MISTÉRIO REVELADO: OBJETO VOADOR QUE 'CAIU' ENTRE ABARÉ E CHORROCHÓ NÃO É UM BALÃO METEOROLÓGICO; CONFIRA A NOTA OFICIAL ENVIADA PELA EMPRESA RESPONSÁVEL

19/05/2017 17:29

Na última quarta-feira (17), um objeto voador “caiu” nas proximidades de uma fazenda, na divisa entre os municípios de Abaré e Chorrochó, na Bahia, e despertou a curiosidade da população local. Sem ter certeza do que se tratava, alguns sugeriam que era um balão meteorológico, outros diziam que era um equipamento do Google e alguns, mais exagerados, diziam que poderia ser um satélite.

O Portal Formosa, através de email, entrou em contato com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e informou o fato. O INPE entrou em contato com empresas do setor e, no dia seguinte, recebemos a informação que o equipamento faz parte de um projeto chamado Loon, da empresa X. Confira a nota:

 

Nota Oficial:

X, uma empresa da Holding Alphabet, confirma que trata-se de um balão do Projeto Loon. Nossa intenção com o Projeto Loon é transmitir acesso à Internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas ao redor do mundo. Após uma rotina de pesquisa e testes de voo, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local o gerenciamento da descida segura e lenta do balão em Chorrochó, no norte da Bahia. Uma equipe de resgate treinada já está a caminho para trazer o balão de volta para nossos laboratórios na Califórnia, onde nossos engenheiros poderão pesquisar mais sobre o seu voo. Agradecemos a hospitalidade e o apoio da comunidade local.

Obrigada,

Amanda, da ADVICE Comunicação Corporativa, representante do Projeto Loon no Brasil

 

Observação:

Na nota, a representante informa que o balão pousou no município de Chorrochó, porém, um morador daquela região afirma que o equipamento caiu dentro do município de Abaré. Contudo, o morador também informa que o GPS dá a localização como se estivesse dentro do território de Chorrochó. Por isso, temos esse impasse técnico em relação à localização.

 

O Projeto Loon faz parte do X, que é um laboratório de inovação dentro da Alphabet. O Projeto Loon não faz parte ou está ligado ao Google de qualquer forma, exceto que ambas são empresas do grupo Alphabet. Observe que X não é mais chamado de "Google X". É apenas "X" ou "X, a fábrica Moonshot" ou "X da Alphabet”, esclareceu a representante, em contato com o Portal Formosa.

O caso passou na TV, no jornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia, que também fez o esclarecimento à população. Clique aqui e assista a matéria.

Hoje (19), recebemos um email informando que o equipamento foi resgatado e levado para Petrolina-PE, de lá vai para Teresina-PI e depois será transportado para a Califórnia.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias