferência imediata dos presos excedentes para as cidades de origem ou para outra unidade do sistema prisional estadual, mas nada foi feito.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: G1

CRIANÇA DESMAIA DE FOME EM ESCOLA

20/11/2017 11:36

Um aluno de 8 anos desmaiou de fome, nesta semana, enquanto assistia à aula em uma escola do Cruzeiro, no Distrito Federal. A criança mora no Paranoá Parque, um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida. Como não há colégio público no local, as 250 crianças do condomínio percorrem 30 quilômetros, todos os dias, para frequentar a escola.

"A gente chamou o Samu. Quando o Samu chegou e fez o atendimento, e viu que era fome, até o rapaz praticamente chorou", conta a professora Ana Carolina Costa, que dava aula para a criança que sofreu o desmaio.

Em nota enviada à TV Globo, a Secretaria de Educação disse "lamentar" o caso do estudante, e informou que não oferece almoço às crianças porque não há ensino integral na unidade. A reportagem insistiu e, em uma nova resposta, a pasta disse que vai "reavaliar" a situação.

No comunicado, a secretaria diz que fornece um "lanche" a cada turno – segundo funcionários, a merenda é composta por biscoito e suco, na maioria das vezes.

De acordo com a equipe da Escola Classe 8 do Cruzeiro, a reclamação de fome é comum entre os alunos. As aulas acontecem à tarde mas, por causa da distância e do número de paradas, muitas crianças saem de casa às 11h, e passam o horário de almoço no transporte escolar do governo.

Como as famílias têm renda baixa, muitos desses alunos saem sem almoçar. Segundo Ana Carolina, boa parte das crianças nem tem o que comer em casa, e vão à escola contando com a merenda.

"Ficam dispersos, não prestam atenção. Eles falam: 'tia, tô com fome.' [...] A escola faz o que pode, chama a família, o Conselho Tutelar, não é omissão da escola", diz a professora.

O lanche citado pela Secretaria de Educação é fornecido por volta das 15h30, no recreio das aulas da tarde. Após recobrar os sentidos, a criança que desmaiou em sala de aula contou aos médicos do Samu qual tinha sido a última refeição: um prato de mingau de fubá, comido no dia anterior.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Chico Sabe Tudo

ESTUDANTE DE ARACI-BA RECEBE MEDALHA DE OURO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

16/11/2017 23:15

Estudante ficou entre os 500 melhores em Matemática no Brasil e concorreu com quase 18 milhões

 

Diante de um lotado Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o estudante Dickson Ferreira dos Santos, 15 anos, morador do município de Araci, no território do sisal recebeu a medalha de ouro pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016), na última terça-feira (14). Esta foi a terceira medalha de ouro da OBMEP que o estudante do 3º ano do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITec) conquistou. A coleção nas competições que participou, no entanto, já chega à soma de 11 medalhas.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca que o protagonismo dos estudantes da Bahia em competições, feiras e mostras nacionais e até internacionais é um estímulo para que mais jovens busquem o caminho da educação para trilhar seus projetos de vida. “Um jovem do distrito de Pedra Alta, portanto, distante da sede do município, tem amplo acesso à educação através de um projeto que amplia a capilaridade da rede, que é o EMITec, atendendo 21.120 estudantes que moram em áreas remotas da Bahia, chegando a 414 localidades, em 150 municípios”, destaca Pinheiro.
Através do EMITec, Dickson assiste às aulas no Instituto Educacional de Pedra Altas, que são transmitidas via satélite, em tempo real, com professores diretamente dos estúdios instalados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Ele fala que o fato de estudar perto de casa, otimiza o seu tempo. “O EMITec é bem importante para estudantes de baixa renda que não têm condições de ir para outro lugar e os professores são bem qualificados. Estudar pelo EMITec é importante para mim porque não precisei mudar para uma cidade maior par estudar”, ressaltou.
Filho de professores da educação infantil, Dickson diz que só se interessou pela Matemática quando resolveu participar da primeira OBMEP, em 2012. “Depois disso, eu tomei gosto e fui participar de um curso de iniciação científica, quando fui bolsista do CNPq. Então, me apaixonei pela Matemática e comecei a estudar cada vez mais. Acho que vou fazer Engenharia Mecatrônica e ou alguma outra coisa que relacione a Matemática e a Física.  Então, a Matemática sempre vai fazer parte da minha vida”, disse.
Durante a cerimônia, 501 estudantes de todo o Brasil receberam medalhas de ouro. Eles são protagonistas de uma mesma história: conquistaram, entre 17,8 milhões de participantes, a medalha de ouro na OBMEP 2016. Em sua 12ª edição, a maior olimpíada estudantil do país, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, reuniu  concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros. Além dos 501 medalhistas de ouro, 1.500 conquistaram prata; 4.500 bronze; e 42.482 foram agraciados com menções honrosas. Das 47.474 escolas inscritas na primeira fase em 2016, 13.930 são rurais. Elas participaram com 1,6 milhão de alunos – 322 deles conquistaram medalhas.
 
 
Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: CN/SECOM-BA

FEITA REFÉM PELO EX-MARIDO, MULHER FOGE PELA JANELA NO INTERIOR DA BAHIA

16/11/2017 23:01

Uma mulher pulou a janela de casa na cidade de Vitória da Conquista (a 527 quilômetros de Salvador) para fugir da agressão do ex-marido, que mantinha ela e as duas filhas como reféns.

O homem, que estava inconformado com o fim do casamento, invadiu a residência da ex-companheira por volta das 15h desta quarta-feira, 15. A casa fica no Loteamento Santa Cruz, situado no bairro Santa Cruz.

Após a chegada da Polícia Militar (PM), ele liberou as duas filhas, mas manteve a ex-mulher sob ameaça de uma faca. Para escapar, a mulher aproveitou um momento de descuido do agressor e pulou a janela, depois de duas horas sendo mantida como refém.

O homem só se entregou após negociação com a polícia. Ele foi detido e a vítima recebeu atendimento médico de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Blog do Anderson/portaldenoticias.net

TCM REJEITA CONTAS DA PREFEITURA DE MACURURÉ-BA, RELATIVAS AO EXERCÍCIO 2016; EX-PREFEITA SE DEFENDE

15/11/2017 22:09

Resultado de imagem para MACURURÉ

 

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (14/11), rejeitou as contas das Prefeituras de Aporá, Macururé, Novo Horizonte e Piraí do Norte, de responsabilidade de João da Silva Neto, Silma Eliane Carvalho, Itamar Lopes da Costa e Heráclito Menezes Leite, respectivamente, todas relativas ao exercício de 2016. Os relatores pediram a formulação de representação ao Ministério Público da Bahia contra alguns dos gestores, principalmente aqueles que descumpriram o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, que realizaram despesas sem recursos em caixa no exercício.

O ex-prefeito de Aporá, João da Silva Neto, é um dos gestores que sofrerá representação ao MPBa pelo descumprimento do artigo 42 da LRF. Os recursos deixados em caixa não foram suficientes para quitar despesas realizadas no exercício de 2016 (último ano do mandato), mas que só seriam pagas no ano seguinte. Além dessa irregularidade, o gestor extrapolou o limite de 54% para despesa total com pessoal, vez que os gastos no exercício alcançaram 65,32% da receita corrente líquido do município. Ele também não recolheu multas imputadas pelo TCM em processos anteriores.

O gestor foi multado em R$15 mil por irregularidades contidas no relatório técnico e em R$46.800,00, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reconduzido as despesas com pessoal ao limite máximo permitido. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais do valor de R$169.755,42, com recursos pessoais, sendo R$102.361,78 pela apresentação de notas fiscais ilegíveis ou com rasuras; R$41.654,86 por processos de pagamento não encaminhados; R$17.760,49 referentes ao pagamento de subsídios a secretários municipais acima do valor fixado; R$3.654,81 pela ausência de notas fiscais e/ou recibos; R$2.756,84 diante da ausência de comprovação de despesa; e R$ 1.566,64 pelo pagamento de multa ao Detran.

