MPF cria página para explicar Mensalão a crianças e adolescentes

08/08/2012 22:27

O Ministério Público Federal (MPF) encontrou uma maneira criativa de levar o julgamento da ação penal 470, o caso Mensalão, para o público infanto-juvenil. O site da “Turminha do MPF” (www.turminha.mpf.gov.br), direcionado para crianças e adolescentes com temas relativos ao Poder Judiciário e Ministério Público, dedicou uma seção apenas para explicar o caso para a garotada.

 

 De maneira simplificada e utilizando uma linguagem leve, a página reúne, por exemplo, as acusações das 38 pessoas suspeitas de participarem do esquema. Para auxiliar a criançada a acompanhar um assunto tão complexo, foram elaborados dois infográficos. Um detalha o andamento do processo no Ministério Público desde 2005, quando o caso chega ao MPF. O outro explora fatos mais atuais, como a tipificação dos crimes dos réus.

 

 A página recheada de ilustrações foi baseada no relatório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e nas alegações finais do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. A “Turminha” dispõe uma lista de informações separadas por menu. O “Glossário do Mensalão”, por exemplo, traz a explicação para 42 termos familiares ao mundo jurídico e político.
 
 

Fonte: Chorrochó em Foco/com informações de Carlos Britto

Deixe seu comentário

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário