Laranja com formato de uma cenoura chama atenção na Bahia

12/07/2012 19:47

Agricultor Joel não sabe se descasca ou manda a fruta para pesquisador


Nas Ruas

Uma laranja com o formato parecido com o de uma cenoura chamou a atenção dos moradores da localidade de Barro, no município de Varzedo (a 200 km de Salvador), no Recôncavo Baiano.  A fruta surpreendeu até o agricultor Joel de Souza Barreto,  61 anos, que nunca tinha visto nada igual em meio às plantações de amendoim, milho e laranja pera que cultiva no pequeno sítio da família.

No último domingo, dia 8, na companhia de amigos e da família, resolveu comer uma galinha da terra e, para a sobremesa, foi colher algumas laranjas e achou a fruta. Segundo ele, foi a primeira vez que colheu uma laranja com um formato diferente. “Planto laranja, milho, amendoim, mas nunca tinha visto algo assim”, disse.

 

Só adubo natural

Joel afirma que não aplicou qualquer tipo de tratamento diferenciado no cultivo da laranja-cenoura. “É só adubo natural, como restos de legumes e de verduras. Eu limpo a terra com a enxada e só. Na plantação, foi a primeira laranja diferente que achei”, contou.

Após registrar o fenômeno com fotos e dar entrevistas em rádios locais, ele diz que sua intenção seria conservar o exemplar, mas acredita que isso não seja possível. “Se não conseguir, vou descascar para ver como é por dentro ou vou levar para alguém estudar o caso. Lembra também uma pimenta”, salientou.

Admirado com o que viu, Joel mostrou a laranja a vizinhos e amigos e despertou a curiosidade de muita gente. O radialista Antônio Carlos foi um deles. “Nunca vi isso. Laranja em forma de cenoura. Impressionante”, comentou ele, que é vizinho de Joel.