Notícias de 11 a 16 de agosto de 2012

28/08/2012 22:02

INSS passa a usar videoconferência para agilizar julgamento de processos

13/08/2012 00:02

 

A tecnologia deve reduzir pela metade o trâmite dos processos. Antes, o prazo era de até 85 dias

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incluiu uma nova ferramenta no sistema de processos digitais, o e-Recursos. A partir de agora a defesa oral poderá ser apresentada por meio de videoconferência, o que deve reduzir pela metade o trâmite dos processos. Antes, o prazo era de até 85 dias. Além disso, a nova ferramenta também vai diminuir os custos com a postagem de malotes, por exemplo.

Já os segurados não precisarão mais se deslocar da cidade de origem para apresentar as defesas. Antes da videoconferência, o requerente era obrigado a comparecer à Junta de Recursos, escolhida pelo sistema eletrônico e-Recursos. Agora, o segurado será informado pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) sobre a data e o horário em que deverá comparecer à agência do INSS de sua cidade para apresentar a defesa no processo.

Os processos administrativos abertos no INSS são julgados pelo CRPS, órgão colegiado que funciona como um tribunal, mediando conflitos entre os segurandos e o INSS.

Antes de recorrer ao Judiciário, o segurado ou beneficiário tem a opção de recorrer administrativamente de alguma decisão do INSS. Para isso, deve procurar uma agência da Previdência, cujo agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou pela internet.

Desde a implantação do e-Recursos já foram cadastrados 19,1 mil processo no INSS, dos quais 4,4 mil foram julgados no âmbito do CRPS.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Cabrobó-PE: padre acusado de pedofilia é preso em Floresta-Pe.

16/08/2012 19:33
 
Após operação integrada desencadeada na manhã desta quarta-feira (15), policiais civis e militares efetuaram a prisão de padre Evando Bezerra Dos Santos, 41anos, natural de Sanharó/PE.
Ele foi preso por força de mandado de prisão expedido pela comarca de Cabrobó/PE onde responde ao processo pela prática de pedofilia.
De acordo com o Delegado Moary Drumond Pimenta, o Pe. Evandro é ex-pároco de Cabrobó, onde é acusado de ter abusado sexualmente de várias vítimas, sendo todas menores, no entanto, o ministério público estadual representado na comarca de Cabrobó pelo promotor de justiça Dr. Júlio César Cavalcanti requereu da justiça a prisão preventiva do padre Evandro e que foi acatada pelo Juiz Marcos Sarmento Gadelha determinando a prisão do acusado.
A prisão do acusado foi efetuada na Fazenda Olaria, zona rural, de Floresta/PE. O delegado seccional o revelou ainda que o padre Evandro vinha sendo alvo de investigação desde o ano de 2008 quando atuava na paróquia de Cabrobó/PE.
Após os procedimentos de praxe, o religioso foi conduzido a Cadeia Pública de Cabrobó onde permanece à disposição da justiça. Toda ação foi um esforço conjunto da Equipe Malhas da Lei – AIS 25 e NIS 3 da 2ª CIPM CABROBÓ/PE.
 
Fonte: blogdobrunomorais.com/Barra Fuxico

 

Capim Grosso-BA: Adolescente grávida está desaparecida

18/08/2012 13:45

 


Anatália mais conhecida como "Nega" de aproximadamente 13 anos,  gravida de 3 meses,  desapareceu na última Sexta Feira,10 de Agosto. A família pede encarecidamente que se alguém tiver qualquer informação que leve ao paradeiro de Anatalia  entre em contato pelo número (74) 9148-6424, ou no endereço: Rua: Zumira, Numero:210, no Bairro: José Mendes de Queiroz.

Jovem morre após ser atacado por um porco em Sergipe

16/08/2012 19:47

 

Um jovem, de 19 anos, morreu após ter sido atacado por um porco em uma propriedade rural localizada no Povoado Novo Jardim na cidade de Santa Luzia do Itanhi (SE), distante 76 km de Aracaju, nesta terça-feira (14).

De acordo com o pai da vítima, José Reinaldo Santos, de 52 anos, o rapaz alimentava o animal por volta das 8h da manhã quando foi atacado e recebeu diversas mordidas em várias partes do corpo.

Ainda segundo José Reinaldo, o filho era acostumado a tratar dos animais e nunca havia tido problemas durante a alimentação dos porcos. “Ele era o mais novo e ainda morava com a gente e sempre ajudava no tratamento dos animais. Não entendo como isso pode ter ocorrido”, disse.

O jovem chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Estância, a 68 km da capital, mas teve que ser transferido para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), na Zona Oeste de Aracaju, devido à gravidade dos ferimentos. No entanto, ele não resistiu e morreu por volta das 15h.

O corpo do rapaz foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) onde deu entrada às 18h30 desta terça (14).

 

Acusados de matar bolivianos, dois brasileiros são queimados vivos na Bolívia (Cenas fortes)

16/08/2012 08:20

Brasileiros são queimados vivos na Bolívia

Dois brasileiros acusados de matar a tiros três bolivianos foram queimados vivos nesta terça-feira (14), após moradores do povoado de San Matías, na Bolívia, cidade localizada na fronteira com o Brasil, invadirem a delegacia local.

Rafael Max Diez, de 27 anos, acusado de ser o autor do triplo homicídio, e Jefferson Castro de Lima, 22, foram retirados da cela e mortos pela população enfurecida. Depois de ser divulgada a notícia da captura dos supostos autores do triplo homicídio, ocorrido nesta segunda (13), centenas de pessoas foram às ruas de San Matías para exigir vingança e conseguiram invadir a delegacia. O grupo ocupou a unidade, retirou os dois detidos, os encharcou com gasolina e ateou fogo. O chefe da polícia local, Edwin Rojas, explicou que, segundo o apurado até o momento, Rafael foi quem disparou contra os bolivianos Pablo Parava, Wanderley Costa e Edgar Suárez depois de uma discussão sobre o preço de duas motocicletas que os brasileiros tentavam vender.

Fotos - Brasileiros são queimados vivos na Bolívia

Fotos - Brasileiros são queimados vivos na Bolívia

 

Itabuna: 15 homens encapuzados abrem fogo em bairro e matam criança de quatro anos

16/08/2012 08:15
 
Uma criança de quatro anos foi morta a tiros dentro de casa na madrugada desta quarta-feira (15) no município de Itabuna, no sul do estado, em um atentado causado por 15 homens armados e encapuzados que invadiram o bairro Corbiniano Freire. De acordo com a 6ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin/Itabuna), o grupo, que estava munido com colete à prova de balas, atirou nas paredes de diversas residências da região. Os criminosos também atearam fogo em um dos imóveis com coquetel molotov. A menina Ana Ketelen de Jesus Santos dormia em casa com a prima, uma adolescente de 14 anos. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O atentado é investigado pela 1ª Delegacia Territorial de Itabuna, mas os 15 homens que participaram da ação ainda não foram identificados.
 
Informações do Correio.

Campo Formoso-Ba: Homem rouba carro de vereador em comício, atropela várias pessoas e depois incendeia o carro.

15/08/2012 08:50

Um grave atentado aconteceu na última segunda-feira (13) durante um comício político na cidade de Campo Formoso no Centro Norte da Bahia.

A concentração era do candidato a prefeito Dr. Santana e a comitiva do “grupo boca branca”, como é conhecida.

Um homem encapuzado roubou um veículo Pálio de propriedade do candidato a vereador Ismael Pereira (primeiro colocado nas pesquisas), que estava estacionado próximo ao palanque e avançou em alta velocidade na direção da multidão.

Na fuga, atropelou o Sr. José Gonçalves, popularmente conhecido como “Zé Sieba”, passando por cima de sua moto e o arrastando por mais de 10 metros. Atropelou também o jovem Alan Evangelista de Souza, 34 anos, que sofreu escoriações por várias partes do corpo. Os dois foram atendidos no Hospital São Francisco.

Determinado em passar por cima de tudo que encontrasse pela frente, o agressor colidiu com alguns veículos e atropelou outro jovem motoqueiro: Roberval Renato Alves, “Negão Pedrista”.

A polícia foi acionada e diligências foram feitas na sede e no interior do municipio, e em instantes o veículo foi localizado em labaredas por amigos e familiares em uma área com poucas residências, nas proximidades do Ginásio de Esportes.

O candidato a vereador, Ismael Pereira, perplexo pelo acontecido, registrou a ocorrência no Complexo Policial de Campo Formoso.

 

Fonte: Interior da Bahia/Rodelas.com

2 bandidos são mortos em tentativa de assalto na Bahia

15/08/2012 09:52
 
PM valente não se aposenta nunca / Luciano Da Matta

 

Bandidos vacilões acharam que iam se dar bem em cima de coroa

 

Um senhor de cabelo branco sozinho dentro de um carro. Ele para o veículo na esquina à espera do melhor momento para acessar a outra pista. Seria uma presa fácil para os bandidos. Assim deve ter pensando dois homens que abordaram o Gol prata, de placa JSG-0039, na esquina da Rua Macarani com a Numa Pompilho Bittencourt, em Pernambués. Mas, ao volante estava o tenente-coronel José Gracindo França Peixinho, 61 anos, atualmente na reserva da PM. Ele reagiu e baleou os dois bandidos. Tiago de Jesus Lima, 23 anos, foi atingido  na cabeça e morreu sentado no banco do motorista do carro. Já Igor Nascimento Moura, 32,  conseguiu correr e caiu a cerca de 150 metros do veículo. Ele foi levado pela PM ao HGE, mas não resistiu ao tiros no abdômen, tórax, pernas e braços.

Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Nilton Borba, o PM contou que foi ameaçado pelos homens armados e retirado violentamente do carro. “Ele correu alguns metros e os caras deram um tiro. Ele se protegeu atrás de um carro e efetuou os disparos”, relata o delegado. Um revólver calibre 38 e um 22, usados pelos assaltantes, foram apresentados na DRFRV. Nilton Borba informou que o episódio será apurado como legítima defesa. O tenente-coronel alegou estar abalado e não quis conversar com a equipe de reportagem. Vários oficiais da PM acompanharam o colega  enquanto ele prestava depoimento.

 

Chamaram de vagal

Uma testemunha contou, sob anonimato, que os assaltantes chamaram o PM de vagabundo ao mandar ele sair do carro. “Os caras falaram: ‘Desça, seu vagabundo. Ainda mandaram entregar o relógio”, narra. “Quando os caras já estavam dentro do carro, ele atirou. Viram ele de cabelo branco e pensaram que era uma vítima fácil”, completa. Segundo o delegado Nilton Borba, os dois mortos tinham passagem pela polícia. Igor tinha passagem por roubo e estava com dois mandados de prisão em aberto por homicídio. Ele foi condenado pela Justiça por matar duas pessoas, na Ilha de Itaparica, há 12 anos. Tiago tinha passagem por roubo de carro.

ônibus que vinha de São Paulo para Euclides da Cunha (BA) pega fogo após acidente com motocicleta

15/08/2012 10:04

 

Um motociclista, ainda não identificado, morreu em um grave acidente na noite desta segunda-feira na BR-381, em São Gonçalo do Rio Abaixo, Região Central de Minas. Ele bateu de frente em um ônibus de viagem, que pegou fogo logo após a colisão. Por causa do acidente, a rodovia foi completamente interditada por volta das 22h40.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na altura do km 365 da rodovia. Ainda não se sabe as circunstâncias em que a batida ocorreu. Ao colidir no ônibus o motociclista foi arremessado na via e morreu na hora.

Nenhum ocupante do ônibus se feriu, segundo a PRF. O coletivo saiu de São Paulo por volta das 11h desta segunda-feira e seguia para o município de Euclides da Cunha, no interior da Bahia. Todos os passageiros e o motoristas conseguiram desembarcar antes que as chamas ameaçassem a segurança deles.
 

 

Fonte: Monnoelmix.com

 

Ensino médio piora na Bahia e em mais oito estados, aponta Ideb

15/08/2012 09:29

Para ministro, currículo da etapa precisa ser reformulado porque é muito sobrecarregado

 

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgados nesta terça-feira (14), indicam melhora na qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental. Os resultados, porém, não são animadores no ensino médio.

Entre 2009 e 2011, o Ideb do ensino médio subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7. A meta nacional esperada para o período foi atingida, mas em nove estados, entre eles a Bahia, o índice piorou em relação à edição anterior.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, argumentou que “internacionalmente” o ensino médio continua sendo um “grande desafio” para qualquer sistema educacional. Ele defendeu que o currículo da etapa precisa ser reformulado porque é muito sobrecarregado. Em algumas redes de ensino, o total de disciplinas chega a 19.

“É uma sobrecarga muito grande que não contribui para você ter foco nas disciplinas essenciais, como língua portuguesa, matemática e ciências”, disse.

Falta de professores
Outro problema do ensino médio, segundo Mercadante, é a falta de professores com formação específica para algumas áreas, como matemática e ciências, além da alta concentração de matrículas no turno noturno – 30% dos jovens do ensino médio estudam à noite.

Vera Masagão, coordenadora-geral da organização não governamental Ação Educativa, aponta que o ensino médio é um nível subfinanciado. “A gente precisa de um investimento muito forte em qualidade e não é à toa que a matrícula também está aquém, poderia haver muito mais jovens matriculados no ensino médio que estão fora da escola”, disse.

Mercadante não quis comentar os resultados dos estados que tiveram Ideb inferior ao registrado em 2009. “Uma mesma região tem estados e cidades que evoluíram muito mais que outros. Há especificidades, a gestão na ponta. O professor na sala de aula, o diretor da escola, o secretário municipal. Vamos olhar essa informação e tentar tirar lições para avançar”, disse.

O ministro aposta que a educação em tempo integral pode ser uma “grande resposta” para melhorar a qualidade do ensino. As informações são da Agência Brasil.

Confira as notas dos estados no ensino médio:

Bahia
Ideb 2009: 3,3 pontos
Ideb 2011: 3,2 pontos
Meta 2011: 3,2 pontos

Rondônia
Ideb 2009: 3,7 pontos
Ideb 2011: 3,7 pontos
Meta 2011: 3,5 pontos

Acre
Ideb 2009: 3,5 pontos
Ideb 2011: 3,4 pontos
Meta 2011: 3,5 pontos

Amazonas
Ideb 2009: 3,3 pontos
Ideb 2011: 3,5 pontos
Meta 2011: 2,7 pontos

Roraima
Ideb 2009: 3,4 pontos
Ideb 2011: 3,6 pontos
Meta 2011: 3,8 pontos

Pará
Ideb 2009: 3,1 pontos
Ideb 2011: 2,8 pontos
Meta 2011: 3,1 pontos

Amapá
Ideb 2009: 3,1 pontos
Ideb 2011: 3,1 pontos
Meta 2011: 3,2 pontos

Tocantins
Ideb 2009: 3,4 pontos
Ideb 2011: 3,6 pontos
Meta 2011: 3,4 pontos

Maranhão
Ideb 2009: 3,2 pontos
Ideb 2011: 3,1 pontos
Meta 2011: 3 pontos

Piauí
Ideb 2009: 3 pontos
Ideb 2011: 3,2 pontos
Meta 2011: 3,2 pontos

Ceará
Ideb 2009: 3,6 pontos
Ideb 2011: 3,7 pontos
Meta 2011: 3,6 pontos

Rio Grande do Norte
Ideb 2009: 3,1 pontos
Ideb 2011: 3,1 pontos
Meta 2011: 3,2 pontos

Paraíba
Ideb 2009: 3,4 pontos
Ideb 2011: 3,3 pontos
Meta 2011: 3,3 pontos

Pernambuco
Ideb 2009: 3,3 pontos
Ideb 2011: 3,4 pontos
Meta 2011: 3,3 pontos

Alagoas
Ideb 2009: 3,1 pontos
Ideb 2011: 2,9 pontos
Meta 2011: 3,3 pontos

Sergipe
Ideb 2009: 3,2 pontos
Ideb 2011: 3,2 pontos
Meta 2011: 3,6 ponto

Minas Gerais
Ideb 2009: 3,9 pontos
Ideb 2011: 3,9 pontos
Meta 2011: 4,1 pontos

Espírito Santo
Ideb 2009: 3,8 pontos
Ideb 2011: 3,6 pontos
Meta 2011: 4,1 pontos

Rio de Janeiro
Ideb 2009: 3,3 pontos
Ideb 2011: 3,7 pontos
Meta 2011: 3,6 pontos

São Paulo
Ideb 2009: 3,9 pontos
Ideb 2011: 4,1 pontos
Meta 2011: 3,9 pontos

Paraná
Ideb 2009: 4,2 pontos
Ideb 2011: 4 pontos
Meta 2011: 3,9 pontos

Santa Catarina
Ideb 2009: 4,1 pontos
Ideb 2011: 4,3 pontos
Meta 2011: 4,1 pontos

Rio Grande do Sul
Ideb 2009: 3,9 pontos
Ideb 2011: 3,7 pontos
Meta 2011: 4 pontos

Mato Grosso do Sul
Ideb 2009: 3,8 pontos
Ideb 2011: 3,8 pontos
Meta 2011: 3,6 pontos

Mato Grosso
Ideb 2009: 3,2 pontos
Ideb 2011: 3,3 pontos
Meta 2011: 3,4 pontos

Goiás
Ideb 2009: 3,4 pontos
Ideb 2011: 3,8 pontos
Meta 2011: 3,5 pontos

Distrito Federal
Ideb 2009: 3,8 pontos
Ideb 2011: 3,8 pontos
Meta 2011: 3,9 pontos

 

Fonte: Correio

 

Bahia supera meta do Ideb para 2015 no ensino fundamental

15/08/2012 09:45

A Bahia superou a meta projetada pelo Ministério da Educação para o estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na primeira fase do ensino fundamental. Com a pontuação de 4,2, a Bahia ultrapassou a projeção estabelecida de 4,1 para 2015. Na segunda fase do ensino fundamental, a Bahia supera a meta estabelecida para 2011 (3.2) e alcança o índice de 3.3. No ensino médio, o estado se mantém na meta de 3.2.

De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o resultado alcançado nas séries iniciais mostra que está ocorrendo uma melhoria significativa na qualidade da educação básica, destacando a parceria entre o estado e 329 prefeituras, por meio do Pacto com Municípios, para assegurar a alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até os oito anos de idade. Participam do pacto 11.770 escolas públicas, atendendo a mais de 280 mil estudantes, com a metodologia de Alfabetização com Letramento e Alfabetização Matemática.

Mesmo o estado mantendo a meta do Ideb na segunda fase do ensino fundamental e no ensino médio, o secretário afirma que ainda há muito o que avançar, citando o investimento da Secretaria da Educação em projetos como o Gestar em cada Escola (ensino fundamental) e Ensino Médio em Ação, com foco na melhoria da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas consideradas essenciais para garantir o sucesso do estudante no seu percurso escolar.

Regime de colaboração

Com os investimentos e regime de colaboração entre governos federal, estadual e municípios, o secretário Osvaldo Barreto acredita que a Bahia tem condições de atingir as metas do Ideb para 2022. No total, mais de 1,3 milhão de estudantes estão matriculados na primeira fase (1ª a 4ª série) do ensino fundamental, sendo 90% das redes públicas (estadual e municipais) e 10% da rede privada. Na segunda fase do ensino fundamental (da 5ª a 8ª série), mais de um milhão de estudantes estão matriculados, sendo 92% nas redes públicas e 8% na privada. No ensino médio, são 598,5 mil estudantes, sendo 93% nas redes públicas e 7% na privada.

 

Fonte: Secom

 

Nasce segundo filho da cantora Claudia Leitte

15/08/2012 09:36

Bebê chegou ao mundo na madrugada desta quarta-feira (15) na maternidade do Hospital Aliança



A cegonha chegou para Claudia Leitte! Nasceu na madrugada desta quarta-feira (15) Rafael, segundo filho da cantora. O bebê veio ao mundo por meio de uma cesariana feita pelo médico da artista, Dr. Luíz Machado, mesmo obstetra que realizou o parto de Davi.

Rafael nasceu na maternidade do Hospital Aliança, em Salvador, pesando cerca de 3kg e passa bem. A mamãe famosa também passa bem e deve receber alta, na quinta-feira (16), se tudo ocorrer como o esperado.

Claudia deu entrada no hospital no fim da noite da terça-feira (14) e chegou acompanhada do marido, o empresário Márcio Pedreira, e de alguns familiares.  Ela está internada em uma suite especial, com direito a varanda e tudo.

Complicações
Claudia, para quem não se lembra, precisou se afastar dos palcos antes do previsto, no dia 14 de junho, porque passou mal e teve algumas contrações. O médico da artista recomendou repouso absoluto por um período. "Tô fazendo repouso porque comecei a ter contrações e isso, aos 8 meses, associado aos shows podia acelerar o parto. Mas tô ótima! :)", chegou a explicar na ocasião.

Após as complicações ela continuou em casa e fez até um pocket show, transmitido pela internet, para matar a saudade dos fãs. Pela rede social, a loira do axé também exibiu fotos do barrigão.

Licença-maternidade
A licença-maternidade de Claudia Leitte vai durar pouco mais de um mês. Ela garantiu aos fãs que volta aos palcos em breve. "Volto em outubro, e estou ansiosa para tudo", disse a cantora durante o pocket show sem sua casa.

Quem quiser vai poder ver a artista antes do tempo, em setembro, na telinha da Globo, como jurada do The Voice Brasil.

Fonte:: iBahia

 

ANATEL vai proibir nova cobrança em caso de ligação caída

15/08/2012 09:12

Após acusar a TIM de interromper ligações propositalmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou uma nova medida para amparar os usuários de telefonia celular contra as misteriosas ligações caídas. Será proibida a cobrança da tarifa, caso o cliente refaça a ligação após a mesma ter sido interrompida.

 
 A medida valerá para todas as chamadas originadas de um telefone celular, sejam elas para fixo, celular, local ou interurbana. Quando uma ligação cair, o cliente terá dois minutos para retornar para o mesmo número, para que não haja a cobrança. Segundo a Anatel, a nova regra valerá para todas as operadoras do país.
 
Na última semana, a Anatel divulgou um documento que apontava que 8,2 milhões de cliente da TIM foram afetados com as quedas nas ligações, gerando um lucro extra de R$ 4,3 milhões para a operadora. Com a nova norma, a operadora que tem o plano infinity deverá ser a mais afetada, já que suas ligações são cobradas por chamadas ao invés da cobrança por minutos. Já para a Anatel, os clientes terão mais confiança em adotar os planos ilimitados depois que a nova medida entrar em vigor.
 
A Agência espera a aprovação individual de cada conselheiro para que possa ser realizada uma consulta pública de curto período. A partir daí, a nova regra passará a valer em todo território nacional.
 
 
Fonte: Euclidesemdestaque

Vítima cai, assaltante se atrapalha, atira contra a própria cabeça e morre em Sergipe

14/08/2012 09:47

Um assaltante atirou contra a própria cabeça por volta das 20h30 de sábado (11) enquanto tentava roubar um veículo no Povoado Colônia Sapé no município de Itaporanga D'Ajuda, em Sergipe. Ele foi socorrido ainda consciente e encaminhado para o Hospital de Urgência, na capital, mas morreu às 23h50 de domingo (12).
 
A vítima, um padeiro de 45 anos, se enganchou ao sair do carro e caiu por cima do assaltante, que disparou acidentalmente contra si. Na queda, a o padeiro quebrou um dedo da mão e feriu a testa e a orelha.
 
Policiais da 1ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar encontraram o homem ferido escondido embaixo de uma palmeira, perto da caixa d’água da comunidade. Ainda consciente, o suspeito informou que ele e um comparsa praticaram o assalto, mas que o outro homem fugiu com o dinheiro da vítima e com a arma do crime.
 
Fonte: G1

 

Zequinha Aristides sócio da A3 Entretenimento põe a venda sua parte da empresa

14/08/2012 09:30
 
 
Empresário das principais bandas de forro do país, Zequinha Aristides colocou á venda os 25% que possui na A3 Entretenimento, empresa de Fortaleza que fatura R$ 200 milhões por ano e é dona das bandas Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Forró do Muído e Forró dos Plays, que fazem grande sucesso no Brasil, principalmente no nordeste.
 
A empresa também é dona de cinco casas de shows, duas rádios e uma editora. Zequinha deu o prazo de um mês para que os sócios, incluindo seu filho, comprem sua parte. Caso contrário, venderá aos concorrentes por R$ 50 milhões.
 
O empresário teria confidenciado a amigos que não quer mais se envolver com bandas de forró e só quer gastar o dinheiro que ganhou.
 
Fonte: Revista Veja

 

Concursos na Bahia têm salários de até R$ 7,4 mil

14/08/2012 09:15

Órgãos vinculados aos governos municipais e estaduais na Bahia estão com as inscrições abertas para 887 oportunidades. Deste total, 532 são destinadas à contratação por meio de concurso público. As chances são para o curso de formação de oficiais da Polícia Militar (300) e para o quadro de servidores da Prefeitura de Curaçá (231).

Outras 356 vagas são para admissão pelo regime especial de direito administrativo (Reda)  para as secretarias estaduais da Segurança Pública (26), da Cultura (44), da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (232). Há vagas  para  o gabinete do governador (17), procurador-geral do Estado (12), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (4) e Universidade do Estado da Bahia (21).

O Reda é a modalidade de inscrição que prevê a contratação de funcionários para o serviço público por  tempo determinado. No caso das seleções com inscrições abertas, de dois anos, podem-se  prorrogar por mais dois.

Saiba mais

Os salários para as vagas dos concursos públicos variam de R$ 7.464  a R$ 623. Já para a modalidade de vagas temporárias, a seleção que oferece a maior remuneração é a do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (R$ 3.825,89).

Para se inscrever em ambas as modalidades, os candidatos precisam acessar os sites das entidades que promoverem as seleções. É importante que os interessados verifiquem a data de inscrição de cada processo (veja abaixo). A taxa de inscrição oscila de R$ 20 a R$ 115.

Preparação - A professora Vanja Luciano recomenda que, para se dar bem nas provas, o candidato deve dedicar algum tempo do  dia para estudar com foco no exame. "Para sistematizar os estudos, é interessante buscar provas da organizadora que está realizando o certame. Assim,  verificará como ela cobra os assuntos. Fazer  provas anteriores também é um caminho para perceber como está em determinada área", afirma a especialista.

Outra orientação é que o candidato opte por fazer resumo do conteúdo. "É uma excelente maneira de apreender o conhecimento. Mas é bom avisar que o candidato deve fazer o resumo e estudar, e não deixá-lo de escanteio", avisa Vanja.

 

Agenda de Concursos na Bahia

Gabinete do Governador do Estado da Bahia  - 17 vagas - salários até R$ 2288,39. Inscrições até 20/8  - selecao.ssp.ba.gov.br

IFBAIANO - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano  - 4 vagas - salários até R$ 3.825,89. Inscrições até 17/8 - www.ifbaiano.edu.br/unidades/urucuca

Polícia Militar  - 300 n.i. Inscrições até 26/8 - www.consultec.com.br

Prefeitura de Curaçá  - 231 vagas - salários até R$ 7.464. Inscrições até 16/8 - www.curaca.ba.io.org.br

Procuradoria Geral do Estado - 12 vagas - salários até R$ 1.009,67. Inscrições até 14/8 - www.consultec.com.br

SEAGRI - Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária -  232 vagas - salários até R$ 2.288,39. Inscrições até 27/8 - www.selecao.unen.br/seagri2012

SECULT - Secretaria da Cultura do Estado  - 44 vagas - salários até R$ 2.281,92. Inscrições até 26/8 - www.consultec.com.br

SSP - Secretaria de Segurança Pública do Estado - 26 vagas - salários até R$ 2.281. Inscrições até 23/8 - www.ssp.ba.gov.br

UNEB - Universidade Estadual da Bahia  - 21 vagas - salários R$ 53 h/a. Inscrições até 14/8 - www.selecao.uneb.br/uati2012.2

 

Fonte: A Tarde

 

Quadro de medalhas das Olimpíadas de Londres - 2012

14/08/2012 10:15
País Ouro Prata Bronze Total
EUA 45 29 29 103
China 38 27 22 87
Grã-Bretanha 29 16 19 64
Rússia 24 25 33 82
Coreia do Sul 13 8 7 28
Alemanha 11 19 14 44
França 10 11 12 33
Itália 8 8 11 27
Hungria 8 4 5 17
10ºAustrália 7 16 12 35
11ºJapão 7 14 17 38
12ºCazaquistão 7 1 5 13
13ºHolanda 6 6 8 20
14ºUcrânia 6 5 9 20
15ºCuba 5 3 6 14
16ºNova Zelândia 5 3 5 13
17ºIrã 4 5 3 12
18ºJamaica 4 4 4 12
19ºRepública Tcheca 4 3 3 10
20ºCoreia do Norte 4 0 2 6
21ºEspanha 3 9 4 16
22ºBrasil 3 5 8 16
23ºBelarus 3 5 5 13
24ºÁfrica do Sul 3 2 1 6
25ºEtiópia 3 1 3 7
26ºRomênia 2 5 2 9
27ºQuênia 2 4 5 11
28ºDinamarca 2 4 3 9
29ºAzerbaijão 2 2 6 10
29ºPolônia 2 2 6 10
31ºTurquia 2 2 1 5
32ºSuíça 2 2 0 4
33ºCroácia 2 1 2 5
34ºNoruega 2 1 1 4
35ºCanadá 1 5 12 18
36ºColômbia 1 3 4 8
37ºGeórgia 1 3 3 7
37ºMéxico 1 3 3 7
37ºSuécia 1 3 3 7
40ºIrlanda 1 1 3 5
41ºArgentina 1 1 2 4
41ºLituânia 1 1 2 4
41ºEslovênia 1 1 2 4
41ºSérvia 1 1 2 4
45ºTunísia 1 1 1 3
46ºRepública Dominicana 1 1 0 2
47ºTrinidad e Tobago 1 0 3 4
47ºUzbequistão 1 0 3 4
49ºLetônia 1 0 1 2
50ºArgélia 1 0 0 1
50ºBahamas 1 0 0 1
50ºGranada 1 0 0 1
50ºUganda 1 0 0 1
50ºVenezuela 1 0 0 1
55ºÍndia 0 2 4 6
56ºMongólia 0 2 3 5
57ºTailândia 0 2 1 3
58ºEgito 0 2 0 2
59ºEslováquia 0 1 3 4
60ºArmênia 0 1 2 3
60ºBélgica 0 1 2 3
60ºFinlândia 0 1 2 3
63ºBulgária 0 1 1 2
63ºEstônia 0 1 1 2
63ºIndonésia 0 1 1 2
63ºMalásia 0 1 1 2
63ºPorto Rico 0 1 1 2
63ºTaiwan 0 1 1 2
69ºBotsuana 0 1 0 1
69ºChipre 0 1 0 1
69ºGabão 0 1 0 1
69ºGuatemala 0 1 0 1
69ºMontenegro 0 1 0 1
69ºPortugal 0 1 0 1
75ºGrécia 0 0 2 2
75ºMoldávia 0 0 2 2
75ºQatar 0 0 2 2
75ºCingapura 0 0 2 2
79ºAfeganistão 0 0 1 1
79ºBahrein 0 0 1 1
79ºHong Kong, China 0 0 1 1
79ºArábia Saudita 0 0 1 1
79ºKuweit 0 0 1 1
79ºMarrocos 0 0 1 1
79ºTajiquistão 0 0 1 1

 

Homem mata a amante e depois se suicida em Rodelas (BA)

13/08/2012 19:21

Uma tragédia na madrugada de hoje (13/08), deixou a população da cidade  de Rodelas (BA) assustada.

O senhor Francisco de Assis Rodrigues dos Santos, mais conhecido na cidade como “Assis de Tânia”, natural de Belém de São Francisco, matou a senhora Agripina Rodrigues de Andrade Sá, natural de Icozeira, 31 anos e depois se matou.

Imagem ilustrativa

 

De acordo com as informações de populares, Assis que mantinha um relacionamento extraconjugal com a vítima se deslocou até a sua residência, localizada no bairro da Caixa D’Água  e de posse de uma faca acertou três golpes na região do tórax e não contente, ainda realizou três disparos com um revólver calibre 38 em Agripina que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local .

Após o crime, Assis retornou para sua residência, despediu-se de sua esposa, falou para ela cuidar bem de seus filhos, saiu de casa e se suicidou com um tiro no ouvido.

Há qualquer momento mais informações!

 

Fonte: Rodelas.com/ChicoSabeTudo

 

Brasil tem munição para apenas 1 hora de guerra, dizem generais

13/08/2012 21:31
 
Série de reportagens do G1 mostra situação de militares e riscos ao país. Plano para reequipar tropas, assinado por Lula em 2008, pouco avançou.
Assinada em 2008, a Estratégia Nacional de Defesa (END) prevê o reaparelhamento das Forças Armadas do país em busca de desenvolvimento e projeção internacional, mirando a conquista de um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, poucas medidas previstas no decreto tiveram avanços desde então.


O Exército, que possui o maior efetivo entre as três Forças (são 203,4 mil militares), está em situação de sucateamento. Segundo relato de generais, há munição disponível para cerca de uma hora de guerra.

O Exército usa o mesmo fuzil, o FAL, fabricado pela empresa brasileira Imbel, há mais de 45 anos. Por motivos estratégicos, os militares não divulgam o total de fuzis que possuem em seu estoque, mas mais de 120 mil unidades teriam mais de 30 anos de uso.

 

Fonte: G1

 

Cantor Gusttavo Lima joga guitarra na plateia e machuca fã

13/08/2012 21:45
O cantor Gusttavo Lima feriu uma fã durante um show no interior de São Paulo, neste final de semana. O sertanejo quebrou uma guitarra no palco, durante um show em Bauru, e atirava pedaços do instrumento quando uma parte acabou atingindo a cabeça de uma garota. A fã teria levado dois pontos na testa e a equipe do cantor afirmou que tomou as providências necessárias para a menina e para a família dela.


Segundo o Balanço Geral, da Record, foi feito um boletim de ocorrência e o cantor teria sido indiciado e vai responder por lesão corporal culposa (sem intenção).

Segundo o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, o cantor chegou a descer para conferir o estrago e teria acompanhado a fã até o hospital mais próximo.

O sertanejo disse que aguardou a moça do lado de fora do pronto-atendimento e a levou de volta ao show para conhecer seu camarim.

De acordo com o jornal carioca, depois do ocorrido, a fã teria colocado uma faixa declarando seu amor a Gusttavo Lima, que ficou emocionado. - R7.
 
Fonte: R7/Rodrigo Ferraz

 

Um homem foi encontrado morto em Formosa

12/08/2012 20:58

José Carlos

 

Neste sábado (11), por volta das 17h30min, um homem foi encontrado morto numa fazenda a 2 km do povoado de Formosa, Macururé(BA).

Segundo informações de populares, três homens desconhecidos apareceram em Formosa e passaram a tarde bebendo nos bares do povoado, eles andavam em uma única moto.

Por volta das 15h00min, gritos foram ouvidos próximo a uma fazenda, porém acharam que seria apenas um fazendeiro gritando com a sua criação de cabras.

Quando foi 17h30min, como de costume, um rapaz foi até a sua fazenda dar comida aos seus animais, quando chegou lá se deparou com um homem estendido no chão, com pedaços de paus e papeis espalhados, já sem vida. O rapaz voltou para o povoado e a polícia foi chamada.

Foi constatado, pelas roupas que vestia, que o homem assassinado era um dos três rapazes que andavam de moto. Os outros dois já tinham desaparecido do povoado. Conclui-se então que os dois mataram o companheiro a pauladas.

O nome da vítima era José Carlos Santos Viana, natural de Canudos (BA), mas residia na cidade de Euclides da Cunha (BA). Ele também era bastante conhecido como Zé da pipoca, pois vendia, diariamente, pipoca pelas ruas da cidade de Euclides, onde foi enterrado nesta segunda-feira (13). Ele deixa filhos.

Até o momento não se sabe os verdadeiros motivos do crime, visto que a motocicleta da vítima foi abandonada pelos meliantes após o crime.

Graças ao trabalho rápido dos políciais de Canudos, Gilson Costa, Almeida, Marcos Paulo, Murilo e Edson Itamar Tourinho, foi possível localizar e prender os assassinos Vinicius Santos Costa e Gelvane de Macedo Gonçalves, que se encontram presos, a disposição da justiça de Macururé (BA), visto que o crime aconteceu no município de Macururé.

Criminosos: Vinicius Santos Costa e Gelvane de Macedo Gonçalves (foto: Canudos Acontece)

 

Vítima

 

Portal Formosa, seu portal de notícias.

 

Comentários

homem encontrado morto

Data: 18/08/2012

De: cristina santana euclides da cunha

que injustiça fizeram com meu primo
ele era uma pessoa de bem,não fazia mal nenhum pra ninguem
esses animais mereçem ser torturados, até a morte!
JUSTICA!
JUSTIÇA!
JUSTIÇA!!!

 

zé pipoqueiro

Data: 18/08/2012

De: Robenilson

Vcs deveriam deixar eles soltos pra que os parentes decidam o que fazer eles nem que seja justiça com as próprias mãos morango campinas de pirajá vai em paz zé

 

homem e encontrado morto em formosa

Data: 17/08/2012

De: josefa

era meu irmao e eu pesso justiça pq meu irmao era um trabalhador pai de familia e esses degraçados fizeram isso quero pedir que justiça seja feita pq nois os famiares estamos muito abalados pq ele era uma pessoa que nos trazia felicidades e sesses desgraçados merecem muito pior do que o que fizeram com meu irmao.

 
 

homem e encontrado morto em formosa

Data: 17/08/2012

De: geisa

era meu tio foi passear em canudos e fizeram essa crueldade com ele esses digrassados merecem que morram pior que ele pq meu tio era um pai de familia trabalhador e esses miseraveis destruiram uma familia e nos queremos justiça.

 

vitima

Data: 14/08/2012

De: kleiton

esse cara merce cadeira eletrica

 

Re:vitima

Data: 14/08/2012

De: Marluce Souza dos Santos!!

Cadeira Eletrica ainda é mto pouco!! eles merecem sofres muito mais q ele... pois a vitima n merecia um final desse!!
q Deus ponha ele em um bom lugar!!
e q os meliantes n saiam vivos dessa!!

 

Re:vitima

Data: 14/08/2012

De: marluce souza santos

a justisa de Deus tarda mais nao falha mais esses canalias merecem a justica dos parentes fique em paz meu amigo

 

homem encontrado morto

Data: 14/08/2012

De: maiara

era meu tio ele foi passear em canudos e ai esses disgraçados pegaram ele e fizeram essa disgraca dessa com ele desejo a morte bem dolorosa para esses disgraçados

 

homem encontrado morto em formosa

Data: 14/08/2012

De: val

era me tio ele morava em euclides da cunha,mais tinha ido passear em canudos e esses miserave tirou a vida de meu tio desse jeito queremos justiça.agradeço a vcs todos

 

homen morto em macurure

Data: 14/08/2012

De: cardoso

merece 30 anos de cadeia

 

homen encontrado morto em formosa

Data: 13/08/2012

De: suila

É foi inesperado nunca imaginei isso aqui em formoas

 

Brasil deixa Londres com 17 medalhas e dois ouros inéditos

13/08/2012 08:51

Na festa, a pira olímpica foi apagada e os organizadores do evento anunciam o Rio de Janeiro como a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Depois de 17 dias de competição, milhares de atletas que disputaram diferentes modalidades nas Olimpíadas de Londres participam da cerimônia de encerramento dos Jogos. Na festa, a pira olímpica foi apagada e os organizadores do evento anunciam a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

A cerimônia foi aberta com a apresentação de artistas da música inglesa e coreografias marcadas pelas cores vibrantes e por um show de luzes. O tema do encerramento é Uma Sinfônia de Música Britânica. O primeiro show retratou a festa popular que marcou o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II.


Estádio no momento da apresentação do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos de 2016

 

No encerramento dos Jogos de Londres, todas as delegações entraram juntas, sem formalidades, levando as bandeiras de cada país. Pelo Brasil, Esquiva Falcão, que conquistou a prata na categoria até 75 quilos, foi o porta-bandeira da delegação na cerimônia.

O Time Brasil deixa Londres com um total de 17 medalhas, ocupando a 22ª posição no ranking geral dos Jogos. O número supera a previsão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que esperava alcançar o mesmo resultado de Pequim, em 2008. Entre as conquistas alcançadas por 57 brasileiros que disputaram sete modalidades, três vitórias representaram ouro, como a da seleção feminina de vôlei e as vitórias de Sarah Menezes, do judô feminino, e de Arthur Nabarrete Zanetti , da ginástica artística masculina.

Os brasileiros também conquistaram cinco medalhas de prata. Entre os segundos lugares, o pugilista Esquiva Falcão divide espaço com as equipes masculinas de futebol, vôlei de quadra, vôlei de praia e natação.

As nove medalhas de bronze foram alcançadas por Adriana Araujo (boxe feminino), Yamaguchi Falcão (boxe masculino), Felipe Kitadai e Mayra Aguiar (judô), César Cielo (natação), Robert Scheidt e Bruno Prada (vela) e Juliana e Larissa (vôlei de praia feminino).

A última medalha conquistada pelo Brasil foi mais um bronze no último dia de competições.  Depois de mais de dez horas de competição, a pernambucana Yane Marques conquistou a medalha inédita no pentatlo moderno. O esporte tradicional nas Olimpíadas, criado em 1912, é dividido em cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo e combinado (alternância de corrida e tiro esportivo).

Entre as conquistas brasileiras que ficam marcadas na história do país, estão o primeiro ouro no judô feminino e na ginástica artística masculina, o recorde brasileiro de quatro medalhas no judô e no vôlei, e de três no boxe.

 

Fonte: Correio/com informações são da Agência Brasil.

