A Rádio Lider do Sertão, de Chorrochó (BA), voltou a funcionar

05/10/2012 09:05

 

A Rádio Comunitária Líder do Sertão FM 104,9 MHz, retomou suas atividades na tarde desta quinta-feira (03), após quatro dias fora do ar, esclarecemos que isso ocorreu em necessidade de regularização da emissora junto à prefeitura municipal.

Visando o bem estar da população a Rádio Líder do Sertão FM, Ministério Público e Prefeitura em comum acordo decidiram que o aparelho da emissora funcionará no mesmo local do abrigo municipal e que a prefeitura disponibilizará um novo local para o estabelecimento da emissora.

A Rádio Líder do Sertão FM,o Ministério Público Estadual e a Prefeitura Municipal estará atuando em conjunto para o bem estar da população.

Pertencente à Associação Comunitária a rádio tem sua programação voltada à prestação de serviços comunitários e ao fomento de atividades culturais.

Contando atualmente com vários programas voltados aos mais diversos setores da sociedade, tem estabelecido parceiros na elaboração de conteúdo, como nos programas “Plantão Saúde” produzido pela Oboré comunicação e artes; e “Orientação a Agricultura Familiar”, uma iniciativa da Embrapa em conjunto com o Programa Fome Zero do Governo Federal. Na programação tem os programas religiosos das Igrejas Católicas, Assembléia de Deus e Igreja Batista.

O coordenador da rádio, afirma que o veículo tem como principal objetivo o estabelecimento de um canal de integração entre a comunidade, os movimentos sociais e o poder público. “A rádio se presta a mediação dos conflitos existentes no município. Sem ela não existe interlocução entre os diversos setores sociais”, explica.

Outro aspecto relevante é a prestação de serviços como a divulgação de informes referentes ao cotidiano da cidade. Notas de interesse público, comunicados de campanhas de saúde e até pedidos de doações de remédios podem ser feitos pela rádio. “Nesses dias que ficamos fora do ar, à ausência de um meio rápido de informar sobre esses assuntos fez muita falta para a cidade. As pessoas não tinham a quem recorrer”, reflete o Diretor. A rádio cumpre seu objetivo ao permitir o acesso a informação bem como a sua veiculação. “É uma forma bem democrática de comunicação. Permite a qualquer pessoa da comunidade expor suas demandas e até mesmo suas idéias”, comenta.

Dificuldades

Entre as dificuldades encontradas na manutenção da rádio, estão à falta de capacitação por parte da equipe e os poucos recursos financeiros. Toda equipe da rádio é composta por voluntários e os recursos são de alguns dos próprios participantes da instituição e de alguns apoiadores culturais como a Câmara de Vereadores.

Edilson, produtor musical e também coordenador da rádio, assume como principal problema na qualificação de pessoal a dificuldade na manutenção de uma equipe fixa. “Por ser um trabalho voluntário existe uma troca constante no quadro. Depois de algum tempo o pessoal arruma emprego ou vai estudar e não tem mais tempo para continuar na rádio”, explica.

 

Fonte: Rádio Lider do Sertão

Deixe seu comentário

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário