EUCLIDES DA CUNHA-BA: APARELHOS "CHUPA-CABRAS" SERIAM INSTALADOS EM BANCOS DA CIDADE POR QUADRILHA

08/03/2013 09:10

Sobre a prisão de um homem, suspeito de ser integrante de quadrilha que assaltaria agência bancária de Euclides da Cunha, ou de outras cidades da região, as informações que se procedem não se remetem mais a todos os indícios que foram apontados no ato de uma detenção ocorrida no início do mês de fevereiro deste ano. De acordo com as investigações da polícia, o suspeito que foi detido no dia 2 de fevereiro poderia fazer parte de uma quadrilha, mas nesse caso seria de instaladores de aparelhos “chupacabra” em caixas eletrônicos de bancos e não de quadrilhas que explodem agências bancárias. Dois dias depois da primeira prisão, outro homem foi detido suspeito de participar das atividades ilícitas.

A primeira detenção foi realizada na noite do dia 2/2, por policiais do CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional), que pertence ao 5º BPM de Euclides da Cunha, mediante informações fornecidas pela Polícia Militar da cidade de Quijingue - BA. Na ocasião, Francisco Soares Rufino foi detido próximo à cidade de Tucano – BA, ele estava fugindo pela BR 116/Norte em uma caminhonete Nissan Frontier após perseguição policial iniciada na cidade de Quijingue. Antes da detenção, o acusado havia furado um bloqueio policial montado na ligação da BA 281 com a BR 116/Norte.


Francisco foi conduzido para a 1ª DT de Euclides da Cunha e apresentado ao delegado regional da 25ª Coorpin, Dr. Miguel Vieira, que lavrou as circunstâncias do fato e determinou o recolhimento do acusado ao xadrez da carceragem. Com o acusado foram aprendidos vários carregadores, uma câmera fotográfica e baterias de telefone celular; além do veículo. As baterias apreendidas serviriam para alimentar os dispositivos “chipacabras” que estavam sob posse do outro comparsa.

A segunda detenção foi fruto de investigação policial comandada por Dr. Miguel Vieira que, após ouvir Francisco Soares Rufino, identificou mais uma pessoa envolvida no crime. Com base nas informações apuradas, policiais da 25ª Coorpin prenderam o suspeito identificado apenas como Claudinei.


Este segundo acusado foi detido na tarde do dia 4 de fevereiro em um hotel da cidade de Cansanção – BA. Com ele foi apreendido dezenas de cartões de crédito e de poupança – supostamente roubados ou clonados, cartões de memória, pen drivers, um celular, carregadores de celular e dois aparelhos de leitura de cartão magnético “chupacabras” – dos quais bandidos instalam de forma irregular nos caixas eletrônicos para capturar dados dos cartões dos correntistas e cloná-los.

Os materias aprendidos, associados às imagens e vídeos da cêmera fotográfica apreendida, indicam que os dispositivos "chupacabras" seriam instalados na agência do Banco do Brasil em Euclides da Cunha.

Quanto aos indícios de Francisco Soares Rufino ser integrante de uma quadrilha de assaltantes de agências bancárias, nada foi confirmado, essa informação só se propagou devido a precipitação de alguns meios de comunicação, inclusive de Euclides da Cunha que, diante da onda de assaltos que aconteciam nas cidades vizinhas em dias anteriores, associaram-no como suspeito de tal crime.

Contudo, valeu o trabalho rápido da polícia civil que por pouco não teve as investigações afetadas mediante as informações imprecisas.
Os dois acusados encontram-se detidos no xadrez da custódia da 1ª DT, onde estão à disposição da Justiça.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Euclidesdacunha.com