 

Brasil deixa Londres com 17 medalhas e dois ouros inéditos

13/08/2012 08:51

Na festa, a pira olímpica foi apagada e os organizadores do evento anunciam o Rio de Janeiro como a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Depois de 17 dias de competição, milhares de atletas que disputaram diferentes modalidades nas Olimpíadas de Londres participam da cerimônia de encerramento dos Jogos. Na festa, a pira olímpica foi apagada e os organizadores do evento anunciam a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

A cerimônia foi aberta com a apresentação de artistas da música inglesa e coreografias marcadas pelas cores vibrantes e por um show de luzes. O tema do encerramento é Uma Sinfônia de Música Britânica. O primeiro show retratou a festa popular que marcou o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II.


Estádio no momento da apresentação do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos de 2016

 

No encerramento dos Jogos de Londres, todas as delegações entraram juntas, sem formalidades, levando as bandeiras de cada país. Pelo Brasil, Esquiva Falcão, que conquistou a prata na categoria até 75 quilos, foi o porta-bandeira da delegação na cerimônia.

O Time Brasil deixa Londres com um total de 17 medalhas, ocupando a 22ª posição no ranking geral dos Jogos. O número supera a previsão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que esperava alcançar o mesmo resultado de Pequim, em 2008. Entre as conquistas alcançadas por 57 brasileiros que disputaram sete modalidades, três vitórias representaram ouro, como a da seleção feminina de vôlei e as vitórias de Sarah Menezes, do judô feminino, e de Arthur Nabarrete Zanetti , da ginástica artística masculina.

Os brasileiros também conquistaram cinco medalhas de prata. Entre os segundos lugares, o pugilista Esquiva Falcão divide espaço com as equipes masculinas de futebol, vôlei de quadra, vôlei de praia e natação.

As nove medalhas de bronze foram alcançadas por Adriana Araujo (boxe feminino), Yamaguchi Falcão (boxe masculino), Felipe Kitadai e Mayra Aguiar (judô), César Cielo (natação), Robert Scheidt e Bruno Prada (vela) e Juliana e Larissa (vôlei de praia feminino).

A última medalha conquistada pelo Brasil foi mais um bronze no último dia de competições.  Depois de mais de dez horas de competição, a pernambucana Yane Marques conquistou a medalha inédita no pentatlo moderno. O esporte tradicional nas Olimpíadas, criado em 1912, é dividido em cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo e combinado (alternância de corrida e tiro esportivo).

Entre as conquistas brasileiras que ficam marcadas na história do país, estão o primeiro ouro no judô feminino e na ginástica artística masculina, o recorde brasileiro de quatro medalhas no judô e no vôlei, e de três no boxe.

 

Fonte: Correio/com informações são da Agência Brasil.

 

Acidente com dois ônibus, um carro e uma moto deixa 10 mortos e 88 feridos no Paraná

13/08/2012 00:07

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 88 pessoas foram encaminhadas para hospitais de três cidades da região.


Um acidente na PR-323, no norte do Paraná, deixou dez pessoas mortas e 88 feridas, segundo informações do G1. O acidente aconteceu no final da tarde de sábado (11), quando dois ônibus bateram de frente e, depois, um carro e uma moto colidiram no mesmo trecho, entre as cidades de Paiçandu e Doutor Camargo.

Um dos ônibus foi fretado por um grupo evangélico de Tapejara para passar um dia em um parque em Maringá. O acidente aconteceu na volta da viagem. O outro ônibus era de uma empresa de turismo e ligava Umuarama a Maringá. Por conta do acidente, a rodovia ficou cinco horas fechada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 88 pessoas foram encaminhadas para hospitais de três cidades da região. Seis das vítimas estão em estado grave, 18 de médio a grave e 64 tiveram ferimentos leves.

Os corpos das vítimas já foram encaminhados para o Instituto Médico Lgal (IML) de Maringá, com cinco já tendo sido liberados nesta manhã.

 (Reprodução: Leandro Oliveira)

 (Reprodução: Leandro Oliveira)

 

Travestis presos podem ter direito a presídios femininos na Bahia

13/08/2012 07:41
Por meio da Superintendência de Apoio e Proteção aos Direitos Humanos, o governo da Bahia estuda a possibilidade de transferir transexuais e travestis, atualmente encarcerados com homens, para o Presídio Feminino, no Complexo da Mata Escura, em Salvador.
O objetivo é evitar casos de estupro e agressões nas celas por conta da orientação sexual das vítimas.
A ocorrência desses casos foi negada pelo capitão Márcio Amorim, diretor do Presídio de Salvador, mas um travesti revelou a um Jornal que estes episódios tem sido comuns.
“Estamos tratando a questão do ponto de vista dos direitos humanos. São pessoas que dizem que, desde criança, são meninas”, argumentou em entrevista à publicação, o coordenador da superintendência, José Carlos Trindade.

INSS passa a usar videoconferência para agilizar julgamento de processos

13/08/2012 00:02

 

A tecnologia deve reduzir pela metade o trâmite dos processos. Antes, o prazo era de até 85 dias

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incluiu uma nova ferramenta no sistema de processos digitais, o e-Recursos. A partir de agora a defesa oral poderá ser apresentada por meio de videoconferência, o que deve reduzir pela metade o trâmite dos processos. Antes, o prazo era de até 85 dias. Além disso, a nova ferramenta também vai diminuir os custos com a postagem de malotes, por exemplo.

Já os segurados não precisarão mais se deslocar da cidade de origem para apresentar as defesas. Antes da videoconferência, o requerente era obrigado a comparecer à Junta de Recursos, escolhida pelo sistema eletrônico e-Recursos. Agora, o segurado será informado pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) sobre a data e o horário em que deverá comparecer à agência do INSS de sua cidade para apresentar a defesa no processo.

Os processos administrativos abertos no INSS são julgados pelo CRPS, órgão colegiado que funciona como um tribunal, mediando conflitos entre os segurandos e o INSS.

Antes de recorrer ao Judiciário, o segurado ou beneficiário tem a opção de recorrer administrativamente de alguma decisão do INSS. Para isso, deve procurar uma agência da Previdência, cujo agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou pela internet.

Desde a implantação do e-Recursos já foram cadastrados 19,1 mil processo no INSS, dos quais 4,4 mil foram julgados no âmbito do CRPS.

 

As informações são da Agência Brasil.