Notícias de 12 a 20 de março de 2012

25/03/2012 23:59

MAIS UM CAPÍTULO DA NOVELA EM ABARÉ-BA.

2012-03-12 21:06

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde o dia 22 de junho de 2011, quando o prefeito Delísio Oliveira da Silva, foi afastado pela primeira vez, junto com seu vice-prefeito, Manoel Campos da Fonseca, acusados de conduta vedada por terem distribuído camisas a alunos e professores nas Olimpíadas Escolares em ano eleitoral, o caos vem se instalando no município. No primeiro afastamento, o prefeito e vice, conseguiram ação cautelar com efeito suspensivo, e retornaram aos cargos dezessete dias depois. Dias esses de muita movimentação, com ocupação da frente da prefeitura por Índios da Tribo Tumbalalá e populares liderados pelo então Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Cícero Romão Marinheiro, que questionavam a forma duvidosa de eleições feitas às pressas na Câmara de Vereadores para definirem o prefeito interino.

Com o segundo afastamento, que ocorreu em 30/09/2011 onde o Sr. Sebastião Alcides, na época presidente da Câmara de Vereadores, assumiu interinamente a prefeitura por um período de aproximadamente três meses, agravou-se o quadro, pois além da insegurança da população em geral com os rumos que tomaria Abaré, vieram as ações administrativas desastrosas e duvidosas. Salários atrasados, funcionários fantasma, falta de médicos, falta de abastecimento de água na zona rural, P.S.Fs sem medicamentos, secretários municipais recebendo vinte diárias no período de um mês, entre muitos outros agravantes.

No dia 22/12/2011, o que já não andava bem conseguiu piorar, o Sr. Geraldo Rodrigues, conhecido pela sua forma assistencialista de fazer política, pelas inúmeras dívidas com agiotas adquiridas em sua campanha eleitoral, e por responder processo na justiça por apropriação indébita de consignados da CAIXA; conseguiu liminar para retornar ao seu cargo de Presidente da Câmara de Vereadores, consequentemente, o de prefeito interino do município.

O prefeito, Delísio Oliveira da Silva e o seu vice, Manoel Campos, que atualmente administram o município, retornaram aos cargos no dia 04/01/12, depois de liminar de ação cautelar deferida pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lawandowisk. Mas tem enfrentado grandes dificuldades para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido na sua gestão.

Até o momento, o vereador Sebastião Alcides não prestou contas ao TCM do período que passou à frente da prefeitura, muito menos devolveu toda base contábil e documentação do exercício anterior, impedindo o município de honrar seus compromissos realizando pagamentos importantes, como: transporte escolar (novembro e dezembro), fornecedores de medicamentos, terço de férias dos professores, entre muitos outros.
Outro fato importante, é que o Sr. Geraldo Rodrigues e seus comparsas, insistem em marcar datas para novo afastamento do gestor, causando insegurança não só na sociedade abareense, mas também em fornecedores importantes da prefeitura. Segundo setor responsável da prefeitura, licitações como de medicamento especial e material odontológico que antes eram disputadas por 8 a 9 licitantes não compareceu nenhum.
“Fornecemos para prefeitura de Abaré há seis anos, mas nesse quadro que se encontra não queremos arriscar vender e entrar outra pessoa depois que não tenha o mesmo compromisso em pagar.” Disse um fornecedor que foi participar de licitação e desistiu ao chegar à cidade e ouvir os boatos nas ruas.
O prefeito Delísio Oliveira da Silva, procurado pela nossa reportagem, mas não quis se manifestar ainda. Disse que falará com toda imprensa apenas quando auditoria que está sendo feita desde a sua volta seja finalizada para que possa apresentar a situação de forma geral.
A população de Abaré continua esperando e confiando em um final feliz para toda essa “novela”.


Marília T. Pontes
Secretaria de Comunicação Institucional Abaré-Ba
secomabare@hotmail.com

 

Os municípios irão contar com internet de alta velocidade podendo chegar a 100mbs a empresa também irá oferecer serviço de telefonia, móvel, fixo e Tv por assinatura.

2012-03-17 20:27

Tim irá implantar rede fibra ótica em Uauá nos próximos meses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Tim colocará nos próximos meses uma rede de fibra ótica, a cidade de Uauá irá recebe uma central da Tim (site). O Cabo de fibra ótica ira partir da cidade de Cícero Dantas até Petrolina no Pernambuco pela BR-235 e irá beneficiar todas as cidades do trajeto, com a implantação da nova rede da Tim os municípios irão contar com internet de alta velocidade podendo chegar a 100mbs a empresa também irá oferecer serviço de telefonia, móvel, fixo e Tv por assinatura.
O projeto faz parte dos investimentos da companhia para expansão dos seus negócios e oferta de serviços com mais qualidade em todo o território nacional. Com o uso de cabos OPGW, a empresa terá uma rede mais sofisticada.
O maior benefício é a estabilidade dos serviços, que contarão com tecnologia de ponta em transmissão ótica para suportar a crescente demanda por voz e dados. Além disso, por meio da Intelig, será possível oferecer aos consumidores da região serviços de telefonia fixa e dados a preços ainda mais competitivos.

Fonte: Umbuzada.com

 

Prefeito Rubinho é ovacionado por professores de rede municipal

2012-03-17 20:21

 

Tucano: Prefeito Rubinho é ovacionado por professores de rede municipal

Em dia de paralisação nacional dos professores, em protesto contra os governos que ainda não cumprem a lei nacional do piso do magistério, em Tucano, no sertão baiano, o prefeito ganha aplauso.

A lei exige o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação. O Prefeito Rubinho esteve na reunião promovida pelo SINDISMUT, com professores da rede municipal.

 

Na contra mão da maioria das prefeituras de todo o pais, que não cumprem o valor do piso nacional do magistério, definido em R$ 1.451 para 2012, a prefeitura de Tucano, através do seu gestor, definiu um aumento de 10% no salário dos professores, valorizando a classe e consolidando salários quase 20% acima do piso nacional, além de adequar pontos pendentes com relação ao cumprimento de 1/3 da carga horária para planejamento de aulas.


Desde a sua primeira gestão, a administração do Prefeito Rubinho prioriza investimentos em educação, não só nos espaços físicos construídos com alto padrão de qualidade, mais também nos profissionais que servem nosso município, premiando os destaques e remunerando dignamente nossos docentes.


Autor: site Bode Assado

Deixe seu comentário

rubinho

Data: 2012-03-18 | De: ka

parabens!!!

