Notícias de 01 à 12 de maio de 2012

15/05/2012 21:52

UNEB de Euclides da Cunha ganha curso de Engenharia Agrônoma

2012-05-01 21:53

Por Assessoria de Comunicação da UNEB XXII / Texto Complementar e Edição: Jaciel Correia em 29/04/1212 07:59:38, lido 402 vezes.

Em uma cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira do mês de abril, 27, o departamento da UNEB em Euclides da Cunha anunciou o seu novo curso: Engenharia Agrônoma. Em menos de 10 anos da instalação do Campus na cidade, a universidade terá a disposição um dos cursos mais importantes de sustentabilidade de produção para a região do semiárido baiano.

A cerimônia, organizada pela diretora do departamento Profª. Ivete Teixeira junto ao corpo docente e administrativo, contou com a presença de lideranças da rede Uneb, bem como o reitor Lourisvaldo Valentim da Silva, a Pró-Reitora Adriana dos Santos Marmori Lima, o Pró- Reitor Luis Paulo de Almeida Neiva, o Coordenador Geral de Curso à Distância Profº Silvar Ferreira Ribeiro, o Coordenador do Colegiado Prof. Edson Barreto Lima, a Coordenadora do NUPE Prof.ª Miriam Barreto de Almeida Passos, a prefeita municipal Fátima Nunes, a deputada estadual Fátima Nunes, a Secretária Municipal de Educação Maria Auxiliadora Moura, visitantes, docentes da instituição, além de outras lideranças políticas da região circunvizinha e a digna presença de alunos e ex-alunos do departamento local.

O novo curso foi aprovado por unanimidade pelo conselho deliberativo da rede universitária estadual (UNEB I) no dia 23 de abril, na qual, a Profª. Ivete Teixeira, diretora do departamento de Euclides da Cunha foi pessoalmente a capital baiana para acompanhar o resultado.

Por conta da sua importância, enquanto cidade pólo do semiárido, o município de Euclides da Cunha foi contemplado em 2003 com o campus da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, contendo o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT – Campus XXII.

Enquanto instituição de ensino superior, esse Departamento tem sob a sua responsabilidade o funcionamento dos seguintes curso e gerenciamento das atividades permanentes, a saber:

• Curso de Letras (Presencial).
• Especialização em Estudos Literários e Lingüística Aplicada ao Ensino (Presencial).
• Pedagogia (Plataforma Freira).
• Educação Física (Plataforma Freire).
• Matemática (EAD).
• História (EAD).
• Química (EAD).         
• Geografia (EAD).
• Educação Física (EAD).
• Especialização em Educação à Distância (EAD).
• Universidade Aberta à Terceira Idade (presencial).
• Parque Estadual de Canudos e Memorial Antonio Conselheiro.
• Curso de Engenharia Agrônoma (Implantação).

O Departamento funciona em dois prédios cedidos pela Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha, através do convênio nº. 032/2004 celebrado com a UNEB.

É importante destacar que em 2008, o Curso de Letras oferecido no DCHT – XXII participou do ENADE, obtendo o resultado 4, indicativo de ponto forte, dentro dos conceitos e de cada conjunto das dimensões avaliadas. Além disso, esse exame visa, sobretudo, avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs do curso, como também suas habilidades e competências a ele relacionadas.

Assim, no que tange a melhoria do ensino, da extensão e da pesquisa o DCHT – Campus XXII – desta “Região Pólo” do Estado da Bahia tem implementado esforços, assegurando aos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem o respeito a diversidade cultural, por entender que este constitui um dos principais pilares de uma política pedagógica séria e de qualidade, buscando aceitar com respeito às diferenças.

Além de atender aos estudantes de Euclides da Cunha, o campus recebe alunos dos municípios de: Tucano, Jorro(Distrito de Tucano), Quijinque, Cansanção, Monte Santo, Ribeira do Pombal, Banzaê, Cícero Dantas, Canudos, Uauá, Serrinha, Feira de Santana, Jeremoabo e Araci.

Dessa forma, a UNEB assinala um novo olhar sobre a região. Se no primeiro momento o curso de letras foi, e é fundamental na formação de jovens profissionais, neste segundo momento o curso de agronomia tem um olhar sobre a ciência e tecnologias aplicadas ao Desenvolvimento Sustentável da agropecuária regional e dessa forma consolidar com investimentos um importante polo tecnológico da economia dos setores primários e secundário, estimulando o Desenvolvimento social e econômico das pessoas e da paisagem.

Conforme destacou o Coordenador Geral Silvar Ribeiro, o uso das tecnologias para exercer as profissões é fundamental nos dias atuais, pois todo o processo de desenvolvimento e expansão exige meios científicos de se obter resultados. Nesse sentido, o curso de Agronomia que será implantado possibilitará um melhor aproveitamento do solo na produção de bens agrícolas na região. Vale ressaltar que curso de Engenharia Agrônoma é um dos mais requisitados em todo o país e possui uma grande carência dessa mão de obra no mercado de trabalho.

Na abertura do evento, alunos da universidade cantaram em voz e violão. Em seguida, o Major Pires, ex-aluno da Uneb XXII deu introdução ao discurso da cerimônia, sendo continuado por autoridades da universidade e do poder público, contando ainda com, grande ênfase, depoimentos de estudantes que foram qualificados pelo departamento de Euclides da Cunha.

Ao término do evento, homenagens foram realizadas aos membros participantes da banca de honra desta nova conquista, sendo representadas pelas autoridades públicas e da universidade.

 

Fonte: Euclides.com

Bandidos assaltam caixa eletrônico em Santa Brígida

2012-05-11 12:28
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
imagem ilustrativa



Um bando assaltou o caixa eletrônico do Banco do Brasil na madrugada de hoje (sexta, 11), por volta das 03 horas na cidade de Santa Brígida (BA).

O caixa eletrônico estava instalado na agência dos Correios da cidade.

A polícia está neste momento no local da ocorrência, apurando as informações de como foi praticado esse crime, tipo: veículos utilizados, montante do numerário levado e quantos elementos participaram da ação.

