Notícias de 09 a 30 de setembro de 2012

03/10/2012 18:23

SAC Móvel estará em Canudos, Chorrochó e Macururé nesta semana. Veja as datas

09/09/2012 18:24
 

A unidade móvel SAC está percorrendo várias cidades da Bahia, levando serviços essenciais como a emissão de carteira de identidade, certidão negativa de antecedentes criminais e primeira via de CPF.

Nesta sexta-feira (7) o SAC Móvel esteve na cidade de Malhada. No sábado e no domingo, em Abaré e Mortugaba, respectivamente.

Na segunda (10) vai a Chorrochó, seguindo para Macururé (12), Canudos (14), Piritiba (16), Pintadas (18), Araci (20), Teofilândia (22), Riachão do Jacuípe (24 e 25), Valente (27) e Santa Luz (29).

O roteiro da unidade 2, que atendeu os municípios de Cocos, Feira da Mata e Carinhanha, chega a Jacaraci na terça-feira (11). Depois vai a Guanambi (13 e 14), Boquira (16), Ipupiara (18) Macaúbas (20), Ibipitanga (22), Rio do Pires (24), Botuporã (26) e Tanque Novo (28 e 29).

Em todas as cidades visitadas, o SAC Móvel atende das 8h às 18h.

Mais informações sobre as rotas do SAC Móvel ou sobre o atendimento da Rede SAC na capital e interior estão disponíveis no site do SAC ou pelo 0800 071 5353, com ligação gratuita.

 

Fonte: Blog do Gerando José

 

Hebe Camargo morreu aos 83 anos de idade

30/09/2012 22:19
 
A apresentadora Hebe Camargo morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos, vítima de parada cardíaca. Ela morreu em casa, de madrugada.
Hebe ficou internada por quase duas semanas em agosto no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, para “tratamento de suporte nutricional e metabólico”, conforme boletim médico.
 
Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.
 
'De novo, fiquei carequinha', diz Hebe sobre volta a tratamento contra câncer
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.
 
Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das mulheres”, na TV Carioca, a primeira atração voltada especialmente para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de calouros apresentado por ele.
 
Depois disso, a apresentadora ficou afastada da TV por um período, até que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A atração contava com o músico
Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda.
 
Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em quatro de março de 1986, entrava no ar o “Programa Hebe”, comandado por ela até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em março de 2011.
 
Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tornou popular a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá.
 
Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).
 
O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas.
 
'Morrer feliz da vida'
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.
 
Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa.
Novas internações
 
Em setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas. "Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.
 
Em março de 2012, foi submetida a uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor que causava obstrução intestinal. Muito bem humorada, ela deixou o hospital após 13 dias de internação. “Se vocês pensaram que eu ia embora, eu enganei vocês. Olha eu aqui outra vez”, brincou. Em junho deste ano, foi submetida a uma cirurgia de emergência para retirada da vesícula.


___________________________________________________________________________________

Comentário

morte de Hebe

Data: 01/10/2012

De: alguem

é triste pois era uma mulher de muita garra e com brilho contagiante ... saudades eternas!!!

 

Polêmica: Neymar é crucificado como Jesus Cristo em capa de revista

28/09/2012 14:36

O atacante Neymar deve entrar no centro de uma nova polêmica, ainda que de forma involuntária. O jogador do Santos aparece crucificado na capa da edição de outubro da revista “Placar”, fato que já começa a gerar discussão tanto no âmbito esportivo quanto religioso.

A edição de outubro da revista se propõe a discutir se o craque santista é mesmo vilão no futebol brasileiro atual.

A revista trata em sua reportagem de capa sobre a “crucificação de Neymar”, “polêmica do momento no futebol brasileiro”. Por causa das vaias nos estádios nas últimas semanas e chamado de “cai-cai” por torcedores e por parte da mídia o jogador teria virado o “bode expiatório em um esporte onde todos jogam sujo”.

Maurício Barros, diretor da revista, diz que a intenção é questionar a posição de “vilão” em que o craque brasileiro foi colocado pelo universo do futebol”

“Essa reportagem procura levantar uma discussão sobre um certo linchamento público desse jogador que ganhou essa fama de cai-cai. O Neymar acabou transformado num exemplo de falta de ética no futebol. Houve um recrudescimento dessas críticas pra ele. O futebol profissional é um jogo em que agente pode enxergar inúmeras trapaças dos jogadores, um jogador querendo enganar o outro, os próprios técnicos instruindo os jogadores a enganar o juiz. Só que uma delas carregada com tintas muito fortes e pegaram o Neymar como um grande vilão dessa história”, explica.

Levantando questões, sem condenar nem inocentar o jogador, a revista fala em justiça nas críticas a Neymar e compara com o comportamento de outros jogadores, que pressionam juízes e bandeirinhas e simulam situações de jogo.

 

Fonte: IG

 

Aprovação pessoal da presidente Dilma se manteve em 77%.

28/09/2012 14:42

 

A aprovação do governo Dilma Rousseff passou de 59% em junho para 62% dos entrevistados, que consideram o governo “bom” ou “ótimo”, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (26). É o melhor percentual de avaliação do governo registrado desde o início do governo Dilma pelo Ibope.

A aprovação pessoal da presidente Dilma se manteve em 77%.

O índice dos que consideram o governo “regular” passou de 32% para 29%. O percentual dos que classificam o governo como “ruim” ou “péssimo” foi de 8% para 7. Dos entrevistados, 1% não soube responder sobre a gestão.

Entre os jovens de 25 a 29 anos, a avaliação positiva do governo Dilma subiu 13 pontos percentuais. A região do país que registrou maior crescimento na avaliação positiva foi o Sul, com alta de nove pontos percentuais. O Nordeste, no entanto, continua sendo a região com o maior índice dos que aprovam o governo: 68%.

Ainda segundo o Ibope, 18% dos eleitores desaprovam a maneira de Dilma de governar e 4% não souberam responder. Na pesquisa anterior, o percentual de desaprovação também era de 18%.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Entre 17 e 21 de setembro, o Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 143 municípios.

O percentual de eleitores que dizem confiar na presidente Dilma passou de 72% para 73%, dentro da margem de erro. Na primeira pesquisa realizada no governo Dilma, em março de 2011, o índice era de 74%.

Apesar da aprovação pessoal de Dilma ficar em 77%, ela caiu 16 pontos percentuais entre os entrevistados com renda familiar acima de 10 salários mínimos. O percentual passou de 84% para 68%.

A popularidade de Dilma também caiu entre os mais pobres, com renda familiar de até um salário mínimo. Em junho, a aprovação era de 82% nessa faixa e passou para 75%.

Foi a primeira pesquisa divulgada sobre a avaliação de Dilma após o início do julgamento do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2 de agosto.

 

Fonte: G1

Casal morre durante incêndio em fábrica de Juazeiro

28/09/2012 14:23

Um homem e uma mulher morreram durante um incêndio no Distrito Industrial de Juazeiro, no norte da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (27)

As chamas começaram por volta de 23h de quarta-feira e foram controladas durante a madrugada.

As vítimas não conseguiram sair do local durante o incêndio. Os corpos foram encontrados pelos bombeiros e encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização de perícia.

O 9° Grupamento de Bombeiro Militares (GBM/Juazeiro) não soube informar se o casal trabalhava na fábrica. O distrito industrial fica a cerca de 5 km do centro urbano da cidade e conta com fábricas de alimentos, madeireiras e metalúrgicas, dentre outras.

 

Fonte: Correio

 

Projeto proibe faculdades de cobrar por diploma e outros documentos

28/09/2012 15:10
 
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3866/12, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que proíbe faculdades e universidades de cobrar pela primeira emissão e registro do diploma de curso superior ou pela primeira via de documentos acadêmicos.
Entre os documentos gratuitos, o projeto cita:
– declarações acadêmicas e escolares em geral
– certidões para estágio
– planos de ensino
– certidões negativas de débito na escola e na biblioteca
– certidões sobre disciplinas cursadas
– documentação para transferência ou colação de grau
– certificado de conclusão de curso
– pedido de segunda chamada de prova por motivo justificado
– atestados de natureza acadêmica ou escolar e assemelhados
Bornier argumenta que o Ministério Público já entrou na Justiça em diversos estados contra a cobrança de taxa para a emissão desses documentos. Mesmo assim, explica o deputado, as instituições de ensino continuam cobrando taxas para a expedição de qualquer tipo de documento acadêmico. Segundo Bornier, a situação é ainda mais grave no caso da primeira emissão e registro do diploma de ensino superior. O Ministério da Educação já decidiu que o diploma não pode ser taxado em separado, mas a determinação não tem sido cumprida. “Apesar das várias decisões do MEC contrárias à cobrança e do fato de o Código de Defesa do Consumidor proteger o cidadão de pagamentos abusivos, essas taxas estão sendo cobradas”, justificou.

Mulher grávida morre com suspeita de GRIPE A em Senhor do Bonfim (BA)

27/09/2012 08:53

 

Uma mulher grávida de 22 anos morreu com suspeita de Gripe A ou Influenza H1N1, no domingo (23), em Senhor do Bonfim, cidade que fica no norte da Bahia, a 242 km de Serrinha. De acordo com o médico Amilton Soares, um dos profissionais que avaliou a paciente, ela foi atendida na emergência do Hospital Dom Antônio Monteiro na quinta-feira (20) com quadro de virose. Após receber atendimento, ela foi medicada e liberada.

Segundo o médico, na sexta-feira (21) a jovem voltou à emergência da unidade de saúde com uma piora do quadro e foi internada. "Segundo a família, ela começou a apresentar sintomas de uma síndrome gripal entre terça e quarta-feira, com coriza, tosse seca, febre e dores no corpo. Quando ela foi internada, foi transferida para cuidados na maternidade, onde foi iniciado o tratamento com antibióticos. Ela apresentava um quadro infeccioso e foi iniciada uma investigação clínica do caso com exames radiológicos e laboratoriais", afirma Amilton Soares.


De acordo com o médico, os exames apresentaram alterações compatíveis com pneumonia e tuberculose. "Com o resultado dos exames associados ao diagnóstico clínico chegamos a uma conclusão de que a paciente iniciou uma infecção urinária assintomática [sem apresentar sintomas], que evoluiu e chegou até os rins. Houve uma disseminação do quadro infeccioso que atingiu os pulmões e provocou uma pneumonia, mais tarde ela apresentou sintomas também de tuberculose. O quadro dela evoluiu muito rápido, é o que chama a nossa atenção", observa.

Ainda segundo o médico, foi solicitada a transferência da paciente para um hospital com UTI por três vezes, mas o pedido foi negado por falta de vagas em unidades próximas a Senhor do Bonfim, que tivessem a estrutura necessária.

No domingo, por volta das 15h, a liberação foi concedida, mas a paciente não resistiu aos sintomas e morreu por volta das 22h no Hospital Dom Antônio Monteiro. "O óbito foi causado por uma insuficiência respiratória aguda e choque séptico, secundários a um quadro infeccioso grave. O que chama atenção é a evolução rápida do quadro. Geralmente essas doenças [respiratórias] não evoluem tão rápido. Levantou-se uma suspeita de ser Gripe A. A hipótese é muito pequena porque ela não saiu da região, nem teve contato com as pessoas de outras regiões, por exemplo. É uma suspeita clínica que está sendo investigada", diz o médico.

Balanço - De acordo com Thaíse Fonseca, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, esse é o primeiro caso de suspeita da doença em Senhor do Bonfim em 2012. Dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) revelam que em 2012 foram notificados 111 casos de pacientes contaminados por vírus que provocam a "síndrome respiratória aguda grave", classificação onde está inserida a Gripe A. Ainda segundo a Sesab, foram confirmados 11 casos da doença em todo o estado, sendo seis em Salvador, um em Vitória da Conquista, dois em Feira de Santana, um em Jacobina e um em Queimadas. Não foi registrada nenhuma morte por conta do vírus Influenza H1N1, conforme aponta boletim da secretaria. Os números foram coletados entre 1° de janeiro e 14 de setembro.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Senhor do Bonfim informou que o laudo médico da paciente que morreu no domingo (23) aponta como causa do óbito da vítima uma "síndrome da angústia respiratória", que, conforme explicou Fonseca, abre possibilidade dela ter sido contaminada por diversas doenças, entre elas a Gripe A. No entanto, a confirmação só será possível através de exames laboratoriais feitos nos dois filhos da vítima, de 3 e 4 anos, que moravam com ela.


"Não está descartada a hipótese de H1N1, mas não foi possível a confirmação ainda porque, segundo o médico plantonista que atendeu a paciente, não foi possível colher o material necessário para fazer o exame específico nela. Foi coletado material apenas das crianças porque elas apresentavam tosse. Elas já eram imunizadas contra a H1N1, mas foram medicadas com antiviral indicado para combater a doença", diz Thaíse Fonseca.

O material colhido nos filhos da vítima foi enviado para o Laboratório Central da Bahia (Lacen), em Salvador. A previsão é que o laudo saia em um prazo de 30 a 45 dias.

Sintomas - De acordo com o médico Amilton Soares, os sintomas do vírus H1N1, mais conhecido como Gripe A, geralmente, coincidem com os de virose, como febre alta, tosse seca e irritativa, sem espectoração, dores musculares e articulatórias no corpo, além de coriza intensa e desconforto respiratório. "É bom alertar que os efeitos se potencializam nas gestantes. O vírus tem predileção de contaminação pelas gestantes.

Os sintomas da Gripe A são mais severos do que o da gripe comum e a evolução da doença é muito rápida", conclui.

 

Fonte: Euclides em Destaque

 

Bancários das principais capitais aceitam proposta e encerram greve

27/09/2012 09:34
 
 
A maior parte da greve dos bancários terminou nesta quarta-feira (26) e com isso as agências dos bancos privados e do Banco do Brasil devem abrir normalmente nesta quinta-feira (27). Nas das agências da Caixa Econômica Federal a greve deve continuar, já que a nova proposta dos bancos foi rejeitada na maioria das assembleias.
Bancários de bancos privados e do BB de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Campo Grande e estados como Pernambuco, Piauí, Mato Grosso e Alagoas decidiram seguir a orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), nas assembleias realizadas nesta quarta à noite, e aceitaram a nova proposta da Fenaban.
Já os funcionários da Caixa decidiram permanecer em greve em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Pará, Ceará, Bahia e Sergipe. “Vamos fortalecer a greve na Caixa, buscando cobrar mais avanços para os trabalhadores”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do comando nacional dos bancários.
Os dias de greve não serão descontados dos bancários, mas terão de ser compensados. A reivindicação dos bancários era anistia, mas a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não aceitou e apresentou a mesma regra do ano passado de compensação até 15 de dezembro, diz a Contraf. Assim, os dias parados serão compensados em, no máximo, duas horas por dia, de segunda a sexta-feira, exceto sábados, domingos e feriados. O que ultrapassar esse período não será considerado.

Nova Proposta

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) elevou a 7,5% a proposta de reajuste dos salários dos trabalhadores, um aumento real de 2%. A proposta também prevê aumento de 8,5% no piso salarial e no valor dos auxílios-refeição e alimentação; e uma alta de 10% na parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta anterior previa reajuste de 6% nos salários.
Os bancários reivindicavam reajuste de 10,25% nos salários (aumento real de 5%), uma participação nos resultados equivalente a três salários mais R$ 4.961,25 fixos, piso salarial de R$ 2.416,38, criação do 13º auxílio-refeição e aumento dos benefícios já existentes para R$ 622, fim da rotatividade e das metas "abusivas", melhores condições de saúde e trabalho e mais segurança nas agências.
Segurança nas agências
De acordo a Contraf, a negociação feita com a Fenaban também prevê a criação de um projeto piloto em Recife para melhorar a segurança nos bancos. Nas agências da cidade, deverão ser instaladas portas giratórias detector de metais, biombo entre caixas e fila, e "talvez entre os próprias caixas uma divisória", disse. "Esse projeto vai ter um prazo que ainda não está definido. Aí vamos ver o que aconteceu com os roubos, com as mortes".
Balanço
Segundo Carlos Cordeiro, a greve dos bancários fechou mais de 9 mil agências no país na terça (25). De acordo com dados do Banco Central, há 21.713 agências bancárias no país, ou seja, 40% das agências ficaram com as portas fechadas. A greve começou no dia 18, fechando 5.132 agências, de acordo com a Contraf.
Obrigações
Apesar da paralisação, o consumidor não fica dispensado de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, segundo a Fundação Procon-SP. No entanto, para isso, a empresa credora ou concessionária de serviço deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam feitos, segundo a entidade.
A recomendação do Procon é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça essas opções de forma de pagamento, como por internet, sede da empresa, casas lotéricas ou código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta o consumidor que os pagamentos de contas e tributos podem ser feitos por meio dos caixas eletrônicos, internet, centrais de atendimento, correspondentes bancários e débito direto autorizado (DDA), um serviço no qual é preciso se cadastrar e que permite receber os boletos de forma eletrônica e pagar também inclusive as contas vencidas.

 

Agressora mata namorado com facada no peito, se apresenta à polícia e é dispensada

27/09/2012 09:42

Parte da família de Elinoé se reuniu para falar do parente e contestar liberação

A família do atendente Elinoé Santos de Almeida Sena, 25 anos, não consegue entender como a mulher que o matou com uma facada no peito não foi presa em flagrante, mesmo tendo sido encontrada momentos após o crime, na madrugada de anteontem. Tailma Oliveira Costa, 18, morava com Elinoé há cinco meses em uma casa na Rua Alcides Barreto, em Sussuarana Velha, local do crime.

Após uma discussão do casal, Tailma deu uma facada no peito de Elinoé. Segundo a delegada Simone Moutinho, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Tailma não foi presa em flagrante porque se apresentou espontaneamente. A assassina confessa foi interrogada e liberada em seguida. “Autuar em flagrante uma pessoa que se apresenta espontaneamente é abuso de autoridade, de acordo com o Código Penal”, afirma a delegada.

Tailma disse em depoimento que agiu em legítima defesa. Simone Moutinho ressalta que todos os indícios indicaram a versão da autora. “Há testemunhos de que ela e ele estavam com faca. Tailma disse que era ela ou ele”, conta a delegada. “Mas as investigações ainda estão em andamento”, completa. Agora é o delegado do DHPP Vinicius Brandão o responsável pelo inquérito. Ele disse estar ouvindo as testemunhas para elucidar o caso. “Caso se comprove a intenção de Tailma em matar Elinoé, eu vou pedir a prisão preventiva dela”, explica o delegado.

 

Advogado discorda de delegada

Elinoé deixou os pais e 11 irmãos. “Tailma foi a primeira namorada dele. Ela era muito ciumenta. Ele se afastou até da família quando começou esse namoro. Ela não gostava que ele falasse com mulher nenhuma”, declara Enoque Santos, irmão da vítima. “Meu irmão era um cara tranquilo, trabalhador, pedia a bênção ao pai. Não acredito que ele tentou bater nessa mulher”, completa. O advogado criminalista Francisco Buisine discorda do entendimento da delegada para liberar Tailma do flagrante. “Mesmo ela se apresentando, a delegada teria que dar o flagrante. Foi um homicídio. A não ser que seja uma legítima defesa, que, nesse caso, se caracteriza com lesões no corpo dos dois”,  explica.

 

Era agressiva

Vizinhos de Elinoé contam que Tailma era muita agressiva e a discussão do dia do crime começou porque ele encontrou mensagens de outro homem no celular dela. “Ele subiu para falar com o marido da cunhada dizendo que estava indo embora, mas retornou para casa para pegar os documentos. Nessa hora ele levou a facada”, relata Amilton Costa. “Ela batia no rapaz e ele nem reagia. Aconselhei ele a se separar, mas ele achava que ela mudaria”, conta Antônia Maria de Jesus

 

Mulher abre barriga de grávida com uma lâmina para roubar bebê

27/09/2012 09:50

 


 
A Polícia Civil do Amazonas prendeu nesta terça-feira uma mulher acusada de ter aberto a barriga de uma grávida para tentar roubar o bebê em Manaus. O crime cometido pela empregada doméstica Dayana Pires dos Santos, 21 anos, causou espanto até entre os policiais que trabalharam no caso. Ela teria dominado Odete Pego Barreto, 22 anos, atingindo-a com uma tábua de cortar carne. Depois abriu a barriga de Odete, grávida de nove meses, usando uma lâmina de barbear, retirando o bebê, numa cesariana forçada. O caso aconteceu na residência de Dayana, localizada no bairro Mauazinho, zona sul de Manaus.

Segundo a polícia, a doméstica premeditou o crime. A mãe está internada em estado grave no Hospital João Lúcio, na zona leste da capital do Amazonas. Dayana foi presa ainda em flagrante e o bebê está internado no mesmo hospital, mas não corre risco de vida.
De acordo com informações da polícia, Dayana confessou que tentou tirar o filho da vítima à força porque "teve medo de perder o marido" depois que descobriu não estar grávida. Ela teria conhecido Odete ainda nas consultas de pré-natal realizadas em uma unidade de saúde localizada no bairro onde mora. "Ela disse que estava com mais de seis meses e que não tinha enxoval. 
 
Falei para ir até minha casa que eu daria o que tinha comprado", disse Dayana durante seu depoimento à polícia. Ela explicou como fez a cesariana à força. "Eu bati na cabeça dela com uma tábua de cortar carne. Ela caiu e eu usei uma lâmina de barbear para fazer o parto", confessou Dayana. O marido de Dayana, José Lira de Oliveira, 32 anos, informou à polícia que acreditou na gravidez da esposa "porque ela apresentava uma barriga grande". Odete foi encontrada por uma vizinha, que entrou na casa procurando roupas para levar à maternidade. A vítima estava nos fundos da casa coberta por papelão.
 
Fonte: Terra

 

Brasil atingiu em 2011 o menor nível de desigualdade desde 1960, diz Ipea

27/09/2012 08:41

Brasil atingiu em 2011 o menor nível de desigualdade desde 1960, diz Ipea

 

Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2011) confirmam que a primeira década do século 21 no Brasil foi “inclusiva” do ponto de vista social, com robusta diminuição da desigualdade e redução da pobreza, na avaliação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O período guarda os melhores resultados desde quando o país produz estatísticas sobre distribuição de renda. “O Brasil está hoje no menor nível de desigualdade da história documentada”, disse o economista Marcelo Neri, recém-empossado presidente do Ipea. Segundo ele, o índice de Gini (indicador que mede a desigualdade) foi 0,527 em 2011 - o menor desde 1960 (0,535) - quanto mais próximo de zero menor é a desigualdade. Segundo Neri, a redução tem a ver com o crescimento da renda per capita nos diferentes estratos sociais. Entre 2001 e 2011, o crescimento real da renda dos 10% mais pobres foi 91,2%. Enquanto os 10% mais ricos, o crescimento foi 16,6%. Na opinião de Neri, a melhoria da renda na base da pirâmide relativiza o tímido desempenho das contas nacionais (medido pelo Produto Interno Bruto – PIB). 

 

Fonte: Revista Exame/Canudos Acontece

 

Pesquisadores anunciam a 'extinção inexorável' do Rio São Francisco

26/09/2012 08:37
 Ontem: Cachoeira de Paulo Afonso, BA, Rio São Francisco.
Hoje: Cachoeira de Paulo Afonso, BA, Rio São Francisco.
 
 


É equivalente a dar oito voltas na Terra - ou a andar 344 mil quilômetros - a distância percorrida por pesquisadores durante 212 expedições ao longo e no entorno do Rio São Francisco, entre julho de 2008 e abril de 2012. O trabalho mapeia a flora do entorno do Velho Chico enquanto ocorrem as obras de transposição de suas águas, que deverão trazer profundas mudanças na paisagem. Mais do que fazer relatórios exigidos pelos órgãos ambientais que licenciam a obra, o professor José Alves Siqueira, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, Pernambuco, reuniu cem especialistas e publicou o livro "Flora das caatingas do Rio São Francisco: história natural e conservação" (Andrea Jakobsson Estúdio). A obra foi lançada em Recife este mês.
Em 556 páginas e quase três quilos de textos, mapas e muitas fotos, a publicação é o mais completo retrato da Caatinga, único bioma exclusivo do Brasil e extremamente ameaçado. O título do primeiro dos 13 capítulos, assinado por Siqueira, é um alerta: "A extinção inexorável do Rio São Francisco".
- Mostro os elementos de fauna e da flora que já foram perdidos. É como uma bicicleta sem corrente, como anda? E se ela estiver sem pneu? E se na roda estiver faltando um raio, e quando a quantidade de raios perdidos é tão grande que inviabiliza a bicicleta? Não sobrou nada no Rio São Francisco. Sinceramente, não sei o que vai acontecer comigo depois do livro, mas precisava dizer isso - desabafa o professor da Univasf. - Queremos que o livro sirva como um marco teórico para as próximas décadas. Vou provar daqui a dez anos o que está acontecendo.
Ao registrar o estado atual do Rio São Francisco, o pesquisador estabelece pontos de comparação para uma nova pesquisa, a ser feita no futuro, medindo os impactos dos usos do rio. Além do desvio das águas, há intenso uso para o abastecimento humano, agricultura, criação de animais, recreação, indústrias e muitos outros. Desaguam no Velho Chico milhares de litros de esgoto sem qualquer tratamento. Barramentos - sendo pelo menos cinco de grande porte em Três Marias, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó - criam reservatórios para usinas hidrelétricas. Elas produzem 15% da energia brasileira, mas têm grande impacto. Alteraram o fluxo de peixes do rio e a qualidade das águas, acabaram com lagoas temporárias e deixaram debaixo d'água cidades ou povoados inteiros, como Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Sobradinho.
Com o fim da piracema, uma vez que os peixes não conseguiam mais subir o rio para se reproduzir, o declínio do número de cardumes e da variedade de espécies foi intenso. Entre as mais afetadas, as chamadas espécies migradoras, entre elas curimatá-pacu, curimatá-pioa, dourado, matrinxã, piau-verdadeiro, pirá e surubim.
Não foram as barragens as únicas culpadas pelo esgotamento de estoques pesqueiros do Velho Chico. Programas de incentivo da pesca, que não levaram em consideração a capacidade de recuperação dos cardumes, aceleraram a derrocada da atividade. Espécies exóticas, introduzidas no rio com o objetivo de aumentar sua produtividade, entre elas o bagre-africano, a carpa e o tucunaré, se tornaram verdadeiras pragas, sem oferecer lucro aos pescadores.
A região do São Francisco, que já foi considerado um dos rios mais abundantes em relação a pescado no país, precisa lidar com a importação em larga escala de peixes, sobretudo os amazônicos, para suprir o que não consegue mais fornecer. Uma das espécies mais comercializadas na Praça do Peixe, a 700 metros do rio, é o cachara (surubim) do Maranhão ou do Pará. Nos restaurantes instalados nas margens do Rio São Francisco, o cardápio oferece tilápias cultivadas ou tambaquis importados da Argentina.
A mudança provocada pelo homem tanto nas águas do Velho Chico quanto na vegetação que o circunda foi drástica e rápida. Tendo como base documentos históricos disponíveis, entre eles ilustrações de expedições de naturalistas importantes, como as do alemão Carl Friedrich Philipp von Martius, é possível ver a exuberância do passado. Um desenho feito há 195 anos mostra os especialistas da época deslumbrados com árvores de grande porte, lagoas temporárias, pássaros em abundância. Ou seja, uma enorme biodiversidade, que hoje não existe mais.
Menos de dois séculos depois, restam apenas 4% da vegetação das margens do Rio São Francisco. Desprovidas de cobertura verde, elas sofrem mais com a erosão, que assoreia o rio em ritmo acelerado. Os solos apresentam altos índices de salinização e os açudes ficam com a água salobra. Aumentam as áreas de desertificação. O Velho Chico está praticamente inviável como como hidrovia. Espécies foram extintas e ecossistemas estão profundamente alterados.
Diante da expectativa da "extinção inexorável do Rio São Francisco", o livro ressalta a importância de gerar conhecimento científico. Não apenas os pesquisadores precisam se debruçar mais sobre o bioma como também o senso comum criado sobre a Caatinga a empobrece. Por isso o título do livro optou por "Caatingas", no plural, chamando a atenção para sua enorme diversidade.
- O processo que levará ao fim do Rio São Francisco não começou hoje. Basta olhar a ilustração para ver o que aconteceu em tão pouco tempo, menos de 200 anos. A imagem nos mostra um bioma surpreendente: o tamanho das árvores, a diversidade de animais, a exuberância - ressalta Siqueira. -Observamos que ocorre um efeito em cascata. Tanto que, se algo não for feito agora, de forma veemente, o impacto do aquecimento global na Caatinga, que é o local mais ameaçado pelas mudanças climáticas, será dramático.

Exclusividade do Brasil
Difundir o conhecimento gerado durante as expedições é um dos principais legados da publicação. Ainda mais porque trata-se de uma temática brasileiríssima. Aproveitando o jargão ambientalista, que chama de endêmica a espécie que só existe numa determinada região, José Alves Siqueira diz que a Caatinga e o Rio São Francisco são dois endemismos brasileiros. O bioma só ocorre no Brasil, assim como o Velho Chico, que é o único corpo hídrico de grande porte que nasce e deságua em território nacional. Além disso, entre as 1.031 espécies coletadas - a partir de 5.751 amostras -, 136 (13,2%) são restritas à Caatinga. Além disso, 25 espécies cuja ocorrência não era conhecida no Nordeste foram encontradas. Situação semelhante ocorreu com 164 plantas, nunca antes observadas na Caatinga. Mas a cereja do bolo é uma nova espécie coletada por pesquisadores, que ainda estão trabalhando com as informações obtidas em campo para publicar, até o final do ano, a descrição da planta em uma revista especializada.
- A espécie mais próxima desta é do Charco, na Argentina e Paraguai. Isso mostra uma relação entre Caatinga com aquele bioma, são ecossistemas incríveis - ressalta Siqueira. - Este é um dos resultados fabulosos do trabalho, mostra mais uma vez que a Caatinga não é pobre, homogênea nem o patinho feio dos biomas.
No último capítulo, "A flora das Caatingas", assinado por 78 especialistas de 40 instituições, diversas universidades, entre elas UFRJ e USP, jardins botânicos, Embrapa e até o Museu de História Natural de Viena, detalha métodos de pesquisa e apresenta uma lista florística com as 1.031 espécies. Também é possível ver informações na internet, na página www.hvasf.univasf.edu.br/livro.
Os pesquisadores ressaltam, ainda, que ainda há muito para se descobrir sobre a flora das Caatingas. As plantas desenvolvem mecanismos de adaptação que são ignoradas pela ciência. Sendo assim, os autores do livro destacam que são necessários esforço e dedicação para que o estágio do diagnóstico da diversidade biológica seja superado pelos estudos voltados para as práticas de conservação. Nesta direção, a Univasf criou o Centro de Referência para a Restauração de Áreas Degradadas.
Recuperar a Caatinga é uma tarefa árdua, requer conhecimento científico específico. Isso reforça a importância de manter áreas nobres ainda intocadas. A equação é simples: é muito mais fácil e barato manter a floresta em pé do que tentar reflorestar uma região degradada. Por outro lado, sem o rigor acadêmico, empresas que são obrigadas a replantar em determinadas áreas acabam fazendo as escolhas erradas, como colocar grama de crescimento rápido e impacto visual, mas inadequada para o meio ambiente.
Formatar um conhecimento consolidado de como recuperar a Caatinga deverá ser um trabalho para pesquisadores durante os próximos 30 anos. Um capítulo inteiro é dedicado ao assunto: "Restauração ecológica da Caatinga: desafios e oportunidades", assinado por Felipe Pimentel Lopes de Melo, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco; Fabiana de Arantes Basso, do Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga, da Univasf; e Siqueira. Os autores expressam a urgência de melhorar a relação do homem com o meio ambiente. É fundamental superar a tensão entre a conservação dos recursos naturais com a crescente demanda por matéria-prima, como lenha, carvão, água e energia. Em geral, as soluções imediatistas e sem planejamento trazem enormes prejuízos econômicos, sociais e ambientais: os três pilares da sustentabilidade.
O livro também pode ser lido como uma exaltação ao bioma, incluindo a chamada cultura 'caatingueira' e a alma sertaneja, que não são deixadas de fora da edição. No segundo capítulo, ("Viajantes naturalistas no Rio São Francisco"), considerado pelo organizador do livro como o mais poético, Lorelai Brilhante Kury, especialista da Fundação Oswaldo Cruz e da Uerj, faz um resgate histórico e cultural das transformações ambientais.
As agressões ao Velho Chico são históricas. O rio serviu com via de ocupação da região. Ricos e pobres usam os recursos naturais como se fossem infinitos. Entre Petrolina e Juazeiro, casas que valem cerca de R$ 500 mil contam com equipamentos sofisticados, segurança de primeiro padrão e móveis caríssimos, mas a estrutura sanitária é arcaica, contamina o lençol freático e o rio. Lanchas e motos náuticas geram ruído e afugentam peixes. Quase não se vê reaproveitamento de água ou o uso de fontes energéticas renováveis.
- A principal contribuição do livro é chamar a atenção para a Caatinga. É o único bioma exclusivo do Brasil, porém o menos conhecido. Seu personagem mais famoso é o Rio São Francisco, que serviu de mote para o estudo de conservação da Caatinga - frisa Felipe Melo, professor de ecologia da Universidade Federal de Pernambuco e um dos pesquisadores envolvidos na coleta de informações que constam do livro.
Mais do que apontar problemas, os pesquisadores defendem a adoção de práticas sustentáveis. No final de cada capítulo, eles apresentam medidas que poderiam mitigar impactos social, ambiental e também econômico. Além disso, há preocupação com a difusão das informações geradas. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por exemplo, também recebe parte do material coletado pelos cientistas. A instituição carioca poderá montar uma estufa dedicada às plantas da Caatinga.
- É um desafio para a sociedade garantir desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Vamos fazer outra Sobradinho? Não. As cidades que ficaram debaixo d'água por causa dos represamentos do Rio São Francisco perderam histórias, vidas, sítios arqueológicos inteiros - argumenta José Alves Siqueira. - Em síntese, posso dizer que o caminho a ser seguido para viabilidade do São Francisco como modelo de desenvolvimento para outras regiões é a base científica sólida. Investir em recursos humanos, aporte de recursos financeiros para ciência, tecnologia e educação básica.
Os diagnósticos apresentados no livro, porém, têm prazo de validade. Os autores afirmam que são necessárias intervenções imediatas pra tentar mudar em escala regional o cenário de degradação. Além disso, sobram críticas em relação às discussões que envolvem o novo código florestal. O organizador do livro sustenta que já há conhecimento científico sólido em relação à necessidade mínima de 30 metros de vegetação nas margens dos rios para a proteção da qualidade da água, estabilização de encostas e prevenção a enchentes.
Dinheiro não falta. Pelo contrário. Só as obras de transposição de águas, originariamente orçadas em R$ 4,5 bilhões, deverão consumir cerca de R$ 10 bilhões. São recursos federais que prometem melhorar a qualidade de vida na região. Não é o primeiro grande investimento público da Caatinga. Porém, analisando a história, pesquisadores não encontraram relação direta entre o gasto e o bem-estar para a população.
Para quebrar a ideia de que o setor público não consegue fazer trabalhos de qualidade, os pesquisadores se esforçam para multiplicar o legado dos programas ambientais, previstos nos investimentos que mudarão o curso de parte das águas do Rio São Francisco.
Desde 2008, quando o dinheiro começou a ser repassado para a universidade, foram criados o Centro de Referência da Caatinga e novos laboratórios. A equipe conta com dez picapes com tração nas quatro rodas para percorrer a região durante o monitoramento da vegetação.
O trabalho de formação de alunos se volta para o bioma local. Por exemplo, havia uma dificuldade em achar veterinários que conhecessem os animais do bioma, como o veado catingueiro. Até então, grande parte dos alunos da universidade só entendia de cachorro e de gato.
- A obra (de transposição da água do Rio São Francisco) acaba nos proporcionando os meios para uma formação mais qualificada dentro da universidade. A demanda é grande, falta gente especializada para trabalhar para nossa equipe. Contratamos pessoas do Brasil inteiro - diz Siqueira. - A chave é procurar entender as especificidades do bioma Caatinga, que, muitas vezes, chega a passar dez meses na seca. Precisamos entender as adaptações da fauna e flora, assim como a cultura.

 
 
Fonte: yahoo notícias

______________________________________________________________________________

Comentário

Rio S.Francisco

Data: 27/09/2012

De: Everton

Só tenho a dizer isso são coisas do homem movidas pela ganancia, estes dias estava ouvindo uma mera composição de de um amigo chamado Osvaldo Santos residente também na cidade Paulo Afonso ele compôs esta letra falando justamente o nosso velho chico desabafando; No presente momento não sei lhes narrar a letra mas irei publicar assim que possível. everton2eventos@hotmail.com

 

 

Posto Oásis é assaltado no centro de Paulo Afonso (BA)

26/09/2012 08:49

Na  última segunda-feira (24/09), por volta do meio-dia, um homem assaltou o Posto Oásis, que fica situado próxima a ponte que dá acesso ao PC TRAN.

De acordo com informações, um homem não identificado, armado com um revólver, bem vestido entrou no estabelecimento, abordou um funcionário do posto, anunciou o assalto e conseguiu roubar uma quantia em dinheiro.

                                    Imagem ilustrativa

 

Após a ação que durou poucos minutos, o bandido de cabelos loiros e olhos claros fugiu a pé até uma rua próxima, onde um comparsa já lhe esperava em um veículo não identificado.

A polícia foi acionada, esteve no local realizou rondas a procura do suspeito, mas ele não foi localizado.

A quantia do roubo não foi revelada. A polícia investiga o caso.

Quem tiver qualquer informação sobre o caso, pode entrar em contato no Disk Cidadão (75 3281-3926) e fazer sua denúncia anonimamente.

 

Fonte: Chico Sabe Tudo

 

Falso médico atendia no SAMU de Santa Bárbara (BA)

26/09/2012 09:05

Um homem identificado como Gian Souza Oliveira se dizia médico e atendia no Hospital Municipal Antônio Alves Mascarenhas, na cidade de Santa Bárbara. O falso médico utilizava o CREMEB de Giancarlo Souza Oliveira. Gian substituía, por meio de permuta, o médico Sérgio Murilo Alves de Souza, que trabalha no Samu de Alagoinhas.
De acordo com o Portal Folha do Estado, um dos pacientes, o vereador José Valter, esteve no hospital na noite do sábado (22), porque estava com dor na coluna. Durante o atendimento, desconfiou do falso médico. “Fui até a casa do vice-prefeito, resolvemos puxar a ficha do médico e constatamos que o verdadeiro médico Giancarlo estava de plantão no hospital municipal de Macaúbas. Ligamos para o médico, acionamos a Polícia Militar e o promotor de Justiça. O prefeito junto com a Polícia Militar e a diretora do hospital demoraram em torno de 3hs. E de repente a PM saiu e disse que o suposto médico tinha fugido”, contou.
Já Beatriz Mascarenhas do Carmo levou a filha de 11 anos para ser consultada pelo falso médico. “Ela está apresentando diarreia, aí eu trouxe ao hospital, o médico me perguntou o que ela estava tomando, eu disse que ela estava tomando bactrin e amoxilina. Ele repetiu o medicamento, só que com a dosagem muito superior ao indicado para uma criança, amoxicilina de 500 gr. Eu não mediquei minha filha, porque minha cunhada falou que não podia” afirmou.
De acordo com o vice-prefeito, Wesbter de Oliveira Campos, provas foram reunidas contra o falso médico. “Um paciente filmou a consulta, temos a receita, comprovamos que o Gian Souza não existe, o CREMEB utilizado é do médico Giancarlo, que estava de plantão no Hospital Municipal Antenor Alves da Silva em Macaúbas”, esclareceu. O médico substituído prestou esclarecimento na delegacia, onde afirmou que o falso médico trabalha com ele há algum tempo no Samu. A direção do hospital, prefeitura ou PM não foram encontradas.

 

Fonte: Blog do Ferraz

Integrantes da banda New Hit são indiciados por estupro e formação de quadrilha

26/09/2012 09:15
 
 
 
O delegado Marcelo Cavalcanti, titular da Delegacia Territorial (DT/Rui Barbosa), protocolou, nesta segunda-feira (24), às 17 horas, na Vara Criminal da Comarca de Rui Barbosa, o inquérito com as conclusões sobre o estupro a duas adolescentes envolvendo a banda de pagode New Hit. Os nove músicos e o policial militar, que fazia a segurança do grupo, tiveram os seus indiciamentos, por estupro e formação de quadrilha, mantidos no documento. O inquérito possui 23 páginas.

Segundo o delegado, por meio do laudo fornecido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Feira de Santana, foi possível evidenciar a existência de provas materiais, como a quantidade de sêmen encontrada nas roupas das meninas e de um dos músicos. “O volume identificado é bastante superior à quantidade que seria possível atribuir a uma, duas ou até três pessoas”, salientou Cavalvanti, que solicitou também a realização de exames de DNA para identificar a quem pertence o sêmen presente nas roupas periciadas. O resultado pode levar mais de 60 dias para sair.

Concluído em tempo recorde, levando-se em conta a complexidade e o apelo midiático do tema, o titular da DT/Rui Barbosa destacou a forma profissional como todo o processo se desenvolveu, desde a elaboração do flagrante, passando pela firmeza com que as oitivas foram obtidas e pela proteção oferecida às testemunhas até chegar à qualidade dos laudos elaborados pelo DPT/Feira. “Foi um trabalho minucioso e muito bem feito em todas as suas etapas, o que nos possibilitou dar um andamento rápido ao inquérito”, disse Cavalcanti.
 
 

Inform.Bocão News

 

Ônibus da empresa São Luiz tomba entre Andorinha e Senhor do Bonfim

25/09/2012 11:59

Por volta das 12h35min desta segunda-feira (24), um ônibus da Empresa de Transportes São Luiz, placa JMW 7053, de Salvador, tombou na localidade de fazenda Caldeirão da Vaca, na zona rural da cidade de Andorinha, região de Senhor do Bonfim.

O acidente aconteceu às margens da Rodovia BA-220, que liga Andorinha a Senhor do Bonfim, aproximadamente 2km da sede do primeiro município.

Doze pessoas foram atingidas, sendo conduzidas para o Posto de Saúde de Andorinha. Entre as vítimas, 02 (duas) foram transferidas para a cidade de Senhor do Bonfim, mas, segundo informações colhidas no posto de saúde, nenhuma corre risco de morte.

De acordo com a polícia, por motivos de a rodovia estar em reforma, a probabilidade de acidente é grande, devido a quantidade de cascalho e a cortina de poeira que se forma com o trânsito de veículos, dificultando, assim, a visibilidade dos motoristas.

 

Fonte: blog Maravilha Notícias/Rodelas.com

 

Polícia de Serrinha (BA) prende quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos

25/09/2012 10:32

 

Uma quadrilha especializada em arrombamentos a caixas eletrônicos de agências bancárias foi desarticulada pelo Serviço de Inteligência do 16º Batalhão da Polícia Militar (16º BPM) de Serrinha, distante 140 Km de Euclides da Cunha.

A quadrilha, formada por quatro homens foi detida na noite de sábado (22), por volta das 22h, quando se preparava para arrombar um caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade de Barrocas.


Os acusados estavam hospedados em um hotel nas proximidades do terminal rodoviário de Serrinha desde a última quinta-feira (20), disse a polícia. Dos quatro homens, três já têm passagens pela polícia. O grupo estava dividido em dois carros, um Corsa GM Classic, placa JRY-7021 e um Fiat Strada, placa JPH-0702, que segundo a polícia, foram roubados na região de Feira de Santana.

Com José Domingos Lopes, Hélio de Jesus Santos, Adailton dos Santos Oliveira e José Raimundo Cipriano Ferreira, foram encontrados dois pés de cabra, um macaco hidráulico e armas. Ainda segundo a polícia, eles não resistiram à prisão.

Um dos acusados, José Cipriano Ferreira, portava documentos falsos e tentou subornar os PMs oferecendo R$ 45 mil em dinheiro.

Os presos podem ser indiciados pelos crimes de furto qualificado, na modalidade tentada, quadrilha ou bando, porte ilegal de arma e tentativa de suborno, e serão transferidos para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha “cebolão”. 



Inform.cleristonsilva

 

Acidente entre moto e carreta deixa dois mortos em Teofilândia (BA)

25/09/2012 10:25

 

Dois jovens morreram na noite do último sábado dia 22, na BR-116 /Norte nas proximidades da cidade de Teofilândia, quando a moto CG-125 de cor preta que ambos andavam, foi atingida por uma carreta de dados não revelado. O acidente aconteceu por volta das 22h e as vítimas vieram a óbito no local.
Segundo informações do Portal A voz do Campo, a carreta seguia sentido Teofilândia/ Serrinha, e ao tentar desviar de buracos na pista, colidiu com a motocicleta que seguia sentido contrario. As vítimas foram identificadas com sendo; Robério Pinho da Silva, 23 anos, conhecido como “Bero” e Emerson Barreto Silva de 19, ambos naturais do distrito de Tapuio, interior do município de Araci.
De acordo com a polícia, o motorista da carreta estava embriagado, o que pode ter contribuído ainda mais com a tragédia. O homem que não teve o nome divulgado, estar preso por dirigir embriagado.
Informações dão conta de que, os jovens estavam indo passar o final de semana com familiares em Araci, quando tudo aconteceu. Ainda de acordo com as informações, Robério era casado e deixa um filho de quatro anos. Eles (Robério e Emerson),  moravam e trabalhavam em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
Os corpos foram velados durante toda a manhã de segunda-feira dia (24), no povoado de Marruais na zona rural de Araci.

 

Fonte: Euclidesemdestaque.com

 

Bactéria e novas vacinas podem livrar Brasil da dengue em poucos anos, prevê Ministério da Saúde

25/09/2012 10:09

Bactéria e novas vacinas podem livrar Brasil da dengue em poucos anos, prevê Ministério da Saúde

 

O desenvolvimento de uma bactéria que contamina o mosquito Aedes aegypti, aliado à aplicação de vacinas contra a dengue, podem erradicar a doença no Brasil dentro de cinco a dez anos. A previsão é do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele participou hoje (24) do anúncio do novo método de controle do mosquito transmissor, com a utilização da bactéria Wolbachia, durante o 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, na capital fluminense.

“Nós vamos levar ainda alguns anos [para solucionar o problema da dengue]. Em um cenário otimista, se tudo der certo, talvez em cinco anos a gente tenha uma vacina antidengue. O teste da [bactéria] Wolbachia também levará cerca de cinco anos. Quando estas novas tecnologias estiverem comprovadamente disponíveis, a gente vai ter condições de dar um pulo. E talvez pensar não só no controle da dengue, mas em uma futura eliminação da doença como problema de saúde pública. A partir de cinco anos, tendo a vacina e a Wolbachia, em mais cinco ou dez anos a gente estaria livre da dengue”, disse Barbosa.

Segundo ele, uma vacina testada recentemente se mostrou efetiva contra três dos quatro subtipos da dengue. “A vacina que estava mais próxima de ser usada, desenvolvida pela [empresa farmacêutica] Sanofy, teve divulgado agora resultados que não foram o que todo mundo esperava. A vacina conseguiu proteger para três dos sorotipos da dengue, mas não protegeu contra o tipo 2. Com esse resultado, ela fica inviabilizada para uso imediato na população. Ao mesmo tempo, começam no Brasil os primeiros ensaios clínicos da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo”, declarou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que ocorram anualmente de 50 milhões a 100 milhões de casos de dengue no mundo. No Brasil, em 2010, foram registrados 1 milhão de casos, a um custo para o governo federal de R$ 800 milhões, segundo Barbosa.

Enquanto as pesquisas com vacinas prosseguem em laboratórios, o desenvolvimento do método de combate com a bactéria Wolbachia já está em teste de campo na Austrália e começa a ser testada contra o Aedes aegypti, no Brasil. Os testes estão programados para 2014, segundo o cientista Luciano Moreira, da Fundação Oswaldo Cruz, e um dos coordenadores do Programa Eliminar a Dengue – Desafio Brasil.

“A gente acredita que possa trazer uma grande esperança na redução do número de casos de dengue aqui no Brasil com essa nova estratégia. Estamos bastante confiantes nisto. A vantagem desse método é que ele é natural, pois a bactéria já ocorre na natureza. Além disso, é seguro e autossustentável, pois no momento em que a bactéria vai para a natureza ela se espalha e não precisa ficar colocando mais desses mosquitos”, explicou Moreira.

Os estudos relacionando a Wolbachia como fator de controle da dengue começaram em 2006 na Austrália. O líder das pesquisas é o professor Scott O´Neill, que esteve presente no anúncio do novo método, juntamente com Barbosa e Moreira. O trabalho reúne pesquisadores em cinco países: Austrália, Brasil, China, Indonésia e Vietnã. Eles conseguiram introduzir a bactéria nos ovos do Aedes aegypti e descobriram que, ao contaminar o mosquito, a bactéria diminuía pela metade a vida dele, de 30 para 15 dias, além de eliminar os vírus da dengue que o contaminavam.

Na experiência feita na Austrália, em janeiro de 2011, na localidade de Yorkeys Knob, após dez semanas da primeira soltura, 100% dos mosquitos estavam contaminados com a Wolbachia.

As pesquisas no Brasil começam no próximo ano, com a contaminação de um grupo de mosquitos em viveiro. Em 2014, eles deverão ser soltos em alguma cidade do Rio, preferencialmente em local mais isolado, para que contaminem os demais mosquitos. A expectativa é que isso provoque uma queda no número de casos de dengue na região.

 

Fonte: agencia brasil/Canudos Acontece

 

Vacina contra malária deve ser testada em humanos em 2013

24/09/2012 10:00

Vacina contra malária deve ser testada em humanos em 2013

 

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), vinculado ao Ministério da Saúde, já começou a fase de ensaios pré-clínicos em animais para verificar a eficiência da vacina contra a malária no Brasil. Essa é a etapa preliminar necessária para iniciar testes clínicos em voluntários, segundo o chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do IOC, Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro. A estimativa é de que os ensaios clínicos em humanos comecem a ser feitos em 2013. O especialista salientou, porém, que esta fase de operação do projeto é complicada, porque requer uma infraestrutura específica. Entre os requisitos a serem cumpridos estão o consentimento dos voluntários, conhecimento dos riscos, além de questões como biossegurança. A ideia dos pesquisadores do IOC é chegar a uma vacina que possa, ao mesmo tempo, proteger contra a malária e a febre amarela. As doenças tropicais negligenciadas, entre as quais está a malária, serão tema do 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, promovido pela Federação Internacional de Medicina Tropical (IFMT) e pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), em parceria com o IOC. O encontro começa na noite deste domingo (23), no Rio de Janeiro. A região Amazônica concentra 99,8% dos casos de malária registrados anualmente no Brasil. No ano passado, somente na Amazônia, o número de casos atingiu 263 mil, contra 320 mil, em 2010. Um dos painéis do congresso debaterá o desafio do controle de doenças durante os eventos internacionais que ocorrerão no Brasil e no Rio de Janeiro nos próximos anos, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. 

 

Fonte: bahianoticias

 

Gatinha nasce com duas cabeças em São Gonçalo (BA)

24/09/2012 10:05

 

Com poucos dias de vida, uma gatinha já virou a sensação do bairro do Galo Branco, em São Gonçalo, a 108 Km de Salvador. Ela nasceu na terça-feira com duas cabeças e acabou ganhando o apelido de “Dupla Face”. A dona do filhote, Rita de Cássia de Albuquerque, agora pede ajuda para criar a “bichinha”, que não consegue mamar na teta da mãe e precisa de um tipo de leite especial.
— Eu fui a uma veterinária, e ela me disse que a bichinha precisa de um leite especial. Ela está muito fraquinha agora. Precisa de ajuda logo! — pede a diarista, de 46 anos.
O bichano tem três olhos, dois focinhos e apenas uma boca O bichano tem três olhos, dois focinhos e apenas uma boca Foto: Arquivo pessoal
Dupla Face é filha de uma gatinha de rua que foi morar na casa de Rita. Mel teve sete filhotes, sendo que dois morrerem após o parto. Quando Dupla Face nasceu na terça-feira, logo virou o xodó da família. Com três olhos, dois focinhos e uma boca, a filhote recebe o carinho de todos.
— Ela é muito calminha. Além de leite, eu queria que alguém fizesse um raio-x do corpinho dela pra saber se todos os órgãos estão funcionando bem.

Fonte: Euclides em destaque

 

Cipe-Caatinga apreende armas de fogo em Chorrochó- BA

23/09/2012 10:22

Na última quinta-feira (20/09) por volta das 11h30min Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, através de denúncia anônima, deslocaram ate o povoado de Poço Cumprido município de Chorrochó.

Os policiais foram verificarem a situação de indivíduos armados, ao chegar à referida localidade detiveram as pessoas de: Bernardo Cassimiro da Silva, Josefá Araujo Ribeiro e Antônio Quinto Ribeiro Neto.

Com eles foram encontradas as seguintes armas: 03 (três) Espingarda de Fabricação Caseira,01 (uma) Espingarda sem marca aparente cal 36, 01 (uma) Espingarda de marca CBC cal 32, 01 (uma) Espingarda de marca Rossi cal 28, 01 (uma) Espingarda de marca não aparente cal 20, 02 (dois) cartuchos cal 36, 03 (três) cartuchos cal 32, 02 (02) cartuchos cal 20, uma sacola plástica contendo pólvora, chumbo e espoletas.

As armas de fogo e os indivíduos acima citados foram apresentados a Marco Antônio Alves Pereira, Delegado da Polícia Civil em Exercício cumulativo na delegacia de Chorrochó/BA, onde foram presos em flagrante delito.

 

Fonte : ASCOM/CIPE-CAATINGA

 

Projetos sociais de Curaçá, Canudos e Uauá servem de modelo para o estado do Pará

23/09/2012 11:03

As experiências do Governo do Estado, que promovem a segurança alimentar e nutricional dos produtores familiares baianos, por meio da inclusão socioprodutiva, vão servir de modelo para o estado do Pará. Nesta semana, os representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS/Pará) foram recebidos pela coordenação do Projeto Semeando Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), para conhecer as cadeias produtivas e os resultados positivos da iniciativa, em três municípios do semiárido - Curaçá, Uauá e Valente.

A ação, que é vinculada à Coordenação de Articulação Institucional e Apoio à Mobilização Comunitária (Caiamc), fortalece a economia dos pequenos produtores, com investimentos em capacitação, assistência técnica e financeira, além da implantação de estruturas nas cadeias produtivas do sisal, caprinocultura de leite e fruticultura. De acordo com o coordenador do projeto, Diego Caribé, “essa troca de conhecimentos sobre os programas sociais colaborou para o fortalecimento das ações de enfrentamento à extrema pobreza, que são desenvolvidas nesses estados”.

Segundo a representante da Gerência de Inclusão Socioprodutiva da SAS/Pará, Antônia Lira, “as experiências da Bahia serão aplicadas na execução do projeto de inclusão socioprodutiva, que será implantado no Pará para promover a sustentabilidade de 11.218 famílias, por meio do beneficiamento de produtos como açaí, pescado, cacau, caranguejo e a mandioca”.

 

Qualidade de vida

No município de Curacá, os visitantes verificaram as Unidades de Produção do Leite (caprinocultura de leite) e os bancos de forragem irrigados compostos por plantas forrageiras como a palma, cunhã, sorgo, leucena e guandu, garantindo a alimentação dos animais durante todo o ano. Em Uauá, aprenderam como a Cooperativa Agropecuária e Familiar de Uauá, Curacá e Canudos (Coopercuc) promove a melhoria da qualidade de vida de 1.950 produtores, a partir do beneficiamento e comercialização de frutas nativas como umbu, manga e a goiaba.

 

Fonte: Geraldo José

 

Jeremoabo será cenário de novo filme sobre Lampião

23/09/2012 10:31
 
Imagem iustrativa
 
 
Jeremoabo será um dos cenários da mais nova produção cinematográfica sobre Lampião, o Rei do Cangaço, chamado “Lampião, o filme”. Os diretores e produtores estão mantendo contatos com a Secretaria de Cultura Municipal e em Novembro, os Diretores, Bruno Paulo e Paulo Sérgio, estarão visitando nossa cidade para levantamento de dados e locais para gravação. No elenco do filme Paulo Goulart Filho e foram convidados Alice Braga e Rodrigo Santoro.

A respeito do assunto veja a entrevista que circula na Internet:

Lampião, o filme. Esta é a produção que pretende trazer um novo olhar sobre a figura polêmica que foi o chamado “Rei do Cangaço”, Virgulino Ferreira, o Lampião. Mas, de acordo com o diretor do filme, Bruno Azevedo, em momento algum há interesse em glorificar a imagem do cangaceiro. “Queremos mostrar que talvez o outro lado deste personagem possa ser mais interessante do que o lado sanguinário, assassino e saqueador que conhecemos. Mostraremos um lado sobre Lampião que poucas pessoas conhecem. Trata-se de uma mega produção, não uma biografia, e, sim, um filme de ficção baseado em fatos reais, com muitos efeitos especiais, um super elenco e uma forma diferente de fazer cinema no Brasil, contribuindo, significativamente, para a construção de uma nova identidade cultural do cinema nacional”, destaca o diretor, que trabalha com um elenco formado por grandes atores nacionais. “Lampião será interpretado por Paulo Goulart Filho. São muitos os atores e convidados e também atrizes. Temos um universo quase que infindo para explorarmos novos personagens e compor um time fantástico de elenco. mas o carro chefe do filme é formado por três personagens, Lampião, Maria Bonita e Corisco, nesta ordem convidamos Paulo Goulart Filho, Alice Braga e Rodrigo Santoro, porém, a única confirmação certa que temos até agora é de Paulo Goulart. Alice e Rodrigo estão aguardando a definição de suas agendas para que saibamos se haverá ou não possibilidade de filmarmos com eles, já que pretendemos iniciar nossa produção logo após o carnaval de 2013. Porém, participações de um elenco de primeira eu posso garantir a todos, além, é claro, de alguns atores e atrizes que ainda não são famosos perante o conhecimento do público, e que estão sendo escolhidos em cada uma das cidades por onde iremos filmar. Assim, não só valorizamos o talento de artistas regionais, como também deixamos o filme com uma identidade mais realista e com a cara do nordeste brasileiro”, diz o diretor. Entre os atores está o mossoroense J. B. Oliveira.

Com muitas produções circulando no cinema, o fenômeno do cangaço ainda atrai muitos pesquisadores e curiosos pelo tema. No entanto, Bruno Azevedo acredita que esta produção irá surpreender em relação às demais. “Esta nossa produção é algo que queremos e acreditamos que vai surpreender e muito. Trata-se de uma grande produção, agora com tecnologia de ponta e recursos de efeitos especiais que não foram usados antes em nenhuma produção desta temática. Com este filme, vamos não só resgatar um pouco da cultura nacional, como também expandir algumas visões sobre o tema, fazendo, de leve, uma crítica até política, demonstrando o quanto o tema “cangaço” é recente em nosso atual cotidiano”, salienta.

 

QUALIDADE, ACIMA DE TUDO…

Bruno Azevedo salienta que alguns livros sobre o cangaço, sites, blogs, pesquisadores, historiadores, parentes diretos e indiretos de Lampião, amigos, reportagens e documentários, fotos e vídeos fizeram parte do material de pesquisa para que o roteiro fosse elaborado. “O maior desafio que temos nesta produção é com a qualidade do filme, a costura do roteiro, a composição dos personagens, etc. Queremos surpreender as pessoas positivamente. Quero que elas percebam que toda história tem outro lado. Outro ponto de vista”, explica.

Para ele, Lampião ficou marcado como um personagem macabro da história do Nordeste. “Há relatos de que Lampião tirava dos ricos e dava aos pobres. Cometeu, sim, muitas atrocidades, porém, em pesquisa recente, foi perguntado para muitas pessoas no Nordeste: Lampião, herói ou bandido? 94% das respostas foram: herói! Portanto, é difícil classificar a característica exata de um personagem como este. O que queremos mostrar no filme é um perfil de anti-herói, mas que, ainda assim, tem seu carisma, seu respeito, seu senso de justiça. Lá fora, nas produções hollywoodianas, isso funciona muito bem, com heróis que fazem justiça com as próprias mãos e agem contra o sistema corrupto em prol dos mais necessitados. Claro que não queremos incentivar ninguém a fazer justiça com as próprias mãos, ainda mais da maneira como Lampião fazia. O que queremos é mostrar que existem lados desconhecidos deste personagem. Sua relação com seus amigos do bando, o código de ética e respeito, a paixão por Maria Bonita, a cumplicidade de todos, o código de fidelidade, sua vaidade com as roupas, perfumes, penteados, etc.”, comenta o diretor.

 

OBSTÁCULOS PARA A PRODUÇÃO

Segundo Bruno Azevedo, os obstáculos para se produzir um filme de ficção com um bom elenco são vários. No entanto, a falta de infraestrutura local é a principal barreira. “Como iremos filmar em algumas locações reais, com cenários como o sertão nordestino, a caatinga, etc., ter uma base de produção com estrutura para equipe técnica e artística não é uma coisa muito fácil. Trata-se de uma produção muito grande. Contaremos com efeitos especiais usados em hollywood, profissionais altamente qualificados para fazer de nosso filme algo memorável, e a estrutura adequada é algo primordial e que certamente será o primeiro obstáculo a enfrentarmos para que possamos iniciar a nossa produção de acordo com os planos”, frisa.

Mas isso não deixa o diretor desanimado. Ele já faz planos. “Daremos sequência num outro filme que será a continuação de Lampião, mas este, protagonizado por Corisco que, depois de dois anos após a morte de Lampião, continuou com o cangaço até que também foi morto. Mostraremos, de uma forma interessante, como tudo começou, seus conflitos pessoais, internos e psicológicos, a saudade do amigo Lampião, as recordações dos momentos que passaram juntos, as lições e principalmente o propósito de tudo. Mostraremos um bando de amigos, a união e o respeito, a cumplicidade entre o bando e como tudo era feito, com festa e alegria”, comenta.

O filme será rodado nas cidades de Mossoró, Jeremoabo e nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. “Queremos abrir a película com a cena da invasão do bando à cidade de Mossoró”, explica o diretor.

 

fonte: gazetadooeste.com.

 

Vitor Belfort é finalizado no UFC 152

23/09/2012 10:51

Vitor Belfort é finalizado no UFC 152

 

O brasileiro Vitor Belfort não conseguiu superar o atual campeão dos meio- pesados e novo fenômeno do MMA, Jon Jones, no confronto disputado na madrugada deste domingo (23), em Toronto, no Canadá. Em um de seus duelos mais duros de sua carreira, Belfort foi castigado pelo americano e deixou escapar a chance de conquistar o cinturão de uma categoria acima da sua e onde já lutou anos atrás.

Essa foi quarta defesa de cinturão de Jones. Ele se iguala a Chuck Liddell e Frank Shamrock na categoria dos meio-pesados do UFC. Tito Oriz é o recordista da divisão com cinco defesas consecutivas.

A luta

No primeiro round, Vitor começou arriscando um chute, enquanto o campeão se rastejava no octógono. Só que Jones se livrou e investiu nas cotoveladas. Por conta disso, o rosto do brasileiro começou a sangrar na altura do olho direito. E o americano continuou castigando o rival com as cotoveladas até o final da etapa.

Jones continuou dominando no primeiro round e investiu em pisões no joelho de Vitor. Logo depois, voltou aplicar cotoveladas. Nos segundos finais, Belfort aplicou um triângulo quase encaixado, mas o gongo soou.

No início do terceiro round, Jones acertou bom chute na barriga de Belfort, que sentiu o golpe. Atordoado, o brasileiro não conseguia acertar o rival. Com isso, o americano partiu para cima e fez o que mais gosta: aplicou cotoveladas.

No quarto round, Vitor começou bem na trocação, mas puxou para a guarda. Porém, Jones passou a guarda, dominou o brasileiro num crucifixo e finalizou com uma americana.

 

Homem se suicida no povoado Caldeirão do Almeida, Uauá (BA)

22/09/2012 16:40

Uauá: Homem se suicida no povoado de Caldeirão do Almeida

 

Foi encontrado enforcado nesta quarta feira (19), por volta das 13h:30min, no povoado de Caldeirão do Almeida, município de Uauá, o corpo de José Mário Gonçalves Ribeiro, de 63 anos.

O corpo foi levado para o IML de Juazeiro onde passou por necropsia e foi liberado por volta do meio dia e o sepultamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (20) na referida localidade.

Fonte: Umbuzada.com

 

Dupla é presa por roubar ovelha em Caldas do Jorro (BA)

22/09/2012 17:02

Prepostos do Grupamento de Segurança Noturna, Garra de Águia, juntamente com  a Guarda Civil Municipal de Tucano, apresentaram ao comandante do 1º pelotão da Polícia Militar do distrito de Caldas do Jorro, dois elementos que haviam acabado de praticar o  roube de uma ovelha, no quintal da casa de um senhor lá mesmo no referido distrito.

De acordo com os vigilantes, o proprietário da ovelha, um senhor das iniciais; J. J.A, ao ouvir o barulho do seu quintal sendo violado, ligou para a central da Garra de Águia, que imediatamente deslocou uma equipe para o local, e ao chegarem à localidade conhecida como Lagoa do Astério, por volta das 02h da madrugada, perceberam que os elementos estavam acabando de entrar na lagoa que é rasa, porem coberta de vegetação subaquática, para se esconder.

Ainda de acordo com os prepostos da Garra de Águia, fecharam o cerco e esperaram o dia amanhecer para capturarem os elementos. Eles foram detidos e entregue aos PMs que  os conduziram  para a  Delegacia Regional de Serrinha, juntamente com o produto do roubo e  a vítima para lavratura do flagrante, onde  ficaram presos e a ovelha foi devolvida ao seu proprietário.

As informações e fotos foram cedidas pela Polícia Militar juntamente com a Garra de Águia. 

 

Fonte: Gil Santos

Ministro paquistanês dará 100 mil dólares a quem matar autor de vídeo anti-Islã

22/09/2012 17:09

Em entrevista coletiva neste sábado, na cidade de Peshawar, o ministro de Ferrovias do Paquistão, Ghulam Ahmed Bilour, anunciou que recompensará com US$ 100 mil quem assassinar o autor do vídeo que ridiculariza Maomé.

De acordo com os jornais Dawn e Express Tribune, Ahmed Bilour afirmou que está consciente de que estimular um assassinato é crime, mas disse estar pronto para cometer esse delito.

"Se existir alguma causa contra mim em uma corte internacional ou nacional, pedirei ao povo que me entregue", declarou Bilour, acrescentando que sua atitude seria a única forma de inibir as blasfêmias.

Indo mais longe ainda, o ministro pediu o apoio dos talibãs e da rede terrorista Al Qaeda. Ele ainda solicitou aos ricos que "ponham à disposição da causa todo seu dinheiro, para que assim o assassino possa ser banhado em ouro e dólares".

 

Filme anti-islamismo desencadeia protestos contra EUA

Na última terça-feira, 11 de setembro, protestos tiveram início em frente às embaixadas americanas do Cairo, no Egito, e de Benghazi, na Líbia, motivados por um vídeo que satirizava o islamismo e Maomé, o profeta muçulmano. Manifestações se disseminaram contra embaixadas americanas e o embaixador Chris Stevens acabou sendo morto numa explosão.

 

Brasil: Mais de 50% dos brasileiros estão na classe média

22/09/2012 17:49

Atualmente mais da metade da população brasileira (53%) fazem parte da classe média, o que significa um total de 104 milhões de brasileiros. Nos últimos dez anos, foram 35 milhões os brasileiros incluídos na classe média. Os dados foram divulgado hoje (20) pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República no estudo Vozes da Classe Média.

 

A pesquisa classifica como classe média os que vivem em famílias com renda per capita mensal entre R$ 291 e R$ 1.019 e tem baixa probabilidade de passar a ser pobre no futuro próximo.

 

De acordo com o estudo, a expansão desse segmento resultou de um processo de crescimento do país combinado com redução na desigualdade. A estimativa é que, mantidas a taxa de crescimento e a tendência de queda nas desigualdades dos últimos dez anos, a classe média chegue a 57% da população brasileira em 2022.

 

Os dados indicam que a redução da classe baixa foi mais intensa do que a expansão da classe alta. De 2002 a 2012 ascenderam da classe baixa para a média, 21% da população brasileira, enquanto da classe média para a alta ascenderam 6%.

 

O ministro da SAE, Moreira Franco, destacou o importância do crescimento da classe média para movimentar e impulsionar a economia do país, pois essa fatia da população responde por 38% da renda e do consumo das famílias. “Em torno de 18 milhões de empregos foram criados na última década, esses empregos formais foram associados a uma política adequada de salário mínimo que deu ganhos reais acima da inflação aos brasileiros”, disse Franco.

 

O crescimento da renda da classe média tem sido maior do que o do restante da população, de acordo com os dados apresentados no estudo. Enquanto na última década a renda média desse segmento cresceu 3,5% ao ano, a renda média das famílias brasileiras cresceu, no mesmo período, 2,4% ao ano.

 

“A classe média brasileira vai movimentar em 2012 cerca de R$ 1 trilhão”, estimou Renato Meirelles, do instituto de pesquisa Data Popular, que participou da elaboração do estudo.

 

O estudo usa como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto Data Popular.

 

Fonte:Agência Brasil

 

Um cachorro da raça pit bull atacou uma carroça e matou um jumento que transportava três crianças no município de Juazeiro (ba)

21/09/2012 10:58

Animal foi atacado por Pitbull (Foto:imagem/ TV São Francisco)

 

Um cachorro da raça pit bull atacou uma carroça e matou um jumento que transportava três crianças no município de Juazeiro, no norte da Bahia, na manhã desta quinta-feira (20). Segundo a polícia, o cachorro fazia a segurança de uma loja e foi capturado por funcionários da empresa.
Uma das crianças que estava na carroça chegou a cair e teve ferimentos leves, informou a polícia. Ela foi levada por uma unidade do Samu para o Hospital Sote, em Juazeiro, e liberada em seguida. A polícia informou que os familiares das crianças não prestaram queixa, mas que o dono do cachorro foi até a unidade prestar esclarecimentos.
"Ele disse que atendeu as crianças e levou pro hospital. Segundo ele, o animal estava acorrentado no fundo da loja, conseguiu se soltar e atacou a carroça", informou o delegado Flávio Martins.

 

Fonte: Euclidesemdestaque.com

 

O ônibus que faz linha Recife/Paulo Afonso foi assaltado mais uma vez

21/09/2012 10:50

Parece até notícia repetida, mas não é! Na madrugada do dia 19/09/2012, novamente por volta das 2 horas, o ônibus que faz linha Recife/Paulo Afonso foi assaltado nas proximidades da cidade de Águas Belas/PE (BR-423).

Imagem ilustrativa

 

Os assaltantes seguiram o mesmo “modus operandi” do último assalto noticiado, se aproximaram do ônibus em movimento com outro carro e efetuaram um disparo na direção frontal do veículo, obrigando o motorista a parar.

Logo após, os indivíduos rapidamente adentraram e mandaram os passageiros colocarem as mãos na cabeça e iniciaram o arrastão, ao mesmo tempo em que o ônibus era conduzido por uma “estrada de barro”.

O arrastão foi concluído em terra firme. Idosos, gestantes e mães com crianças foram poupados. Mochilas, roupas, dinheiro e eletrônicos confiscados, pertences espalhados pelo chão e assoalho do ônibus, foi o resultado final da operação.

Como o assalto ocorreu em rodovia federal, a Polícia Civil da cidade de Águas Belas/PE recusou-se a registrar a ocorrência e sugeriu que o registro deveria ser realizado pela Polícia Rodoviária Federal. Já no posto da PRF do Povoado Carié/AL, a informação recebida é que o registro deveria ter sido feito no posto da PRF da cidade de Garanhuns/PE, já que o assalto ocorreu no Estado de Pernambuco.

Em entrevista com um dos passageiros que também estava presente no último assalto à mesma empresa de ônibus, dava pra perceber o sentimento de indignação e tristeza por ter todos os pertences roubados pela segunda vez. “Infelizmente a Polícia e a própria empresa de ônibus não fazem nada pra resolver esse problema. E nós que precisamos desse meio de transporte ficamos a mercê do acaso. O jeito é trabalhar pra comprar as coisas novamente ou virar assaltante. Acho que a segunda opção parece mais viável!”, desabafou o passageiro que não quis se identificar.

 

Fonte: jeccpauloafonso.com


_______________________________________________________________

Comentário

policia

Data: 22/09/2012

De: genilson

apolicia dair saõ os primeiro vagabundos dai

 

Trabalho infantil ainda ainda atinge 700 mil crianças no Brasil

21/09/2012 11:48

 

O número de crianças de 5 a 13 anos que trabalham no país caiu 23,5% entre 2009 e 2011.

Apesar disso, o contingente de trabalhadores nessa faixa etária ainda soma 704 mil crianças em todo o país. Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2011 (Pnad), divulgada nesta sexta-feira (21/9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Brasil, o trabalho de crianças com 13 anos ou menos de idade é ilegal. A maior parte desses trabalhadores têm de 10 a 13 anos (615 mil) e são meninos (497 mil).

Cerca de 63% dos casos de trabalho infantil ocorrem no campo. “No meio urbano, a fiscalização é mais acirrada do que no meio rural. Na atividade agrícola, [o trabalho infantil] consegue se desenvolver justamente pela menor fiscalização”, afirma o pesquisador do IBGE, Cimar Azeredo.

Em média, os 2,5% dos brasileiros, de 5 a 13 anos, que trabalham no país dedicam 17 horas por semana ao trabalho e conseguem renda de R$ 178. A maioria (53,4%), no entanto, sequer recebe pela atividade executada.

“Os dados da Pnad 2011 vêm confirmar a tendência dos últimos anos de queda do trabalho infantil. Apesar do dado ser positivo, ainda é preocupante, porque requer a intensificação da política pública para essa faixa etária, com municipalização dessa política. Em ano eleitoral, é fundamental que as plataformas do prefeito incluam a proteção da criança e do adolescente. Caso contrário, essa tendência [de queda] pode sofrer um desvio”, afirma o coordenador do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes.

Entre as regiões brasileiras, o Nordeste concentra o maior contingente de trabalhadores com 5 a 13 anos (336 mil), por questões econômicas. Na Região Sul, onde 80 mil crianças trabalham, há um fator cultural, em que os pais têm o costume de ensinar o ofício aos filhos.

Entre os adolescentes de 14 a 17 anos, faixa etária em que o trabalho é permitido sob determinadas condições, houve também queda no número de trabalhadores, passando de 3,35 milhões em 2009 para 2,97 milhões em 2011.

 

Começou a funcionar o CUMBE OFERTAS, Ele envia ofertas exclusivas de estabelecimentos de Euclides da Cunha, Canudos, Tucano, Monte Santo, Ribeira do Pombal e região

20/09/2012 19:12

 

Começou a funcionar em nossa região um serviço de descontos pela internet. Ele envia ofertas exclusivas de estabelecimentos de Euclides da Cunha, Canudos, Tucano, Monte Santo, Ribeira do Pombal e região para usuários cadastrados no site.

O serviço também pretende ajudar o comércio local a centralizar suas promoções e manter o contato mais próximo com seu cliente, por isso está selecionando negócios locais para anunciar sem custos. Para os usuários do site, eles estão sorteando um tablet.

Quer participar?

Acesse e cadastre-se www.cumbeofertas.com.br.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

 

Fonte: Euclidesdacunha.com

 

Solange, cantora do Aviões do Forró, se casa e tem Ivete Sangalo como madrinha

20/09/2012 18:02

Solange Almeida, vocalista da banda Aviões do Forró, se casou na noite desta quarta-feira, 19, em Salvador com o empresário Wagner Miau.
A cantora usou um modelo de vestido de noiva clássico, coberto de swarovski, e que pesava mais de 40 quilos. O look da noiva era composto ainda por um véu longo e de buquê de flores amarelas, mesma cor que solicitou para as vestes dos padrinhos.

Bastante emocionada, a cantora não disfarçou a felicidade ao entrar na Igreja.
Solange e Wagner trocaram alianças ao som da Orquestra Compassos na Capela Nossa Senhora das Vitórias, no bairro de Nazaré, em Salvador. Durante o casamento, a cantora Walquíria Santos, da banda Magníficos, cantou a música “Preciso de Você” para os noivos.

No final da cerimônia religiosa, Solange e Wagner Miau saíram rodeados de borboletas da igreja. A cerimônia reuniu cerca de 500 pessoas, além de uma seleta lista de convidados como Ivete Sangalo, David Brazil, Xand, Márcio Victor, entre outras personalidades.

Para celebrar a união, logo após a cerimônia, aconteceu uma grande festa no Cerimonial Rainha Leonor-Pupileira, em Salvador.

Solange Almeida e Wagner Miau: o beijo dos noivos

Fonte: EGO

Trabalhadores dos Correios entram em greve no País

20/09/2012 10:49


Trabalhadores dos Correios de 23 regiões entraram em greve na noite desta terça-feira (18), após decisão em assembleia da categoria nos estados, se somando a Minas Gerais e Pará, que já estão em greve há uma semana.

Um impasse nas negociações da campanha salarial 2012 levaram mais de 84% dos trabalhadores dos Correios a iniciarem uma greve nacional por tempo indeterminado.

Dos 35 sindicatos da categoria, todos os que realizaram assembleias ontem decretaram greve. Os outros sindicatos estão com assembleias marcadas para os próximos dias 20, 24 e 25 de setembro, podendo antecipar essas datas e deflagrarem greve junto aos demais sindicatos do país.

A categoria reivindica um aumento de 43,7% e R$ 200 linear, ticket de R$ 35, a contratação imediata de 30 mil trabalhadores, o fim das terceirizações, além de outros pontos para garantia de melhores condições de trabalho.

Entre as regiões em greve estão Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Piauí, Vale do Paraíba, Roraima, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas, Paraná, Amazonas, Sergipe, São Paulo, Paraíba, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, São José do Rio Preto, Espírito Santo, Bauru e Campinas.

Até o dia 25 de setembro, as regiões de Acre, Maranhão, Bahia, Juiz de Fora, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Ribeirão Preto, Santa Maria, Santos e Uberaba também poderão deflagrar greve.

 

Jovem de 18 anos se suicida em Paulo Afonso

19/09/2012 12:04

Imagem Ilustrativa

 

Hoje (19/09), a população do Bairro BTN acordou chocada com o primeiro caso de suicídio ocorrido no mês de setembro na cidade de Paulo Afonso (BA).

Daniela Paula Oliveira lima, 18 anos, residente na Rua Nova Glória, BTN 3, foi encontrada morta no banheiro de sua casa, com uma corda feita por lençol ao redor do pescoço.

Seu corpo foi encontrado pelo padastro que em prantos chamou a policia e uma unidade do SAMU, mas nada mais se podia fazer.

De acordo com algumas pessoas próximas a Daniela, o motivo do suicídio seria a não aceitação de sua homossexualidade pelos seus familiares

Em sua residência, uma carta de despedida foi encontrada e está sendo periciada pelo Departamento de Policia Técnica de Paulo Afonso. No seu celular foram encontradas várias mensagens românticas trocadas com outra jovem de Minas Gerais.

 

Fonte: Chico Sabe Tudo

Com a baixa das águas do Açude de Cocorobó a velha Canudos reaparece

18/09/2012 20:50
João de Sousa Lima e Josué Santana Macedo escalando os escombros da antiga igreja de Canudos.
 
 

A antiga cidade de Canudos, Bahia, ressurge com a seca que castiga o Sertão. Com a baixa das águas do Açude de Cocorobó a velha Canudos reaparece e encanta pela estrutura antiga que permanece em partes.

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DE CANUDOS:

 

O cenário era a Bahia do século XIX, quem governava o Brasil era Prudente de Morais. O Nordeste brasileiro serviu de palco para que ocorresse uma das mais significativas revoltas sociais da primeira República.
A rebelião conhecida como Guerra de Canudos deu-se em virtude da situação precária em que vivia a população, sem terra e obrigada a se submeter aos arroubos dos coronéis. As terras pertenciam aos grandes proprietários rurais – os conhecidos coronéis – que as transformaram em territórios improdutivos. Essa situação revoltou os sertanejos, que se uniram em torno de Antônio Conselheiro, o qual pregava ser um emissário de Deus vindo para abolir as desigualdades sociais e as perversidades da República, como a exigência de se pagar impostos, por exemplo.
Os moradores do arraial acreditavam ser ele um divino mestre, que já praticara até milagres. Antônio Conselheiro fundou o vilarejo denominado Canudos e os sertanejos e suas famílias para lá passaram a migrar. Vários fatores contribuíram para o desenvolvimento de Canudos. O clima seco castigava severamente a região, danificando o plantio de alimentos, secando os diques e matando os animais que não resistiam à falta de água. Os sertanejos também tentavam sobreviver, mas a cada ano milhares morriam de fome e sede. A maneira tão desumana de viver estimulava o surgimento de desordens e agitações sociais, transformando os camponeses em malfeitores que andavam em bandos pelos sertões do Nordeste, fortemente armados, apavorando as populações locais e invadindo as propriedades dos coronéis.
Antônio Conselheiro, entre outros devotos, propagava a salvação da alma e o povo tinha fé que seu messias os ajudariam a sair daquela situação precária. A igreja começou a perder seus fiéis para um falso religioso, na concepção do governo, e assim ele passou a ser malquisto pela Igreja. No ano de 1896, o arraial contava com mais ou menos 20 mil sertanejos que repartiam tudo entre si, negociando o excesso com as cidades vizinhas, adquirindo assim os bens e produtos que não eram gerados no local.
Os habitantes de Canudos precisavam se resguardar e decidiram então organizar milícias armadas, pois era de se esperar uma reação contrária da parte dos coronéis e da Igreja Católica. Enquanto a igreja perdia seus fiéis, os coronéis sentiam-se prejudicados com o constante deslocamento de mão-de-obra para Canudos, que prosperava a olhos vistos. A população abandonou a sociedade republicana convencional, que até então só a alimentara de falsas promessas, e partiu para na direção da nova sociedade que despontava. Mesmo sem nenhuma garantia, pois não havia falsas promessas, o que era mais honesto. Os padres e coronéis coagiram o governador da Bahia a tomar providências urgentes, eles queriam que o governo desse fim a Canudos. Os jornalistas e intelectuais também eram contra os moradores do arraial, pois entendiam que os mesmos desejavam a volta da monarquia, algo totalmente fora de propósito.
A Destruição de Canudos
Foram instituídas três empreitadas militares, que foram vencidas pelos seguidores de Antônio Conselheiro. Em virtude de tamanha dificuldade, o Governo Federal assumiu o comando. A quarta expedição foi organizada pelo então ministro da Guerra, Carlos Bittencourt, o qual recrutou cerca de 10 mil homens que, comandados pelo general Artur Costa, apoderaram-se de Canudos e promoveram um terrível massacre, no qual muita gente inocente morreu, principalmente idosos e crianças, que só buscavam uma melhor qualidade de vida. A Comunidade de Canudos foi arrasada no dia 05 de outubro de 1897, entrando para a história como o palco do mais intenso massacre já presenciado na história.

 

base onde ficou exposto um dos canhões de atacou a velha Canudos.

Escombros de uma das construções de canudos.

antiga fotografia do Arraial de Canudos

 Mapa da antiga Canudos

A madeira que criou toda a discórdia de Canudos com o Governo. o material encontra-se em uma igreja da cidade.
Se tivesse sido entregue na época muitas mortes teriam sido evitadas.

Mulheres e crianças prisioneiras de Canudos.

Uma das companhias do exército que dizimou Canudos.

 

Fonte: João de Souza Lima

Bahia sai na frente e lança cartão do produtor rural em evento de agronegócios em Salvador

18/09/2012 20:17

 

 

Um dos principais destaques da primeira edição do AGROPEC Bahia foi o lançamento do cartão do produtor. No cenário ideal, o CNA Card foi apresentado aos produtores rurais, entidades e autoridades do setor agropecuário presentes na abertura do evento, pelo coordenador executivo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Décio Coutinho.

Com o CNA Card, o produtor rural pode acessar o banco de dados nacional de sua própria casa e efetuar, por exemplo, a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), o pagamento de taxas e a emissão de nota fiscal. Além disso, o cartão também oferece o programa de fidelidade e os benefícios comerciais, no qual serão identificados convênios, descontos e vantagens mais adequados para cada produtor rural, de acordo com as suas necessidades. “Nosso setor é um dos mais modernos da economia e precisamos utilizar cada vez mais a tecnologia a nosso favor”, explica Décio Coutinho, da CNA.

Aproveitando a oportunidade, Francisco Assis, produtor rural da cidade de Caitité, (foto) que veio a Salvador especialmente para o Congresso, foi o primeiro a se inscrever para adquirir o seu CNA Card.

Para ter acesso ao cartão, o produtor deve estar inscrito na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, órgão que efetuará o processo de autenticação e Liberação do Guia de Trânsito on line ou por meio do POS (máquina eletrônica portátil). 

O Superintendente do Senar Bahia e coordenador do AGROPEC Geraldo Machado exalta a importância da inovação e da tecnologia e, como reflexo deste cenário, a grande novidade é o Cartão do Produtor. “O mundo exige um grande salto, e com o nosso setor não é diferente”, finaliza Machado.

 

Bancários de todo o país estram em greve a partir desta terça-feira (18)

18/09/2012 09:35

 

A partir desta terça-feira (18), bancários de todo o país entram em greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados, segundo informou Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Com isso, clientes de bancos que pretendem ir a uma agência bancária amanhã poderão encontrar funcionando apenas os caixas eletrônicos, embora Juvandia admita que, em geral, no primeiro dia de greve, a adesão dos trabalhadores ainda não seja muito grande.
“A greve começa hoje nos principais corredores [locais com grande concentração de bancos, tais como o centro de São Paulo e a Avenida Paulista] e depois vai atingindo e ampliando para um maior número de agências e também pegando as concentrações bancárias”, disse Juvandia, em entrevista coletiva realizada na tarde de ontem (17), em São Paulo. “Os caixas eletrônicos vão funcionar. O cliente que for à agência vai ter o caixa eletrônico disponível. Mas não vai ter atendimento ao público”.
Segundo Juvandia, desde o dia 1º de agosto, quando a pauta de reivindicações foi entregue, ocorreram nove rodadas de negociação, sem que tivesse sido estabelecido um acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, além de plano de cargos, carreira e salários, maior participação nos lucros e resultados (PLR) e mais segurança nas agências. A proposta oferecida pela Fenaban foi 6% de reajuste salarial.
A federação tinha prazo até hoje (17) para apresentar uma nova proposta, o que, até o momento, não foi feito. Na noite de hoje (17), bancários de São Paulo vão participar de uma assembleia. Na quinta-feira (20), o sindicato pretende mobilizar bancários em greve a participarem de um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 10h. Também devem participar do ato trabalhadores petroleiros e metalúrgicos, cuja data-base também está marcada para o segundo semestre.
Há quase 500 mil bancários em todo o Brasil, sendo 138 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A expectativa do sindicato é que a greve desse ano possa mobilizar mais do que os 42 mil bancários que entraram em greve no ano passado em São Paulo e na região metropolitana. “Os bancos não deram alternativa para a categoria que não fosse fazer a greve", disse Juvandia.
Procurada pela Agência Brasil, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ainda não se pronunciou sobre a greve, mas alertou a população de que muitas das operações bancárias poderão ser realizadas por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, telefone e correspondentes bancários, tais como casas lotéricas, agências dos Correios e outros estabelecimentos credenciados. As informações são da Agência Brasil.

 

Fonte: Correio 24horas

 

Greve dos bancários: saiba onde pagar suas contas

18/09/2012 10:44

Serviços podem ser feitos nos caixas eletrônicos, casas lotéricas e internet.

Após rejeitar a proposta de reajuste salarial de 6%, a categoria dos bancários decidiu iniciar uma greve por tempo indeterminado nesta terça-feira, 18, após quase dois meses de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Entre as principais reivindicações, estão o reajuste salarial de 10,25% (aumento real de 5%), PRL de três salários mais R$4.961,25 e a adoção do salário mínimo de R$ 2.416,38 e do vale alimentação de R$ 622. A decisão atinge bancos públicos e privados em todo o país.

Veja como contornar a greve:

Pagamentos

O cliente pode optar por fazer o pagamento de contas na internet, em caixas eletrônicos, na sede da empresa, em correspondentes bancários (como casas lotéricas e supermercados)

Saques

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda o uso dos 182 mil caixas eletrônicos espalhados pelo Brasil. Os endereços estão disponíveis no site www.febraban.org.br

Horários

Os caixas que estão dentro das agências bancárias funcionam até as 22h; e em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam 24 horas

Outras operações

Nos terminais, é possível também realizar depósitos e transferências; sacar benefícios sociais (como INSS, PIS/abono salarial e FGTS); bloquear cartão; contratar empréstimo pessoal (CDC); resgatar investimentos e cadastrar contas no débito automático

Lotéricas

O atendimento é feito das 8h às 18h, exceto nas localizadas em shoppings e supermercados.

Os aposentados e pensionistas do INSS podem sacar os benefícios nos caixas eletrônicos. As contas que não puderem ser pagas durante a greve não terão acréscimo de juros, multas ou correções após o fim da paralisação.  

De acordo com o Sindicato dos Bancários da Bahia, todas as agências dos bancos públicos já estão fechadas em todo o Estado. Já os bancos privados ainda possuem agências abertas em alguns bairros, como Pituba e Itaigara. No centro da cidade, todas as agências, públicas e privadas, estão fechadas. No início da tarde desta terça-feira, o Sindicato divulgará um balanço com o número de agências que aderiram à paralisação.

 

Luto em Rodelas (BA): Morre o Vereador Romildo

18/09/2012 09:44

O vereador Romildo Cruz Araújo, que a muito tempo vinha lutando contra uma câncer de garganta, estava na capital baiana para se tratar, quando no  início da noite de hoje (17), por volta das 18:00 horas o mesmo veio a óbito.

 

Romildo, recebendo o prêmio de melhor vereador da Cidade de Rodelas-Ba

 


A cidade de Rodelas que fica no extremo norte da Bahia, está de luto com esse acontecimento. Romildo que desde  muito novo, começou a fazer  parte do senário político de Rodelas e chegando a ser presidente da câmara municipal, deixa esposa e dois filhos. O mesmo tinha 46 anos e fazia parte do povo índigina da tribo Tuxá de Rodelas e foi eleito em 2008 com 471 votos, sendo o vereador mais votado naquela eleição.

 

 

Fonte: Rodelas Notícias/ Rodelas.com

____________________________________________________________________________

Comentário

Lamentamos

Data: 29/09/2012

De: Alexadro

Foi uma grande perda,para a cidade de Rodelas que perdeu o grande politico .

 

 

Pai acusado de sequestrar a filha em Jeremoabo (BA) diz que caiu numa armadilha

18/09/2012 10:09

 

No último dia 17 de agosto, foi publicada no site Jeremoabo Agora uma matéria intitulada “Jeremoabo: Pai some com a filha e não dá notícias à ex-mulher”, onde Maria Iara da Silva, de 37 anos, conhecida como “Galega”, contou que estava desesperada com o sumiço de sua filha, Ionara Silva Amaral de Lima, de 09 anos. Segundo Iara, o pai de Ionara, Amaurí Amaral de Lima, 39, teria pedido para que a menina passasse as férias com ele e posteriormente informou que estava levando a criança para passear na Prainha em Paulo Afonso e, sem autorização a levou para Porto Seguro. Iara afirma que procurou o Conselho Tutelar, que a encaminhou ao Promotor Público da Comarca, Dr. Leonardo Cândido, que a orientou registrar queixa na Delegacia de Polícia do Município de Jeremoabo, onde Amaurí também compareceu. Ficando ambos notificados para as oitivas no dia seguinte, mas ele não compareceu.

(CLIQUE AQUI E REVEJA A MATÉRIA)

 

Nesta semana, Amauri procurou a Redação do Jeremoabo Agora para se defender das acusações de Maria Iara, que segundo ele seriam falsas. “Ela mesma me entregou nossa filha para morar comigo alegando falta de tempo e condições. Fizemos um acordo junto ao advogado Robson Cavalcanti e diante de duas testemunhas ela assinou a guarda provisória das duas filhas (Ione e Ionara)”, declarou Amauri, afirmando ainda que as meninas estavam vivendo em Jeremoabo com a avó em uma casa de dois quartos e um banheiro para acomodar doze pessoas e um bebê enquanto Maria Iara vivia em Lajedo (PE).

De acordo com Amauri, as brigas começaram quando ele comunicou sobre o aniversário da filha no dia 23 de outubro de 2011. Na ocasião, Iara informou, por telefone, que viria a Jeremoabo. “Ela levou Ionara para passear no dia 21 e não retornou com a criança no domingo 23 (dia da festa) como tínhamos combinado. Não me deu satisfações. Liguei para seu celular e só caia na caixa”.

Amauri tentou buscar a filha, mas como a menina chorava muito e não falava nada preferiu não forçar a situação. “Enquanto isso, Iara me tirou o direito de ver minha filha. Comuniquei várias vezes ao Conselho Tutelar que dizia que não podiam fazer nada porque estava em processo. Até que no dia 10 de junho Maria Iara bateu na minha porta lamentando sua situação, dizendo que devia em dois mercadinhos e não estava dando para pagar, portanto, estava disposta a trazer Ionara de volta para morar comigo. Logo no dia seguinte mandou a menina por seu namorado. Só não imaginei que Maria Iara estava armando uma armadilha”.

 

Fonte: Jeremoabo Agora

 

Corpo de homem encontrado em Tucano (BA) é identificado por familiares

17/09/2012 17:43

Já foi identificado por familiares, o corpo do homem que foi encontrado morto no último dia 14 deste mês, as margens da BR-116 em Tucano. Trata-se de; Rosevaldo Jesus Santos, cuja idade não foi fornecida.

Rosivaldo foi encontrado morto na localidade conhecida por Varginha, próximo ao bairro do Entroncamento de Tucano, com afundamento na parte inferior do crânio o que indica que o mesmo foi morto a pauladas.

Segundo informações, o corpo foi reconhecido por uma cunhada da vítima, que preferiu não ter o nome revelado.

Ainda de acordo com as informações, Lengo, como era conhecido, morava em São Paulo e teria vindo à  Bahia, para cuidar de sua mãe, Maria Helena de Jesus, que se encontra internada no Hospital Clériston Andrade, na cidade de Feira de Santana, com problemas de saúde.

A polícia trabalha no intuito de apurar a autoria bem como a motivação deste homicídio que chamou a atenção da população Tucanense.

Militares do Exército tentam invadir quartel da PM na Bahia

17/09/2012 17:10

www.aindahoje.com

Imagem Ilustrativa

 

Um grupo de militares do Exército  tentou invadir na madrugada deste domingo (16) o quartel da Polícia Militar da cidade de Caravelas, localizada a 822 km de Salvador.

Segundo informações do capitão Luis Cláudio da 4ª Cia do 13º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Teixeira de Freitas), dois policiais da companhia foram atender uma ocorrência em um bar de uma jovem que disse ter sido agredida pelo namorado.

Ao chegar ao local, encontraram o namorado da moça, Arnaldo Fernandes, que se identificou como sargento do Exército.  "Os policias informaram a Arnaldo que se houve realmente a agressão ele teria que ser conduzido para a realização de uma ocorrência e que pra isso era necessário a identificação dele. Arnaldo respondeu aos policiais: 'Não vou mostrar minha identificação de sargento a soldados'", contou o capitão.

Neste momento, cerca de 25 a 30 homens chegaram dando início a um tumulto na tentativa de defender Arnaldo. "Os policias foram agredidos. Cadeiras, mesas, capacetes foram jogados contra os soldados. Eles também tiveram suas fardas rasgadas pelos homens", revelou Cláudio.

Para tentar controlar a situação, um dos policiais deu um tiro de advertência para cima e seguiu para viatura para pedir reforço. Os militares quebraram os vidros da viatura e em seguida seguiram os soldados a caminho do quartel. Lá, tentaram invadir o local. A ação foi impedida pelo sargento Gabriel Silva Mariano, também do Exército, que estava no quartel por conta de outra situação.

"Eles ficaram na frente do quartel e só foram embora quando um micro-ônibus chegou", disse o capitão. "Já entrei em contato o comandante Capitão Aminthas Floriano, responsável pelos militares, e ele disse que irá iniciar um processo apuratório assim como eu", acrescentou.

Medidas
O processo movido pela PM será encaminhado ao Ministério Público. Os militares acusam os policiais de terem atingido uma pessoa, ainda não identificada, de raspão. O capitão Luis Cláudio informou que não houve registros de baleados.

O Correio24horas entrou em contato com o Capitão Aminthas Floriano e ele informou que o Exército está tomando todas as medidas cabíveis para resolver a situação envolvendo os militares.

 

Fonte: Correio

 

Polícia Rodoviária Federal abre concurso com 71 vagas

17/09/2012 12:25

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu concurso para 71 vagas em cargos de nível médio e superior. Deste total, 67 oportunidades para agente administrativo, três para técnico em assuntos educacionais e uma para técnico de nível superior. O cargo de técnico em assuntos educacionais exige graduação em pedagogia e o de técnico de nível superior exige graduação em qualquer área de formação, com salário de R$ 2.364,47, podendo chegar a R$ 3.114,17.

Para técnico em assuntos educacionais e técnico de nível superior, o salário é de R$ 2.671,22, podendo chegar a R$ 3.875,72, a depender da avaliação de desempenho do servidor. A jornada de trabalho dos cargos é de 40 horas semanais.

Os interessados deverão ter disponibilidade para morar em Brasília e podem se inscrever a partir do dia 20 de setembro, até 10 de outubro, no site do concurso. As taxas são de R$ 55 para nível médio e de R$ 65 para nível superior.

 

Pistoleiro vai à velório tentar matar o "morto" mas o morto foge

16/09/2012 15:33
 
Mais um caso de pistolagem assustou moradores no interior de Alagoas. Para cumprir um trabalho encomendado, o pistoleiro Milton Marcos Maxwell Morais Moises, 42 anos, foi ao velório matar o "morto", mas o "morto" fugiu assim que o pistoleiro chegou ao local. 
Segundo a polícia, o "morto" não estava morto de verdade, estava fingindo para não ser pego pelo pistoleiro. “A vítima queria ser enterrada para não ser morta”, disse o delegado que apura o caso. 
Até o fechamento desta reportagem o pistoleiro não foi localizado e preso, o morto também está desaparecido.
 
 
Fonte: Barra Fuxico

 

Acidente deixa dois mortos em Quijingue (BA)

16/09/2012 16:30
 
Um grave acidente ocorrido na noite deste sábado (15) em Quijingue causou as mortes dos quijinguenses Gervásio José de Santana, de 40 anos, popularmente conhecido por vavá do Anacleto e Antônio da Cota, 38 anos, que viajavam em uma motocicleta. O acidente ocorreu na BA 381, nas proximidades do povoado de Zé do Beto, a 4km da sede do município. A polícia investiga as circunstancias do acidente mas as primeiras suspeitas são de que Gervásio (Vavá) e António podem ter sido atropelados por um veículo, modelo Celta, cor verde, com placa de Luis Eduardo Magalhães. O carro foi encontrado abandonado numa estrada vicinal, próximo ao povoado de Lagoinhas (Pedro Caipira), à cerca de 3 km do local do acidente. O carro estava muito danificado, apresentando indícios de envolvimento no acidente.

Em razão do triste acontecimento, as duas coligações que disputam as eleições em Quijingue, cancelaram suas agendas de campanha deste domingo (16).


 
 
Fonte: Quijingue.com

 

Mais um grave acidente envolvendo cortadores de cana deixa 10 mortos na Bahia

16/09/2012 16:43

O acidente aconteceu no km-594, a 11 quilômetros do local onde 36 trabalhadores morreram no dia 3 de dezembro de 2011.

Dez pessoas morreram em um acidente envolvendo uma carreta e um micro-ônibus na madrugada deste domingo (16), na BR-116, próximo ao município de Irajuba no Sudoeste baiano. As vítimas voltavam do corte de cana no interior de São Paulo para o município de São José da Tapera, em Alagoas. O acidente desta madrugada ocorreu a 11 quilômetros do local onde 36 pessoas morreram, a maioria trabalhadores rurais, em uma batida em dezembro de 2011.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois veículos bateram de frente em uma curva por volta das 4h. Nove delas morreram no local do acidente, no km-594. O motorista da carreta fugiu após acidente. Ele foi socorrido por um motorista que passava pela rodovia e entrou em contato com a PRF horas depois.

Três passageiros foram socorridos por ambulâncias da Via Bahia, concessionária que administra a rodovia. Uma delas morreu antes de dar entrada ao Hospital Prado Valadares, em Jequié. Os corpos das nove vítimas foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Até as 10h, as vítimas ainda não haviam sido identificadas.

Acidente com 36 mortes

O acidente aconteceu no km-594, a 11 quilômetros do local onde 36 trabalhadores morreram no dia 3 de dezembro de 2011 em uma batida envolvendo um ônibus, um caminhão e uma carreta. A maior parte das vítimas viajava no ônibus que transportava trabalhadores rurais de Mato Grosso até Pernambuco. Eles retornavam do trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar.

Segundo o MPT, os trabalhadores foram recrutados na Central Energética Vicentina Ltda. para trabalhar no corte de cana em Mato Grosso do Sul. O veículo em que eles estavam, segundo informações iniciais, não tinha autorização para fazer esse tipo de transporte. O ônibus colidiu de frente com uma carreta e um caminhão.

 

Copa do Nordeste voltará em 2013; campeão terá vaga na Sul-Americana

16/09/2012 16:09

Já estão definidos os grupos da Copa do Nordeste 2013, competição que voltará ao calendário no ano que vem e que distribuirá uma vaga na Copa Sul-Americana da temporada seguinte.

Diferente do que foi em 2010, quando a competição nordestina foi realizada no segundo semestre entre times reservas, desta vez os clubes se comprometeram a utilizar seus titulares.

O sorteio dos grupos aconteceu na noite de quinta-feira, em Fortaleza, e contou com a participação do presidente da CBF, José Maria Marin. A posição dos clubes no sorteio obedeceu à colocação no ranking da Confederação Brasileira. Assim, Bahia, Sport, Vitória e Santa Cruz foram os cabeças-de-chave.

Desta forma, todos os grupos têm dois times que estão entre os mais tradicionais da região. A exceção é o, que tem Bahia, Ceará e ABC. No Grupo B caíram Sport e Fortaleza. No C estão Vitória e América-RN, enquanto o D tem Santa Cruz e CRB. Como não ficou entre os três primeiros do estadual, critério de classificação, o Náutico é o grande desfalque da competição, que também não terá o tradicional CSA-AL, nem clubes do Maranhão e do Piauí. "O torcedor do Nordeste, apaixonado pelos seus clubes, capaz de quebrar recordes de comparecimento de público, terá agora, em boa hora, mais uma oportunidade de demonstrar a força do futebol na região.

A Copa do Nordeste volta para ficar, é uma realidade no nosso calendário", destacou Marin. A competição começa em 19 de janeiro e segue até 17 de março. Os primeiro e segundos colocados de cada grupo avançam às quartas de final, quando as disputas começam a ser de ida e volta.

 

Divisão dos grupos:

Grupo A: Bahia-BA, Ceará-CE, ABC-RN, Itabaiana-SE,

Grupo B: Sport-PE, Fortaleza-CE, Confiança-SE, Sousa-PB

Grupo C: Vitória-BA, América-RN, ASA-AL, Salgueiro-PE

Grupo D: Santa Cruz-PE, CRB-AL, Campinense-PB E Feirense-BA.

 

Fonte: Interior da Bahia

 

Bahia vai sediar fábrica da maior montadora de caminhões do mundo

16/09/2012 17:00

O vice-presidente executivo da Foton Motors, Jiang Feng, disse que a parceria com a Bahia é importante para a estratégia da empresa.

Maior fabricante de caminhões do mundo, a chinesa Foton Motors firmou protocolo de intenções, nesta sexta-feira (14), para a instalação de uma unidade em Camaçari, na Bahia. A solenidade foi na Governadoria, com a assinatura do governador Jaques Wagner e dos representantes da empresa na China e no Brasil.

Com investimento de US$ 300 milhões, a unidade será construída em uma área de 1 milhão de metros quadrados e inicialmente vai trabalhar com duas linhas de produção paralelas, lançando dois modelos de veículos comerciais no mercado. A previsão é de que a produção seja iniciada no final de 2013 e que sejam produzidos 30 mil veículos por ano até 2017, gerando mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

O planejamento prevê ainda a instalação de 130 pontos de vendas em todo o país nesse período. “Dependemos apenas da licença ambiental, se depender de nós, começamos a terraplanagem na segunda-feira”, disse o diretor executivo do Grupo Mater, que representa a Foton Motors no Brasil, Osmar Hidalgo.

Missão da Bahia na China

Hidalgo credita ao trabalho do Governo do Estado a instalação da fábrica em Camaçari: “Nós tivemos o privilégio de contar com a presença do governador Jaques Wagner em uma reunião na Apex, em Beijing, onde ele passou o interesse do Estado em receber os investimentos. Essa reunião foi muito importante para mover os diretores da empresa na direção da Bahia, que já era nossa sugestão”.

Segundo o governador, para se conquistar o investimento de um grupo empresarial sediado do outro lado do mundo, é preciso um trabalho de convencimento. “Estive na China em 2010, recebi os empresários no escritório da Bahia, único estado com um posto na Apex (Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimentos), em Beijing. Agora, fui a Singapura, apresentar as oportunidades do metrô de Salvador. O mundo conhece o Brasil via Rio e São Paulo. Se eu não for lá fora apresentar a Bahia, ninguém virá nos procurar”.

De acordo com o governador, a Bahia tem recebido diversos investimentos de empresas chinesas, tanto na área industrial como na agroindústria. “Há várias empresas que já se decidiram por se instalar aqui, como a Jac Motors e outro grupo que está no oeste baiano, produzindo soja. Outras estão estudando a oportunidade”, afirmou.

Parceria estratégica

 O vice-presidente executivo da Foton Motors, Jiang Feng, disse que a parceria com a Bahia é importante para a estratégia da empresa. “Em 2011, as vendas mundiais de veículos comerciais ultrapassaram 3,4 milhões de unidades. As vendas da Foton foram de mais de 700 mil veículos”.

Hildalgo assinalou que a Bahia está estrategicamente localizada na região Nordeste, a que mais cresce no Brasil. “O polo automotivo de Camaçari é importante, com empresas que produzem autopeças e existe uma formação de mão-de-obra específica para esta indústria no município. Também há os portos de Salvador e de Aratu, que facilitam a logística”.

Com atuação nas áreas ambiental e de óleo e gás, a empresa tem mais de 50 anos de experiência no comércio de veículos e prestação de serviços. A produção irá contar com os fornecedores do parque fabril já existente na região e também deverá atrair novos sistemistas para a Bahia. A previsão é de que o índice de nacionalização dos veículos produzidos seja de 65% até 2017.

 

Fonte: Calila Notícias

 

Polícia Militar reabre inscrições para concurso e mantém redução de 60% nas vagas

16/09/2012 17:17

Polícia Militar reabre inscrições para concurso e mantém redução de 60% nas vagas

A Polícia Militar reabriu as inscrições para o concurso para admissão no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Como já havia sido adiantado na coluna Cartão de Ponto, no dia 6 de setembro, o número de vagas, porém, diminuiu de 300 para 120 vagas. São 108 vagas para homens e 12 para mulheres.

As inscrições serão realizadas entre 17 de setembro a 3 de outubro de 2012, exclusivamente pelos sites www.concursopm.uneb.br e www.consultec.com.br. É preciso ter idade entre 18 e 30 anos, formação no ensino médio e carteira de habilitação “B”. Os homens devem ter altura mínima de 1,60m e as mulheres, 1,55m.

O concurso foi suspenso no dia 28 de agosto. A redução, segundo a PM, “deve-se à necessidade de adequação orçamentária”.

A seleção terá duas etapas, sendo a primeira de exame de conhecimentos, que consiste em provas objetiva e discursiva (redação). A segunda fase será formada por testes psicológico, médico-odontológico, aptidão física, além da investigação social.

 

Fonte: Canudos Acontece

 

Em clima de romance, cantores contam tudo sobre o fim de Rebeldes

15/09/2012 10:36

E já começaram os trabalhos de divulgação da última turnê da banda Rebeldes, intitulada 'Rebeldes Para Sempre'. Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta (14), no Hotel Golden Tulip (Rio Vermelho), Sophia Abrahão e Micael Borges contaram detalhes sobre o encerramento do grupo após o término da novela da Rede Record.

Em clima de romance, o casal chegou com alguns minutos de atraso na coletiva de imprensa. Se antes os dois negavam que estavam se relacionando, agora trocam carícias em público sem nenhum pudor.

Casal trocou beijos e abraços durante coletiva de imprensa

Sophia e Micael se mostraram conformados com o fim da produção. "Foi meio de surpresa [receber a notícia do término da novela], mas é óbvio que a gente já esperava. Sabíamos que a novela iria acabar em novembro e que isso iria culminar com o fim de banda", conta Sophia.

Fãs da banda se aglomeraram no saguão do Golden Tulip para conseguir conversar com os cantores

 

Por enquanto, todos os astros da banda continuam com contrato exclusivo até 2014 com a emissora paulista, mas ainda sem nenhum trabalho em vista. "Acho que a empresa vai querer que a gente descanse um pouco a imagem, que está bastante associada a banda", palpita Micael.

A turnê da banda, que conta com músicas novas e inéditas, passará pelas principais capitais do país e o agendamento de novas apresentações dependerá da aceitação do público. As imagens captadas em cada show servirão para a montagem de um novo DVD, a ser lançado no início de 2013.Projetos profissionaisAssim que terminar 'Rebelde', Micael Borges deixa claro que quer continuar seguindo a carreira musical.

O astro já está seguindo um projeto paralelo com a banda Melanina Carioca. Ele revelou que já tem músicas inéditas gravadas e que pretende gravar um CD em breve. "É uma opção que tenho. Se puder seguir as duas carreiras ficarei feliz, mas sei que a situação do mercado aqui no Brasil é difícil. A experiência que tive em Rebeldes serviu para definir o futuro que quero seguir", revela.

Micael Borges já tem projetos paralelos



Já Sophia Abrahão está desenvolvendo um projeto de blog de moda, ainda sem previsão de lançamento. Ela diz que pretende continuar seguindo a carreira de atriz. "Sempre trabalhei com o público teen e vou sentir falta se for trabalhar com outra coisa. Possa ser que surja alguma novela mais adulta, ainda não sei", diz a jovem.

Show em Salvador


A banda volta a Salvador pela terceira e última vez com um show inédito. A turnê de despedida 'Rebeldes para sempre' acontece na capital baiana no dia 13 de outubro, no Wet'n Wild. Os ingressos podem ser adquiridos no Posto Select, do Jardim de Alá e Vasco da Gama, no Salão Pop, do Shopping Paralela, e nas lojas Planets Girls, dos shoppings Salvador, Barra e Bela Vista. A abertura dos portões está marcada para 18h30 e o show previsto para acontecer às 20h.

Fonte: iBahia

______________________________________________________________________

Comentário

rebeldes

Data: 29/09/2012

De: Amanda Victória

Passei meses assistindo essa meleca e vcs acabam assim sem mais nem menos,tive que passar por mta coisa na minha vida,e nem por isso abaixei a cabeça,por uma coisinha besta vcs desfazem uma coisa que conquistou o Brasil inteiro.Vcs tem noção do que é isso?

 

O consumo diário de chocolate escuro pode ajudar a reduzir levemente a pressão sanguínea, diz estudos

15/09/2012 10:54

 

A causa seria o cacau, principal ingrediente do chocolate, que relaxa os vasos sanguíneos. A teoria é que o cacau contém o flavonoide, que faz o corpo humano produzir a substância química chamada óxido nítrico, que "relaxa" os vasos, facilitando a passagem do sangue e, por consequência, diminuindo a pressão sanguínea.

Os estudos anteriores, combinados pela análise Cochrane, haviam apresentando resultados variados.A quantidade diária de cacau consumida por cada participante varia de 3g a 105g, mas todos apresentaram uma leve redução na pressão.Uma pressão sistólica de 120 mmHg (milímetros de mercúrio) é considerada normal. O cacau reduziu-a entre 2 a 3 mmHg.

Mas os estudos duraram apenas duas semanas, portanto os efeitos no longo prazo são desconhecidos. "Embora não tenhamos ainda evidência de diminuição sustentada da pressão sanguínea, a pequena redução que observamos no curto prazo pode complementar outras opções de tratamento e pode contribuir para reduzir o risco de uma doença cardiovascular", disse a pesquisadora que liderou a revisão, Karin Ried, do Instituto Nacional de Medicina Integrada de Melbourne, Austrália.

Pressão alta é um problema comum, sendo relacionada com 54% dos ataques cardíacos em todo o mundo e 47% das doenças coronárias.Entretanto, especialistas dizem que há maneiras mais saudáveis de se diminuir a pressão do sangue já que o chocolate possui muita gordura e açúcar.

Há inclusive um alerta na publicação médica Lancet de que o chocolate escuro pode conter menos flavonoide do que se imagina já que a substância pode ser removida por ser amarga. "É difícil saber ao certo a quantidade de flavonoide do cacau que seria necessária para que seja observado um efeito benéfico e qual a melhor forma de obtê-la", diz Victoria Taylor da Fundação Britânica do Coração (British Heart Foundation). Segundo ela, "As 100g de chocolate que precisariam ser consumidas diariamente, segundo alguns estudos, também viriam com 500 calorias. Isto é um quarto da recomendação diária para mulheres."

"Feijões, maçãs e outras frutas também contêm flavonoide e, mesmo vindo em menor quantidades do que no cacau, estas opções tem menos efeitos indesejáveis do que os encontrados no chocolate", disse comenta a especialista.

 

Fonte: BBC News/bahia.com.br

 

Eduardo Sterblitch, o famoso Freddie Mercury Prateado, deixará o “Pânico na Band” para ir trabalhar na rede Globo

15/09/2012 10:46

Débora Nascimento diz que rumor sobre romance com Loreto veio de novela - 1 (© Francisco Cepeda AgNews)

 

Eduardo Sterblitch, o famoso Freddie Mercury Prateado, deixará a trupe do “Pânico na Band” para ir trabalhar na rede Globo.

Segundo informou o jornal “Extra”, o humorista participará do seriado escrito por Miguel Falabella chamado 'Pé na cova', com previsão de estreia para janeiro de 2013.

Sem citar valores, a publicação informou ainda que, um dos motivos que levaram o ator a mudar de emissora foi o salário, que agora é maior do que ele recebe na Band, atualmente.

A produção cômica ainda contará com Marília Pêra, Luma Costa e a cantora Mart’Nália no elenco.

 

Uma em cada três moradias brasileiras está em área sem qualquer pavimentação

15/09/2012 11:14

Quase um terço das moradias brasileiras (31,1%) está em ruas sem qualquer pavimentação, de chão batido. Os dados, que deixam em evidência as más condições de infraestrutura urbana ainda existentes no Brasil, são da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008/2009, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. Pela primeira vez o levantamento, que analisa os gastos das famílias, pesquisou informações sobre os domicílios e seu entorno.


Os números que apontam a situação precária de vida de muitos brasileiros não param por aí. Há proximidade das estradas de grande circulação em 31,8% dos domicílios e 7,2% das moradias não têm água canalizada. O esgoto a céu aberto ou valão, por sua vez, é uma realidade para 8,9% dos domicílios no país. Já 10,6% dos domicílios estão próximos de rio, baía, lago, açude ou represa poluídos.

Os problemas são ainda mais graves quando se observa a disparidade entre as regiões do país. Mais da maioria (52,6%) dos domicílios na Região Norte estão em ruas de terra, enquanto no Nordeste o índice chega a 46,1%. A única região com taxa baixa é a Sudeste, em que não há asfalto nas ruas de 16,9% das moradias.

- O fato de que quase 50% dos domicílios não têm acesso à urbanização no Norte e no Nordeste é extremamente preocupante porque isso dificulta a atração de pessoas qualificadas e o crescimento da economia - diz a professora de economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Tatiane de Menezes, para quem a comparação do Norte com o Sudeste é "absurda".

O resultado mais uma vez aponta a desigualdade entre as regiões:

- Saindo dos centros urbanos, a ausência de pavimentação é ainda maior. Essa realidade afeta fortemente o desenvolvimento humano e dificulta a circulação de riqueza e o crescimento - afirma o professor da Fundação Getulio Vargas Ricardo Teixeira.

Até mesmo no Sul o índice de moradias em ruas sem pavimentação é elevada, de 36,6%. Neste caso, o dado pode não ser necessariamente negativo, segundo Tatiane. Ela disse que há cidades do interior de Santa Catarina e Paraná que são desenvolvidas, mas guardam características do interior.

Coletiva seletiva de lixo restrita

A proximidade das estradas de grande circulação põe em risco a vida das pessoas. Um exemplo é a BRT Transoeste, que liga a Barra a Santa Cruz. Em três meses de operação, já registrou pelo menos quatro atropelamentos com morte. No Sul, essa queixa é presente em 35,8% das moradias no Sul

Outro indicador negativo é o de coleta de lixo. No país, 80,7% do lixo são coletados diretamente. No Nordeste, o número cai para 65%, atingindo 51,1% no Maranhão. O melhor índice de coleta direta está em São Paulo, de 94,5%, enquanto no Sudeste, é de 88,7%.

- O saneamento e a coleta de lixo no Norte e no Nordeste têm padrões de países da África, en quanto no Sul e no Sudeste os padrões são europeus - diz Tatiane de Menezes.

Nem mesmo o esforço de separação do lixo em material biodegradável e não degradável tem sido aproveitado. No Brasil, 29,7% do lixo são separados, mas em apenas 40% desses casos esse lixo é coletado de forma seletiva, seja pelo poder público ou por outras formas, como catadores de lixo.

- As condições precárias dos domicílios e de acesso a trabalho, estradas e saneamento acabam dificultando as famílias. As desigualdades se mantêm, se não mudarmos as condições que geram a má distribuição de renda - disse o diretor da EPGE/FGV, Rubens Cysne.

As notícias mais positivas vêm do Sul. O técnico do IBGE José Mauro de Freitas Junior chamou a atenção para o fato de que, na região, 59,9% do lixo são separados e, desses, mais da metade (55,6%) têm coleta seletiva.

- No Paraná, a separação dentro das residência atinge 64,6% do lixo. Desse total, 60,5% são coletados de forma seletiva - afirmou o técnico do IBGE.

O IBGE também apurou que o aquecimento de água não está em todos os domicílios com água encanada. Somente 75,3% tinham fonte de aquecimento, seja elétrica, a lenha, a carvão ou solar. No Nordeste e no Norte, regiões mais quentes, 74,9% e 86% não têm água aquecida.

 

 

Bancos Cruzeiro do Sul e Prosper são fechados com grande calote aos clientes

15/09/2012 11:23

A dívida estimada do Banco Cruzeiro do Sul é de R$ 1,6 bilhão e, sem condições para garantir o pagamento, levou o Banco Central a determinar o fim da instituição financeira, atendendo recomendação do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que estava como responsável pela gestão desde quando decretada a sua intervenção, no início de junho. Todas as negociações que envolveram outros interessados, como o Bradesco e o Santander, não foram adiante, após constatado um rombo de R$ 2,3 bilhões nas contas, que teria um deságio em torno de 60% para a venda. O Cruzeiro do Sul, controlado pela família carioca Índio da Costa, trabalhava nas áreas do crédito consignado e na oferta de empréstimos de curto prazo a empresas atreladas a recebíveis, com uma carteira de financiamentos totalizando R$ 7,6 bilhões até março de 2012. Já o Prosper, braço financeiro do Grupo Peixoto de Castro, estava há 28 anos no mercado e em dezembro do ano passado teria vendido 88,7% de seu controle ao Cruzeiro do Sul, porém a operação foi negada pelo BC. Esta foi a maior quebra de banco no Brasil desde 2002.

Acidente de carro envolvendo candidato a vereador deixa uma vítima faltal em Macururé (BA)

14/09/2012 14:18

Nesta quinta-feira (13), em Macururé (BA), por voltas 16h00min, um grave acidente de carro, envolvendo o candidato a vereador Fábio Maia, deixou uma vítima fatal .

 

O acidente

O acidente aconteceu já na entrada da cidade de Macururé, exatamente na colina, onde tem uma curva cheia de terra e cascalho. O candidato Fábio Maia que estava conduzindo um veículo (fiat uno, placa OKL 3044, Macururé-BA) perdeu o controle do carro e capotou várias vezes. Junto a ele vinha um jovem chamado Ivan, filho de Lourdes de Osmar Cego.

 

O socorro

O condutor Fábio Maia teve fortes pancadas no corpo/ferimentos e foi socorrido por um cidadão chamado de "Tôco" que passava em um veículo no momento. Já o jovem Ivan foi socorrido na carroceria de uma camioneta Strada depois de uma longa espera pelo SAMU de Macururé que não compareceu ao local do acidente e nem outro tipo de ambulância, deixando a população revoltada e gerando um grande tumulto em frente ao Hospital da cidade.

Depois das vítimas já estarem no hospital, foi que chegou o SAMU da cidade de Chorrochó (BA), enquanto a viatura do SAMU de Macururé permanecia na garagem.

O candidato Fábio foi transferido para a cidade de Salgueiro (PE) para realização de exames e procedimentos médicos. O mesmo está em observação, não corre risco de morte.

 

Tristeza

Ivan Oliveira

O Jovem Ivan foi conduzido na viatura do Samu de Chorrochó para outra cidade, mas infelizmente o mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no meio do percurso.

O sepultamento de Ivan ocorreu nesta manhã de sexta-feira (14) por voltas das 9 horas.

 

Mensagem

À familia de Ivan:

"Quero deixar os meus sentimentos. Que Deus os conforte neste triste momento.

Concerteza ele está em um bom lugar, ao lado do Todo Poderoso Deus"

 

Ao amigo Fábio Maia:

"Que seu sorriso fácil e verdadeiro dure por muitos e muitos anos.

Você não foi apenas um colega de escola, você é um grande amigo.

Te desejo uma tranquila recuperação, que Deus te ilumine."

 

Jucélio Rodrigues.

 

Fábio Maia

 
 
Fonte: Macururé na Notícia
 
 

Comentários

Força!

Data: 18/09/2012

De: Anny

Fábio, que DEUS te dê uma boa recuperação, fiquei muito triste com o acontecido. Porém, ficou bem claro, que vc ainda não cumpriu sua missão na terra! Que DEUS te abençoe! um grande abraço!
Anny

 

Carros irresponsáveis

Data: 15/09/2012

De: Maria Luiza

dia 1 de setembro acidente envolvendo uma ranger quase morte.dia 13 acidente envolvendo fiat uno morte.o que mais de ruim pode acontecer a essa pacata cidade. e olhem de quem é o carro? os dois carros,quem é o dono? cuide mais dos seus bens revisão é obrigatória. responsabilidade também. que Deus conforte a família desse jovem.

 

Re:Carros irresponsáveis

Data: 21/09/2012

De: Cidadão conciente

Senhora Maria luiza como vc usa um espaço conceituado como esse blog para falar esse tipo de besteira.. não tem nada haver acidentes acontecem e os carros são de pessoas diferentes não venha promover politica em acidente. A familia do jovem esta sofrendo e só Deus para confortar mesmo nisso vc tem razão mas pense antes de colocar as palavras por favor não seja inconsequente

 

força

Data: 14/09/2012

De: maisa

esperamos por vc fabio muita força amigo que deus esteja sempre com vc e te proteja de todo mal uma pessoa maravilhosa verdadeira que eu e minha familia adoramos força te adoro.

 

saudades

Data: 14/09/2012

De: maisa

que deus conforte sua familia ivan e que vc esteja com ele esse sorriso de menino nunca sera esquecido sua vida continuara em nossos coraçoes menino seu sorriso marcava sera sempre querido e jamais esquecido saudades eterna

 

Confirmado: Mestrado e Doutorado em Euclides da Cunha (BA)

14/09/2012 15:50

Confirmado: Mestrado e Doutorado em Euclides da CunhaEm reunião na sede do Instituto de Educação O Farol do Conhecimento – IEFC, entre a professora Rosimere dos Anjos Ferreira – diretora, e o professor doutor Osvaldo Arsênio Vilallba - representante da Universidad Interamericana de Assunção – PY, mais uma parceria internacional para abertura de mais um curso Stricto Sensu para Euclides da Cunha e toda a região nordeste da Bahia, em especial.

Dr. Vilallba veio a Euclides da Cunha, a convite da professora Mere Anjos para orientar os mestrandos em Ciências da Educação, - primeira turma de futuro mestres arregimentada em Euclides da Cunha formada por alunos de diversas cidades da região, na dissertação que acontecerá em janeiro de 2013, na capital paraguaia, para defesa de tese.

Neste encontro, ficou também acertada a oferta de dois cursos stricto sensu em Ciências da Educação e Saúde Pública. Além de oferecer a oportunidade de o interessado ingressar no curso de doutorado em Ciências da Educação, pela mesma instituição.

O curso tem duração mínima de dois anos, com carga horária distribuída da seguinte maneira: Mestrado - 1.335 h, - 89 créditos; Doutorado – 1.455 h, - 97 créditos.

O Programa tem como objetivo formar profissionais da Educação altamente qualificados, com capacidade para a pesquisa, docência e liderança educativa. Além de possibilitar o crescimento interativo a respeito das problemáticas educativas atuais e tendências pedagógicas.

Os cursos têm como público alvo o profissional com ampla visão da problemática educativa presente e com projeção do futuro próximo, capaz de pesquisar, administrar e avaliar o processo de aperfeiçoamento do ser humano em sintonia com a cultura e exigências próprias.