 

População de Paulo Afonso se mobiliza contra construção de usina nuclear no Nordeste

2012-03-15 12:40

Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14, no memorial Chesf uma mobilização contra a construção da usina nuclear de Itacuruba situada na região de Belém de São Francisco. O evento foi organizado pela Loja Maçônica Liberdade e Glória, situada no município de Glória-Ba.

Várias autoridades estavam presentes na solenidade, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra, o presidente da câmara municipal Regivaldo Coriolano além de autoridades maçônicas indígenas. Grande parte dos alunos do curso integrado de Biocombustíveis e Eletromecânica do IFBA também estavam presentes.

No evento várias palestras chamaram atenção do público mostrando os perigos da construção de uma usina nuclear também abordando as vantagens e desvantagens das outras formas de energia.  Além de uma bela apresentação artística desenvolvida por Marília Santos e sua filha Vitória abrilhantaram ainda mais o evento.

A obra da Usina Nuclear de Itacuruba que inclusive já foi visitada por organizadores da obra 3 vezes é estimada em 6 bilhões de reais porém acredita-se que pode chegar ate a cifra dos 10 bilhões de reais. Será que vale a pena investir tanto em algo tão arriscado? Era a pergunta que não queria calar durante toda manhã.

Também foi discutido sobre a questão de que muitos estudiosos chamam energia nuclear de “energia limpa” todos os presentes apontavam a inverdade na informação.

Enfim agora é esperar pelos resultados dos abaixo assinados e mobilizações contra a construção da usina, porém o que já da pra ver é que grande parte da população regional não querem esse grande inimigo morando ao lado.

 

 
                                                                                                                                                                                                                                   

Deixe seu comentário

Usina nuclear

Data: 2012-03-16 | De: Julio Cézar

Moro em Várzea da Ema e estudo no CESVASF em Belém do São Francisco. E no ano passado (2011)_ participei de uma palestra convocada pela Caravana NE (Caravana Anti-nuclear) e concientiza a todos da região sobre os principais problemas que essa Usina pode causar a sociedade e também os possiveis acidente que podem acontecer...
Com isso na Região de Itacuruba está em contrução um obsevatório de astronomia, onde a região escolhida pela grande falta de poluição luminosa facilitando assim a observação de objetos que possivelmente venham a colidir com a terra.
E se a construção dessa Usina se proceder provavelmente esse observatório irá ser desinstalado, além da possivel causa de danos a sociedade... Sendo que eles tem que contar com lugares para depositar o lixo atômico, que em qualquer lugar que ele seja depositado ele volta para o ser humano....
enfim, é um projeto grandioso, mas que pra gente não irá animar muito, pois uma vez acontecido um acidente, meu Deus.... os desastres tantos ecologicos como sociais são enormes...
o governo deve pensar muito, sobre a construção dessa usina, tomar como exemplos outros paíse que tem esse tipo de energia para suprir suas necessidades energéticas e tudo mais.
Sou totalmente contra esse projeto, pois mesmos estão no municipio de chorrochó, poderemos ser atingidos por essa usina..
Um abraço
contatos: cezarcapmam@hotmail.com

 

Coelba foi a empresa com maior número de reclamações ao Procon-BA em 2011

2012-03-16 21:42


Oi, Lojas Insinuante, Ricardo Eletro e a Multibrás Unidade de Eletrodomésticos são as empresas seguintes do ranking

A Coelba foi a empresa com o maior número de reclamações no ano passado ao Procon-BA, com 743 registros, segundo dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2011, divulgado nesta quinta-feira (15), Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A cobrança indevida foi um dos motivos mais recorrentes das queixas dos consumidores.

O ranking é seguido, nesta ordem, pelas empresas OI, Lojas Insinuante, Ricardo Eletro e a Multibrás Unidade de Eletrodomésticos. “Esperamos que com o lançame

 

Dilma nega carona a deputados do PMDB de Goiás e aumenta a insatisfação no Congresso

2012-03-16 21:26

Afirmando que “a visita é técnica. Quando for uma viagem política, eu convido”, a presidente Dilma Rousseff fechou as portas do AeroDilma para levar os deputados federais Pedro Chaves, Sandro Mabel, Leandro Vilela e Íris Rezende a Goiania, onde ela tem encontro com o governador Marconi Perillo (PSDB). É bom notar que os parlamentares são da base aliada, votam sem questionar com o Governo e, no caso de Sandro Mabel, dinheiro não falta para comprar – cash!- um jato de primeira geração. A nota foi publicada na edição on line do Congresso em foco, pelo colunista Leandro Mazzini.

 

O uso de material didático para diminuir a homofobia nas escolas ainda dá o que falar

2012-03-16 21:18
Material didático ainda é polêmico / Foto: Divulgação

O uso de material didático para diminuir a homofobia nas escolas, vetado pela presidente Dilma  Rousseff em 2011, ainda levanta discussões calorosas.

Anteontem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi categórico ao afirmar que o kit anti-homofobia “não resolverá o problema”.

O deputado  Jean Wyllys, defensor do projeto, não gostou. “Não se trata de ‘ensinar diversidade sexual nas escolas’ [como muitos pensam], mas de reconhecê-la nas políticas públicas de educação”, defendeu.

Ele informou que marcará uma reunião com Mercadante para que o governo  reveja sua posição.

 

São Felix: Quadrilha que roubou 5 bancos no interior é presa em flagrante

2012-03-16 20:49

São Felix: Quadrilha que roubou 5 bancos no interior é presa em flagranteQuatro membros de uma quadrilha foram presos pelo arrombamento de cinco agências bancárias no interior da Bahia, divulgou nesta quinta-feira (15) o Grupo Aavnçado de Repressão a Crimes (Garcif/Feira de Santana).

Os crimes foram nas cidades de São Félix, Santanópolis, Ubatã, Ibirataia e Irará. Audiclei Noia da Silva, Deivid Quinto de Jesus, Fagner Seixas Pereira e Rildo Pereira de Andrade foram presos em flagrante em uma operação policial em fevereiro. Na ocasião, eles tentavam arrombar os terminais de autoatendimento de um banco em São Félix.

"Apuramos que os assaltantes presos em São Felix, eram os mesmos que haviam arrombado os terminais das agências bancárias de Santanópolis, Ubatã, Ibirataia e Irará, no mês de janeiro", diz o delegado Dermeval Amôedo Junior, coordenador do Garcif em Feira.

Os quatro estão presos na Unidade Especial Disciplinar, em Salvador, e a polícia investiga se participaram de outros crimes. Em depoimento, os assaltantes confessaram terem roubado as agências de Santanópolis, Ubatã, Ibirataia e Irará - o carro de um deles, um Ágile de placa NYD-7360, aparece em imagem da ação da quadrilha em Ubirataia e São Félix, onde foi apreendido.

Com a quadrilha, a polícia apreendeu uma pistola 380 e um revólver 38. Todos os quatro foram indiciados por formação de quadrilha e porte ilegal de arma.


Autor: Interior da Bahia e foto ilustração

 

Professores da rede Municipal de Canudos ocupam a prefeitura (ASSISTA VÍDEOS)

2012-03-15 19:30


 

Neste momento os professores da cidade de Canudos estão acampados em frente a prefeitura.
Funcionários contratados pela prefeitura que estão ilegalmente como porteiros da prefeitura ocuparam os portões e não deixaram os professores entrar.

No inicio houve muita tensão, uma pessoa foi flagrada na frente da prefeitura impedindo a entrada dos professores e a equipe do site canudos net descobriu que ele não é funcionário da prefeitura, logo quando a polícia chegou ele se afastou do portão.
Os professores irão passar o dia todo em frente da prefeitura.
O motivo é que em Canudos está em fase de aprovação o Plano de Carreira dos professores que já foi aprovado na Câmara de Vereadores no dia 05 de março de 2012 e aguarda o prefeito sancionar.

Segundo informações dos vereadores da oposição o prefeito não tem a menor intenção de aprovar, já que o mesmo no dia da aprovação fez um pedido de retirada do projeto, mas garantem se não for aprovado por ele os vereadores sancionarão.

Até o momento o Prefeito não se pronunciou.

Os professores seguem acampados agora dentro da sede da Prefeitura Municipal de Canudos.

 

Assista vídeos

Momentos de tensão em frente a prefeitura

Chegada da polícia

 

Fonte: canudosnet

 

Segundo o blog MACURURÉ NA NOTÍCIA, Professores e Funcionários de Educação sofrem "ameaças" em MACURURÉ...

2012-03-15 18:35

Quem conhece essa frase?
...pague o povo, pra o povo pagar o povo, se você não pagar o povo, o povo não paga o povo!!!

• Durante esses dias de greve nacional que começou desde o dia 14 último, os servidores municipais da educação de MACURURÉ (BA) estão em greve, lutando por seus direitos. Na pauta estar o cumprimento da Lei do Piso para a educação  em R$ 1.451 que é o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. O reajuste, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período, conforme determina a lei que criou o piso. Para barrar um projeto de lei que ameaça reduzir esse valor, a categoria organizou essa grande paralisação nacional agora em março.
 


Quero me dirigir aqui especialmente aos colegas, amigos(as), cidadãos macururéenses e principalmente aos educadores (professores e professoras) em greve, mas também aos que ainda não aderiram, e que estão fazendo falta para que possamos apressar as nossas conquistas.

Quanto maior a adesão à greve, maiores as possibilidades de obtermos a vitória total sobre o governo estadual e a nossa governante municipal. Disso os professores que ainda estão em sala de aula precisam saber. Quanto mais insistirem em não aderir à paralisação, mais tempo deve durar este movimento, pois o impasse fica estabelecido, com o governo municipal contando com este apoio auxiliar dos professores que estão em sala de aula.

Por mais justas que sejam as razões individuais de cada colega, há momentos na nossa vida em que os interesses maiores de classe - que acabam também beneficiando a cada um particularmente - devem falar mais alto. Este é um desses momentos. O futuro da categoria, do piso, da carreira de vocês, nossa vida profissional, enfim, estão em jogo. Nada justifica, portanto, a omissão.

Toda a categoria, em consonância com a decisão tomada democraticamente , deve cruzar os braços e manter a greve por tempo por esses 3 dias ou por tempo indeterminado para exigir que o governo municipal de Macururé cumpra a lei, pague o piso, o tempo extraclasse e atenda as demais revindicações dos educadores.

Mas, se muita gente gosta de comentar sobre as consequências na vida pessoal de quem faz greve, com o possível corte de ponto, quero falar também sobre as consequências da greve para o governo tanto estadual como municipal, que não sairá imune caso sejamos coerentes e levemos essa greve até as últimas consequências.

Primeiramente, quem tem que garantir os dias letivos para os alunos não é o professor, mas o governo do estado, a gestora municipal. Caso não o faça estará cometendo crime grave, descumprindo um dos mais importantes mandamentos constitucionais. Por isso, essa ameaça de cortar o ponto dos professores deve ser analisada por nós - e principalmente pelo governo - com o devido cuidado e respeito à comunidade escolar.

Caso o governo estadual ou a Prefeita de Macururé corte o ponto dos grevistas sem antes negociar conosco, não temos nenhuma obrigação de repor as aulas que foram cortadas por ambos. Lembremos que estamos em uma greve legítima e legal, garantida pela Carta Maior. E ainda por cima lutando pelo cumprimento de uma lei federal, que o governo estadual e municipal de Macururé descumpre.

Logo, ao cortar o ponto dos grevistas, o governo e prefeitura deve arcar com as consequências deste ato. Vocês são inúmeros professores na ativa. Se ficarmos 30, 40 ou 90 dias em greve que seja, onde a prefeita vai arranjar tantos profissionais habilitados para cumprirem a reposição destes dias nos finais de semana e feriados? E com que qualidade de ensino isso ocorrerá, caso a prefeita lance mão de leigos para cumprir as tarefas que vocês cumprem com brilhantismo?

Nem os educadores, nem a comunidade, e muito menos os órgãos como o Ministério Público podem aceitar uma coisa dessas, aliás o Ministério Público abraça essa causa.

Portanto, professores, se baterem o pé, mantendo a greve fortalecida e crescente, comparecendo ao movimento, esse governo municipal que estar air ficará cada vez mais sem mecanismos para nos intimidar.

Além disso, essa gestora  precisa obrigatoriamente investir no mínimo 60% dos recursos do FUNDEB com os salários dos profissionais do magistério na ativa. Caso corte um ou dois dias de salários dos grevistas, como vai justificar se ao final do ano as contas não fecharem por não ter investido os recursos do FUNDEB corretamente? É outro pepino nas mãos dessa prefeita, e se há uma coisa que dá cassação de mandato por improbidade administrativa são esses recursos do FUNDEB. A Prefeita teria que depositar esse dinheiro na conta de vocês, mesmo todos estando em greve durantes esses dias todos.

Claro que o governo tem seus instrumentos de pressão. Um deles, talvez o principal, é o corte de ponto, que tem efeito imediato. Dado ao grau de miserabilidade da categoria, que não consegue sobreviver sem o salário do mês sequer para bancar o básico (arroz, feijão, óleo, pão e leite), é preciso pensar em mecanismos para socializar essa realidade com a população em geral.

Uma das alternativas seria montar barracas na Praça eu sugiro, na frente da Prefeitura, em frente à Camara de Vereadores e também nos colégios, tanto estadual como municipal. Nessas barracas, caso haja o corte dos salários, faríamos o pedido de doações à comunidade, afim de montarmos cestas básicas para os colegas mais necessitados, exibindo ao mesmo tempo os contra cheques , que é o verdadeiro salário de vocês, enquanto a prefeita não paga o piso. Grandes cartazes devem ser afixados ao lado dessas barracas, mostrando a realidade dos educadores, comparativamente com a realidade salarial dos desembargadores, dos deputados, do governador, das secretárias da Educação e outras parasitas que existem por air.Este ato autoritário e ditatorial e burocrático do governo pode se converter num ato político, a mostrar a natureza cínica de um governo que constrói cidades administrativas, viadutos, estádios de futebol, mas corta o ponto dos educadores em greve e se recusa a pagar o mísero piso salarial, que é lei federal descumprida em MACURURÉ.

Um outro instrumento da Prefeita é mandar (mandar, este é o termo) que seus diretores escolares - aqueles que se submetem a tal pressão - declarem a ilegalidade da  greve, contrariando o que diz a Lei Federal. Neste caso, vocês devem resistir. Acampar em praças e exigir dos senhores diretores de escola e da secretária de educação respeito à Lei e à sociedade Macururéense e brasileira. Finalmente, não podemos descartar a possibilidade de acamparmos também em frente às casas de pais de alunos, para que eles vejam o sofrimento de vocês.  O silêncio cúmplice desses diretores é uma das responsáveis pela trágica situação vivida na Educação, e também pela violência social.Para todas essas mobilizações seria muito importante convidar os estudantes e pais de alunos para resistirem juntos conosco. É uma luta comum, de salvação da carreira dos educadores e da própria Educação pública de qualidade para todos.

Por isso, professores de luta, caso o governo municipal continue com sua costumeira intransigência, devemos enfrentá-lo com coragem e ousadia, mas acima de tudo com união entre os colegas da Educação. Divididos seremos facilmente derrotados. Unidos, temos chances reais de arrancar os nossos direitos, na luta e na lei. Principalmente na luta, na greve, já que este governo municipal não conhece outra forma de diálogo que não seja esta, a da luta aberta e destemida travada pelos valentes educadores.


Um forte abraço a todos e força na luta!

 

 

Morador do BTN 3, Paulo Afonso, cai no golpe do torpedo premiado e ainda comete crime

2012-03-15 12:11

Geraldo Ribeiro da Silva Junior, residente na Rua Wilson Pereira BTN 3,teve um prejuízo de R$ 1200,00 reais ao cair no golpe do torpedo premiado e ainda foi parar na delegacia.

 

De acordo com as informações exclusivas conseguidas pela equipe do ChicoSabeTudo, na manhã desta quarta-feira(14/03), por volta das 10 horas, Geraldo se dirigiu a Farma vida, localizada na Rua Caxangá, BTN 2 e solicitou o valor de R$ 200,00 reais em créditos para um número de celular e fugiu em seguida sem pagar os valores inseridos.

Ao perceber a fuga, a atendente correu atrás dele, chamou uma guarnição que estava próxima ao local, então Geraldo foi detido e conduzido para a Delegacia de Polícia para serem tomadas as providências cabíveis.

O acusado conversando com a equipe de reportagem do ChicoSabeTudo,disse que a recarga não era pra ele, mas sim para poder ganhar um prêmio, que seria uma casa no valor de R$300 mil reais. Segundo ele, a mensagem continha o nome do SBT e no dia anterior já havia sacado mil reais de sua conta e depositado em um número de conta, que estava na mensagem,o que seria uma forma para assegurar um outro prêmio: um carro novo.

Na delegacia, ele e o dono da farmácia entraram em um acordo, o acusado se comprometeu que hoje (15/03), pagaria os valores das recargas.

 

33 pessoas são presas em operação policial em Delmiro Gouveia – Fotos

2012-03-15 12:16

Na madrugada desta quinta feira (15/03) cerca de 180 policiais civis, militares e federais realizaram no município de Delmiro Gouveia a “Operação Limite” que resultou na prisão de 29 pessoas, entre elas duas mulheres, e a apreensão de 4 menores.

Os presos são acusados de estupro de vulnerável, homicídio, tráfego de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Foto:Minutosertão

A ação policial cumpria 40 mandatos de busca e apreensão no município. Foram apreendidas armas de fogo, drogas, máquinas caça-níqueis e munições.

A ação policial realizada nas zonas urbana e rural começou às 3 h e foi comandada pelos delegados Kelmann Vieira, diretor DPJA1 e Rodrigo Cavalcanti, regional da 1ª Delegacia Regional de Polícia que cumpriam 40 mandatos de busca e apreensão expedidos pelo Juiz José Lopes da Silva Neto e os promotores João Batista e Cláudio Telles, todos da comarca local.

Participaram da operação,  agentes da Polícia Civil da Operação Asfixia, Delegacia Geral de Polícia (DGPC), Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) e de várias delegacias pertencentes à Diretoria de Polícia Judiciária da Área 1 (DPJA1) juntamente com a Policia Militar, por meio do 9° Batalhão, que é comandado pelo coronel Fontes, e o Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo informações policiais, foram 35 viaturas da PC, cinco da PM e cinco da PRF empregadas na operação.

Balanço Parcial

Foram apreendidas na operação oito armas de fogo: 2 espingardas calibres 12, 2 rifles 22, 4 revolveres 38 e várias munições. A maioria deste material estava com um homem identificado como “Galego das Armas”. Também foram apreendidas 300 g de maconha, 13 pedras de crack, além de cinco máquinas caça-níqueis e 200 CDs e DVDs piratas.

Todos os presos se encontram na delegacia regional da cidade onde serão ouvidos pelo delegado Rodrigo Cavalcanti.

Em instantes mais informações  e vídeo.

Fotos:

Fonte:Minutosertão

 

MONTE SANTO: PREFEITURA ABRE CONCURSO

 

As inscrições serão feitas presenciamente de 14 a 30 de Março, e pela internet de 14 a 01 de Abril

2012-03-14 20:04

A prefeitura de Monte Santo, , abriu inscrições para concurso público municipal. São mais de 100 vagas para diversos cargos., com salários entre R$ 622 e R$ 3500.

As inscrições terminam no dia 30 de março de 2012 e devem ser feitas na Prefeitura Municipal de Monte Santo, situada  Praça Monsenhor Berenguer,  no horário de 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, de segunda à sexta-feira. Os interessados também podem se inscrever via internet, pelo site www.seletaconcursos.com.br

A taxa de inscrição custa entre R$ 30 e R$ 100.

A prova objetiva, de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório para todos os empregos, e ainda não tem data prevista.

A confirmação da data e do horário da prova objetiva de conhecimentos e a divulgação dos locais de aplicação serão divulgadas por meio de Edital de Convocação para a Prova, a ser publicado no Diário Oficial do Município, no endereço eletrônico: www.seletaconcursos.com.br e no mural de publicações da Prefeitura Municipal de Monte Santo.

CONFIRA AQUI TODO O EDITAL DO CONCURSO E DISPOSIÇÕES DE VAGAS

 

Padre faz vídeo na net dando dicas para arrumar namorada.

2012-03-14 19:45

 

 

 

 

 

 

 

Quem diria que um sacerdote da Igreja Católica iria dar dicas de como conseguir um(a) namorado(a)?.

De acordo com publicação de O Globo, o padre Chrystian Shankar, é de Divinópolis, no interior de Minas Gerais, e já está com quase 500 mil acessos do vídeo.“10 conselhos para quem deseja arrumar alguém”, posta do a menos de dois meses no YouTube.

Com um linguajar descolado, por vezes fazendo uso de gírias, ele se dirige a uma plateia de fiéis, arrancando risos e aplausos.

Veja aqui o vídeo clicando no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Vr3sd0Pkb7A&fb_source=message

Confira abaixo a lista dos 10 mandamentos

1) Livre-se do ditado “namorado e namorada não se arruma na noite”

2) Procure nos lugares certos:

3) Quem fica com todo mundo acaba ficando sem ninguém:

4) Cuidado com a maneira como você se veste:

5) Evite sair só com pessoas encalhadas:

6) Tenha resolvido sentimentos passados:

7) Tenha outros objetivos a não ser arrumar alguém:

8) Tenha foco. Não saia atirando para todo os lados

9) Pense que ninguém é responsável pela sua felicidade:

10) Busque o equilíbrio:

 

Fonte interiordabahia.com.br

 

ABARÉ: POLÍTICA PEGA FOGO

 

O Vereador Geraldo Rodrigues do Município de Abaré-Ba emitiu uma nota de esclarecimento referente à matéria veiculada no site da Rádio Líder do Sertão FM

2012-03-14 19:30














O Vereador Geraldo Rodrigues do Município de Abaré-Ba emitiu uma nota de esclarecimento referente à matéria veiculada no site da Rádio Líder do Sertão FM, como direito de resposta.

"Minha conduta política é clara e transparente. Sei exatamente quem redigiu a Nota de Repúdio destinada a mim, enviada à imprensa do site da rádio Líder do Sertão FM da cidade de Chorrochó no dia Publicada em 12/03/2012 às 17h29min. Minha única dúvida é se a mesma foi escrita por “Marília T.”. Pontes. Srª. Secretária de Comunicação Institucional pode ganhar seus pontos chaleirando seu chefe, mas pelo menos conte a história verdadeira, diga ao povo Abareense o que realmente estava acontecendo em nosso Município. Que o Prefeito “Que não administra para todos” não foi afastado por somente distribuir camisas nas olimpíadas escolares para alunos e professores em ano eleitoral, o Processo que ele responde é este:
Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – Abuso – de Poder Econômico – de Poder Político/Autoridade – Captação Ilícita de Sufrágio – Conduta Vedada a Agente Público – Corrupção ou Fraude. Além de outros processos Federais como a da Rádio FM Pirata, no Tribunal de Justiça da Bahia, Tribunal de Contas dos Municípios tem 04 (quatro) contas rejeitadas, na Controladoria Geral da União, e não é mais Réu Primário, pois o mesmo foi condenado por desvio de medicamentos, ficando 05 (cinco) anos sem direito político “Inelegível”. Cumprir a Lei todas as vezes que fui citado, não usei dos meus “comparsas” como foi dito na reportagem, para descumprir nenhuma Ordem Judicial, como o Sr. Prefeito usou os Índios e outros funcionários para ganhar tempo e voltar com o efeito suspensivo “Liminar”.

Quero esclarecer a População Abareense que não tenho débito na Caixa Econômica Federal, bem como esta casa Legislativa que Presido por 05 (cinco) mandatos. Enquanto as dividas com agiota, que você me acusa, minha vida particular não lhe diz respeito, e se cometi algum erro foi para ajudar ao meu povo, pois quem me conhece sabe que não tenho nada além do necessário. Lembrando ao povo de Abaré que não sou Advogado, Juiz ou Desembargador, para afastar quem quer que seja, o então Administrador esta respondendo na justiça pelos seus próprios méritos. Eu particularmente nunca vi em minha vida uma pessoa enriquecer tão rápido, sem ter empresa, ou outra renda, é o que consta na declaração feita na Justiça Eleitoral que declarou, quando o mesmo registrou a sua candidatura a Prefeito, me admiro ter adquirido tantos bens, se antes de entrar na Prefeitura era tão pobre. O povo deve prestar atenção em algumas atitudes do Administrador atual, observando o luxo em que vive só anda de Carrão, mora em uma mansão (como o povo mesmo diz), passeia de Jet Ski com as menininhas na garupa, e depois eu que apenas tenho casa simples, sem nenhum carro na garagem,sou o corrupto.

Se esqueci de algum fato, por favor, lembrar em nome do povo que ainda vive iludido, enquanto a Secretaria de Comunicação Institucional, aguarde só mais um pouco, pois a novela ainda esta nos seus primeiros capítulos."

Vereador:
Geraldo Rodrigues (PSD)

 

Fonte: Rádio Lider do Sertão

 

Justiça manda bloquear dinheiro arrecadado por Michel Teló com a música ´Ai se eu te pego´

2012-03-14 11:26

 

O juiz da 3ª Vara Cível de João Pessoa, Miguel de Brito Lyra Filho, concedeu liminar, ontem, em ação ordinária de indenização movida pelas estudantes Maria Eduarda Lucena dos Santos, Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga e Marcella Quinho Ramalho, coautoras da música ´Ai se eu te pego´, contra a Editora Musical Panttanal Ltda, com sede em Vila Planalto (MS), a cantora Sharon Acioly, o compositor Antônio Diggs, a empresa Teló Produções Ltda e o cantor Michel Teló, além da Gravadora Som Livre Ltda, com sede no Rio de Janeiro, e a Aplle do Brasil Ltda, sediada na cidade de São Paulo. 

Na decisão, o magistrado determina a indisponibilidade de toda e qualquer importância financeira arrecadada em função da venda da música. O juiz também manda citar a Editora Musical Panttanal Ltda, Sharon Acioly, Antônio Diggs, Teló Produções Ltda, Michel Teló, Gravadora Som Livre Ltda e a Aplle do Brasil Ltda.

´Concedo a medida cautelar para determinar que os 1º, 2º, 3º, 4º e 5º promovidos- Editora Musical Panttanal Ltda, Sharon Acioly, Antônio Diggs, Teló Produções Ltda e Michel Teló apresentem balanço contábil de faturamento com a música ´Ai se eu te pego´, consignando judicialmente a receita/lucro, mantendo o crédito indisponível até o trânsito em julgado da presente demanda´, afirma o juiz em sua decisão.

Ele também determina que o 6º e o 7º promovidos- Gravadora Som Livre Ltda, com sede no Rio de Janeiro, e a Aplle do Brasil Ltda- ´consignem judicialmente toda e qualquer importância financeira arrecadada com operações comerciais, nacionais e internacionais, relativas à música Ai se eu te pego, mantendo o crédito indisponível até o trânsito em julgado, no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil´.

O magistrado também determinou que o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) seja notificado para consignar judicialmente ´toda e qualquer importância financeira arrecadada originária da música Ai se eu te pego, no prazo de cinco dias, mantendo o crédito indisponível até trânsito em julgado´.

Por fim, o juiz da 3ª Vara Cível de João Pessoa concedeu prazo de 60 dias para que todos os réus apresentem balanço financeiro das receitas e contas pretéritas, desde a gravação da música pela Editora Panttanal, incluindo operações comerciais inerentes a cada um dos demandados.

Também determinou que os réus levem aos autos do processo, junto com a contestação, os instrumentos de acordo firmado com as estudantes Karine Assis Vinagre, Aline Medeiros Fonseca e Amanda Grasiele Mesquita Teixeira da Cruz, sob pena de busca e apreensão.

A ação movida por Maria Eduarda, Marcela Ramalho e Amanda Cavalcanti foi patrocinada por escritórios de advocacia de João Pessoa e Belo Horizonte. A ação é assinada pelos advogados Márcio Henrique Carvalho Garcia, Miguel Farias Cascudo, ambos da Paraíba, e pelos mineiros Hldebrando Pontes neto, Gabriela Junqueira Andrade, Leonardo Machado Pontes e Samuel Guilherme de Souza.  

 

Aparecem novos nomes como pré-candidatos na política de Chorrochó

2012-03-13 20:22

Segundo informações passadas ao site www.rodelasnoamidia.com.br, os pré-candidatos para a eleição de Chorrochó seriam:

Da situação: Rita Campos, Dra. Socorro e Nilson

Da oposição: possivelmente, Zé de Arnóbio e Juvenal

 

 

Mas, segundo informações fornecidas ao Portal Formosa, o esquema seria o seguinte:

Da situação: Rita Campos, Dra. Socorro e Jorge de Bosco.

Veja o que diz internauta: "Não se fala em Nilson, pois não tem serviço prestado e nem daqui é".

Da oposição: Beto de Arnóbio, João de Isac e Adriana Araújo.

Adriana Araújo é sobrinha do ex-prefeito Zé Juvenal e tem total apoio do tio.

        

Respectivamente: Adriana Araújo; Rita Campos; Dra Socorro e João de Isac. A s fotos dos outros não foram encontradas

 

Em breve traremos mais notícias sobre a política em Chorrochó, Macururé, Canudos e demais cidades ciclo-vizinhas.

 

Canudos: Banco do Brasil e Bradesco causam revolta aos canudenses

2012-03-12 23:25

Canudos: Banco do Brasil e Bradesco causam revolta aos  canudenses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os desrespeitos com os clientes do Banco do Brasil e Bradesco em Canudos chegaram ao absurdo. No ano passado, o Banco do Brasil obteve um lucro líquido de 12,1 bilhões de reais e o Banco do Bradesco teve lucro de 11,028 bilhões de reais, um dos maiores lucros do sistema bancário brasileiro; isso não significa que o tratamento dado aos clientes que pagam taxas abusivas todos os meses melhorou, ao contrario, aqui em Canudos por exemplo, o Banco do Brasil que foi assaltado no dia 11 de janeiro deste ano, até agora não teve seus serviços normalizados, causando transtornos e prejuízos para os comerciantes e toda população, que tem que se deslocar quilômetros de distância para resolver qualquer problema, além de levar horas em uma fila. A pergunta que não quer calar é a seguinte: por que será que só em Canudos o banco fica tanto tempo fechado?  seria imcompetência ou será que existe um interesse pessoal por trás disto?.

Já o Banco do Bradesco parece que resolveu ironizar de vez, e colocou um mini posto, com um caixa eletrônico que não faz depositos, só  saque; parece até uma piada de mal gosto, mas infelizmente, é verdade. Afinal onde está o compromisso das instituições financeiras com o povo de Canudos? se é que existe algum compromisso.

“A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero”.

 

AUXÍLIO-DESLOCAMENTO PARA GESTANTES

Municípios em todo o país podem solicitar acesso ao sistema que permite cadastrar e monitorar gestantes que vão receber o auxílio-deslocamento.

2012-03-12 23:11


O benefício, de até R$ 50,00, serve para pagar o deslocamento tanto para a realização de consultas pré-natal quanto para o parto. Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, 23 estados e 1.685 municípios iniciaram o processo de adesão.

 

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Estão abertas as inscrições até o dia 30/03 para a adesão de prefeituras ao programa Mais Educação, do MEC.

2012-03-12 23:06

O Programa Mais Educação oferece atividades em tempo integral aos estudantes do 1º ao 9º ano, atualmente atendendo a 2,8 milhões de estudantes que ficam na escola o dia todo participando de atividades, reforço escolar e tarefas nas áreas de esporte, informática e artes.
 
