Cientistas comemoram pouso da nave-robô ‘Curiosity’ em Marte

06/08/2012 21:58

 

Cientistas da Agência Espacial Americana comemoraram muito, nesta segunda-feira, o pouso da nave-robô "curiosidade" no planeta vermelho.

Pouso confirmado: estamos em Marte. A viagem começou em novembro do ano passado. O robô "Curiosidade" percorreu 570 milhões de quilômetros. Foi dentro de uma cápsula até a atmosfera marciana. Depois, com a ajuda dos motores, pousou suavemente.

E já vieram fotos de lá. O carro-robô é o mais moderno de todos que já partiram da Terra. Ele vai colher gases da atmosfera e fragmentos do solo, e permitir aos pesquisadores identificar possíveis bactérias. Ou seja, ajudar na busca por vida fora do planeta Terra.

É uma história que já dura mais de 60 anos. Em uma exposição em Nova York, é possível acompanhar a ida ao espaço, o homem na Lua e os dias de hoje, onde o cenário é laranja e tem um carro supermoderno desbravando o terreno.

O pesquisador Mike Shara diz que "o veículo também vai medir a radiação, a temperatura, o vento, a umidade, a pressão”, e ajudar o programa espacial americano a planejar a primeira viagem do homem a Marte até 2030.

Deixe seu comentário

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário