Notícias de 21 a 27 de janeiro de 2013

30/01/2013 14:55

Carteira de trabalho deve ser substituída por cartão eletrônico em 2014

21/01/2013 11:11

O governo do PT terá uma novidade a apresentar na campanha de 2014. Se tudo correr como quer a presidente Dilma Rousseff, em meados do ano que vem a velha carteira de trabalho será aposentada e substituída por um cartão eletrônico. Batizado de Escrituração Fiscal Digital Social (EFD Social), o projeto está na Câmara de Gestão e Dilma quer vê-lo pronto ainda neste ano. Por meio do cartão eletrônico, cada trabalhador poderá verificar se a empresa depositou sua contribuição previdenciária, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o recolhimento do Imposto de Renda. Os empregados terão acesso online aos locais e períodos em que trabalharam. A iniciativa também tem o objetivo de coibir fraudes. “Quer melhor fiscal que o próprio trabalhador?”, comenta o ministro do Trabalho, Brizola Neto. 

O fim da velha carteira será possível com a criação de uma base única de informações sobre a relação da empresa com seus funcionários. O projeto reúne o Ministério do Trabalho, a Receita Federal, o INSS e a Caixa. Se não houver empecilhos, a partir de 1º de janeiro de 2014 as empresas prestarão, numa única declaração, os dados que hoje enviam à Receita, à Caixa e ao Ministério do Trabalho.  “Vamos eliminar coisas que hoje estão em papel”, diz o coordenador-geral de Fiscalização substituto da Receita, Daniel Belmiro. Um exemplo é a folha de pagamentos, que a empresa é obrigada a imprimir a cada mês e guardar por cinco anos. Outro, o livro de registro de empregados.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Estadão

 

Chorrochó-BA: Jovem é baleado em tentaiva de assalto

27/01/2013 11:15
 
No final da tarde de ontem 26\01, próximo da fazenda de Manoel Gago, em Chorrochó-BA, houve uma tentativa de assalto a um jovem de inicial C, natural de Abaré (BA). Ele se deparou com elementos armados que atiraram e acabaram baleando-o com um tiro no braço.
O jovem ía curtir a Festa do Senhor do Bonfim em Chorrochó. O mesmo foi hospitalizado, e, felizmente, passa bem.
 
No mesmo dia a Polícia Militar esteve fazendo operações/blitz na BA-210 e na região com objetivo de diminuir o risco de assaltos. Mesmo assim não intimidou os ladrões.
 
Portal Formosa, seu portal de notícias
Fonte: Blog do Dário Barbosa/Segurança no Sertão

Tragédia: Incêndio provoca 245 mortes em boate no Rio Grande do Sul

27/01/2013 10:58

Corpo de Bombeiros termina resgate de corpos e confirma a morte de 245 pessoas durante festa universitária. Fogo teria começado após uso irregular de sinalizador

Um incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 245 mortos e centenas de feridos, na madrugada deste domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o uso irregular de um sinalizador durante o show de uma banda teria provocado a tragédia. O incêndio teria começado às 2h30 da madrugada após uma faísca atingir o teto de isolamento acústico da boate. Autoridades dizem que o número de mortos pode aumentar.

Jovem desacordado é socorrido após incêndio em boate em Santa Maria, Rio Grande do Sul

 

Os bombeiros já controlaram o incêndio na casa, que está localizada na rua Andradas, número 1925, mas ainda faz o trabalho de rescaldo. Equipes no local dizem que a estrutura do prédio ficou destruída e corre risco de desabar. No local, era realizada uma festa universitária e a casa estava lotada com muitos jovens e adolescentes. Estima-se que mais de 2.000 pessoas participavam da festa.

Após tragédia: Federação Gaúcha cancela rodada do estadual

Prefeitura de Santa Maria decreta luto oficial de 30 dias

"É preciso enfatizar que só temos estimativas, ainda não podemos confirmar nada, nem dar nomes", disse o Sargento Artur Rigue, do corpo de bombeiros. A maior parte dos feridos está sendo encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria. Ainda segundo o último balanço da corpotação, outras 48 pessoas estão hospitalizada. Não há informações sobre o estado de saúde dessas vítimas.

Veja fotos do incêndio na cidade de Santa Maria (RS):

 
 
Fachada da boate Kiss pouco após o incêndio que matou pelo menos 200 pessoas neste domingo. Foto: Associated
Boate Kiss, em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, pegou fogo na madrugada de domingo
 

O major Bastianello, comandante do Batalhão de Operações Especiais, disse durante coletiva que foi finalizada a ação de resgate de corpos dentro da casa naturna. A maioria dos corpos estão preservados, o que facilita o reconhecimento, porque as mortes foram causadas por asfixia e pisoteamento, informou ele.  

O número de vítimas fatais pode aumentar já que corresponde apenas aos corpos que estão no ginásio municipal e não considera as pessoas que foram levadas para os hospitais da região e morreram em atendimento. Mais de cinco hospitais receberam jovens feridos. 

 

Reconhecimento e lista de mortos

"Estamos apurando o número final de mortos, mas já afirmamos que será um número significativo. Existe uma esforço conjunto entre a Brigada Militar e os órgãos federais autuando para agiliar o final dos trabalhos", disse o major. "O reconhecimento dos corpos será feito por identificação visual já que muitas vítimas portavam documentos."

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os corpos das vítimas foram levados para o ginásio do Centro Desportivo Municipal para reconhecimento. Mídias locais citam que os corpos foram transportados em caminhões e levados ao ginásio. O Hospital Universitário de Santa Maria já divulgou uma lista parcial de mortos, clique aqui para ver a relação. 

Nesta manhã, algumas famílias desesperadas procuravam seus parentes entre as vítimas. "Pedimos que não sigam para o local da boate, porque a multidão já está atrapalhando nosso trabalho", instrui o major. "É melhor que os parentes se dirijam diretamente para os hospitais da cidade."

A presidente Dilma Rousseff, que estava no Chile, cancelou os compromissos no país e antecipou o retorno ao Brasil . Dilma deve ir a Santa Maria, segundo a assessoria da Presidência. Em entrevista, Dilma disse que a cidade possui uma boa estrutura e que ministros estavam a caminho para prestar apoio. "Neste momento de tristeza estamos juntos e iremos superar mantendo a tristeza", afirmou, emocionada.

 

Em breve traremos mais informações.

OBS: O SEGUNDO VÍDEO TEM IMAGENS FORTES. NÃO INDICADO PARA MENORES DE IDADE.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Veja

 

Presidenta Dilma se emociona ao comentar sobre a tragédia em Santa Maria (RS)

27/01/2013 12:53


A presidenta Dilma Rousseff se emocionou na manhã deste domingo (27), no Chile, ao comentar a incêndio que matou pelo menos 245 pessoas e deixou um número ainda não determinado de feridos, na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “Eu queria dizer para a população do nosso país e para a população de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, nós estamos juntos e necessariamente iremos superar mantendo a tristeza”, disse.

Dilma adiantou que, da parte do governo federal, há mobilização de recursos para ajudar na identificação dos corpos e no socorro às vítimas. Ainda segundo a presidenta, o Rio Grande do Sul tem uma boa estrutura de saúde, mas o governo deslocará “tudo que for necessário”, inclusive colocará a base da Aeronáutica para dar apoio.

A presidenta que participava da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos com a União Europeia, no Chile, cancelou a participação em três reuniões com autoridades da Argentina, Letônia e Bolívia por causa da tragédia e seguiu para Santa Maria. As informações são da Agência Brasil.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Bahia Econômica

Canudos-BA: Novo Chefe da unidade de campo do DNOCS toma posse

27/01/2013 12:15

Canudos: Novo Chefe da unidade de campos do DNOCS  toma posse

No dia 25, por volta das 08:00 horas, as margens do Açude Público de Cocorobó, o novo chefe da Unidade de Campo do DNOCS, Wilson Rebelo, conhecido como “Itinho de Major”. tomou posse.

O evento foi marcado com a presença de várias autoridades entre elas: o Coordenador do DNOCS na Bahia, Josafá Marinho, o deputado federal Jose Nunes, o prefeito de Canudos “Geo”, o prefeito de Uauá Olimpio Cardoso, o Pro-Reitor da UNEB, Luiz Paulo Neiva, o presidente do Distrito e Cooperativa dos Irrigantes do Vaza Barris, entre outras.

Durante o evento foram colocados no açude de Cocorobó 30 mil alevinos da espécie Tilápia. O peixamento foi feito por técnicos do DNOCS e acompanhado por representantes da colônia de pescadores de Canudos.

O projeto tem por objetivo repor os estoques pesqueiros dos reservatórios públicos visando aumentar a produção do pescado, proporcionar mais oportunidade de trabalho e renda às comunidades no entorno do açude e ampliar a oferta de alimentos.    

Em seu breve discurso o novo chefe do DNOCS em Canudos, prometeu empenho em buscar recursos, bem como está sempre procurando novas parcerias.

Logo após a posse todos se deslocaram para o Núcleo Habitacional II 150, onde o Coordenador do DNOCS na Bahia, Josafá Marinho, fez a entrega de ordens de serviço ao presidente do Distrito dos Irrigantes do Vaza Barris, Jose Alves da Paixão, no valor de R$ 600 mil reais, para execução de obras do PIVAB ( Perímetro Irrigado do Vaza Barris).

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Canudos Acontece/ fotos de Josevan e Reportagem de PINK

 

Acordo reforça combate ao trabalho infantil 18 municípios da região: Euclides da Cunha, Jeremoabo, Sítio do Quinto...