Ao todo, o governo deve investir R$ 1,4 bilhão este ano no programa. Têm prioridade escolas onde estudam beneficiários do Bolsa Família e também as que tiveram baixa avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
 
Segundo a presidenta Dilma, "Elas (as crianças) ficam na escola, no mínimo, sete horas por dia. Lá, recebem um lanche pela manhã, almoçam e depois, à tarde, fazem novo lanche. E o que é importante: têm reforço em matemática, português, ciências, praticam esportes, têm aula de arte e ainda fazem informática", explicou.

A expectativa é que 30 mil escolas façam parte do Mais Educação neste ano.

 

Piso, Carreira e 10% do PIB no PNE

2012-03-12 22:18
 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
 
APLB-SINDICATO DOS TRABALHADORES DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. De acordo com seu Estatuto, CONVOCA, todos os PROFISSIONAIS DO MAGISTERIO E DA EDUCAÇÃO atendendo a Convocação da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade de 3º Grau, para uma Assembléia Extraordinária a ser realizada neste SEXTA-FEIRA dia 16 de março às 10:00 horas da manhã na sede da ENTIDADE na Praça Osmar Ribeiro s/n, para participarmos da GREVE NACIONAL, com as seguintes reivindicações:

· Plena aplicabilidade da Lei 11738;
· 10% do PIB para EDUCAÇÃO;
· Carreira do Magistério.

 

Nova versão de Bruno faz advogado de Macarrão renunciar

2012-03-12 21:40

O advogado Wasley César de Vasconcelos renunciou no final da manhã desta segunda-feira (12) à defesa de Luiz Henrique Romão, o Macarrão, ex-secretário do goleiro Bruno Fernandes de Souza, ambos denunciados pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio, em junho de 2010.

Vasconcelos deixa o caso após o advogado do goleiro, Rui Caldas Pimenta, afirmar que Bruno vai dizer à Justiça que Eliza está morta e que o mandante do crime é seu ex-secretário particular. A afirmação, feita à Folha na última quinta-feira, foi divulgada na noite de domingo, na estreia do TV Folha, na TV Cultura.

Em contato com a reportagem no final desta manhã, Vasconcelos se limitou a dizer que deixava a defesa de Macarrão por razões de “foro íntimo”. Ele disse também que Macarrão já tem um novo advogado.

A reportagem localizou o novo advogado. Trata-se de Leonardo Diniz, que, segundo afirmou, vinha acompanhando o caso desde o final do mês passado, mas que ainda precisa se inteirar dos habeas-corpus apresentados pela defesa anterior de Macarrão sobre os pedidos de liberdade apresentados para o seu novo cliente.

Ele disse que leu a reportagem da Folha desta segunda, mas não quis comentar as declarações de Pimenta. “Por conduta ética, não vou me manifestar. O Macarrão vai se manifestar em juízo, mas não posso antecipar nada”, afirmou Diniz, sem revelar qual a posição do seu cliente diante da posição de Bruno de imputar ao seu ex-secretário toda a responsabilidade pelo crime.

NOVA VERSÃO

A Folha apurou que a saída de Vasconcelos do caso está ligada a uma suposta mudança de posição também por parte de Macarrão, que pode vir a assumir a versão de Bruno. Pessoas que atuam ou atuaram na defesa dos oito réus envolvidos no caso sempre disseram que o goleiro, por ter capacidade financeira, sempre exerceu influência sobre os demais réus.

Vasconcelos vinha defendendo todo esse tempo que não havia crime, que não há provas no processo que possa condenar Macarrão e que não há corpo. Contudo, se Macarrão mudar sua posição, todo o discurso do advogado soaria vazio. Sem ter mais como argumentar a favor do seu cliente, ele decidiu deixar o caso.

O advogado de Bruno afirmou que foi Macarrão quem levou Eliza para morrer. Entregou-a ao ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que matou Eliza, esquartejou o corpo e jogou pedaços dos membros para quatro cães.

Toda essa versão foi contada pelo primo adolescente de Bruno que cumpre medida socioeducativa em Belo Horizonte. Todos os réus negam ter participação no crime.

 

"Fiz o que estava a meu alcance,(...). Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias"

2012-03-12 21:21

 

 

 

 

 

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 64, renunciou à confederação que controla o futebol nacional. Além disso, também deixou o COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014), a cerca de dois anos para o Mundial.

Em carta lida na manhã desta segunda-feira (12) no Rio pelo seu sucessor, José Maria Marin, 79, um de seus cinco vices, ele diz que vai cuidar da saúde e ficar com sua família, mas se colocou à disposição para continuar "colaborando com o futebol brasileiro".

Marin cumprirá o restante do mandato, até 2015. E também herderá o cargo no COL. "Vou assumir o COL ao lado de um grande ex-jogador, o Romário", disse Marin, para em seguida corrigir e dizer Ronaldo, que já era integrante do comitê da Copa.

Trechos da Carta

"Presidir paixões não é uma tarefa fácil. Futebol em nosso país é associado a talento e desorganização. Quando ganhava, era graças ao talento, quando perdia, imperava a desorganização", afirmava a carta.

"Fiz o que estava a meu alcance, sacrificando a saúde e renunciando ao insubstituível convívio familiar. Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias", completou.

Saída conturbada

A saída do cartola, mineiro de Carlos Chagas e desde 1989 no cargo, quando chegou ao poder amparado pelo então sogro e presidente da Fifa, João Havelange, chegou a ser dada como certa por presidentes de federações estaduais antes do Carnaval, mas Teixeira garantiu que continuaria com as atividades normalmente.

Em crise não só dentro de campo --com a seleção brasileira eliminada das últimas Copa do Mundo e Copa América logo nas quartas de final-- como também e principalmente fora dele --em meio a novas denúncias de corrupção--, Teixeira já vinha dando sinais de que poderia sair.

No início de fevereiro, demitiu o tio, Marco Antônio Teixeira, da secretaria-geral da entidade. Ele estava na função praticamente desde o começo do mandato do sobrinho no final da década de 1980.

No final do ano passado, já havia nomeado o então presidente do Corinthians, Andres Sanchez, para diretor de seleções. Além disso, o ex-jogador Ronaldo foi colocado dentro do COL. Depois, o ex-atleta Bebeto.

Em 29 de setembro de 2011, foi internado em um hospital no Rio apresentando dores abdominais. O boletim médico disse que Teixeira tinha uma diverticulite (inflamação na parede do cólon, ligado ao intestino grosso) não complicada. Assim, faria tratamento apenas com anti-inflamatório, analgésico e uma alimentação regulada, sem necessidade de cirurgia. Recebeu alta dois dias depois. Enquanto esteve em observação, deu brindes para as pessoas que cuidavam dele, como bonés e camisetas da seleção brasileira. Um mês antes, foi alvo de protestos em várias cidades do país contra a sua administração. Além disso, enfrenta acusação de estar envolvido no maior escândalo da história da Fifa.

