ANIVERSÁRIO DE 100 ANOS DE ABIDIAS DE SOUZA REIS

19/02/2015 11:08

Sr. Abidias de Souza Reis - 100 anos de idade

 

Nascer, crescer, enfrentar todas as dificuldades e perigos da vida; envelhecer, vencer doenças e chegar aos 100 anos de idade com boa condição física e mental, é para poucos. Abidias Reis é um deles.

 

Nesta terça-feira, 17 de fevereiro de 2015, comemorou-se em Formosa, no município de Macururé-BA, o aniversário de 100 anos do Sr. Abidias de Souza Reis (Abidias Gago). Foi um dia de muita festa com direito a missa, homenagens, abraços, aplausos, bolo, churrasco, bebida e forró.

 

A festividade iniciou-se dias antes com a chegada de filhos, netos, parentes e amigos que vieram de outras regiões especialmente para este aniversário.

 

No dia do aniversário, por volta das 13h00min houve uma Missa celebrada pelo padre da Paróquia de Macururé, José Raimundo, em frente a casa do Sr. Abidias. Uma estrutura com barracas, mesas e cadeiras foi montada para recepção dos convidados.

 

Celebração da Missa (Clique nas imagens para ver todas as fotos)

 

Durante a missa o Sr Abidias foi aplaudido e recebeu homenagens, além de pousar para fotos com toda sua alegria e simpatia. Após a missa, recebeu muitos abraços e felicitações.

 

Abidias sendo abraçado (Clique nas imagens para ver todas as fotos)

 

Com muito forró, ao som de sanfona, zabumba e triângulo, os convidados foram servidos de muita comida e bebida. Uma das melhores festas de aniversário já vistas na região. Foi tudo muito bonito.

 

Forró Pé-de-serra durante a festa (Clique nas imagens para ver todas as fotos)

 

E para encerrar o dia com muita alegria houve uma festa após as 21h00min com Fabinho dos Teclados e Grupo GL, que tocou até as 03h00min do dia 18.

 

Fabinho dos Teclados  e Grupo GL (Clique nas imagens para ver todas as fotos)

 

O Sr. Abidias ainda reside nas proximidades da Antiga Formosa, hoje chamada de Rua Velha, a aproximadamente 3 quilômetros da atual Formosa. Vive e faz parte de toda história da comunidade. Casou-se com a Sr.ª Eremita Tertulina Reis (Dona Duzinha) em 1940, ficou viúvo em 2006; Teve 15 filhos: Josefa de Souza Reis (Zefinha), Maria Tertulina Reis (Maria Si), Francisca de Souza Reis, Leonice Reis Lima, Leonora Reis Teixeira, Jacira Esteves Reis, Lourival de Souza Reis, Maria Dolores Reis Antônio (falecida), Maria Marlene Reis (falecida) e Silena de Souza Reis (falecida). Atualmente, ele tem 19 netos, 27 bisnetos e 4 tataranetos. 

 

“Há 100 anos nasci na Fazenda Favelas, Canudos-BA, filho primogênito de Francisco de Souza Reis e Josefa Macêdo Reis, casei com Eremita Tertulina Reis. Tive 15 filhos, criei 10 e morreram 5.

Ao longo de dez décadas ouvi e contei histórias de cangaceiros, revoltosos, valentes, covardes, pega de boi e toadas.

Tive lembranças intermináveis de familiares e amigos que se foram. Mesmo com a presença de tantas ausências, continuo Amando e querendo bem. Portanto, não poderei esquecer pessoas que foram testemunhas da minha vida, para juntos festejarmos sobre o desejo de que você no futuro, possa comemorar semelhante data”.

Abidias Reis.

 

VEJA AS FOTOS:

Obs: São mais de 250 fotos. Clique em qualquer imagem para ver todas as fotos.

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS. SÃO MAIS DE 250

 

Portal Formosa, seu portal de notícias