A romã é rica em fitoquímicos

18/04/2012 18:40

Uma pesquisa publicada no jornal Daily Mail descobriu que a romã é uma fruta poderosíssima. Dentre seus benefícios estão a prevenção de doenças cardíacas e até o alívio do estresse. A fruta veio do Irã e foi levada pelos fenícios para o Mediterrâneo de onde chegou para o Brasil. Todas as partes da fruta semente, folhas, flores, raízes, suco- são aproveitáveis.

A romã é rica em fitoquímicos. Em sua fórmula existem ferro, cálcio, cloro, cromo, potássio, zinco, sódio, vitamina C e muitos outros nutrientes. Um estudo constatou que as pessoas que consumiram a fruta durante um determinado período tiveram um benefício significativo na saúde celular. Eles tiveram benefícios no funcionamento de órgãos como cérebro, fígado e rim.

Os cientistas observaram também que a fruta é anticancerígena e ameniza os sintomas da diabetes, pois diminui a glicemia pela inibição da absorção de carboidratos. Outro benefício da romã são os antioxidantes contidos nela. Ela combate o envelhecimento precoce da pele evitando a flacidez cutânea, impedindo a perda de elasticidade, rugas e manchas.