Água para Todos inicia entrega de cisternas em Caraíbas no Município de Chorrochó– BA

20/02/2012 12:32

Secretário de Governo Municipal José Nilson recebendo as cisternas
 
Água para Todos inicia entrega de cisternas em Caraíbas no Município de Chorrochó– BA.











Já se encontra na cidade de Chorrochó as cisternas de polietileno (plástico), cada cisterna tem durabilidade de 20 anos e capacidade para armazenar 16 mil litros de água.

As cisternas de placa, poços com dessalinizadores e sistemas simplificados de abastecimento são as tecnologias utilizadas pelo Programa Água para Todos para beneficiar 750 mil famílias do Semiárido brasileiro.

O Secretário de Governo do Município de Chorrochó ,Senhor JOSÉ NILSON RODRIGUES (NILSINHO), responsável por todos os convênios do município, recebeu da CODEVASF as primeiras cisternas de polietileno, que serão entregues no Povoado de Caraíbas, segundo Nilsinho, todas as comunidades rurais do município irão receber as cisternas.

Secretário de Governo Municipal José Nilson recebendo as cisternas(Foto: Lider do Sertão FM).

A partir de agora, os moradores da zona rural de Chorrochó pode consumir água livre de contaminação, pois os sistemas de armazenamento – de polietileno – impedem a entrada de contaminantes, o que evita também o surgimento de doenças de origem bacteriológica, parasitária ou microbiológica, como cólera, hepatite e enfermidades provocadas por coliformes fecais.

A durabilidade dos reservatórios também já pode ser comprovada mediante a utilização em países como Austrália, México, China e Índia, onde seu tempo de vida útil contabilizou 35 anos. Por serem produzidos especialmente para a exposição solar recebem aditivos para resistir a raios ultravioletas, sendo opção adequada para o Brasil.
Além disso, a agilidade na fabricação e montagem das cisternas de polietileno permite a produção em grande escala, o que atende à necessidade do emergencial do Semiárido minimizando os efeitos da falta de água e da água de péssima qualidade consumida pela população.

O Secretário de Governo foi o principal articulador do município de Chorrochó – BA, junto ao Ministério da Integração Nacional e CODEVASF de Juazeiro, para a inclusão das comunidades: CARAÍBAS, BARRA DO TARRACHIL, SÃO JOSÉ E VÁRZEA DA EMA, além das comunidades rurais no Programa Água Para Todos do Governo Federal.