Abaré, Chorrochó, Macururé, Rodelas e outros municípios da região receberão a Secretaria da Agricultura Itinerante-Seagri

01/09/2012 12:15
 

O objetivo do projeto é conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares.

A Secretaria da Agricultura,Irrigação e Reforma Agrária,SEAGRI,traz para a cidade de Chorrochó, o Projeto SEAGRI ITINERANTE,nos dias 04 e 05 de setembro (terça e quarta),no Centro paroquial, localizado na rua vereador Francisco pereira s/n Centro Chorrochó-Ba. Horário início 08h30min.
O objetivo do projeto é conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares da região.

O corpo técnico da Secretaria ouvirá as demandas dos produtores, discutindo com eles alternativas de solução para os problemas detectados, e fará apresentações demonstrando o papel articulador da Secretaria.Municípios Participantes Chorrochó, Paulo Afonso,Glória Rodelas,Abaré, Macururé,Jeremoabo,Santa Brígida,Antas,Novo Triunfo,Sítio do Quinto,Adustina,Paripiranga, Pedro Alexandre,Coronel João Sá.


O SEAGRI Itinerante foi concebido para viabilizar condições para o desenvolvimento e fortalecimento da agropecuária baiana. Confira o projeto itinerante.


PROGRAMA:

SECRETARIA DA AGRICULTURA ITINERANTE BAHIA

Setembro/2012
Salvador - BA

1.O PROJETO

O Projeto SEAGRI ITINERANTE, criado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, SEAGRI, tem o objetivo de conhecer in loco as dificuldades de cada região e município baiano, e fazer com que o produtor sinta mais de perto a presença do Estado. O corpo técnico da Secretaria ouvirá as demandas dos produtores, discutindo com eles alternativas de solução para os problemas detectados, e fará apresentações demonstrando o papel articulador da secretaria.


2.OBJETIVOS

Gerais:

•Conhecer in loco as dificuldades de cada região e município baiano

Específicos:

•Divulgar e difundir ao público em geral, e em especial aos agricultores familiares, as oportunidades que o programa enseja.


3.JUSTIFICATIVA

SEAGRI Itinerante

O Projeto SEAGRI Itinerante foi concebido para viabilizar condições para o desenvolvimento e fortalecimento da agropecuária baiana, levando o Governo ao encontro do produtor para conhecer de perto suas dificuldades e buscar, em conjunto, as soluções.

Ao reafirmar o seu papel de articuladora, com a iniciativa da SEAGRI Itinerante a Secretaria poderá prestar esclarecimentos e alavancar os programas que já estão em andamento e, com relação às demandas elencadas, estas darão maior embasamento para a elaboração de novas políticas públicas e programas voltados para o setor agropecuário.

4.METODOLOGIA

No dia 04 de setembro, no município de Chorrochó, as lideranças das várias cadeias produtivas, produtores, agricultores, representantes dos sindicatos e entidades de classe do Território de Identidade Itaparica, apresentarão os problemas e dificuldades de cada cadeia para o Secretário, as diretorias das empresas vinculadas (EBDA, Bahia Pesca, ADAB e CDA), os Superintendentes (de Desenvolvimento Agropecuário, Agricultura Familiar, Política do Agronegócio e Irrigação) e equipe técnica da SEAGRI. Em seguida, serão realizadas visitas técnicas nos municípios de Macururé, Rodelas e Abaré.

O dia 05 de setembro se inicia com uma visita técnica no município de Santa Brígida. Em seguida, no município de Jeremoabo, as lideranças das várias cadeias produtivas, produtores, agricultores, representantes dos sindicatos e entidades de classe do Território de Identidade Semi-Árido Nordeste II terão uma audiência com o Secretário, as diretorias das empresas vinculadas (EBDA,Bahia Pesca,ADAB e CDA),os Superintendentes (de Desenvolvimento Agropecuário, Agricultura Familiar, Política do Agronegócio e Irrigação) e equipe técnica da SEAGRI. Após esse momento, serão realizadas visitas técnicas nos municípios de Antas, Novo Triunfo, Sítio do Quinto e Adustina.


5. ORGÃOS ENVOLVIDOS

•EBDA
•ADAB
•BAHIA PESCA
•CDA
•PREFEITURAS/SECRETARIAS MUNICIPAIS
•SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES
•BANCO DO BRASIL E BANCO DO NORDESTE
•CONAB
•SEDIR
•CAR

6.PÚBLICOS ENVOLVIDOS

•Agricultores familiares e suas organizações e lideranças das várias cadeias produtivas

7.REALIZAÇÃO / PERÍODO

•Período: 04 e 05 de setembro de 2012.

•Municípios Participantes
Chorrochó, Paulo Afonso, Glória Rodelas, Abaré, Macururé, Jeremoabo, Santa Brígida, Antas, Novo Triunfo, Sítio do Quinto, Adustina, Paripiranga, Pedro Alexandre, Coronel João Sá.

•Cadeias Produtivas
Aquicultura e Pesca;
Fruticultura Irrigada e de Sequeiro(umbu e caju);
Ovinocaprinocultura;
Apicultura;
Grãos de Milho e Feijão.