As aulas são presenciais no formato modular ministradas por doutorandos, doutores e pós-doutores de diferentes estados brasileiros e do Paraguay, num total de oito disciplinas no Brasil e cinco no Paraguay.

Em Euclides da Cunha, as aulas acontecerão uma vez ao mês, sempre no último final de semana, às sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 08h, às 18h, (intervalos para lanche e almoço), na sede do Instituto de Educação O Farol do Conhecimento. Em Assunção-PY, as aulas acontecerão nos meses de janeiro e julho de cada ano.

Ao final do curso, o mestrando ou doutorando defenderá a sua tese na sede da Universidade, em Assunção-PY.

Para os interessados de Euclides da Cunha, o procedimento para a matrícula já está disponibilizado na sede do Instituto de Educação O Farol do Conhecimento, à Rua Profº Pedro Moneteiro Campos, nº 10, horário comercial.

Para as demais cidades, bem assim para Euclides da Cunha, as informações estão disponibilizadas pelos telefones (75) 3271-3453 / 9998-7323 / 9812-2480 ou pelo e-mail: mereanjos@hotmail.com. Início das aulas em 26 de outubro de 2012. 

Títulos válidos em todo o MERCOSUL, de acordo com o decreto de nº 5.518 do Governo Brasileiro, promulgado em 24 de agosto de 2005, que estabelece o Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Países do Mercosul.

A Universidad Interamericana foi criada pela Ley 4200/10 do Governo Paraguaio e é devidamente reconhecida pelo MEC da nação Guarany, em atividade há dois anos, quando foi transformada em Universidade; porém, teve as atividades educacionais iniciadas em 2002, como Centro de Formação Técnica Profissional (CEIFCAP), quando formou a primeira turma de técnicos em Relações Internacionais, fato sem precedentes no país. Atualmente está entre as melhores instituições de ensino superior do MERCOSUL.

É uma grande oportunidade que o Instituto de Educação O Farol do Conhecimento oferece aos euclidenses e a todos os profissionais da educação e afins de toda a região nordeste da Bahia, em especial, de cursar o Mestrado e/ou Doutorado em sua cidade ou próximo a sua residência ou local de trabalho, numa instituição internacional de grande conceito.

Garanta logo a sua vaga, pois as turmas são limitadas. Oportunidade como esta somente O Farol do Conhecimento oferece.
   

Fonte: euclidesdacunha.com

 

Corpo de homem não identificado é encontrado na BR 116 em Tucano (BA)

14/09/2012 15:57


O corpo de um homem sem identificação foi encontrado na manhã desta sexta-feira dia 14, as margens da BR-116/Norte, nas proximidades do bairro do entroncamento em Tucano.  O homem que aparenta ter entre 26 a 30 anos, estava trajando uma camiseta branca, bermuda táctil azul e preta com adereços branco nas laterais e uma sandália havaiana de cor verde e apresentava afundamento na parte inferior do crânio, o que leva a crê que a vítima tenha sido morta à paulada.
A suspeita de que a vítima tenha parentes na comunidade de Muriti, localidade rural que fica a cerca de 40 km da sede do município de Tucano.
Informações preliminares dão conta de que este homem morava em São Paulo e veio para a Bahia, cuidar da mãe conhecida por; Maria Helena de Jesus, que estar com problemas de saúde e se encontra internada no Hospital Clériston Andrade, na cidade de Feira de Santana e que o nome da vítima pode ser; Rosevaldo, conhecido por Lengo.  Vale salientar que são informações preliminares.
As policias Civil e Militar, juntamente com a Guarda Municipal estiveram no local e comunicaram o fato ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Euclides da Cunha, onde compareceram os peritos da referida Instituição, onde realizaram o levantamento cadavérico e a remoção do corpo.
Atenção há qualquer momento maiores informações a respeito deste fato.



ATENÇÃO SE VOCÊ  SABE DE QUEM É ESTE CORPO, ENTRE EM CONTATO COM A POLÍCIA CIVIL ATRAVEZ DO TELEFONE 75-3272-2002 OU COM A POLÍCIA MILITAR PELO -190

 

Cantor da banda Anjo Azul, Berg Rabelo, deixará os palcos

14/09/2012 16:03

O canto Berg Rabelo, muito conhecido no mundo forrzeiro anunciou que deixará os palcos para se dedicar à sua família. Berg que atua na banda Forró Anjo Azul, confirmou saída e disse que foi um ato pensado. Embora seja necessário não será fácil para Rabelo deixar sua carreira artística por onde passou por várias bandas famosas e marcou época com sucessos renomados.
Segundo relato deixado em rede social, Berg Rabelo enfatizou que necessita de tempo para si, família e seu filho que está para chegar.
Berg marcou época de ouro na Caviar com Rapadura; Se destacou também na Calcinha Preta e atualmente cantava na Anjo Azul.
 

________________________________________________________________________

Comentário

FICAREI COM SAUDADES

Data: 29/09/2012 

De: JOSY

FIQUEI MUITO TRISTE POIS ADORO O BERG VOU SENTIR FALTA DE SUAS MUSICAS BEIJOS GATO FICA COM DEUS

 

 

Com quatro anos de antecedência, o Brasil atingiu as Metas do Milênio da ONU no que se refere à redução da mortalidade.

13/09/2012 15:02

País atinge antes meta de mortalidade infantil

"Melhor atenção médica e maior renda das famílias contribuem para o bem-estar infantil"

 

Com quatro anos de antecedência, o Brasil atingiu as Metas do Milênio da ONU no que se refere à redução da mortalidade infantil até 2015 e tem uma das cinco maiores reduções no mundo em termos de mortes.

Dados que serão divulgados nesta quinta-feira, 13, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Banco Mundial e Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, em 2011, o Brasil já conseguiu ultrapassar a meta estabelecida.

Em 2000, a ONU fixou metas sociais para os países e deu 15 anos para que governos chegassem perto dos objetivos. A base de comparação usada foi o ano de 1990.

No caso do Brasil, a meta era de que as 58 mortes registradas para cada mil crianças em 1990 fossem reduzidas para 19 por grupo de mil em 2015. Mas, ao final de 2011, a taxa já era de 16 para cada mil crianças.

Em 1990, 205 mil crianças com menos de 5 anos morreram no País. Em 2011, foram 44 mil, uma queda de 73%, que apenas quatro outros países superaram. Apesar de ter atingido a meta, o Brasil ainda está distante dos índices de países ricos. Na Itália, Portugal ou Espanha, a proporção de crianças que morrem é de apenas um quarto da taxa brasileira.

Em 2011, em todo o mundo, 6,9 milhões de crianças morreram antes de completar 5 anos de idade. Em 2000, essa taxa era de 12 milhões.

Melhor atenção médica, maior renda das famílias, expansão dos serviços de saúde e maior cobertura de vacinas e antibióticos seriam os motivos do avanço brasileiro.

Graças aos avanços de Brasil, El Salvador, México e Peru, a América Latina está prestes a também alcançar o objetivo. A região, segundo o levantamento, promoveu uma queda de 64% nas mortes. "A América Latina está muito próxima de alcançar o objetivo e, se continuar no atual ritmo, chegará à meta", disse o diretor do Departamento de Estatísticas Sanitárias da OMS, Boerma Ties.

Na região, a estimativa é de que 53 em cada mil crianças não chegavam aos 5 anos de idade em 1990. A taxa caiu para 19 por mil, muito próxima à de 18 por mil estabelecida pela meta. O caso mais dramático ainda é o Haiti. A taxa, hoje, é de 70 mortes para cada mil crianças, quando a meta estabelecia que o índice deveria ser 48 mortes por grupo de mil.

Hoje, 80% das crianças que ainda morrem antes dos 5 anos de idade estão na África e Ásia. Só na Índia morrem um quarto das crianças de todo o mundo, contra 11% na Nigéria, 7% no Congo, 5% no Paquistão e 4% na China.

* Jamil Chade é correspondente em Genebra

 

Bancários baianos decidem entrar em greve a partir de terça

13/09/2012 14:38

Bancários baianos decidem entrar em greve a partir de terça

 

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (12), os bancários da Bahia decidiram iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça (18). Não foi aceito o reajuste de 6% oferecido pela Federação Brasileira de Bancos (Fenaban). A categoria reivindica reajuste de 5% acima da inflação, aumento do piso salarial de R$ 1.400 para R$ 2.400, mais contratações, menos demissões e aumento da segurança nas agências bancárias, entre outros. Vários estados realizaram assembleias. Profissionais do Ceará, Rio de Janeiro, Alagoas, Piauí e São Paulo foram alguns dos que decidiram pela paralisação. 

 

Fonte: Correio

 

Morre Arlindo Grande, coiteiro de Lampião na década de 1930

12/09/2012 14:14

Morre Arlindo Grande: Vaqueiro de Paulo Afonso, coiteiro de Lampião

 
 
Nessa madrugada, 10, morreu Arlindo Grande, o maior vaqueiro da região de Paulo Afonso e um dos grandes coiteiros de Lampião.
Arlindo residia no povoado Várzea, entrada do Raso da Catarina e foi nessa localidade que ele viu Lampião e seu grupo na década de 1930, sendo que depois desse encontro a Várzea se tornou um dos maiores coitos dos cangaceiros e os pais de Arlindo amigos de Lampião e Maria Bonita.
Arlindo Grande em sua residência, na Várzea, Paulo Afonso, Bahia.
Ele foi casado com dona Nina, irmã do cangaceiro Bananeira.
Em toda região ele ficou mais conhecido como o maior vaqueiro de todos os tempos. Em sua luta com o gado nunca deixou de trazer os animais perdidos dentro do Raso da Catarina, era exímio cavalheiro e entre as caatingas manejava com maestria suas montarias.
 

Fonte: joãodesouzalima.com

58 anos de emancipação política de Chorrochó (BA)

12/09/2012 13:53
I



Nesta quarta-feira (12) o Município de Chorrochó no interior da Bahia, está completando hoje 58 anos de emancipação política, com a seguinte programação:

Dia 12 em frente a Secretaria Municipal de Educação,as 08:00, hasteamentos das Bandeiras do Brasil, da Bahia e de Chorrochó com a presença de Autoridades do Município, logo mais as 19:30 – Missa em Ação de Graças pelos 58 Anos de Emancipação Política da Cidade de Chorrochó, será transmitida ao vivo para todo o Brasil através da Rádio Líder do Sertão FM 104,9 mhz.

Dia 14 sexta-feira desfile cívico e alegórico pelas principais ruas de chorrochó.
Participe da programação de aniversário de Chorrochó.

Fonte: Rádio Líder do Sertão

 

Sky não pode cobrar por instalação ou uso de ponto extra

12/09/2012 14:04

 

A Justiça determinou que a empresa de TV por assinatura Sky deixe de cobrar pela instalação e utilização de pontos extras nas residências.

De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro, que ajuizou a Ação Civil Pública para impedir a prática, esta cobrança é vedada pela Resolução 488/2007 da Anatel.

Em caso de descumprimento, a decisão prevê que a empresa seja condenada a pagar multa diária de R$ 10 mil. À decisão, cabe recurso.

“Ocorre que tal prática é inegavelmente contrária à legislação que protege o consumidor e à resolução da Agência Nacional de Telecomunicações, que proíbe a cobrança de ponto extra/adicional ou ponto de extensão, sendo constatada tal irregularidade através de diversas reclamações dos consumidores, que se veem lesados com tal prática”, narra trecho da decisão da Justiça.

 

Criança sequestrada por babá em Salvador é encontrada na cidade de Tucano (BA)

12/09/2012 08:53

 

Uma babá e um menino de um ano e três meses que estavam desaparecidos desde a quarta-feira (5) foram encontrados pela polícia na manhã desta terça-feira (11) no município de Tucano, no nordeste baiano. De acordo com a plantonista da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Derca), Simone Malaquias Macedo, a mulher e a criança foram encontradas durante uma ronda da Polícia Militar da região, às margens da BR-116. "Ela estava completamente desorientada, como se estivesse ingerido alguma droga ou se tivesse algum problema psicológico", afirmou a delegada. "Para a PM, a babá disse que estava esperando um ônibus para a cidade de Euclides da Cunha, mas não conseguiu explicar porque estava a caminho de outro local, ou porque teria sequestrado o pequeno", completou. A família do menino já foi informada e está em contato com o Conselho Tutelar em Periperi com o objetivo de organizar o retorno da criança para Salvador. "Segundo a polícia local, o pequeno I. não apresenta nenhum ferimentos e aparenta estar em perfeito estado de saúde," comenta a plantonista do Derca. Lorena Nascimento Guerra, 18 anos, foi presa em flagrante e apresentada na delegacia de Tucano. O garoto desapareceu no bairro de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, depois que a babá deixou a casa da família dele para levá-lo à praia. Em entrevista à TV Bahia, a avó da criança disse que Lorena trabalhava para a família desde o início da semana e seria usuária de drogas.

 

CIPE-caatinga apreende armas de fogo e veículos em Canudos (BA)

11/09/2012 11:51

 

Na sexta-feira (07/09), por volta da 12h45min, Policiais Militares da Cipe-Caatinga, ao realizar verificações em motocicletas estacionadas no pátio da feira de Canudos, detectaram que duas delas apresentavam chassi adulterado, sendo uma Honda CG 125 azul DOB-0518 São Paulo-SP e a outra Honda Titan CG 150 vermelha sem placa.
Os proprietários não foram encontrados e as motocicletas foram apresentadas na delegacia de Canudos-BA.
No sábado (08/09), por volta das 17 horas, Policiais Militares da Cipe-Caatinga, ao realizarem incursões na Estação Ecológia Raso da Catarina, município de Canudos-BA, detectaram a presença de um acampamento de caçadores, que fugiram ao perceberem a aproximação dos policiais.
No local foram apreendidas as seguintes armas de fogo, que eram utilizadas para caça:
- Espingarda calibre 36, marca Boito, Nº189567;
- Espingarda calibre 36, sem marca ou numeração;
- Espingarda calibre 32, marca Rossi, Nº7193;
- Espingarda calibre 32, marca Boito, Nº 668927;
- 02 (duas) espingardas de fabricação artesanal;
- 29 (vinte e nove) cartuchos calibre 32;
- 9 (nove) cartuchos calibre 36.
As armas e munições apreendidas foram apresentadas na delegacia de Euclides da Cunha ao Delegado Paulo Jason de Melo Falcão.
Fonte: Barra Fuxico

Mulher morre após ser atingida por carga que caiu de um caminhão

11/09/2012 12:06

 

 

 

Uma mulher morreu na manhã desta segunda-feira (10), por volta das 11h, após ter sido atingida por placas de ferro e bobinas de zinco que estavam sendo descarregadas de um caminhão, na cidade de Conceição do Coité, a 148 quilômetros de Euclides da Cunha.


Segundo as informações da polícia, a manicure Selma Magda Melo Batista, 50 anos, moradora da Avenida Antônio Calixto da Cunha, em Coité, passava pela calçada da loja O Cometa, onde a carga estava sendo retirada do caminhão, quando as barras de ferro se desprenderam e arrastaram as bobinas de aproximadamente 500 quilos para cima da vítima. Ainda segundo a polícia, a mulher teve parte do crânio esmagado. 

Populares chegaram a acionar as equipes dos Anjos da Vida, além dos Bombeiros, mas quando as equipes chegaram já encontraram a mulher morta. O motorista do caminhão foi encaminhado à delegacia, onde foi ouvido à tarde para explicar as circunstâncias do acidente. Testemunhas também foram levadas à unidade policial para prestar depoimento. 

 

Fonte: Euclides em Destaque

 

Cabeça humana é encontrada dentro de um saco plástico em Alagoinhas (BA)

10/09/2012 19:10
 
 
Uma cabeça humana foi encontrada por populares, por volta das 8h deste sábado (8), na primeira travessa Quintino Bocaiúva, no centro de Alagoinhas.
 
Moradores do local, informaram que a cabeça aparentava ser de uma mulher com cabelos loiros, e estava dentro de um saco plástico, suja de lama. Ninguém percebeu como o achado macabro foi parar naquele lugar.
 
A cabeça foi removida para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser periciada.
 
 
Fonte: Euclidesemdestaque.com

 

Cabeça humana é encontrada dentro de um saco plástico em Alagoinhas (BA)

10/09/2012 19:10
 
 
Uma cabeça humana foi encontrada por populares, por volta das 8h deste sábado (8), na primeira travessa Quintino Bocaiúva, no centro de Alagoinhas.
 
Moradores do local, informaram que a cabeça aparentava ser de uma mulher com cabelos loiros, e estava dentro de um saco plástico, suja de lama. Ninguém percebeu como o achado macabro foi parar naquele lugar.
 
A cabeça foi removida para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser periciada.
 
 
Fonte: Euclidesemdestaque.com
 

SAC Móvel estará em Canudos, Chorrochó e Macururé nesta semana. Veja as datas

09/09/2012 18:24
 

A unidade móvel SAC está percorrendo várias cidades da Bahia, levando serviços essenciais como a emissão de carteira de identidade, certidão negativa de antecedentes criminais e primeira via de CPF.

Nesta sexta-feira (7) o SAC Móvel esteve na cidade de Malhada. No sábado e no domingo, em Abaré e Mortugaba, respectivamente.

Na segunda (10) vai a Chorrochó, seguindo para Macururé (12), Canudos (14), Piritiba (16), Pintadas (18), Araci (20), Teofilândia (22), Riachão do Jacuípe (24 e 25), Valente (27) e Santa Luz (29).

O roteiro da unidade 2, que atendeu os municípios de Cocos, Feira da Mata e Carinhanha, chega a Jacaraci na terça-feira (11). Depois vai a Guanambi (13 e 14), Boquira (16), Ipupiara (18) Macaúbas (20), Ibipitanga (22), Rio do Pires (24), Botuporã (26) e Tanque Novo (28 e 29).

Em todas as cidades visitadas, o SAC Móvel atende das 8h às 18h.

Mais informações sobre as rotas do SAC Móvel ou sobre o atendimento da Rede SAC na capital e interior estão disponíveis no site do SAC ou pelo 0800 071 5353, com ligação gratuita.

 

Fonte: Blog do Gerando José