Em Macururé, as contas foram rejeitadas pelo baixo investimento na educação e na aplicação dos recursos do Fundeb para pagamento da remuneração dos profissionais do magistério. A gestora investiu apenas 23,55% dos recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, quando o mínimo constitucional exigido é 25%, e aplicou apenas 59,18% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração do profissionais do magistério, sendo o mínimo 60%. Também foram extrapoladas as despesas com pessoal, que representaram 54,20% da receita corrente líquida do município, quando o limite máximo é 54%.

A ex-prefeita terá representação encaminhada ao Ministério Público Estadual para que seja apurada se ocorreu a prática de ato de improbidade administrativa e sofreu duas multas, uma no valor de R$10 mil pelas irregularidades contidas no relatório e outra de R$43.200,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reduzido o gasto com pessoal.

O ex-prefeito de Novo Horizonte, Itamar Lopes da Costa, terá representação encaminhada ao MPBa em razão do descumprimento do artigo 42 da LRF, diante da ausência de recursos em caixa para pagamento dos restos a pagar, o que gerou um saldo negativo no montante de R$404.225,22. O gestor também não aplicou o mínimo exigido de 25% na educação municipal, vez que investiu apenas 24,35% dos recursos, e repassou duodécimo a menor para a Câmara de Vereadores.

A relatoria aplicou multa de R$12 mil pelas irregularidades apuradas durante a análise técnica das contas e de R$36 mil, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reduzido a despesa com pessoal. Ele ainda terá que ressarcir aos cofres municipais a quantia de R$18.485,39, com recursos pessoais, em face da falta de apresentação do processo de pagamento (R$17.450,00) e do injustificado pagamento a maior de subsídio ao secretário Joésio Araújo de Oliveira (R$1.035,39).

Em Piraí do Norte, a rejeição se deu em razão da extrapolação do limite máximo de 54% para despesas com pessoal, já que o município promoveu gastos no percentual de 67,67% da sua receita corrente líquida. O ex-prefeito Heráclito Menezes Leite foi multado em R$28.800,00, que equivale a 30% dos seus subsídios anuais, pela não redução das despesas com pessoal e em R$15 mil pelas demais irregularidades apuradas no relatório técnico.

Cabe recurso das decisões.

 

Ex-Prefeita, Silma Eliane emite nota de Esclarecimento. Confira!
 
Governei Macururé por oito anos, dos quais por sete vezes tive minhas contas APROVADAS pelo TCM-Tribunal de Contas dos Municipios.
Quero justificar pra o povo de Macururé que confiam em mim, que referente às minhas contas do exercício de 2016, o TCM deixou de aprovar em um primeiro momento, porque segundo eles eu teria que ter gasto os meus recursos um pouquinho mais para atingir os Índices da educação.
Tempo em que esclareço à todos que conforme a minha contabilidade, minhas contas estavam fechadas com todos os “Índices Alcançados” e acima do mínimo permitido.
Por vez, quero deixar claro que “NÃO” foi  desvio do dinheiro publico, o motivo pelo qual, as contas do exercício de 2016 não terem sido aprovadas, até o momento.
Pelo contrário o “TCM” achou que eu deveria ter gasto mais, pois ainda posso recorrer da decisão do Tribunal.
Quero finalizar dando a certeza a todos vocês do que já sabem: Honrei os meus mandatos, a confiança que me deram e deixei o nome da Prefeitura de Macururé LIMPO e com CRÉDITO NA PRAÇA.
 
Abraços,
Silma Eliane
 
Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: TCM

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CERB SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM DIVERSAS LOCALIDADES DE MACURURÉ E CHORROCHÓ, NA BAHIA

14/11/2017 22:00

Nota de esclarecimento da CERB sobre a Implantação do Sistema de Abastecimento de Água em diversas localidades de Macururé e Chorrochó

 

Em virtude das dificuldades no início das obras de implantação do Sistema de Abastecimento de Água em diversas localidades dos municípios de Macururé e Chorrochó, a CERB faz uso dos meios de comunicação desta região para trazer alguns esclarecimentos sobre o projeto que será implantado nestes municípios com recursos exclusivos do Governo Federal e Estadual.

Salienta-se que o texto aqui apresentado trata apenas dos aspectos técnicos do projeto, com esclarecimentos das principais dúvidas que a população tem sobre a implantação do Sistema, não havendo nenhum cunho político ou de interesse pessoal.

Os dados apresentados no texto, em sua totalidade, debruçam nos questionamentos realizados pela população à equipe técnica da CERB durante as diversas reuniões realizadas nas comunidades até então visitadas.

Nas reuniões realizadas até o momento pela CERB, priorizou-se esclarecer o projeto à população das localidades de Serra da Júlia, Serra do Tonã, Sítio, Marruá, Rocinha e localidades circunvizinhas. O foco nesta população foi, exclusivamente, por se tratarem das localidades iniciais do projeto (ponto de partida da obra a ser implantada) e por se tratarem das primeiras localidades que serão beneficiadas pelo projeto devido à proximidade dos poços.

Portanto, devemos contestar os boatos que algumas pessoas vinculadas a estas localidades têm espalhado, a respeito de falta de reuniões da CERB com a população para esclarecimentos do projeto a ser implantado. A equipe técnica da CERB realizou, até o momento, um total de 15 reuniões nas localidades supracitadas.

As imagens a seguir são de algumas reuniões realizadas no mês de outubro deste ano:

Reunião realizada em Sítio do Meio no dia 11/10/2017, com participação massiva da população desta localidade e outras da proximidade.

Figura 1: Reunião realizada na localidade de Sítio do Meio no dia 11 de outubro de 2017.

 

Reunião realizada na localidade de Serra da Júlia no dia 26/10/2017, com participação massiva da população desta localidade e outras vizinhas.

Figura 2: Reunião realizada em Serra da Júlia no dia 26 de outubro de 2017.

 

Reunião realizada na localidade de Rocinha no dia 27/10/2017, com participaçãomodesta da população.

Figura 3: Reunião realizada na localidade de Rocinha no dia 27 de outubro de 2017.

 

Reunião realizada na localidade de Marruá no dia 28/10/2017, com participação massiva da população.

Figura 4: Reunião realizada na localidade de Marruá no dia 28 de outubro de 2017.

 

Várias outras reuniões já foram realizadas nestes últimos meses e outras diversas ainda serão marcadas e efetivadas pela Equipe Técnica da CERB, sempre com o intuito de esclarecer o projeto e ouvir da população os seus questionamentos.

No entanto, devido às dificuldades de apresentação do projeto em algumas localidades e para melhor amplitude dos esclarecimentos do projeto, neste texto serão apresentados alguns dados técnicos mais aprofundados. Isso porque algumas pessoas têm interpretado de forma errônea as informações que lhes são passadas, na maior parte dos casos por influência de terceiros mal-intencionados que distorcem informações passadas pela CERB em suas reuniões.

Em outros casos, a falta de informações mais específicas tem provocado alastramento de boatos mentirosos a respeito do projeto que será implantado pela CERB, que prevê levar água de qualidade para mais de 60 localidades e melhorar a vida de mais de 6.600 pessoas.

 

OBJETIVO GERAL DO PROJETO

Melhorar a situação atual do saneamento rural de diversas localidades dos municípios de Macururé e Chorrochó, sobretudo no que diz respeito ao abastecimento de água. O SIAA deverá ser construído num prazo estimado de 12 meses e será alimentado por dois poços tubulares, beneficiando uma população estimada de 6.600 habitantes.