De acordo com informações de policiais, há mais de uma semana o alerta foi dado à toda corporação para redobrar a atenção do policiamento ostensivo, visto que boatos de possíveis assaltos a caixas eletrônicos na região (Santa Brígida-BA,Canindé SE e Piranhas-AL) poderiam acontecer.

Mais informações a qualquer momento

 

Fonte: Rádio Lider do Sertão

 

A Globo fica atrás somente da rede americana ABC

2012-05-11 12:23

 

 

 

 

 

 

 

 

A Rede Globo foi classificada como a segunda maior emissora de TV do mundo, deixando a terceira posição que ocupava no ranking mundial.

Segundo o Jornal do Brasil, após subir na classificação, a Globo fica atrás somente da rede americana ABC. Em seguida estão CBS, NBC, Televisa, CNN e BBC, respectivamente.

O principal concorrente da Globo, a Rede Record, segue na 28ª posição do ranking mundial.

 

Informações do Portal Imprensa

 

Rodelas já tem algumas atrações confirmadas para o São João 2012

2012-05-11 08:10

ÚLTIMAS DO SÃO JOÃO DE RODELAS/BA 2012
ATRAÇÕES CONFIRMADAS ATÉ AGORA

*COLLO DE MENINA
*JERRY ADRIANI

*ZEZINHO DA EMA E A FAVORITA DO BRASIL
*PÁGINA VIRADA
*CESAR ADRIANO
*TINHO DO ACORDEON
*VALMIR DO ACORDEON
*VALMIZINHO DO ACORDEON
*WANDERLEY DO NORDESTE
*DANILO PERNAMBUCANO

 

Fonte: juninhochorrocho.blogspot.com.br

                                                                                                                         

Comentários

São João

Data: 2012-05-25 | De: Calaboca é o melhor são joão da região seus merdas

Idiotas

são joão

Data: 2012-05-22 | De: Carla

É esse o melhor São João da Região... Nossa!!! que mentira absurda...vai virar música...

bandas do são joaõ

Data: 2012-05-18 | De: assis

essa merda é la banda coloca algu que preste

o são joão

Data: 2012-05-17 | De: kelly

ta podreeee!
que coisa

 

Marcelo Silva, Página Virada e Naldinho Beira Rio

2012-05-10 12:02
FESTA DA PADROEIRA DO BENDEGÓ
  

                                

A comunidade do BENDEGÓ terá um dia festivo em homenagem à padroeira Nossa Senhora das Graças, neste domingo dia 13/05/2012.

A festa será realizada na praça de eventos de Bendegó, a partir das 22hs.
Apesar da terrível seca que assola a nossa região, o gestor municipal em comprometimento com a Comunidade irá realizar a festa com gastos reduzidos.
A Prefeitura irá oferecer aos moradores, shows com PÁGINA VIRADA, MARCELO SILVA E BANDA e NALDINHO BEIRA RIO
O Objetivo é proporcionar à população divertimento. “Além de realizar a integração da comunidade com seus familiares e amigos”, afirmou o Prefeito SENOCA.
A festa terá início a partir das 19h com missa na igreja, leilões e, a partir das 22h Festa Dançante.

 

 

Fonte: Canudos Vip

 

Pela segunda vez, quebraram um cano da bomba que joga água para o povoado

2012-05-09 11:41

Alguém, não se sabe porque, está querendo atrapalhar o fornecimento de água em Formosa.

Pela segunda vez, quebraram um cano da bomba que joga água para o povoado. Da primeira vez, uma pessoa que estava andando pela barragem percebeu que o cano estava quebrado e imediatamente desligou a bomba, evitando que ela sofresse algum dano. Dessa segunda vez (dia 09 de maio), quando o responsável pela bomba percebeu, já estava ligada a muito tempo sem água, o que causou danos ao equipamento. O cano quebrado é o que puxa água da barragem para a bomba, com isso ela roda sem água e acaba queimando ou ficando danificada de alguma forma.

Até o momento ninguém sabe quem fez essa barbaridade e qual a motivação para isso. Seja quem for, está prejudicando toda a comunidade, deixando todos sem abastecimento de água.

No final do mês de janeiro deste ano (2012) uma bomba já tinha sido roubada durante a noite.(Veja a notícia).

Hoje, por precaução a bomba só é ligada durante o dia e retirada a noite, mas mesmo assim ainda aconteceram esses absurdos.

Apesar da seca, a água da barragem ainda é suficiente para abastecer o povoado por vários meses, racionamentos já estão previstos, caso não chova até o final de maio.

Providências serão tomadas para que sabotagens como essas não aconteçam mais.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

 

A jovem fez uma sopa com a ossada e chegou a oferecer a um homem com deficiência

2012-05-08 17:56

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma adolescente de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, é suspeita de ter violado um túmulo e roubado ossos para fazer uma sopa com eles.

A intenção da garota era oferecer a sopa para um homem com deficiência mental da cidade e ridicularizá-lo publicando as fotos no Facebook.

O túmulo de uma mulher morta em 1997 foi violado há cerca de um mês no cemitério da ilha do Bom Jesus dos Passos, mas o caso só foi registrado nesta segunda-feira (7).

Conforme relatado pela denunciante na ocorrência, o filho da mulher acusa a adolescente, que é prima dele e não teve a idade revelada, pelo roubo dos ossos.

A jovem fez uma sopa com a ossada e chegou a oferecer ao homem com deficiência. Um morador, no entanto, percebeu a armação e impediu que o homem tomasse a sopa.

A adolescente ainda não foi localizada. O caso é investigado pela Polícia Civil.

 

A jovem fez uma sopa com a ossada e chegou a oferecer a um homem com deficiência

2012-05-08 17:56

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma adolescente de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, é suspeita de ter violado um túmulo e roubado ossos para fazer uma sopa com eles.

A intenção da garota era oferecer a sopa para um homem com deficiência mental da cidade e ridicularizá-lo publicando as fotos no Facebook.

O túmulo de uma mulher morta em 1997 foi violado há cerca de um mês no cemitério da ilha do Bom Jesus dos Passos, mas o caso só foi registrado nesta segunda-feira (7).

Conforme relatado pela denunciante na ocorrência, o filho da mulher acusa a adolescente, que é prima dele e não teve a idade revelada, pelo roubo dos ossos.

A jovem fez uma sopa com a ossada e chegou a oferecer ao homem com deficiência. Um morador, no entanto, percebeu a armação e impediu que o homem tomasse a sopa.

A adolescente ainda não foi localizada. O caso é investigado pela Polícia Civil.

 

Cada município receberá cerca de R$ 50 mil.

2012-05-09 08:03
Seca: Verba federal para contratação de carros-pipa deve sair essa semana
Anúncio foi feito pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa

 

As prefeituras dos municípios baianos afetados pela seca devem receber ainda nesta semana os R$ 10 milhões liberados por convênio do Ministério da Integração Nacional e o governo do Estado para a contratação de carros-pipa. A informação foi divulgada nesta terça-feira (8), pelo secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, coordenador do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca. Segundo ele, o montante será transferido através de termo de cooperação entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e as prefeituras. Cada município receberá cerca de R$ 50 mil. “A verba foi anunciada em abril, mas o repasse exigia que as prefeituras tivessem o cartão da Defesa Civil para a liberação, o que era um grande entrave burocrático, já que praticamente nenhum município possuía o cartão. A partir desta semana, a CAR começa a fazer os convênios, dispensando, portanto, a exigência do cartão”, garantiu o titular.

 

Helicóptero com acusado de degolar 7 pessoas cai e não deixa sobreviventes

2012-05-09 08:31

Aparecido era transportado por policiais militares quando aconteceu o acidente



Um helicóptero da equipe da Polícia Militar caiu na tarde desta terça-feira (8) perto da cidade de Piranhas, quando retornava de Goiânia, e deixou oito mortos, inclusive Aparecido Souza Alves, 23 anos, suspeito pela chacina de sete pessoas em Doverlândia, também em Goiás.

Aparecido estava em Doverlândia para a reconstituição do crime e era transportado por policiais militares quando aconteceu o acidente. Segundo a Polícia Civil, não há sobreviventes. Estavam no helicóptero, além do piloto e do copiloto, pelo menos um delegado e dois peritos.

Uma perícia vai determinar o que causou o acidente.

Alves já havia confessado ter degolado o dono de uma fazenda e outras seis pessoas no final de abril. Outros três suspeitos estão presos pelo mesmo crime. 

 

Reconstituição
A Polícia Civil de Goiás retomou na manhã de hoje a reconstituição da chacina, que aconteceu no último dia 28, em uma fazenda onde sete pessoas morreram degoladas.

Nesta terça, a polícia decidiu usar manequins para representar as cinco vítimas mortas na área externa da propriedade. 

O principal suspeito do crime, Aparecido, compareceu ao primeiro dia de reconstituição e também foi hoje a Doverlândia para acompanhar os trabalhos da polícia. Aparecido, que confessou ser o autor da chacina, chegou a dizer que matou as sete vítimas sozinho. Mas, durante o primeiro dia da reconstituição, disse ter tido ajuda no pai durantes as execuções.

 

Fonte: Correio

 

Euclides da Cunha Confirma atrações do São João

2012-05-08 18:59

Euclides da Cunha Confirma atrações do São João

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar das dificuldades geradas pelas secas, e de muitas cidades com tradição em São João como Senhor do Bonfim, Jaguarari, Tucano reduzirem ou cancelarem os festejos juninos, a administração da cidade de Euclides da Cunha optou por manter os festejos de São João utilizando os recursos que já haviam sido obtidos com essa finalidade.

O São João euclidense faz parte do calendário turístico da Bahia e objetiva, além de manter a tradição, trazer festa e alegria para a população, gerando ainda emprego e renda através do incremento do movimento no comércio e na rede hoteleira.

Embora o evento não tenha a mesma dimensão dos anos anteriores, estão confirmadas atrações de qualidade: Dominguinhos, Forró Muído (com nova formação), Tayrone Cigano e ainda as atrações locais como Forró Safado, Chico d’ Oliveira, Rabelo Gonzaga, Forro do Ponto, Desejo de Mulher, Coração Zabumbeiro e Antônio Rocha entre outras.
O tema do são João euclidense é: 100 anos de Gonzagão no Coração do Sertão.

A nota foi divulgada hoje(08) pela assessoria de comunicação da prefeitura de Euclides da Cunha, e a pergunta que todos estão fazendo é, e sobre a atração principal Guilherme e Santiago que foi anunciada anteriormente foi cancelada?, não temos uma posição definitiva mais tudo leva-se crer que sim, porém independente de grandes atrações o São João do interior sempre foi feito do mais tradicional forró e sanfoneiros da região e estas atrações já são suficientes para manter a tradição dos festejos juninos.

 

Prefeitura de Cachoeira-BA corta verba de hospital, mas paga quase 30 vezes o valor por Chiclete com Banana no São João

2012-05-08 08:29

Cachoeira: Prefeitura corta verba de hospital, mas paga quase 30 vezes o valor por Chiclete

 

A Prefeitura Municipal de Cachoeira divulgou a grade de programação do São João da cidade. Entre as atrações, a banda Chiclete com Banana, que se apresenta no dia 25 de junho. Não seria nada de outro mundo, não fosse o cachê cobrado pelo grupo liderado por Bell Marques: a bagatela de R$ 350 mil. Não chamaria tanto a atenção - já que o Chiclete se apresentará em muitas outras cidades do interior - se a prefeitura, cuja gestão é do prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira (PMDB), não tivesse cortado a verba mensal destinada ao Hospital Santa Casa, equivalente a R$ 12 mil.
De acordo com a Coluna Tempo Presente, do Jornal A Tarde, moradores encontraram a solução para que o hospital "pule essa fogueira". A população mobiliza uma campanha para que Bell Marques doe o valor de quatro minutos de sua apresentação (equivalente a R$ 11.668) para a Santa Casa.

 

Confira os concursos com inscrições abertas na Bahia

2012-05-08 08:54

São vagas em todos os níveis de escolaridade com salários de até R$ 11.050,33

 
1.446. Este é o número de vagas dos concursos com inscrições abertas na Bahia. São oportunidades no interior do estado em todos os níveis, com
salários que variam de R$ 1.640,00 a R$ 11.050,33.

 

Os interessados devem ficar atentos, pois o prazo de inscrição em algumas instituições terminam esta semana.

Veja a lista:

Instituição/Órgão

Prazo

Vagas

Salário

Escolaridade

Edital

Câmara de Alagoinhas

11/05

36

até R$ 1.640,00

Fundamental/ Médio/ Superior

Ler Edital

Câmara de Muritiba

13/05

2

até R$ 1.700,00

Nível Médio

Ler Edital

FESF - Fundação Estatal da Saúde da Família

17/05

144 e cadastro reserva

até R$ 11.050,33

Nível Superior

Ler Edital

IFBAIANO - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

11/05

6

até R$ 3.678,74

Professor Temporário
Superior

Ler Edital

IFBAIANO - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

08/05

1

 

Professor Substituto
Superior

Ler Edital

IFBAIANO - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

07/05

6

 

Professor Substituto
Superior

Ler Edital

Prefeitura de Alagoinhas

10/05

155

até R$ 8.000,00

Médio/ Superior

Ler Edital

Prefeitura de Campo Formoso

16/05

169

até R$ 2.500,00

Médio/ Superior

Ler Edital

Prefeitura de Maragogipe

13/05

137

até R$ 2.500,00

Médio / Superior

Ler Edital

Prefeitura de Pintadas

13/05

22

até R$ 5.180,00

Médio / Superior

Ler Edital

Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

10/05

208

até R$ 2.890,00

Fundamental / Médio / Superior

Ler Edital

Prefeitura de Utinga

11/05

420

até R$ 8.900,00

Fundamental / Médio / Superior

Ler Edital

Prefeitura de Wanderley

10/05

80

até R$ 4.000,00

Fundamental / Médio / Superior

Ler Edital

SMTT - Sup. Municipal de Transporte e Trânsito de Alagoinhas

27/05

43

até R$ 3.031,25

Fundamental / Médio / Superior

Ler Edital

UFBA - Universidade Federal da Bahia   

17/05

16

 

Professor -
Superior

Ler Edital

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

11/05

1

 

Professor Substituto -
Superior

Ler Edital

 

 

Atriz Carolina Dieckmann foi chantageada por conta de fotos onde ela está nua

2012-05-07 21:04

A atriz Carolina Dieckmann foi chantageada por cerca de um mês por conta das fotos em que aparece nua, segundo informações do advogado que assumiu o caso, Antônio Carlos de Almeida Castro.

"Pediram R$ 10 mil para que não divulgassem as fotos, mas o mais importante foi ela não ter cedido. As imagens estavam em seu computador", disse ao Ego.

Segundo Castro, Carolina ficou muito abatida com o vazamento - ela também não tinha dimensão da quantidade de fotos que estava na mão do chantagista, que dizia ter só duas imagens. As fotos estavam originalmente no computador da atriz.

"Carolina está abatida e muito chateada. Ela nunca cogitou a possibilidade de posar nua porque sempre se preservou", disse Antônio Carlos, que se encontrou com Carolina nesta tarde.

 

Caso será investigado

O advogado disse que já entrou com uma ação inibitória, na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, para que as fotos publicada sejam retiradas de circulação. "Quem não obedecer, estará sujeito a uma multa diária", diz.

"O caso foi agravado pelo fato de José, filho mais novo da atriz, aparecer em uma das imagens. Foi uma coisa sórdida e cruel", explica o advogado.

A polícia também deve iniciar uma investigação para descobrir quem é autor do crime. Carolina deve depor sobre o caso.

 

 

Fonte: Correio


 

Um homicidio marcou a madrugada deste último domingo em Rodelas

2012-05-07 20:59

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na noite de domingo pra segunda (07) ocorreu em Rodelas um homicídio nas proximidades do Estádio Municipal.

Três homens invadiram a casa de um senhor conhecido como Pedrão, que era pedreiro na cidade, e que residia próximo ao Estádio Municipal. Pedrão foi alvejado com 3 tiros.

Populares informaram que os 3 homens tinham como alvo o filho de Pedrão, de nome Rafael, o mesmo fugiu do local onde ocorreu o crime escapando da morte, mas o pai não teve a mesma sorte.

A motivação do crime e os autores são desconhecidos.


Fonte: Rodelas.Com

 

Após redução de custos, prefeitura de Jeremoabo confirma realização do São João

2012-05-07 20:38

A alvorada de abertura será dia 17 de junho com Forró dos Plays

A prefeitura de Jeremoabo confirmou a realização dos festejos juninos deste ano, apesar da determinação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) de fiscalizar as prefeituras que decretaram estado de emergência por causa da seca, e mesmo assim estão programando festas no período do São João.

O chefe de gabinete, Marcos Antonio Menezes de França (Marcos de Kodó), justificou a decisão do gestor municipal pela realização do evento. “Os contratos já haviam sido assinados antes do município ter decretado estado de emergência. A desistência poderia ocasionar processos judiciais e pagamento de multas rescisórias. Apesar da seca, o cancelamento da festa iria acarretar sérios prejuízos ao comércio que já vem atravessando muitas dificuldades por causa da estiagem. Além do mais houve uma redução bastante acentuada nas despesas com as bandas. Eu acredito que o TCM entenderá a nossa justificativa.
Atrações como Aviões do Forró e a dupla Cesar Menotti e Fabiano foram excluídas da programação para reduzir custos.

Marcos aproveitou a entrevista dada ao Programa Notícias da 106, da Rádio Jeremoabo FM desta sexta-feira, 04, para anunciar a nova programação. Confira:
Dia 17 – Alvorada de abertura com Forró do Pays
Dia 22 – Mano Walter e Forró Dez Adonys
Dia 23 – Baby Som e Amor A2 – Casamento Matuto: Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha
Dia 24 – Tayrone Cigano e Marcelo Silva

 

Grave acidente na BR-116 deixa dois mortos e dois feridos na comunidade Silva, Chorrochó-BA

2012-05-07 10:59

 

Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas em um grave acidente na BR-116, no km-59, na localidade do Silva no Município de Chorrochó.

