Notícias de 04 a 09 de setembro de 2012

09/09/2012 01:01

Acidente entre motos deixa uma vítima fatal no município de Euclides da Cunha (BA)

04/09/2012 10:00

 

Daniel Góes dos Santos, 22, residente na Travessa D. Pedro I, em Euclides da Cunha-Ba, foi a vítima fatal de um acidente ocorrido na noite deste sábado, 1º, na proximidade do povoado de Tucucuru, meio rural de Euclides da Cunha.

Segundo o registro feito na 1ª Delegacia Territorial da 25ª Coorpin, por volta de 22h40, Daniel, que conduzia a motocicleta CG 150 Titan, cor preta, placa HZR 0054 e Adallison Maciel dos Santos, 21, residente no povoado de Tucucuru e conduzia a motocicleta Broz cor vermelha, placa NZX 0964, colidiram frontalmente quando trafegavam pela estrada de terra que passa pelo povoado.

A enorme poeira que levantava e impedia uma visão mais ampla da estrada teria sido o principal motivo da colisão. Daniel, que transportava na garupa uma jovem de nome Adriana de Jesus Santos, 16, sofreu ferimentos graves e foi socorrido para o Hospital Municipal ACM, onde foi atendido, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu, enquanto Adriana, com escoriações pelo corpo ficou internada em observação médica.

Uma equipe do DPT formada pelo perito criminalístico Ronaldo Menezes, auxiliado por Aloísio, os agentes policiais civis Luciano e Aline sob o comando do delegado plantonista Marcos Vinicius foi deslocada para o local do acidente, onde procedeu a perícia técnica.

VÍTIMA FUGIU: Após receber atendimento médico no Hospital Municipal ACM, Adallison Maciel, que deveria comparecer à DT para registrar a ocorrência, evadiu-se do hospital sem autorização, situação que deixou a equipe médica preocupada.

Aliás, este, não é o primeiro caso em que pessoas envolvidas com acidente grave: briga com ferimentos a tiro, facada, entre outros, não têm o registro comunicado imediatamente à polícia ou deixam o local que, por sua vez, não dispõe de um preposto da polícia para registrar o fato e até mesmo inibir a ação de alguns pacientes mais exaltados, embriagados, drogados, distúrbio cerebral, que chegam ao hospital e provocam desordem, danos ao patrimônio público e ameaçam aos atendentes e médicos que trabalham nos plantões noturnos, especialmente.

Seria bom que as autoridades responsáveis adotassem medidas de segurança para o Hospital Municipal ACM.

 

Fonte: Euclidesdacunha.com

 

Criança morre carbonizada dentro de casa em Euclides da Cunha (BA)

09/09/2012 19:16

O dia 7 de setembro, - que muita gente sabe, apenas, que é um dia feriado nacional, enquanto outras que deveriam, até por ofício da profissão, fazer com que a data magna da Independência do Brasil seja motivo de orgulho para a nação tupiniquim, como acontece nas demais nações do mundo, que comemora com orgulho a data maior de sua independência, não será mais lembrada como um dia feriado pelos moradores do Bairro Duda Macário.

Como motivo, a tragédia que aconteceu nesta sexta-feira, 07, quando uma criança de apenas, um ano e cinco meses, morreu carbonizada vítima de um incêndio ocorrido em uma casa simples, ainda em construção, quando se encontrava sozinha, enquanto a mãe de nome Janeide da Conceição de Jesus, 34, conhecida como “galega” havia ido à casa de uma amiga para comercializar peças de lingerie.

O fato aconteceu por volta de 19h50, quando vizinhos perceberam as chamas que se alastravam rapidamente, enquanto a criança gritava, em agonia causada pelas chamas ardentes que a consumiam, alimentadas pela madeira da cama, colchão, cobertor, entre tantos objetos inflamáveis devorados pelo fogo.

Indefesa, Wilbert, supostamente arrastou-se pelo chão, até um canto da parede onde se encontrava a cama da mãe, onde, carbonizada, misturou-se com pedaços de madeira queimada e cacos de telhas que haviam desmoronado com o incêndio.

Jaime Ramos, um trabalhador e morador do bairro, que havia ido até a casa de um parente para assistir televisão, contou para a reportagem do site euclidesdacunha.com que percebeu a labareda e gritou para a vizinhança que se uniu e, portando baldes e outros utensílios domésticos, conseguiram debelar as chamas, através de uma janela, ainda fechada  com tijolos, mas que foi arrebentada, por onde jogavam água  sem, contudo, saber que naquele quarto existia uma criança.

Com o fogo praticamente debelado, conseguiu entrar na casa e retirar o botijão de gás, na tentativa de evitar uma explosão. Enquanto algumas amigas vizinhas localizavam e comunicavam o fato à dona da casa sinistrada.

Foi ai que todos tomaram conhecimento da existência de uma criança no interior da residência, fato comprovado depois de o fogo estar inteiramente apagado. O incêndio foi comunicado ao serviço 190 de rádio patrulha do 5º BPM, que enviou para o local uma guarnição, que ajudou no combate ao fogo.

A tragédia mobilizou o bairro e, na manhã deste sábado, 08, muitos curiosos acorreram ao local, enquanto uma equipe da polícia técnica formada pelo perito criminalístico Arivaldo das Mercês auxiliado por Aloísio e o agente policial Tourinho realizavam os trabalhos de perícia técnica para identificar a provável causa do incêndio e levantamento cadavérico sob o comando do Dr. Paulo Jason delegado de polícia titular.

O fogo destruiu totalmente o telhado, os móveis e eletrodomésticos, de uma casa ainda em construção. Ao ser convidada pelo delegado para adentrar a residência para prestar informações complementares ao perito criminalístico, Janeide não resistiu ao ver o corpo do filho caçula carbonizado e reduzido a cerca de 50 cm, teve uma crise de choro e deixou o local amparada pelo Dr. Paulo Jason.

Do lado de fora, Janeide foi consolada por parentes e algumas vizinhas comovidas com a tragédia. O corpo foi retirado do local, envolto em uma lona plástica preta, que foi transportado pelo perito auxiliar até uma viatura da PC, e seguiu para o IML, onde foi submetido à necropsia e posteriormente liberado para o sepultamento.

O drama vivido pela mãe da criança dividiu opinião, já que a genitora há mais de um ano vem sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar de Euclides da Cunha, que a acusa de negligenciar nos cuidados de mais dois filhos menores, com idade respectivamente de 09 e 11 anos de idade, além de uma filha menor de 14 anos, que fugiu de casa e foi localizada na cidade de Conceição do Coité, região sisaleira do estado da Bahia, há cerca de 200 km de Euclides da Cunha, por agentes do Conselho Tutelar de Euclides da Cunha.

Segundo o profº. Emanuel, um dos agentes do Conselho Tutelar que acompanha o caso desta família, a garota se recusou a voltar para casa, sob alegação de não suportar mais tanto sofrimento.

“Como estava empregada, e, conhecedor da qualidade de vida da família da adolescente, os agentes do Conselho Tutelar preferiram deixar a garota em Conceição do Coité”, disse o professor, ao repórter José Dilson Pinheiro do site euclidesdacunha.com e acrescentou estar o Ministério Público a par de toda a situação envolvendo esta família.

Há poucos dias, o garoto de 11 anos de idade assaltou uma floricultura onde também funciona uma agência correspondente de uma instituição financeira na Rua Major Antonino.

A ação delituosa surpreendeu a todos que estavam no local, principalmente a maneira sorrateira como adentrou, apesar de estar o estabelecimento equipado com câmera de vídeo para segurança.

Da própria genitora, este repórter ouviu o relato que confirmou ser o menino matriculado na ACACEC – Associação da Criança e do Adolescente de Euclides da Cunha, instituição que desenvolve excelente programa de amparo às crianças em situação de risco contra a sociedade, com atividades educacionais, lúdicas, esportivas, etc., em parceria com o Ministério Público e o Judiciário local.

Janeide também reconhece que o garoto costuma fingir de ir à escola, porém, prioriza locais onde funcionam máquinas de vídeo game, onde passa boa parte do tempo em que deveria estar na sala de aula.

“Sou batalhadora, tive oito filhos com companheiros diferentes; trabalhei como empregada doméstica e consegui juntar algum dinheiro que me proporcionou comparar um terreno e construir a minha casa, que nem terminei e vejo destruída pelo fogo; além de um filho de um ano e cinco meses, morto desta forma”.

E prosseguiu em seu relato: “Deixei de trabalhar em casa de família, pois não podia levar meu filho comigo; apesar de a patroa concordar em levar a criança para o local de trabalho; porém, não tinha força para carregá-la comigo até o trabalho, que era muito distante do meu bairro. Apesar de tudo, meus filhos nunca passaram fome e saíam de casa sempre de banho tomado e roupa limpa. Não sou aquilo que dizem contra mim”. Finalizou.

Alguns parentes por parte do atual companheiro compareceram ao local e se comprometeram a dar apoio, já que a vítima principal da tragédia era filho deste. Apesar, de contribuir com uma ajuda de apenas, R$ 90,00 e que também é pessoa doente e atualmente não estar trabalhando, informou Janeide.

A informação de que o incêndio foi originado por uma vela deixada acesa no quarto em que dormia Wilbert, é o mais forte indício da causa da tragédia. Versão confirmada pela genitora, já que a casa não dispunha de energia elétrica.

Independente do resultado da perícia técnica, Janeide deverá ser indiciada por homicídio culposo, segundo informou o delegado Paulo Jason Falcão.

O fato é que o 7 de setembro de 2012, jamais será esquecido pela família e pelos moradores do bairro Duda Macário, infelizmente, pela tragédia e não como um dia de festa cívica, a maior de todas as datas comemorativas do Brasil.

 

Fonte: Euclidesdacunha.com

 

Detentos serram grades e fogem da delegacia de Abaré (BA)

09/09/2012 18:33

Imagem ilustrativa

 

Quatro presos serraram grades e fugiram da carceragem da delegacia de Abaré-Ba, na madrugada deste sábado (8).

Segundo a Polícia Civil, os detentos cortaram as grades de duas celas e conseguiram fugir por uma janela que dá acesso à parte externa da delegacia por volta das 3h.

Os homens tentaram fugir através do forro que cobre o teto da delegacia, mas não tiveram sucesso e acabaram serrando também as grades externas de uma das janelas laterais. O único agente penitenciário que estava na delegacia durante a madrugada só percebeu a fuga duas horas depois, às 5h, quando foi até a cozinha e notou parte do forro quebrado.

No momento da fuga haviam 22 presos nas três celas da delegacia, que tem capacidade para apenas doze. De acordo com a polícia, os companheiros de cela dos fugitivos não quiseram participar da ação. As investigações apontam que a serra utilizada para quebrar as grades tenha sido fornecida aos presos por um visitante ou por umas das janelas laterais que, apesar de possuírem grades, ficam abertas durante o banho de sol dos detentos.

As Polícias Civil e Militar estão em operação conjunta para a recaptura dos foragidos, mas até o momento nenhum deles foi localizado.

 

Bahia: Seis acidentes deixam 15 feridos e uma pessoa morta no feriado da independência

08/09/2012 10:21

Acidente no Litoral Norte Bahia (Foto: GraerPM/Divulgação)

 

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou seis acidente com 15 feridos e uma vítima fatal nesta sexta-feira (7), feriado do Dia da Independência do Brasil, nas rodovias estaduais e federais que são de responsabilidade do órgão. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não registrou nenhum caso grave na BR-324, conforme informações do posto de Simões Filho, que atende ao trecho da BR-324 que liga Salvador até Feira de Santana. A quantidade foi computada até por volta das 22h.
Na BA-522, trecho próximo à cidade de São Francisco do Conde, o motorista de uma van morreu com o impacto do tombamento do veículo. Ele estava sozinho dentro da van. A equipe da PRE de Candeias, que prestou assistência à vítima, continua acompanhando ao caso. Não há informação sobre a circunstância do acidente.

 

Já na BA-099, cinco pessoas ficaram feridas - quatro mulheres e um homem - por conta do capotamento de um veículo, perto de Mata de São João, de acordo com a PRE.
Uma vítima foi socorrida em estado grave pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), com quadro de traumatismo craniano. Ela foi encaminhada para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Outra vítima também apresentou estado considerado grave. As outras duas mulheres sofreram ferimentos leves, segundo a polícia, e foram levadas para o Hospital Geral de Camaçari, na região metropolitana.

Em outro caso, sete pessoas ficaram feridas na BR-420, perto da cidade de Maragogipe, na região do recôncavo. A situação foi provocada por uma batida frontal envolvendo dois carros. A PRE informa que todos as sete pessoas sofreram ferimentos graves e foram socorridas para o hospital da cidade.
Os outros dois acidentes ocorreram nas BA-001, perto de Vera Cruz, cidade da Ilha de Itaparica, e na BA-502, próximo à cidade de São Gonçalo dos Campos. No primeiro, duas pessoas ficaram feridas após batida de uma moto na traseira de um carro de passeio. As vítimas são o piloto e o carona da moto. No segundo, um caminhão tombou e deixou o motorista ferido levemente.

 

Fonte: G1

 

Baterista, Rod Bala, troca Garota Safada por Forró do Muído

08/09/2012 11:45

 

É do conhecimento de todos que o famosos produtor e baterista Rod Bala não faz mais parte do Casting do Wesley Safadão e da Luan Promoções, já que o próprio se juntou a sua esposa Márcia Fellipe no Novo Forró do Muído fazendo parte da maior produtora de forró do mundo, a A3 Entretenimento.

Rod Bala encarregou o Baterista Deyvinho Natal, ex músico do Amor Real que pertence ao Rod, porém a negociação acabou não dando certo.
Deyvinho recebeu uma baita de uma proposta que foi mais que irrecusável, o super conceituado empresário Tuta Sancho Sócio da TS Eventos e do Furacão do Forró, cobriu a proposta do Wesley Safadão e agora tem Deyvinho Natal no comando da bateria do Furacão do Forró.

Só que essa não é a primeira vez que acontece, pra quem não se recorda em meados do ano de 2010 o maestro e sanfoneiro Gleison Souza que tinha mais de 5 Anos na Garota Safada e estava prestes a renovar o contrato, quando Tuta Sancho entra em ação e leva o renomado músico para o Furacão do Forró, onde ele permanece até Hoje.


Porém o Wesley Safadão não se abateu e contratou um dos bateristas revelação dos últimos tempos, agora oficialmente Sy Vasconselos o famoso Sypa assumi a bateria do Wesley Safadão e da Garota Safada definitivamente, onde ele está sendo bem prestigiado já que tem um belo trabalho no forró. Sypa foi baterista do Forró Pegado por quase 2 Anos, onde ganhou fama e respeito dos forrozeiros, agora Sypa promete renovar o som da Garota Safada com sua batida diferenciada que já é muito conhecida.

 

Desmatamento na Amazônia poderá reduz chuva em até 21% até 2050

08/09/2012 12:07

Pesquisadores ingleses concluíram que a região Amazônica pode ter uma redução significativa na quantidade de chuva até 2050. Eles apontam uma taxa próxima a 21% (em épocas de seca) e de 12% (nas estações úmidas), mas afirmam que o fenômeno corre risco de acontecer se o desmatamento no bioma mantiver níveis altos.

O estudo, publicado na revista Nature, conseguiu, pela primeira vez, observar a umidade gerada na região, na íntegra. "O nosso é o primeiro estudo a usar observações para demonstrar a relação entre florestas e chuvas nos trópicos. E ele, amplamente, concorda com as estimativas das modelagens anteriores", afirmou ao jornal Estado de SP o líder do estudo Dominick Spracklen, da Universidade de Leeds.

Através de imagens do satélite TRMM, que fica em órbita ao longo da linha do Equador mensurando a chuva na região Amazônica, os pesquisadores verificaram a umidade do fluxo do ar em, aproximadamente, 60% do local e perceberam que, ao passar por uma grande vegetação, ela produzia duas vezes mais chuvas do que nas áreas com pouca vegetação.

Os cientistas definem o processo como evotranspiração (o suor das árvores).

Spracklen destacou a evolução do Brasil em relação a temática. "O Brasil fez um grande progresso ao reduzir as taxas históricas de Desmatamento. Se esses níveis mais baixos forem mantidos, então o cenário que usamos, e a previsão de redução de chuva que fizemos, será superestimada".

Porém, não escondeu seu receio com as novas possibilidades do país. "Decisões políticas, como a mudança do Código Florestal, aumento dos preços de produtos agrícolas e expansão de hidrelétricas aumentam as ameaças à Amazônia. Então ainda não está claro que a taxa de desmatamento continuará baixa. O progresso atual é encorajador, mas frágil", completou o especialista.

Os pesquisadores enfatizaram a necessidade da manutenção das baixas taxas de desmate para agricultura e as plantas de geração de energia.

O bioma Amazônia

A região brasileira que abrange sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, constituindo-se num dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade.

Encontram-se, em território amazônico, densas florestas, savanas e florestas de igapó permeadas pelos rios.

Levantamentos recentes mostram que a Amazônia abriga pelo menos
-- 40 mil espécies de plantas
-- 427 espécies de mamíferos
-- 1.294 espécies de aves
-- 378 espécies de répteis
-- 427 espécies de anfíbios
-- 3 mil espécies de peixes

Seus rios comportam cerca de 20% da água doce do mundo e a floresta constitui importante estoque de gases responsáveis pelo efeito estufa.

 

Santaluz: moradores de Lagoa Escura encontram ossadas que podem ser de animais pré-históricos

07/09/2012 20:59

A comunidade pode ser considerada um sítio arqueológico diante da história de retirada de ossos e a quantidade.

A população da comunidade da Lagoa Escura, região do distrito de Várzea da Pedra, distante 20 km da sede de Santaluz (BA), na região sisaleira, está impressionada com a quantidade e tamanho dos ossos encontrados no fundo de uma lagoa que secou por conta da longa estiagem. A lagoa, a mesma que originou o nome do povoado fica no limite territorial entre Santaluz e Araci.

Orlando disse que os moradores não vão retirar até a chegada de especialistas.

Segundo o morador Orlando Nunes, foi colocada uma máquina para fazer a limpeza da lagoa para receber a tão esperada chuvas de verão, quando na segunda-feira, 03, alguém encontrou um osso de tamanho e característica fora do padrão dos seres vivos da atualidade. A partir daquela descoberta os trabalhadores continuaram a limpeza com a dupla finalidade de retirar a lama e preservar os ossos, que muita gente acredita que, o que foi encontrado, se não um esqueleto completo, um volume que possa ajudar na identificação no animal, pois, enquanto um morador usava um picareta para arrancar um osso, notava que havia outros bem próximos.

Outras ossadas podem está soterradas – Lagoa Escura poderá ser utilizada por estudiosos para definir se realmente as ossadas encontradas são de animais pré-históricos, pois segundo o aposentado José, 72 anos, já conheceu a lagoa com água e por volta do ano 1982 houve uma seca e quando ele e outros moradores estavam fazendo a limpeza encontraram ossos, que segundo ele, um homem sozinho não conseguia levantar,”mas a gente dava pouca importância, jogava pra lá no meio da lama e acabava sendo enterrado de novo”, conta o morador.

Informações davam conta também que outro idoso afirmou que numa cacimba (buraco estreito no fundo de uma aguada) existe um esqueleto completo de animal.

A última vez que a represa secou há quatro anos, moradores encontraram ossos e estavam guardados em suas residências, agora a quantidade é bem maior como pode ser visto nesta foto na residência da aposentada Tomazia Maria dos Reis, 84 anos, que está impressionada com o tamanho e formato dos ossos.

 

Fonte: Calila Notícias

Dilma anuncia diminuição de 16,2% no preço da energia para residências e 28% para indústrias

07/09/2012 20:36

 

As tarifas de energia elétrica vão diminuir 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias a partir do início do ano que vem. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (6) pela presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento à nação por ocasião do Sete de Setembro. Segundo a líder nacional, a medida servirá como estímulo a competitividade do país. “Os ganhos serão usados tanto para a redução de preços para o consumidor brasileiro quanto para os produtos de exportação, o que vai abrir mais mercados dentro e fora do país”, disse. Segundo a presidente, a medida também vai ajudar indústrias em dificuldades e evitará demissões. Dilma explicou que a diminuição para o setor produtivo será maior porque os custos de distribuição são menores, já que as indústrias operam em alta tensão. Detalhes da medida serão divulgados na próxima terça-feira (11) em evento no Palácio do Planalto. A redução do preço da energia deve passar pela diminuição ou extinção de alguns dos dez encargos setoriais cobrados atualmente, que representam cerca de 10% do preço total do serviço. O governo também deve anunciar a renovação das concessões do setor elétrico que começam a vencer a partir de 2015, como hidrelétricas e linhas de transmissão. A diminuição do preço da energia faz parte da estratégia do governo para reativar a economia, que, segundo Dilma, se recupera dos efeitos da crise financeira internacional. A medida vai agregar o fator competitividade ao tripé do atual modelo de desenvolvimento do Brasil, baseado em estabilidade, crescimento e inclusão. Em entrevista ao Bahia Notícias, o deputado Antônio Imbassahy, já havua estimuladoque as contas de energia sofreriam redução.