 

RECURSOS DO PROJETO

Todo o recurso destinado à execução da obra está firmado através do Termo de Compromisso TC/PAC Nº 482/14 entre o Governo Federal (FUNASA) e o Governo do Estado da Bahia, publicado no Diário Oficial da União em 12 de janeiro de 2015, com um valor total de recursos assegurados de R$ 18.833.040,72.

 

CONTRATOS DO PROJETO

Já existe contrato para execução da obra com a Construtora Ambiente Engenharia LTDA e já existem os contratos para fornecimento das tubulações do projeto, onde mais de 18km de tubos já estão em campo prontos para execução das adutoras.

O contrato de execução com a Construtora está ativo desde o dia 04/09/2017, há mais de dois meses. No entanto, nenhum serviço foi executado devido aos impasses com alguns moradores das localidades próximas aos poços Serra da Júlia e Serra do Tonã.

 

LOCALIDADES BENEFICIADAS

Já está previsto no projeto o atendimento a 60 localidades (58 no município de Macururé e 2 no município de Chorrochó). Todavia, outras localidades já estão sendo estudadas para viabilizar a sua inserção no projeto como diversas comunidades entre Umburanas e Toitiço no município de Macururé.

Localidades beneficiadas no município de Macururé: Formosa, Marruá, Sítio Buraco D’água, Serra da Júlia, Serra do Domingo, Fazenda Alagoinha, Sítio Quileto, Sítio Novo, Lagoa do Curral, Boa Vista, Fazenda Baixa da Roça, Rocinha, Caldeirão, Fazenda Rochedo, São Francisco, Fazenda Mulungu, Fazenda Pé do Alto, Fazenda Poço Verde, Fazenda Umburanas, Fazenda Salinas, Fazenda Amargosa, Fazenda Pilãozinho, Fazenda Barra do Gama,Lagoa do Caminho, Fazenda Tanquinho, Fazenda Zé Gomes, Fazenda Cunanãzinho, Fazenda Riacho do Meio, Fazenda Caldeirãozinho, Fazenda Poço da Pedra, Fazenda Santo Antônio, Fazenda Perdidas, Fazenda Zéfeirina, Fazenda Areiado, Sítio do Meio, Fazenda Laje, Fazenda Pinda, Fazenda Tintim, Fazenda Cachoeira, Fazenda Quirino Velho, Fazenda Caldeirão Grande, Fazenda Cacimba Grande, Fazenda Riacho do Mulungu, Fazenda Posto Fiscal, Fazenda Lagoa da Vaca, Fazenda Barreiros, Fazenda Umburana, Fazenda Bom Sucesso, Fazenda Várzea Comprida, Fazenda Areia Grossa, Pajaú,Pueira Cavada, Pedra Branca, Santa Maria, Sauim, Fazenda Baleias, Fazenda Riacho da Roça, Fazenda Engenho.

Localidades beneficiadas no município de Chorrochó: Caraíbas e Várzea da Ema.

 

MANANCIAIS DE CAPTAÇÃO

A captação definida para atendimento do sistema de abastecimento de água proposto será realizada através de poços tubulares, de acordo com o quadro hidrográfico da região. Os dois poços que alimentarão o sistema foram perfurados pela CERB ainda na década de 90 (Poço Serra do Tonã em 1997 e Poço Serra da Júlia em 1998), ambos locados sobre a Bacia Sedimentar de Tucano, um dos maiores aquíferosdo País. Existe uma explicação clara e objetiva do porquê da CERB ter escolhido e perfurado os poços nestes dois locais – “É ali que está a água de qualidade e em quantidade para atendimento da população da região e ali é, estrategicamente, o melhor local para distribuição da água do manancial subterrâneo”.

É importante salientar que ambos os poços foram perfurados pela CERB, exclusivamente para o Sistema de Abastecimento que será implantado, uma vez que já à época das perfurações, começou-se a elaboração do projeto em questão, partindo da captação de água nesta região e levando, através de adutoras, para 60 localidades espalhadas nos municípios de Macururé e Chorrochó.

No entanto, ao longo destes últimos 20 anos da perfuração dos poços, não obtivemos sucesso na captação de recursos para a execução do projeto e, somente agora foi conseguido destravar os recursos assegurados para tal.

Infelizmente demorou-se duas décadas para liberação dos recursos. E agora agradecemos que FELIZMENTE este recurso foi liberado para que possamos fazer este projeto acontecer e melhorar a vida de mais de 6.600 pessoas que há tanto sofrem com a seca do sertão.

Apesar das inúmeras explicações dadas pelos técnicos da CREB a respeito dos poços que atenderão o sistema, alguns moradores das localidades de Serra da Júlia, Serra do Tonã, Rocinha, Marruá e Sítio, vem solicitando (sem embasamento técnico) a perfuração de outros poços próximos aos existentes para que sejam utilizados no projeto que pretendemos executar. Projeto este que desde sua concepção já previa a utilização destes poços perfurados pela CERB para tal fim.

Contudo, nas diversas reuniões promovidaspor nossa equipe técnica nestas localidades, foi esclarecido que não há necessidade de perfuração de outros poços, uma vez que os dois existentes conseguem atender com substancial folga a demanda do projeto, como segue:

  • O poço Serra da Júlia tem capacidade máxima de produção de 158,40m³/h e utilizaremos apenas 39,42m³/h no projeto a implantar.
  • O poço Serra do Tonã tem capacidade máxima de produção de 41,68m³/h e utilizaremos apenas 29,34m³/h no projeto a implantar.

Em resumo, em nossas reuniões esclarecemos à população que os poços juntos têm capacidade de fornecer até 200m³/h e que necessitamos de pouco menos de 70 m³/h para atendimento de toda a população do projeto. Ou seja, utilizaremos no sistema apenas 35% da vazão que os poços juntos podem fornecer.

Em outros termos podemos fazer a seguinte análise: Os dois poços existentes têm uma capacidade de produzir até 200m³/h, o suficiente para atender uma população de mais de 30.000 pessoas. O projeto que será implantado contempla 60 localidades com um total 6.600 pessoas, população muito inferior àquela que os poços podem atender.

Portanto, não há justificativa técnica em nenhuma solicitação de perfuração de novos poços, até porque são poços de elevado custo para perfuração devido à profundidade e necessidade de revestimento em grande parte de sua extensão.

Apesar da ênfase com que esses dados são tratados durante as reuniões da CERB, alguns moradores ou “usufrutuários” do sistema atual ainda insistem que não permitirão que o projeto utilize os poços previstos no projeto. Salientam ainda que a CERB deve perfurar novos poços para abastecer o sistema que será implantado, independentemente da vazão que os existentes oferecem e do motivo que eles foram perfurados nesta região na década de 90.

Em resumo, grande parte da população das localidades próximas aos poços já está esclarecida e entende que não há necessidade de perfuração de novos poços. Uma pequena parte quer a perfuração de novos poços por uma questão de segurança no seu abastecimento. E alguns indivíduos específicos querem a perfuração de outros poços para que possam usufruir de demasiadas regalias e gerar riquezas além daquelas que o Estado pode fornecer à população.

