CONFIRA COMO FOI O IV FÓRUM DO ASSOCIATIVISMO DE MACURURÉ-BA

18/05/2017 12:04

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Na última sexta-feira (12), a PREFEITURA MUNICIPAL DE MACURURÉ, através da sua SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E PÉCUARIA, realizou o IV FÓRUM DO ASSOCIATIVISMO.

O evento contou com a presença de representantes das Associações dos Produtores Rurais, de Instituições Governamentais e Não-governamentais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Também esteve presente o Prefeito do Município Everaldo Soares e os Vereadores, Inácio, Jonas (Gato) e Romildon.

O SETAF foi representado por Cláudio Ademar da CAR (Companhia de Ação Regional), Antônio Carlos e Cícero da BAHIATER –, CLÁUDIO destacou a importância da descentralização das ações do Governo do Estado através do SETAF Territorial e a criação dos SEMAFE’s dos Municípios, possibilitando o acesso aos convênios da SDR, por exemplo.

O PROMER. ANTÔNIO CARLOS falou sobre a importância do SEMAF, especialmente na doação de sementes, raquetes de palma e o Programa Garantia Safra. Alertou também aos produtores sobre as mudanças que ocorreram nas regras da DAP, destacou também os tipos e a importância da DAP que serve como a identificação do Produtor Rural, e que a partir de agora terá a validade de 2 anos.

A ADAB, através do seu Coordenador Geraldo Germino, do Engenheiro Agrônomo Albany Lopes, o Biólogo Marcelo Sampaio, e Jorge Robson (Gatão), deu uma verdadeira aula sobre a febre aftosa e os riscos econômicos que ela pode causar, destacando a importância da ADAB para o controle sanitário dos vegetais e animais, mas recentemente a fiscalização está voltada para o controle da Cochonilha do Carmim, praga que ataca a palma e causou a redução na produção da forrageira nos estados do RIO GRANDE DO NORTE, PARAIBA, PERNAMBUCO, e foi identificado recentemente no município de GLÓRIA, na Bahia.  A equipe recomendou também que os produtores declarem os seus animais através do cadastro na ADAB, favorecendo as ações de políticas públicas no Município.

O SEBRAE através do seu coordenador Regional, Fabio Alves, e em parceria com o Veterinário Rafael Sene da AGROCURAÇÁ, destacaram a importância do Associativismo e das ações coletivas para solucionar os problemas do campo, especialmente na produção de reservas de alimentos para o rebanho, como a palma forrageira plantada com variedades resistentes às pragas, por exemplo, a espécie Orelha de Elefante mexicana, na modalidade adensada e irrigada.

O BNB – Banco do Nordeste do Brasil, através do seu Gerente Geral, Herbert de Medeiros e o Gerente do PRONAF, Ricardo Bereng, trouxeram a proposta de renegociação dos financiamentos adquiridos no período anterior a 2011, através da Lei 13.340 que autoriza o Banco a renegociar com os Produtores Rurais com desconto que pode chegar até 95%. Também lembraram que o conhecimento e o planejamento favorecerão as práticas e as ações do homem do campo.

No fórum, foram discutidas as questões fundiárias com a proposta da Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundos e Feixo de Pasto e a Central das Associações Integradas do Uauá, que tem como objetivo, através do SEPROME, a regularização fundiária das Comunidades Tradicionais através da certificação de uso comunitário da terra por 90 anos ou mais.

O Consórcio GT1+EMAB, através do convênio com o INEMA e a Prefeitura Municipal de Macururé, irá realizar o cadastramento do CEFIR - Cadastro Estadual Florestal Imóvel Rural, do qual será condicionante a partir de dezembro para aquisição de FINANCIAMENTO RURAL, DAP, TITULO DE TERRA, PROGRAMA MILHO NO BALCÃO, entre outros.

Finalizando o evento, o Prefeito EVERALDO comprometeu-se com Produtores Rurais na busca por melhorias na qualidade de vida do homem do campo e no desenvolvimento da agricultura e pecuária, que é a principal força do município, lembrou também que através de emenda parlamentares do Deputado Federal José Nunes, algumas associações serão contemplados com máquinas agrícolas ainda esse ano.

 

A imagem pode conter: 2 pessoas

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sentadas, multidão e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS 80 FOTOS

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACURURÉ

Macururé com muito amor

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE AGRICULTURA E PECUÁRIA

Macururé terra do bode,

Orgulho da nossa terra

 

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: SMMAP