O chamado dossiê da ISL, ex-agência de marketing da entidade, falida em 2001, será avaliado pela Corte Federal da Suíça e tem documentos considerados comprometedores para Teixeira.

O processo, que tramita desde 2008, possui os nomes de dirigentes que supostamente receberam propina em negociação pelos direitos de transmissão de Copas do Mundo.

Pressionado, Teixeira perdeu força para virar o sucessor de Joseph Blatter na presidência da Fifa após a Copa de 2014, no Brasil.

Em 2000, chegou a enfrentar duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), no Congresso Nacional, porém o título da seleção no Mundial de 2002, segundo ele próprio, serviu para lhe dar força e terminar se mantendo à frente da CBF.

Seu mandato iria até 2015 graças a uma manobra no estatuto da confederação. Em 2008, ele conseguiu convencer os presidentes das federações estaduais a estender a gestão, de quatro para sete anos, para "não interferir" nos preparativos do país para a Copa-2014.

Vice

Sem ele, o estatuto da CBF diz que assumiria o vice-presidente mais idoso. Ao todo, eles eram cinco, um para cada região do país, e esse status acabou ficando com José Maria Marin, 79.

Representante do Sudeste e ex-governador de São Paulo, o dirigente recentemente foi flagrado por câmeras de TV colocando no próprio bolso uma das medalhas da premiação do título da Copa São Paulo de juniores conquistado no último dia 25 pelo Corinthians. Na ocasião, Marin disse que se tratava de "uma cortesia" da Federação Paulista.

CRONOLOGIA

Em 1989, o empresário mineiro Ricardo Teixeira foi eleito o 18º presidente da CBF e escolhido ser nunca ter tido qualquer experiência como dirigente. De acordo com reportagem da Folha em 1991, gastou US$ 2 milhões na campanha, distribuindo benesses às federações estaduais --elas é que definem o mandatário da CBF.

Sob seu comando, a seleção brasileira venceu a Copa do Mundo duas vezes (1994 e 2002) e encerrou um jejum de 24 anos. Ainda conquistou por três vezes a Copa das Confederações e em cinco vezes levantou a taça da Copa América.

Sua gestão na entidade máxima do futebol brasileiro também ficou marcada por parcerias milionárias (especialmente com a Nike), viradas de mesa no Campeonato Brasileiro, escândalos de arbitragem e CPIs no Congresso. Informações da Folha com foto da Folhapress.

 

MAIS UM CAPÍTULO DA NOVELA EM ABARÉ-BA.

2012-03-12 21:06

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde o dia 22 de junho de 2011, quando o prefeito Delísio Oliveira da Silva, foi afastado pela primeira vez, junto com seu vice-prefeito, Manoel Campos da Fonseca, acusados de conduta vedada por terem distribuído camisas a alunos e professores nas Olimpíadas Escolares em ano eleitoral, o caos vem se instalando no município. No primeiro afastamento, o prefeito e vice, conseguiram ação cautelar com efeito suspensivo, e retornaram aos cargos dezessete dias depois. Dias esses de muita movimentação, com ocupação da frente da prefeitura por Índios da Tribo Tumbalalá e populares liderados pelo então Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Cícero Romão Marinheiro, que questionavam a forma duvidosa de eleições feitas às pressas na Câmara de Vereadores para definirem o prefeito interino.

Com o segundo afastamento, que ocorreu em 30/09/2011 onde o Sr. Sebastião Alcides, na época presidente da Câmara de Vereadores, assumiu interinamente a prefeitura por um período de aproximadamente três meses, agravou-se o quadro, pois além da insegurança da população em geral com os rumos que tomaria Abaré, vieram as ações administrativas desastrosas e duvidosas. Salários atrasados, funcionários fantasma, falta de médicos, falta de abastecimento de água na zona rural, P.S.Fs sem medicamentos, secretários municipais recebendo vinte diárias no período de um mês, entre muitos outros agravantes.

No dia 22/12/2011, o que já não andava bem conseguiu piorar, o Sr. Geraldo Rodrigues, conhecido pela sua forma assistencialista de fazer política, pelas inúmeras dívidas com agiotas adquiridas em sua campanha eleitoral, e por responder processo na justiça por apropriação indébita de consignados da CAIXA; conseguiu liminar para retornar ao seu cargo de Presidente da Câmara de Vereadores, consequentemente, o de prefeito interino do município.

O prefeito, Delísio Oliveira da Silva e o seu vice, Manoel Campos, que atualmente administram o município, retornaram aos cargos no dia 04/01/12, depois de liminar de ação cautelar deferida pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lawandowisk. Mas tem enfrentado grandes dificuldades para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido na sua gestão.

Até o momento, o vereador Sebastião Alcides não prestou contas ao TCM do período que passou à frente da prefeitura, muito menos devolveu toda base contábil e documentação do exercício anterior, impedindo o município de honrar seus compromissos realizando pagamentos importantes, como: transporte escolar (novembro e dezembro), fornecedores de medicamentos, terço de férias dos professores, entre muitos outros.
Outro fato importante, é que o Sr. Geraldo Rodrigues e seus comparsas, insistem em marcar datas para novo afastamento do gestor, causando insegurança não só na sociedade abareense, mas também em fornecedores importantes da prefeitura. Segundo setor responsável da prefeitura, licitações como de medicamento especial e material odontológico que antes eram disputadas por 8 a 9 licitantes não compareceu nenhum.
“Fornecemos para prefeitura de Abaré há seis anos, mas nesse quadro que se encontra não queremos arriscar vender e entrar outra pessoa depois que não tenha o mesmo compromisso em pagar.” Disse um fornecedor que foi participar de licitação e desistiu ao chegar à cidade e ouvir os boatos nas ruas.
O prefeito Delísio Oliveira da Silva, procurado pela nossa reportagem, mas não quis se manifestar ainda. Disse que falará com toda imprensa apenas quando auditoria que está sendo feita desde a sua volta seja finalizada para que possa apresentar a situação de forma geral.
A população de Abaré continua esperando e confiando em um final feliz para toda essa “novela”.


Marília T. Pontes
Secretaria de Comunicação Institucional Abaré-Ba
secomabare@hotmail.com