 

RESUMO TÉCNICO DO PROJETO

a) Captação: Dois poços tubulares, um em Serra da Júlia e outro em Serra do Tonã, conforme dados apresentados anteriormente.

b) Adutoras: Serão executados um total de 180 km de adutoras.

c) Estruturas de tratamento: Estão previstos os tratamentos por cloração e fluoretação.

d) Estruturas de Reservação: Serão construídos dois reservatórios de concreto com capacidade de 100m³ cada nas proximidades do poço de Serra do Tonã e serão instalados diversos reservatórios de fibra de vidro nas localidades mais povoadas ao longo do sistema.

e) Estruturas de distribuição: Serão executados mais de 32 km de redes de distribuição. As ligações domiciliares serão entregues com hidrômetros individuais para controle. Também está prevista a execução de diversos chafarizes em pontos estratégicos para atendimento da população mais dispersa da região. Será executada tomada de carro-pipa no Reservatório Apoiado de Serra do Tonã para possibilitar atendimento por pipa de outros moradores da região que tenham dificuldade de acesso a água.

 

ESCLARECENDO ALGUNS BOATOS

a) Os caminhões-pipas não ficarão impedidos de terem acesso ao poço Serra do Tonã ao longo da execução da obra. O cronograma de funcionamento do poço deverá continuar o mesmo que existe atualmente. Portanto, não é verdade que os pipas não poderão pegar água no poço quando iniciarmos as obras, inclusive, podemos providenciar melhorias no acesso dos caminhões ao poço para facilitar a operação.

b) Com a construção do sistema também será executada uma nova tomada de água para caminhões-pipas no reservatório de 100m³ que será construído. Portanto, não é verdade que após a conclusão da obra os caminhões-pipas não poderão ser abastecidos no poço Serra do Tonã. Pelo contrário, o novo sistema facilitará o atendimento da população mais distante através dos pipas.

c) Existe um cronograma planejado de execução da obra e de instalação das novas bombas do projeto que será implantado. Este cronograma foi elaborado para não interromper o atendimento da população que atualmente utiliza água dos Poços de Serra da Júlia e Serra do Tonã. Portanto, não é verdade que com o início da obra será interrompido o atendimento das localidades que hoje são beneficiadas.

d) As bombas que atualmente estão instaladas nos Poços Serra da Júlia e Serra do Tonã são equipamentos de pequena vazão que têm capacidade de retirar pouco mais de 8m³/h. Com a implantação do projeto, as bombas dos dois poços serão substituídas por equipamentos mais potentes, com capacidade de bombeio de 70m³/h juntos. Portanto, não é verdade a alegação de que não há água suficiente nem para as localidades próximas ao poço. A verdade é que as bombas instaladas são de pequena capacidade de produção e não conseguem atender à população das proximidades e aos pipas ao mesmo tempo.

A CERB continua disponível para qualquer esclarecimento que se fizer necessário. Diversas reuniões ainda serão realizadas com a população para maiores explicações.

Nosso compromisso sempre foi levar água com qualidade a quem mais precisa por esse sertão afora. E é inspirado nessa missão que prezamos e lutamos para que nossos projetos se tornem realidade.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

EUCLIDES DA CUNHA-BA: MECÂNICO MORRE APÓS CAIR DE MOTO NA BA-220

14/11/2017 14:45

Rodovia Estadual BA 220, trecho que liga as cidades de Euclides da Cunha e Monte Santo, tem mais um registro de acidente fatídico. Mais um em território euclidense. Romildo Nogueira Santos, um jovem de 19 anos, é a vítima fatal do mais recente acidente envolvendo algum tipo de veículo na rodovia estadual, fato acontecido na madrugada desta segunda-feira (13), proximidade do povoado Alecrim. Há apenas dez dias, uma colisão entre carro e moto resultou na morte do motociclista Oday José Ferreira (44), que residia no povoado de Contendas, na divisa entre os Municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo.

Segundo informações, Romildo, na madrugada desta segunda-feira, retornava de uma festa de vaquejada realizada no meio rural de Euclides da Cunha, quando trafegava pela esburacada e abandonada rodovia BA 220, a moto que conduzia bateu em um buraco e o condutor fora arremessado sobre a pista, vindo a óbito, ainda no local.

O corpo do jovem foi encaminhado do IML (Instituto Médico Legal) de Euclides da Cunha, onde foi necropsiado e liberado aos familiares para sepultamento.