 

Fonte: Euclidesemdestaque.com

 

Andarilho quer encontrar a família, mas não sabe de onde é.

07/09/2012 20:31

Por estar as margens da BR 116, mensalmente passam dezenas de andarilhos pelo Povoado Formosa, muitos acabam ficando alguns dias e depois desaparecem, outros passam rapidamente.

Atualmente tem um que já está no povoado há alguns dias, o mesmo não sabe o próprio nome ou não quer dizer, come e não se lembra e pede comida novamente, conversa sozinho. Enfim, ele está visivelmente com o psicológico alterado.

Em conversa com uma moradora, ele disse que gostaria muito de reencontrar a família, mas não se lembra de onde é e nem pra onde tá indo, Não sabe o nome dos parentes e nem quanto tempo está fora de casa. O mesmo estava vestindo uma camisa de um evento ocorrido na cidade de Serrinha (BA), possivelmente ele poderá ser dessa cidade ou simplesmente alguém deu essa camisa quando o mesmo passou por lá.

Se alguém conhece esse homem, sabe de onde ele é, entre em contato conosco pelo email portallformosa@hotmail.com ou mande uma mensagem clicando AQUI

Se algum familiar o reconhecer, saiba que ele está em Formosa perambulando pelos restaurantes a beira da BR 116.

Veja as fotos:

 

Água para Todos realiza mais cadastramentos no norte da Bahia

06/09/2012 12:15

Água para Todos realiza mais cadastramentos no norte da Bahia

  Esta semana as equipes do programa Água para Todos, do governo federal, darão atenção especial aos trabalhos de cadastramentos de mais beneficiários da região norte da Bahia, que receberão o sistema para captação e armazenamento de água. Segundo o sistema GPWeb, programa adaptado para registrar digitalmente todas as ações desenvolvidas pelas equipes de campo do Água para Todos, na área de atuação da 6ª superintendência regional da Codevasf, localizada em Juazeiro, mais de 1.077 beneficiários foram cadastrados para o recebimento de cisternas de polietileno, aproximando-se da meta prevista de 1.861 atendimentos na região.

No município de Chorrochó esta semana serão inscritos mais 100 beneficiários, obedecendo as exigência do programa, que prevê a inclusão de famílias que residam no campo, principalmente no semiárido baiano, e que estejam em situação considerada de pobreza e/ou extrema pobreza. Além disso a renda per capita dos selecionados deve ser de até R$ 140,00, sendo que aposentados que vivam de sua renda previdenciária, podem, neste caso, ultrapassar esta margem. Outra exigência é a inscrição no CadÚnico.

A seleção das famílias que receberão as cisternas de polietileno, com capacidade para 16 mil litros de água, é feita por um Comitê Gestor Municipal, eleito pela comunidade, com a participação de entidades representativas, representantes do poder público municipal, associações, igrejas, pastorais e comissões comunitárias. É o comitê que indica quem inicialmente poderá receber o benefício. Após essa indicação, as equipes do Água para Todos vão até as localidades rurais, onde realizam o cadastramento, preenchendo uma ficha de avaliação, que será encaminhada para a coordenação do programa, onde as informações são analisadas e arquivadas via GPWeb. O próximo processo é o da instalação das cisternas e de todo o sistema de captação, que inclui calhas, canos de PVC e uma bomba manual. Todo esse equipamento é transportado por rodovias e estradas vicinais até os municípios, onde são armazenados em local seguro até o transporte final para as localidades beneficiadas.

Morro do Chapéu

No município de Morro do Chapéu, esta semana, as equipes da 6ª superintendência regional acompanham a entrega e armazenamento de 300 cisternas, que ficarão guardadas em um local cedido pela prefeitura municipal até serem levadas às comunidades beneficiadas. Além disso, serão intensificados os contatos com os integrantes do Comitê Gestor Municipal, e realizada uma reunião para definir a estratégia de instalação das cisternas. Nessa programação será discutida também como será realizada a capacitação dos beneficiários, onde as famílias que receberão os benefícios são orientadas sobre como usar adequadamente as cisternas, através de uma capacitação sobre Gestão da Água. Nessa capacitação serão repassados os cuidados quanto à utilização da água sem desperdício, os cuidados com a saúde e instruções sobre a conservação e manutenção dos reservatórios.

Santa Brígida

Em Santa Brígida cerca de 880 beneficiários já foram inscritos, e esta semana as equipes do Água para todos deverão analisar mais 28 cadastros. Quanto à capacitação das famílias, está prevista a orientação de 128 beneficiários, que receberão todas as informações sobre o sistema de captação e armazenamento de água e a capacitação para utilização responsável do benefício. Paralelamente a esse trabalho também serão realizados a busca ativa de mais beneficiários, verificação de cadastros, validação, locação, fiscalização de instalação do sistema e registro das ações em formulário próprio para arquivamento no GPWeb. A aceleração desse cronograma de ações visa atingir mais rapidamente a meta de mil unidades instaladas dentro do menor tempo possível.

Umburanas

Em Umburanas o tráfego de caminhões transportando as cisternas foi intensificado. A meta desta semana é de 350 cisternas entregues no município. Para que elas cheguem até o destino é feito um planejamento do trajeto a ser seguido pelo caminhão, que leva 3 cisternas em cada viagem. Depois que chegam ao município, as cisternas são armazenadas, geralmente, em um local cedido pela prefeitura, que também fica responsável pela guarda do material até a sua remoção até o local definitivo. Devido às condições da maioria das estradas, em muitos casos as cisternas são levadas individualmente em caminhões pequenos até o local de instalação. Geralmente o reservatório transportado é logo instalado, evitando a demora na entrega do benefício. Em Umburanas 294 beneficiários já foram considerados aptos para receber o sistema.

Uauá

Em Uauá 1.077 famílias já foram cadastradas e esta semana mais 90 deverão ser incluídas no programa. Está prevista a validação de 75 novos beneficiários, que tão logo sejam aprovados, deverão receber as cisternas.


Autor: Ascom Codevasf 6 SR/Canudos Acontece

 

Candidata a vereadora tem o som do carro roubado em Barra do Tarrachil (BA)

06/09/2012 11:10
 
A candidata à vereadora do PP “Rosely Nery” de Barra do Tarrachil, Chorrochó-Ba, teve o som do seu carro (Fiat Uno) roubado em frente a sua residência, no bairro da Portelinha, na noite desta terça-feira (05). A mesma sempre deixa o seu carro no mesmo local, só que os elementos arrombaram uma das portas do carro e levaram o aparelho de som.
A polícia CIPE-caatinga foi avisada e está em busca do ou dos elementos. Falta segurança no povoado que mais cresce no município de Chorrochó-Ba. Até o  fechamento desta matéria nnguém foi preso, a qualquer momento mais informações sobre este fato, o que não pode acontecer é o povoado da Barra do Tarrachil ficar sem um posto policial, este fato não é o primeiro e nem será o último, tem que serem tomadas algumas medidas em relação à falta de policiamento no povoado.
 
Fonte: Barra Fuxico

 

Euclides da Cunha-BA: Homem morre eletrocutado ao tentar ajudar vítima de acidente na BA 220

06/09/2012 12:05

Euclides da Cunha: Homem morre ao tentar ajudar vítima de acidente na BA 220

Por volta das 5h da manhã desta quarta-feira (05), um homem morreu eletrocutado ao tentar ajudar uma vítima que havia se envolvido em acidente automobilístico na BA 220, nas proximidades do Povoado Lage (meio rural de Euclides da Cunha), sentido Euclides da Cunha.

A morte de Graciliano Manoel dos Reis foi decorrente de um choque elétrico com um fio de alta tensão da rede elétrica que caiu sobre a pista. A queda do poste e da rede elétrica foi provocada por uma colisão de um veículo com um dos postes da rede elétrica que fica ao centro da construção das vias da BA 220. O veículo de marca Gol que colidiu com o poste era conduzido por Manoel O. dos Santos, feirante, morador do Povoado Lagoa do Guedes, meio rural de Euclides da Cunha.

Graciliano Manoel dos Reis passava de moto pelo local e percebeu o acidente, ao tentar ajudar a vítima que estava no carro, sem perceber, ele tropeçou no fio da rede elétrica e foi eletrocutado. Graciliano foi levado para o Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães, onde foi constatado o óbito. Em seguida, o corpo de Graciliano dos Reis foi encaminhado para o IML do Departamento de Polícia Técnica de Euclides da Cunha (DPT) para a efetivação da necropsia.

Graciliano Manoel dos Reis era agricultor, casado, com três filhos e morava no Povoado Ferro de Engomar, meio rural de Euclides da Cunha.

Manoel O. dos Santos, condutor do veículo Gol, sofreu alguns ferimentos leves, com queimadura em uma das pernas, mas precisou ser internado para observação no Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães.

   

Fonte: Informativo Águia

 

Assalto a banco termina com 1 policial e 4 assaltantes mortos em Itanhém (BA)

06/09/2012 11:52

 

Quatro integrantes do bando que assaltou a agência do banco do Brasil em Itanhém (BA) nesta quarta-feira, 5 de setembro, morreram em confronto com policiais da Cipe Mata Atlântica, antiga Caema.

Os assaltantes foram socorridos ao Hospital de Medeiros Neto, onde já chegaram sem vida: Hilton Dias Lovato, 42 anos, Roberto Queiroz Martins, 41, Acácio Gonçalves da Silva, 36, e Ivo Alves Quinzinho, 22, todos naturais de São Paulo.

Os quatro assaltantes estavam com armas e munição de guerra, além de rádios de comunicação. Com eles a PM encontrou três fuzis AK 47, um fuzil Colt Comando, uma pistola nove milímetros e 326 munições de diferentes calibres.

Um policial da Cipe identificado por Cleberson Souza foi baleado e morreu no hospital de Medeiros Neto, outro policial também da Cipe, o Alves, foi alvejado com um tiro na cabeça, ele foi trazido de helicóptero para o Hospital Municipal de Teixeira.

Como o local não possui heliporto, o piloto da aeronave precisou posar no meio da Avenida Getúlio Vargas.

Alves passou por uma tomografia e segundo o plantão médico o projétil não perfurou o crânio, provavelmente o disparo que o atingiu é de baixo calibre, ele passará por uma cirurgia de risco.

Há informações de que pelo menos, oito assaltantes participaram do assalto a agência em Itanhém, quatro ainda estão foragidos.

 

 

Fonte: Chico sabe tudo

____________________________________________________________________________

Comentário

assalto

Data: 08/09/2012 | De: anonimo

dinheiro facil mas muitas vez dificil de gastar

roubo

Data: 08/09/2012 | De: anonimo

perderam a vida e nem poderam gastar a grana pra que issso

 

Brasil é o segundo país que mais consome cocaína e crack

06/09/2012 13:15
Brasil é o segundo país que mais consome cocaína e crack

 

O Brasil é o segundo país com maior número de usuários de cocaína em pó e crack no ano de 2011, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo a pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgada nesta quarta-feira (5), existem 2,8 milhões de consumidores no país, contra 4,1 milhões registrados pelo primeiro colocado. Quando as duas drogas são consideradas isoladamente, o Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína. Segundo a pesquisa, 17% do total de usuários consumiram os dois tipos de droga. Segundo o médico Ronaldo Laranjeira, organizador do estudo, os países desenvolvidos diminuíram o consumo da droga. Na contramão, os emergentes elevaram o número de usuários. “Isso mostra que temos uma rede de tráfico no Brasil inteiro que sustenta quase 3 milhões de usuários de cocaína e crack”, disse. Apesar de o número dos usuários de crack ser inferior ao da cocaína intranasal, esse é o público que mais preocupa o médico. “É a população que tradicionalmente tem uma mortalidade maior. Com certeza, 1 milhão de usuários de crack é problema muito mais preocupante que [cerca de] 2 milhões de usuários de cocaína”, disse Laranjeira. O estudo aponta que 27% dos usuários dos dois tipos de cocaína – em pó, de uso nasal, e em pedra, fumada - consumiram a droga todos os dias ou ao menos duas vezes por semana, no ano passado. Quase metade (48%) foi identificada como dependente químico, mas apenas 30% deles disseram ter a intenção de interromper o uso. Outro ponto preocupante abordado pelo relatório foi a idade de iniciação. Os usuários que experimentaram cocaína antes dos 18 anos de idade são quase metade (45%). Além da iniciação precoce, o acesso à droga também é facilitado, pois 78% deles consideraram fácil encontrar o produto. Por outro lado, a busca pelo tratamento é baixa e apenas 10% dos usuários procuram ajuda.“O acesso é muito difícil no Brasil e a qualidade do tratamento é muito precária. Então, é isso que a gente tem que mudar, nós temos que criar um sistema que realmente funcione”, disse Laranjeira.

 

Fonte: Bahia Notícias

 

Paula Fernandes ganha liminar contra empresa do cantor Leonardo

06/09/2012 12:37
A cantora que mais vendeu discos no Brasil, em 2011, ganhou na justiça, nesta terça (04), o direito de gerenciar sozinha a agenda de shows e de outros compromissos até o final do seu contrato com a Talismã, dia 11 de novembro. A empresa do cantor Leonardo gerencia a carreira de Paula desde 2008 e cuidava dessas funções. A decisão é uma liminar e ainda pode ser revertida.
 
No início da tarde, a assessoria de imprensa da sertaneja tentou minimizar a importância da briga judicial de Paula contra a Talismã divulgando um comunicado oficial afirmando que a cantora "nutre um enorme respeito e admiração por Leonardo". Já a Talismã informou que não foi notificada da decisão e que, portanto não iria comentá-la.
 
Leia na íntegra o comunicado oficial de Paula Fernandes sobre o caso:
 
“Paula Fernandes pleiteou na justiça o direito que lhe compete de tomar conhecimento de todas as ações e transações comerciais referentes a sua carreira. O contrato firmado entre a empresa Talismã e a cantora vence no próximo dia 11 de novembro. O pedido judicial se refere a uma gestão compartilhada neste período restante, preservando todos os diretos econômicos da Talismã. As contratações de shows e campanhas publicitárias acontecem com muita antecedência, e sem este direito a cantora seria imensamente prejudicada.
 
Paula Fernandes nutre um enorme respeito e admiração por Leonardo, e quer manter a parceria artística com o cantor. Decisões referentes a gerência artísticas de sua carreira é uma prática comum, adotada por muitos artistas, inclusive por Leonardo que há alguns anos resolveu ser seu próprio empresário, iniciando a história da Talismã”.
 
Fonte: Diário de S.Paulo

 

Pesquisa eleitoral aponta vitória de Olímpio Cardoso Filho para prefeito em Uauá (BA)

05/09/2012 10:43

O Instituto SÉCULUS ASSESSORIA divulgou o resultado da 1ª pesquisa de intenção de votos no município de Uauá (BA).

Segundo a pesquisa Olimpio Cardoso Filho (PDT) detém 51,25% contra 36,75% de Lindomar Dantas (PT), nulos e brancos 3,75%, não sabe ou não opinou 8,25%.

No que tange a rejeição, o candidato Lindomar (PT) é o mais rejeitado com 44%, contra 34,25 de rejeição do candidato Olimpio (PDT), 6,5% não rejeitam nenhum candidato, não sabem ou não opinaram somam 15,25%.

Segundo a pesquisa, ainda, 53,25% dos entrevistados acham que Olimpio Cardoso Filho (PDT) vencerá as eleições contra 35% que acreditam na vitória de Lindomar Dantas (PT).

Levando-se em conta apenas os votos válidos, o candidato Olimpio Cardoso Filho (PDT) detém 58,23% contra 41,77% do candidato Lindomar Dantas (PT).

Foram ouvidos 500 eleitores na sede e interior do município entres os dias 26 e 27 de agosto, com margem de erro de 4,9%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo de BA-00111/2012.

 

Fonte: Blog do Geraldo José

 

Vaquejada de Serrinha (BA) começa nesta quinta (6), confira as atrações.

05/09/2012 12:02

 

A tradicional vaquejada de Serrinha terá 21 atrações musicais e 45 horas de shows (15 horas por dia). O evento será realizado, neste fim de semana, no parque Maria do Carmo, no município de Serrinha, a 170 km de Salvador.

A programação será aberta, na quinta-feira (6), com desfile de cavaleiros e amazonas pelas principais ruas e avenidas da cidade, e prosseguirá até domingo (9).

Segundo os empresários Carlinhos e Vardinho Serra, uma das novidades da edição de 2012 é a Festa do Bezerro Manhoso, que ocorrerá na sexta e terá como atrações:

Léo Magalhães, a banda Parangolé, Silvano Salles, Solteirão do Forró, Timbalada, Oito7nove4 e Forró Página Virada.

Já a conhecida Festa da Vaca Atolada, no sábado, será comandada pelas bandas:

Chiclete com Banana, Bruno e Marrone, Aviões do Forró, Pablo, Harmonia do Samba, Tomate e Forró Safado.

No domingo, último dia da programação:

Ivete Sangalo, Asa de Águia, Forró do Muído, É o Tchan, Banda 5% e Black Style se apresentam no palco da Festa do Boi Malandro.

Segundo Carlinhos Serra, com o evento, mais de 5 mil empregos temporários são criados, movimentando mais de 10 milhões na região.

 

Acidente envolvendo candidato a prefeito da cidade de Antônio Gonçalves(BA) deixa um jovem morto em Campo Formoso (BA)

05/09/2012 11:37
 
 
 
Por volta das 23h00 desta segunda, 03, ocorreu um grave acidente envolvendo um motociclista em uma curva próxima a Escola Gilcina Carvalho (Escola Rural), na entrada da cidade de Campo Formoso – BA.

Um motociclista identificado como Arailton da Silva Rodrigues, 21 anos, residente em Campo Formoso, pilotando uma moto CG Titan de cor preta, placa NYW 5853, licença de Juazeiro – BA, invadiu a contramão e bateu de frente com uma picape Frontier, de cor branca, placa OKK 4385, licença de Antonio Gonçalves, conduzida pelo Dr. Djalma Neto, “Dudu”, candidato a prefeito de Antonio Gonçalves. Como pode ser visto nas fotos abaixo, o motorista da caminhonete ainda tentou livrar a moto. “Tentei jogar o carro para o acostamento para impedir o acidente, mas não foi possível evitar esta tragédia”,  comentou Dudu que permaneceu no local após o acidente. O motociclista que sofreu uma forte pancada no rosto, não resistiu aos ferimentos e faleceu na hora da colisão, quebrando também membros superiores e inferiores. 
 
O trânsito ficou parado por muito tempo, até a chegada da Polícia Técnica de Senhor do Bonfim para fazer a remoção do corpo.
 
Fonte: Campo Formoso Notícias

_______________________________________________________________________________________________________

Comentário

Acidentes

Data: 08/09/2012 | De: Joseane dos santos de almeida

Que pena tao jovem força familia so deus pra ter mizericordia

 

Incêndio destrói parte da agência de banco em tentativa de assalto em Santa Bárbara (BA)

05/09/2012 09:58

 

Um incêndio atingiu na madrugada desta quarta-feira (5) a agência do Banco do Brasil do município de Santa Bárbara (BA), a 140 quilômetros de Salvador, após a ação de assaltantes.

Segundo informaram policiais militares, parte da agência ficou completamente destruída.

O fogo começou por volta das 3h da madrugada após a ação de criminosos que usaram maçaricos para arrombar um dos seis caixas eletrônicos. Os criminosos teriam perdido o controle das chamas que rapidamente se espalharam e atingiram os caixas eletrônicos vizinhos.

A Polícia Militar foi acionada pela central de monitoramento do banco. Porém, ao chegar ao local, os assaltantes já haviam fugido. Na agência foram encontrados um cilindro utilizado para alimentar um maçarico, além de lonas e vestígios de arrombamento.

"Um dos caixas tem marcas do maçarico, mas não há dinheiro espalhado pela agência", informou o soldado Mascarenhas, da Polícia Militar de Santa Bárbara. A Polícia não soube informar se os bandidos tiveram tempo de levar o dinheiro do caixa eletrônico.

Na fuga, os assaltantes ainda deixaram grampos embaixo dos pneus de uma viatura da Polícia Militar para evitar uma possível perseguição. Não houve confronto entre policiais e bandidos. 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana foi enviada ao local e conseguiu controlar as chamas no início da manhã. Ninguém ficou ferido. Ninguém foi preso em razão do incêndio. O prédio onde funciona a agência bancária teve a estrutura comprometida. Uma perícia vai avaliar o grau de destruição.

 

Fonte: Correio

 

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Coronel João Sá (BA)

05/09/2012 10:24

Na madrugada desta quarta feira (05) por volta das 02h20min, aproximadamente 06 a 08 elementos, encapuzados e fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil da cidade.

Segundo informações de algumas pessoas que foram feitas reféns por aproximadamente 20 minutos, os elementos chegaram a banco em uma Ranger prata, cortaram os fio de energia, arrombaram as portas que dá acesso ao cofre e fizeram 03 explosões.

Durante a ação um dos elementos, perguntou onde era a delegacia e se havia muitos policiais. Ao verem dois guardas fazendo ronda de moto, eles foram chamados e também  feitos reféns.

De acordo com o gerente só levaram uma caneta que estava sobre a mesa dele.

Segundo alguns reféns, na última explosão um dos assaltantes pediu um saco e encheu de objetos, mas não souberam informar se foi o dinheiro da agência.

Toda ação dos bandidos durou aproximadamente 20 a 30 minutos.

 

Fonte: emjoaosa.com

 

Secretaria da Agricultura quer PAC do Semiárido para convivência com a seca.

05/09/2012 09:36
 

O secretário da Agricultura da Bahia e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri), engenheiro agrônomo "Eduardo Salles" (foto) esteve na cidade de Chorrochó-Ba nesta terça-feira (04) ao lado do atual prefeito do município de Chorrochó “Humberto Gomes Ramos" e de mais de 135 agricultores da região e várias lideranças políticas, sindicato rural do município entre outras autoridades, para debater vários problemas na região nordestina como: a seca, ações emergenciais e estruturantes para agropecuária.

 
Vários órgãos estão envolvidos com o projeto: ABDA, ADAB, BAHIA PESCA, CDA, PREFEITURAS\SECRETARIAS MUNICIPAIS, SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES, BANCO DO BRASIL E BANCO DO NORDESTE, CONAB, SEDIR, CAR.
 
Nos municípios de Chorrochó, Macururé, Abaré, Rodelas, entre outras cidades do norte nordeste, os assuntos mais comentados foram: aquicultura e pesca, fruticultura irrigada, sequeiro (umbu  e caju), ovinocaprinocultura, grãos de milho e feijão.
 
O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, vai propor à presidente Dilma Rousseff a criação do PAC do Semiárido, com o objetivo de viabilizar ações voltadas para estruturar o semiárido para conviver com a seca. O anúncio foi feito nesta terça-feira (4) pelo próprio secretário diante de centenas de agricultores familiares dos territórios de identidade de Itaparica e do Semiárido Nordeste II, marcando a abertura da 28ª edição do programa Seagri Itinerante.
 
A notícia foi recebida com entusiasmo pelos agricultores dos municípios destes territórios, que estão entre os mais afetados pela seca. A situação terrível provocada pela seca foi destacada pela agricultora Maria Pereira da Silva, de 60 anos e conhecida como Dona Lia, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Macururé. “Os rebanhos estão desaparecendo. Se nada for feito com urgência, daqui a um ano, as crianças que nascerem não vão saber o que é um cabrito”, profetizou.
 
Salles explicou que uma proposta está sendo elaborada, retratando os efeitos da longa estiagem no semiárido baiano e justificando a proposta de criação do PAC do Semiárido. “Queremos, dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a liberação de recursos destinados a perfurar poços artesianos, mesmo com água salobra, para dessedentação animal; plantação de palma adensada, para formação de reserva estratégica de alimentos, e pequenas, médias e grandes barragens para perenizar riachos e rios do sertão, dentre outras ações”, informou o secretário, complementando que “com água para os animais, e reserva alimentar vamos ter melhores condições de conviver com o semiárido”.
 
O programa Seagri Itinerante foi criado pela Seagri com o objetivo de verificar in loco os problemas da agropecuária baiana, e levar o governo para mais perto do produtor. Esta edição está sendo realizada também com a meta de debater com os agricultores, associações e cooperativas ações destinadas a amenizar os efeitos da seca e preparar o semiárido para a convivência com a estiagem.
 
Do encontro, realizado no Centro Paroquial de Chorochó, participaram, o assessor da superintendência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), José Menezes Júnior: o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e o diretor de Defesa Animal, Paulo Emílio Torres e Rui Leal; o coordenador de Desenvolvimento Agrário (CDA), Luiz Anselmo Souza; o gerente regional da Bahia Pesca, Gilvan Lima; o assessor da presidência da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), José Augusto; o diretor de agricultura da Superintendência de Desenvolvimento da Agropecuária (SDA), Almeida Junior; do superintendente da Companhia de Integração e Ação Regional (CAR/Sedir), Dernival Oliveira Junior, além de prefeitos de municípios da região, da presidente da Federação das Associações da 10ª Região, representantes da FUNAI e Codevasf, e da comunidade Tuxá, de Rodelas.
 
A itinerância, que será encerrada no final da tarde desta quarta-feira (5), abrange os municípios de Paulo Afonso, Glória, Macururé, Chorrochó, Abaré, Santa Brígida, Jeremoabo, Antas, Sítio do Quinto, Novo Triunfo e Adustina.
 
O secretário Eduardo Salles apresentou as ações emergenciais e estruturantes que foram e estão sendo implementadas pelo governo do Estado no âmbito da agropecuária, em parceria com o governo federal, listando a prorrogação das dívidas vencidas e a vencer em 2012; renegociação e acesso a dinheiro novo; crédito emergencial; disponibilização de milho no sistema de venda balcão, pela Conab, a preço subsidiado, e compra de caprinos e ovinos com doação simultânea, dentre outras.
 
Medida Provisória
 
Ainda com relação à oferta de milho e diante da dificuldade que a Conab está enfrentando para transferir o estoque de milho do Centro Oeste para a Bahia, por falta de carretas, o secretário Eduardo Salles, como presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri), enviou ofício à presidente Dilma Rousseff solicitando que o governo federal edite Medida Provisória (MP) autorizando a aquisição, pela Conab, de milho produzido na própria região Nordeste, ainda que a preços mais elevados, para venda subsidiada aos pequenos criadores atingidos pelos efeitos da seca.
 
No documento encaminhado à presidente da República e aos ministros das pastas afins, Salles adverte que se a MP não for editada urgentemente, a situação pode atingir o caos, como a perda dos rebanhos.
 
O secretário destacou ainda que o Conseagri, após reunião na sede do BNDES, conseguiu com o banco e com o Ministério da Integração a liberação de R$ 100 milhões, não reembolsáveis, para os estados do Nordeste, cabendo à Bahia R$ 22 milhões. “Esse valor será aplicado na construção de 1.300 barragens subterrâneas nos municípios do semiárido baiano que decretaram situação de emergência por causa da seca”, informou o secretário.
 
Títulos de terra entregues
 
Lembrando que na semana passada o governador Jaques Wagner entregou, simbolicamente 15 mil títulos de terra, resgatando um novo ciclo de regularização fundiária na Bahia, o secretário Eduardo Salles e o coordenador da CDA, Luiz Anselmo Souza, entregaram dois títulos de terra aos agricultores familiares Andrea Ribeiro Maia e Abraão Luis Ribeiro, representando os 200 títulos que serão entregues no Território de Itaparica, no dia 29 deste mês, nos escritórios da EBDA da região.
 
No final da tarde, a comitiva do secretário visitou as instalações do Mercado de Produtores de Ibó, distrito do município de Abaré. O equipamento, construído há mais de 20 anos e entregue à prefeitura local, está em estado de abandono. O secretário discutiu com o presidente do Sindicato Rural, Miguel Justino, e com o presidente da Associação Nova Esperança, que congrega os agricultores familiares do distrito, as formas de revitalizar o mercado, e também de colocar em funcionamento um abatedouro com capacidade de abate para 50 animais dia.
                       
                        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ascom Seagri – 5 de setembro de 2012   
 
Fonte/Cobertura do evento: Barra Fuxico
 

 

Funcionários dos Correios podem entrar em greve na próxima terça

05/09/2012 11:21

Funcionários dos Correios podem entrar em greve na próxima terça

 

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) realizam na próxima segunda-feira (10) assembleias estaduais para avaliar a proposta de uma greve nacional da categoria por tempo indeterminado. Se for aprovada pelas assembleias, a paralisação começa na madrugada de terça-feira (11). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR), uma eventual greve irá interromper todos os setores de triagem e distribuição de encomendas e cartas.

Segundo a entidade, as negociações acontecem desde junho e a pauta reivindicada não foi atendida. Enquanto a diretoria da empresa oferece um reajuste salarial de 3%, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) reivindica 43,7%. A Fentect pede ainda a negociação de R$ 200 de aumento linear, piso salarial de R$ 2,5 mil e vale-refeição de R$ 35 por dia, contratações por concurso público, fim das horas extras e da terceirização são outros itens da pauta de reivindicações.

De acordo com os Correios, desde o começo de julho a empresa fez 12 reuniões de negociação com a federação. "Neste período, a empresa recebeu solicitação dos sindicatos de São Paulo, do Rio de Janeiro, Tocantins e de Bauru, que se desfiliaram da Fentect, para negociar e aceitou devido à representatividade dessas entidades que, juntas, representam 40 mil dos 120 mil trabalhadores", declarou a ECT em nota.

 

Fonte: Bahia Noticias

 

Operação da PM apreende 13 carros e 20 motos em Cansanção (BA)

05/09/2012 12:21

A maioria dos veículos estavam com documentação irregular

 

Uma operação da PM realizada na manhã desta terça-feira (04), em Cansanção, resultou na apreensão de aproximadamente 13 carros e 20 motos.

A policia informou que a maioria dos veículos apreendidos estavam com documentação irregular ou sendo conduzidos por motoristas não habilitados.

Segundo o Capitão Rafael, comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Cansanção, a operação realizada pela Polícia Militar, segue uma determinação do comando geral da PM que está realizando operações em todo o estado denominadas de “Operação Cavalo de Aço”.

 O capitão acrescentou que dentro dos próximos dias a PM intensificará as operações em todo o município, e que na maioria dos casos a polícia irá utilizar o bom senso.

Nos últimos dias houve muitas críticas contra as blitzes da PM, partidários do PSD chegaram a contestar a imparcialidade da Polícia Militar que na última terça-feira(28) realizou uma blitz durante uma carreta que seguia para o povoado de Aroeira, porém de acordo informações, na oportunidade os policiais estavam atendendo a uma convocação do Ministério Público

 

Acidente entre motos deixa uma vítima fatal no município de Euclides da Cunha (BA)

04/09/2012 10:00

 

Daniel Góes dos Santos, 22, residente na Travessa D. Pedro I, em Euclides da Cunha-Ba, foi a vítima fatal de um acidente ocorrido na noite deste sábado, 1º, na proximidade do povoado de Tucucuru, meio rural de Euclides da Cunha.

Segundo o registro feito na 1ª Delegacia Territorial da 25ª Coorpin, por volta de 22h40, Daniel, que conduzia a motocicleta CG 150 Titan, cor preta, placa HZR 0054 e Adallison Maciel dos Santos, 21, residente no povoado de Tucucuru e conduzia a motocicleta Broz cor vermelha, placa NZX 0964, colidiram frontalmente quando trafegavam pela estrada de terra que passa pelo povoado.

A enorme poeira que levantava e impedia uma visão mais ampla da estrada teria sido o principal motivo da colisão. Daniel, que transportava na garupa uma jovem de nome Adriana de Jesus Santos, 16, sofreu ferimentos graves e foi socorrido para o Hospital Municipal ACM, onde foi atendido, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu, enquanto Adriana, com escoriações pelo corpo ficou internada em observação médica.

Uma equipe do DPT formada pelo perito criminalístico Ronaldo Menezes, auxiliado por Aloísio, os agentes policiais civis Luciano e Aline sob o comando do delegado plantonista Marcos Vinicius foi deslocada para o local do acidente, onde procedeu a perícia técnica.

VÍTIMA FUGIU: Após receber atendimento médico no Hospital Municipal ACM, Adallison Maciel, que deveria comparecer à DT para registrar a ocorrência, evadiu-se do hospital sem autorização, situação que deixou a equipe médica preocupada.

Aliás, este, não é o primeiro caso em que pessoas envolvidas com acidente grave: briga com ferimentos a tiro, facada, entre outros, não têm o registro comunicado imediatamente à polícia ou deixam o local que, por sua vez, não dispõe de um preposto da polícia para registrar o fato e até mesmo inibir a ação de alguns pacientes mais exaltados, embriagados, drogados, distúrbio cerebral, que chegam ao hospital e provocam desordem, danos ao patrimônio público e ameaçam aos atendentes e médicos que trabalham nos plantões noturnos, especialmente.

Seria bom que as autoridades responsáveis adotassem medidas de segurança para o Hospital Municipal ACM.

 

Fonte: Euclidesdacunha.com