Na noite do último sábado (05), por volta das 18h30min, quando o condutor do veiculo ao desviar de buracos na pista perdeu o controle e se chocou com uma algaroba, tendo como vitimas fatais, o condutor do veículo, Mário Coelho da Silva  e seu irmão Marcos Afonso Pereira Coelho, naturais de Sousa-PB, duas vítimas saíram feridas,as Elisabete Pereira Coelho Santos e sua sobrinha Rebeca Coralino Santos de seis anos.

Imagem ilustrativa

Eles  vinham em um veículo Strada 1.4 flex de cor vermelha com placa NZR-6019-Euclides da Cunha–BA,que seguia no sentido Euclides da Cunha para a cidade de Salgueiro.

Os corpos das vítimas foram levadas para a Cidade de Chorrochó, onde neste domingo pela manhã foram levados por familiares. Já as feridas foram socorridas e atendidas pelo Samu de Chorrochó e foram encaminhadas ao hospital na Cidade de Petrolina-PE.

Fonte: www.radioliderdosertaofm.com.br

 

Assaltantes assaltam Posto Mar II, na BR-116 no Município de Chorrochó

2012-05-04 12:17










 

Dois bandidos assaltaram o posto de combustível Mar II localizado na BR 116 no Município de Chorrochó.

O crime ocorreu por volta das 15h45min desta quinta-feira (03), quando um veículo pálio de cor branca e sem placas chegou até o posto para abastecer. Após abastecer o carro e darem uma nota de R$ 100,00 para o frentista dá o troco, um deles anunciou o assalto.

Após o crime, os bandidos fugiram pela BR-116, com destino ignorado.

A PM foi acionada, mas até o momento ninguém foi detido.

 

Instalação de um novo transformador e ampliação da rede elétrica em Formosa

2012-05-03 08:55

Com objetivo de atender melhor aos seus parceiros de negócios (clientes) dos municípios de Macururé e Canudos, a Coelba (companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) está interligando a rede elétrica entre Formosa, município de Macururé, e Bendegó, município de Canudos. A obra tem 45 quilômetros de extensão de rede de alta voltagem.

Assim, a Coelba, com recursos próprios, trará aos dois municípios uma energia de melhor qualidade, dando conforto e segurança.

 

AMPLIAÇÃO EM FORMOSA

   

A energia elétrica chegou a Formosa no final da década de 80, até então nenhuma mudança tinha sido feita na rede.

Nesse longo período muitas casas foram construídas, muitos eletrodomésticos foram comprados pela população (geladeira, frízer, televisão, etc), o que aumentou muito o consumo de energia.

Juntando a tudo isso, com o término da construção da BR 116 (trecho Bendegó-Ibó), que passa pelo povoado, vários pontos comerciais como restaurantes e borracharias foram construídos. Os restaurantes com seus frises consomem muita energia, o mesmo acontece com as borracharias, que utilizam geradores potentes.

Houve, portanto, uma sobre carga no único transformador existente no povoado, com isso constantes quedas de energia vinham acontecendo, muitas pessoas reclamavam que seus aparelhos eletrodomésticos estavam queimando.

Com todos esses problemas, e depois de muita reivindicação, no mês de março deste ano (2012) mais um transformador foi instalado no povoado.

Além do transformador, novos postes estão sendo colocados e os mais velhos estão sendo trocados.

Aos poucos os problemas de Formosa vão sendo resolvidos, ainda falta muita coisa, mas esperamos que em pouco tempo possamos noticiar, através deste meio de comunicação, muitas melhorias em nossa comunidade.

 

Fonte: Coelba

Portal Formosa: Seu portal de notícias

 

O dinheiro que for depositado a partir desta sexta-feira (4) passará a render 70% da taxa básica de juros mais a Taxa Referencial

2012-05-05 08:31

O dinheiro que for depositado a partir desta sexta-feira (4) passará a render 70% da taxa básica de juros mais a Taxa Referencial. Depósitos antigos continuam a render o valor atual de 6,17%+ TR, independentemente se os juros caírem mais nos próximos meses


 

 

As novas regras da caderneta de poupança começam a valer a partir desta sexta-feira (4). De agora em diante o rendimento das aplicações vai variar de acordo com a taxa básica de juros (Selic) que atualmente é de 9% ao ano.

As mudanças foram anunciadas ontem pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega. A poupança passa a render, dessa forma, 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR- calculada a partir dos certificados de depósito bancários, CDBs), sempre que ela estiver em 8,5% ao ano ou menos.

Os depósitos feitos a partir desta sexta-feira continuarão a render, dessa forma, 6,17% mais TR até que os juros caiam. Já o dinheiro depositado até ontem continuará a render pela regra antiga, independente da Selic.

Com a atual regra os rendimentos da poupança poderão cair nos próximos meses, uma vez que o governo vem pressionando o Banco Central (BC) a reduzir ainda mais os juros básicos. O objetivo é diminuir os juros dos créditos e aquecer a economia brasileira.

Quanto mais os juros caírem, maior será a queda do rendimento dos investimentos de renda fixa, que ajuda o governo a financiar a dívida pública. Caso a caderneta de poupança permanecesse com a taxa fixada em 6,17%, independente da Selic, sua remuneração seria mais atraente, fazendo com que investidores migrassem de outras aplicações para a poupança.

 

Cantor Tinoco morre aos 91 anos em São Paulo

2012-05-04 12:42

Tinoco era paulista e fez dupla com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, de 1935 a 1994


Morreu na madrugada desta sexta-feira (4), em São Paulo, o cantor sertanejo José Perez, o Tinoco. Ele estava internado no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, no bairro da Mooca, desde a noite desta quinta-feira (3).

O cantor deu entrada na emergência com insuficiência respiratória e não resistiu depois de ter sofrido a segunda parada respiratória na madrugada de hoje. O corpo de Tinoco será velado a partir das 10h no Cemitério da Quarta Parada e deve ser enterrado por volta das 17h em outro cemitério na Vila Alpina.

Tinoco era paulista e fez dupla com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, desde 1935. A dupla foi desfeita em 1994 com a morte de Tonico. Entres os maiores sucessos da dupla estão "Moreninha linda", "Chico mineiro" e "O menino da porteira".

 

Começa hoje (04) operação “Faveleiro II” para erradicação de maconha em cidades da Bahia e Pernambuco

2012-05-04 18:33

Foi deflagrada na tarde desta quinta-feira (03) durante solenidade no auditório da Codevasf em Juazeiro, a Operação Faveleiro II que durante oito dias vai trabalhar na erradicação de maconha no Norte do Estado e Sertão de Pernambuco.

Estavam presentes o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, o novo Superintendente da Polícia Federal no Estado, Delegado César Toselli; Delegado Chefe da Polícia Federal em Juazeiro, Enzo Ricardo Laborda Rebelo; Comandante da PM na Bahia, Coronel Alfredo Castro; Comandante do Comando de Policiamento do Sertão II-PE, Coronel José Carlos Pereira; Inspetor Chefe da Polícia Rodoviária Federal em Petrolina, Paulo Oliveira Lima; Delegado Chefe da Polícia Civil da Bahia, Delegado Hélio Jorge e do prefeito Isaac Carvalho.

 

A Operação “Faveleiro II” é o desdobramento do ciclo das grandes operações de combate a entorpecentes no Vale do São Francisco iniciado em 2006 com a Operação “Terra Prometida” e continuado pelas operações “Prometeu”; “Labareda”; “Clareira”; “Catingueira” III e IV; “Liamba” I, III, V e VII; e “Caruá” I, II, IV e VII, além da “Faveleiro”, realizada em fevereiro deste ano.

Segundo o delegado da Polícia Federal Enzo Ribeiro “De lá para cá mais de três milhões de pés de maconha foram erradicados pela Polícia Federal na região o que equivale a mais de mil toneladas desse vegetal entorpecente que deixaram de ser comercializadas nos estados da Bahia e de Pernambuco.

O Departamento constatou uma diminuição no plantio da erva, mas o trabalho deve continuar”.

Para o Superintendente da PF na Bahia, César Toselli, com as ações integradas dos organismos de segurança nos dois Estados “os cultivadores da droga estão migrando para outras regiões e o mesmo deve acontecer com as polícias.É nossa missão estar presente para se não erradicarmos completamente o que é impossível,pelo menos minimizarmos seus efeitos junto à sociedade”.

O Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, declarou que o Estado sempre contribuiu com esse tipo de operação. “Não será diferente neste momento. Estamos com 70 homens entre policiais militares, civis, corpo de bombeiros e outros segmentos da pasta, além de todo apoio logístico necessário para o êxito da missão”, declarou o titular da SSP que ainda desejou um feliz retorno de todos os profissionais convocados para operação “Faveleiro II”.

A operação ” Faveleiro II” cobrirá os municípios de Juazeiro, Curaçá, Abaré, Chorrochó, Macururé, Rodelas, Glória e Paulo Afonso, no lado Pernambucano os municípios de Belém do São Francisco, Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina.

 

Fonte: durvalinacoelho.blogspot.com.br

 

Bradesco passa o Itaú e é a 2ª marca mais valiosa do Brasil

2012-05-03 08:35

A Petrobras continua sendo a primeira com um valor de US$ 10,5 bilhões, seguida pelo Bradesco (US$ 6.690), Itaú (US$ 6.606), Skol (US$ 4,698) e Banco do Brasil (US$ 4,574).

O levantamento é  da Dinheiro/BrandAnalytics/Milward Brown, que registrou uma queda de 23,2% entre as 50 maiores marcas brasileiras, com apenas US$ 59 bilhões, comparada com os resultados de 2011 (R$ 111 bilhões). No estudo, são consideradas apenas as marcas nacionais , não sendo computadas as empresas multinacionais presentes no Brasil.

 

Greve dos professores continua, diz diretora de sindicato

2012-05-02 21:30

Greve dos professores continua, diz diretora de sindicato

Manifestantes satirizaram governador | Fotos: Maurício Naiberg

 

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (2), os professores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) decidiram manter a greve da categoria. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pela diretora da entidade, Elza Melo. “Vamos manter a mobilização, assim como as reuniões zonais para fortalecer o movimento. E a ocupação na Assembleia também continua”, acrescentou.

Na última quinta (26), o governador Jaques Wagner sancionou o projeto de lei que reajusta as remunerações da carreira do magistério público estadual do ensino fundamental e médio, aprovado na terça-feira da semana passada na AL-BA. O petista foi alvo de um protesto debochado dos grevistas, que cantaram durante a manhã "Wagner, traíra, assim você me mata, ai se eu te pego. Traíra, traíra, a greve continua, ai se eu te pego"Com o impasse, a paralisação da categoria já dura 21 dias, período em que mais de 1,2 milhão de alunos seguem sem aulas.

 

Fonte: Bahia Notícias

 

STF vota a favor de índios e anula títulos de propriedades em reserva no sul da Bahia

2012-05-02 21:16

Depois de 30 anos de conflito, STF decide que terras em reserva são dos índios

Índios fecharam BR-101 em protesto em abril

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou nulos os títulos de propriedades de terras concedidas a fazendeiros e agricultures dentro de uma reserva indígena no sul da Bahia. A decisão favorece os índios, que por conta da disputa de terra que existe há mais de 30 anos intensificaram as ocupações a propriedades no último mês. Segundo a Polícia Federal, 64 fazendas foram invadidas - o número é de 72, segundo contagem da Polícia Civil.

Votaram a favor da Ação Cível Originário (ACO) 132, de autoria da Fundação Nacional do Índio (Funai), os minitros Cármen Lúcia,  Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso, Celso de Mello e Ayres Britto. Já o ministro Marco Aurélio votou pela improcedência da ação.

Os votos favoráveis acompanham a do relator do caso, Eros Grau, em 2008, quando a ação começou a ser julgada. Grau hoje está aposentado. O julgamento parou depois de um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, morto em 2009.

Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli se declararam impedidos de votar, e o ministro Ricardo Lewandowski não participou em razão de viagem para cumprir agenda oficial. O ministro Luiz Fux também não participou da votação por suceder o ministro Eros Grau. O placar final foi de 7 votos favoráveis a 1.

Único voto contrário, o ministro Marco Aurélio disse que não poderia "colocar em segundo plano" os títulos que foram formalizados pelo governo da Bahia. "Confiaram os particulares no estado da Bahia e adentraram a área que não era ocupada por indígenas e passaram a explorar essas áreas", disse o ministro.

Títulos nulos só em área de reserva
Segundo a ministra Cármen Lúcia, só devem ser considerados nulos os títulos de propriedades que estão dentro da área da reserva indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, qeu tem 54 mil hectares. A ação pede também anulação de propriedades que, segundo estudo realizado após o ajuizamento do processo, estão fora dessa área.

"Quanto a esses (títulos) fora da área que não é objeto do litígio e que a autora nem teria interesse para ajuizar a ação, estou extinguindo o processo", disse a ministra.

O STF determinou também que a União é que deve decidir como e quando os fazendeiros devem desocupar as fazendas - e se estes até então proprietários devem ser indenizados.

A votação sobre a ação foi antecipada - estava prevista para 9 de maio - a pedido da ministra Cármen Lúcia, que argumentou que se tratava de um assunto urgente, por conta da tensão crescente no sul da Bahia. Estava prevista para hoje uma votação sobre cotas no sistema ProUni.

Disputa
A disputa de terras acontece desde 1982. No último mês, os índios intensificaram as ocupações de fazendas em Itaju do Colônia, Camacan e Pau Brasil para pressionar a votação do STF. Segundo a Polícia Federal, o número de fazendas invadidas chegou a 64 - a Polícia Civil contabiliza 72.

Durante os conflitos, em abril, um funcionário de uma fazenda foi morto com um tiro na cabeça. Júlio César Passos Silva, 32 anos, funcionário da fazenda Santa Rita, que fica na zona de conflito, foi morto com um tiro na cabeça durante um tiroteio. Um índio também foi baleado na perna no confronto.

 

Fonte: Correio da Bahia

 

A seca falou mais alto e show foi cancelado

2012-05-02 20:32

 

Durante reunião com membros da organização dos Festejos de Senhora Santana 2012,o Prefeito Ranulfo Gomes ,que já administra o município com estado de emergência  por conta da falta de chuvas , se mostrou mais uma vez muito preocupado com o longo período de estiagem que assola o Município de Cansanção e toda região, e seguindo as recomendações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) onde fica bem claro que as cidades atingidas pela seca devem adotar  uma rigorosa  contenção de gastos, decidiu optar pelo cancelamento contratual da dupla sertaneja  ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO, os mesmos como todos já sabem, estavam contratados para os Festejos de Senhora Santana 2012, mas diante da realidade vivida pelo povo do município o prefeito diz  “ o mais importante é prestar assistência aos moradores que vêm sofrendo  com a seca, principalmente no interior do município, onde a situação é preocupante ”.

Durante a reunião, o prefeito colocou a questão de forma democrática, e disse que embora o desejo fosse  permanecer com a contratação e trazer a dupla pra Cansanção , “a seca falou mais alto”, e o mesmo  foi obrigado a fazer o cancelamento  do contrato, e citou novamente o posicionamento tomado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em relação aos municípios que decretaram Estado de Emergência e pensam em fazer festa. Na reunião foram citadas as mais de 200 (duzentas) cidades em estado de emergência só na Bahia, algumas delas como Coité, Tucano e outras cancelaram suas programações de forma total, o que ainda não é o caso de Cansanção.

O Prefeito citou a questão do racionamento de água  vivido na cidade e o baixo nível dos reservatórios de água da região, e  disse com tom de tristeza que as dificuldades enfrentadas no momento podem  se ampliar ainda mais caso não venha a chover nos próximos dias.

“Isso não quer dizer que não haverá festa na praça, até então a festa continua , apenas a dupla Zezé & Luciano não se apresentará no evento “   Diz Ranulfo Gomes.

A última vez que o município sofreu uma seca desse porte foi a mais ou menos 35 anos.

 

Fonte: Portal de Notícias Net

 

No Nordeste, 37,5% das pessoas dependem de programas do governo ou esmolas

2012-05-02 08:49
Um contingente de 32,7% das pessoas no Brasil sobrevive de benefícios federais – como o Bolsa Família – ou mesmo esmolas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na última sexta-feira (27).
No caso da região Nordeste, este número sobe para 37,5%.
Em Alagoas, terceira unidade federativa mais pobre do Brasil – atrás somente do Maranhão e Piauí – o quadro é um dos mais graves.
De acordo com o IBGE, a cada dois habitantes do estado, um sobrevive dos programas do governo ou à espera da ajuda de outras pessoas. Na outra ponta da pirâmide social, 0,74% dos brasileiros ganham mais de 20 salários mínimos por mês, segundo o mesmo levantamento. A taxa cai para 0,38% no Nordeste. Em Alagoas, é ainda menor: somente 0,3% da população faz parte da classe dos ricos.
 
Informações do Terra.

A partir desta terça-feira cigarros terão preço mínimo de R$ 3,00

2012-05-02 08:31

A venda ilegal da mercadoria pode levar a processo criminal


Atenção fumantes! O cigarro vai ficar mais caro a partir desta terça-feira, 01.

A lei do Preço Mínimo, que proíbe a venda de cigarros por preço inferior a R$ 3 e pune os infratores com apreensão de mercadorias, proibição de comercializar cigarros por cinco anos e, dependendo da origem do produto, processo criminal, entra em vigor neste primeiro dia de maio.

Segundo informações do UOL, para garantir o cumprimento da nova legislação, foi lançada na última semana, uma campanha educativa, que tem como principal objetivo informar a população sobre os riscos de infringir a lei e quais os benefícios de cumpri-la.

A publicação afirma ainda que o comércio deve registrar aumento do faturamento, já que atualmente cerca de 30% dos cigarros vendidos são ilegais. Hoje em função do comércio ilegal de cigarros, o país deixa de recolher R$ 2 bilhões em tributos.

Ainda de acordo com o UOL, participam da campanha a Souza Cruz, a ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação), ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial); Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) e o Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes).