Romildo Santos residia no Bairro da Caixa D'Água, em Euclides da Cunha, e trabalhava como mecânico de automóveis em uma oficina da Rua Santa Cruz, centro da cidade.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: Euclidesdacunha.com

<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>

NOTÍCIAS

JOVEM GRÁVIDA MORTA PELO MARIDO ANTES DO PARTO É ENTERRADA EM SERRINHA-BA

18/12/2017 12:19

VICE-PREFEITOS BAIANOS CRIAM ASSOCIAÇÃO; META É 'GARANTIR FUNÇÕES'

18/12/2017 12:15

SUSPEITOS DE TEREM ASSASSINADO UM SUB-TENENTE DA MARINHA DURANTE UMA TENTATIVA DE ASSALTO ENTRE CARAÍBAS E MACURURÉ FORAM PRESOS

18/12/2017 11:31

5 ASSALTANTES DE BANCO TOMBAM EM CONFRONTO COM A CIPE/NORDESTE NA BAHIA

14/12/2017 20:21

EUCLIDES DA CUNHA-BA: MAIS UM GRAVE ACIDENTE É REGISTRADO NA BA-220

14/12/2017 20:16

CHORROCHÓ-BA: BANDIDOS BLOQUEIAM BR-116 E ATIRAM EM CAMINHONEIRO; VÍTIMA SOBREVIVEU

14/12/2017 20:01

ASSALTO ENTRE CARAÍBAS E MACURURÉ DEIXA UMA VÍTIMA FATAL E UM ASSALTANTE BALEADO

14/12/2017 19:48

CANTOR DA BANDA 'LA FÚRIA' É CONFUNDIDO COM ASSALTANTE DE BANCO DURANTE OPERAÇÃO POLICIAL NA BAHIA

14/12/2017 19:40

GUGU SE DESPEDE DA RECORD: 'FORAM 3 ANOS DE SUCESSO'

14/12/2017 19:33

JUAZEIRO E PETROLINA SÃO DESTAQUES NO AGRONEGÓCIO DEVIDO AUMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE FRUTAS

11/12/2017 19:51

GABARITO DE CONCURSO DOS CORREIOS É DIVULGADO

11/12/2017 19:46

VEJA 13 NOVOS ITENS OBRIGATÓRIOS DE SEGURANÇA PARA VEÍCULOS NO BRASIL

11/12/2017 19:35

AUMENTO DO PREÇO DA GASOLINA COMEÇARÁ A VALER A PARTIR DE AMANHÃ (12)

11/12/2017 12:08

EUNÁPOLIS É CAMPEÃO DO INTERMUNICIPAL APÓS EMPATE COM EUCLIDES DA CUNHA-BA

11/12/2017 11:51

CANTOR É ELETROCUTADO ENQUANTO AJUDAVA NA INSTALAÇÃO DE SOM EM TEMPO DA ASSEMBLEIA DE DEUS

11/12/2017 11:39

MACONHA, CELULARES E ARMAS ARTESANAIS SÃO ENCONTRADOS EM CELAS DO PRESÍDIO REGIONAL DE PAULO AFONSO-BA

10/12/2017 20:06

PETROLINA-PE: PRF PRENDE QUADRILHA DE ASSALTANTES NA BR 407

07/12/2017 18:26

RIBEIRA DO POMBAL-BA: SUSPEITOS DE INTEGRAR FACÇÃO CRIMINOSA SÃO PRESOS E R$ 1,8 MILHÃO É APREENDIDO

07/12/2017 18:19

STF TEM 4 VOTOS A 3 CONTRA IMUNIDADE A DEPUTADOS ESTADUAIS

07/12/2017 18:08

BANDIDOS EXPLODEM QUATRO AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM JAGUARARI E ARACI

07/12/2017 17:54
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>
Share to OrkutShare to FacebookShare to TwitterShare to Google BuzzShare to LinkedinStumble ItMais...