 

Caatinga apreende maconha em Abaré-BA

2012-05-01 22:02

ABARÉ-BA: “Cipe- Caatinga apreende 162 kg de maconha”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta terça-feira (01), por volta das 02h20min, quando policiais militares da CIPE-CAATINGA faziam abordagens na entrada da cidade de Abaré/BA, um elemento, que conduzia um veículo, ao perceber os Policiais Militares retornou e empreendeu fuga. Ao ser perseguido, abandonou o veículo e correu em direção à caatinga, levando consigo a chave do automóvel Fiat Uno Mille Fire, Placa JQG2759 – Abaré/BA, cor verde, ano 2005;

No referido veículo foi encontrado 162 (cento e sessenta e dois) Kg de maconha acondicionada em tabletes dentro de 10(dez) sacos de nylon e 01 (um) celular marca LG com dois chips. O condutor do veículo não foi localizado.
A droga foi apreendida. O veículo e o celular foram apresentados a delegacia de Polícia Civil de Abaré-BA.

 

Fonte: Umbuzada.com

 

UNEB de Euclides da Cunha ganha curso de Engenharia Agrônoma

2012-05-01 21:53

Por Assessoria de Comunicação da UNEB XXII / Texto Complementar e Edição: Jaciel Correia em 29/04/1212 07:59:38, lido 402 vezes.

Em uma cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira do mês de abril, 27, o departamento da UNEB em Euclides da Cunha anunciou o seu novo curso: Engenharia Agrônoma. Em menos de 10 anos da instalação do Campus na cidade, a universidade terá a disposição um dos cursos mais importantes de sustentabilidade de produção para a região do semiárido baiano.

A cerimônia, organizada pela diretora do departamento Profª. Ivete Teixeira junto ao corpo docente e administrativo, contou com a presença de lideranças da rede Uneb, bem como o reitor Lourisvaldo Valentim da Silva, a Pró-Reitora Adriana dos Santos Marmori Lima, o Pró- Reitor Luis Paulo de Almeida Neiva, o Coordenador Geral de Curso à Distância Profº Silvar Ferreira Ribeiro, o Coordenador do Colegiado Prof. Edson Barreto Lima, a Coordenadora do NUPE Prof.ª Miriam Barreto de Almeida Passos, a prefeita municipal Fátima Nunes, a deputada estadual Fátima Nunes, a Secretária Municipal de Educação Maria Auxiliadora Moura, visitantes, docentes da instituição, além de outras lideranças políticas da região circunvizinha e a digna presença de alunos e ex-alunos do departamento local.

O novo curso foi aprovado por unanimidade pelo conselho deliberativo da rede universitária estadual (UNEB I) no dia 23 de abril, na qual, a Profª. Ivete Teixeira, diretora do departamento de Euclides da Cunha foi pessoalmente a capital baiana para acompanhar o resultado.

Por conta da sua importância, enquanto cidade pólo do semiárido, o município de Euclides da Cunha foi contemplado em 2003 com o campus da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, contendo o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT – Campus XXII.

Enquanto instituição de ensino superior, esse Departamento tem sob a sua responsabilidade o funcionamento dos seguintes curso e gerenciamento das atividades permanentes, a saber:

• Curso de Letras (Presencial).
• Especialização em Estudos Literários e Lingüística Aplicada ao Ensino (Presencial).
• Pedagogia (Plataforma Freira).
• Educação Física (Plataforma Freire).
• Matemática (EAD).
• História (EAD).
• Química (EAD).         
• Geografia (EAD).
• Educação Física (EAD).
• Especialização em Educação à Distância (EAD).
• Universidade Aberta à Terceira Idade (presencial).
• Parque Estadual de Canudos e Memorial Antonio Conselheiro.
• Curso de Engenharia Agrônoma (Implantação).

O Departamento funciona em dois prédios cedidos pela Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha, através do convênio nº. 032/2004 celebrado com a UNEB.

É importante destacar que em 2008, o Curso de Letras oferecido no DCHT – XXII participou do ENADE, obtendo o resultado 4, indicativo de ponto forte, dentro dos conceitos e de cada conjunto das dimensões avaliadas. Além disso, esse exame visa, sobretudo, avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs do curso, como também suas habilidades e competências a ele relacionadas.

Assim, no que tange a melhoria do ensino, da extensão e da pesquisa o DCHT – Campus XXII – desta “Região Pólo” do Estado da Bahia tem implementado esforços, assegurando aos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem o respeito a diversidade cultural, por entender que este constitui um dos principais pilares de uma política pedagógica séria e de qualidade, buscando aceitar com respeito às diferenças.

Além de atender aos estudantes de Euclides da Cunha, o campus recebe alunos dos municípios de: Tucano, Jorro(Distrito de Tucano), Quijinque, Cansanção, Monte Santo, Ribeira do Pombal, Banzaê, Cícero Dantas, Canudos, Uauá, Serrinha, Feira de Santana, Jeremoabo e Araci.

Dessa forma, a UNEB assinala um novo olhar sobre a região. Se no primeiro momento o curso de letras foi, e é fundamental na formação de jovens profissionais, neste segundo momento o curso de agronomia tem um olhar sobre a ciência e tecnologias aplicadas ao Desenvolvimento Sustentável da agropecuária regional e dessa forma consolidar com investimentos um importante polo tecnológico da economia dos setores primários e secundário, estimulando o Desenvolvimento social e econômico das pessoas e da paisagem.

Conforme destacou o Coordenador Geral Silvar Ribeiro, o uso das tecnologias para exercer as profissões é fundamental nos dias atuais, pois todo o processo de desenvolvimento e expansão exige meios científicos de se obter resultados. Nesse sentido, o curso de Agronomia que será implantado possibilitará um melhor aproveitamento do solo na produção de bens agrícolas na região. Vale ressaltar que curso de Engenharia Agrônoma é um dos mais requisitados em todo o país e possui uma grande carência dessa mão de obra no mercado de trabalho.

Na abertura do evento, alunos da universidade cantaram em voz e violão. Em seguida, o Major Pires, ex-aluno da Uneb XXII deu introdução ao discurso da cerimônia, sendo continuado por autoridades da universidade e do poder público, contando ainda com, grande ênfase, depoimentos de estudantes que foram qualificados pelo departamento de Euclides da Cunha.

Ao término do evento, homenagens foram realizadas aos membros participantes da banca de honra desta nova conquista, sendo representadas pelas autoridades públicas e da universidade.

 

Fonte: Euclides.com