27/01/2013 12:25

"Reforçar o compromisso das administrações municipais com a estruturação de uma rede de combate ao trabalho infantil ilegal". Esse foi o objetivo da audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (26), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, no Corredor da Vitória.

Representantes de 18 municípios, entre prefeitos, vice prefeitos, secretários e procuradores municipais assinaram acordos reforçando o compromisso em manter e ampliar a rede de proteção à infância, com ênfase na luta pela erradicação do trabalho infantil.

Assinaram o acordo os município de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Santa Brígida e Sítio do Quinto. Todos os municípios fazem parte do Território do Semi-árido Nordeste II e, segundo o PNAD, apresentam o maior índice de trabalho infantil (17,6%) do Estado da Bahia.

Além do MPT, também assinaram o termo a OIT, o Ministério do Desenvolvimento Social e Cambate à Fome (MDS), o Ministério da Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo do Estado (Sedes).

O compromisso foi fruto do Programa Internacional pela Eliminação do Trabalho Infantil, desenvolvido no Brasil pela Organização Internacional do Trabalho com o apoio do Ministério Público do Trabalho e do Governo federal. Na Bahia, o governo do estado também atua como parceiro, estimulando os município e orientando-os para a implantação de conselhos tutelares e para a implantação e ampliação de programas federais como o de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Mais Educação.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Política Livre

 

Acidente de moto deixa duas vítimas fatais nas proximidades da cidade de Fátima (BA)

27/01/2013 12:37
Duas pessoas morreram em um grave acidente nesse sábado, 26/01, por voltas das 18h e 30min na BA 220 próximo a cidade de Fátima-BA.
Segundo informações, os cidadãos popular Gringo e Dedezinho residentes da cidade de Adustina foram vítima de uma colisão envolvendo a moto Honda CG 150 de cor verde placa policial , DLT 0806, de São Vicente-SP, no qual estava conduzindo e uma Honda CG 125 de cor vermelha placa policial, HZL 5302, de Itabaiana-SE, que estava no poder de Adailton filho do Sr. Abel do Povoado Pedrinhas município de Fátima-BA. O acidente resultou na morte de Gringo e Adailton. Dedezinho se encontra em estado grave em um Hospital na cidade de Aracaju-SE.
 
 
Portal Formosa, seu portal de notícias
Fonte: Rodrigo Ferraz

 

Vereadora assume cadeira na câmara com apenas um voto na urna, no Rio Grande do Sul

26/01/2013 12:03

Mesmo recebendo apenas o próprio voto nas eleições de outubro, a candidata Juvina Camargo Duarte (PMDB) conquistou uma cadeira na Câmara de Vereadores de Lajeado do Bugre, no norte do Estado.

lajeado_do_bugre_rs_127578056

Ela ficou com a vaga do companheiro de partido, Everaldo da Silva, que desistiu do cargo. Juvina foi uma dos 17 concorrentes à Câmara, na cidade de quase 2,5 mil habitantes. Aos 33 anos e mãe de três filhos, a agricultora nunca tinha cogitado a vida política.

Ela conta que a coligação do partido ao qual é filiada precisava de mulheres para preencher o número mínimo estipulado por lei de candidatas, 30%.

Mesmo fazendo campanha e distribuindo santinhos, Juvina recebeu apenas seu próprio voto. Ela justificou a ausência de apoiadores pela falta de recursos financeiros. O único voto, no entanto, a levou a assumir uma das nove vagas no legislativo. O desafio da nova vereadora é trabalhar para a cidade que tem uma taxa de analfabetismo de quase 20%.

A cientista política Márcia Dias, da PUC, afirma que este caso é uma consequência do sistema eleitoral no Brasil e que Juvina assumirá o cargo em Lajeado do Bugre devido a um número grande de cadeiras para poucos candidatos do partido. Segundo ela, casos como este, de uma suplente, com um único voto, se tornar vereadora, são praticamente impossíveis de acontecer.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Do Zero Hora/jeremoabo Agora

 

Últimas semanas para inscrição no Pontinhos de Cultura. Saiba mais e participe!

26/01/2013 12:22

flyer_pontinhos1

Ainda dá tempo de participar do Edital Pontinhos de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Aberto até o dia 14 de fevereiro de 2013, o Edital premiará 70 instituições que atuam com propostas sociais, culturais, artísticas e educacionais relacionadas à infância e adolescência.  O Pontinho de Cultura selecionado receberá o valor de R$ 18.000,00 (dezoitos mil reais) brutos, em parcela única.

O Edital é resultado do convênio firmado entre a SecultBA e o Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura. Para maiores informações, envie um e-mail para editalpontinhosdecultura@cultura.ba.gov.br ou ligue para (71) 3103 – 3444 das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

O que é?

 É um prêmio para entidades sem fins lucrativos que inscrevam projetos relacionados aos saberes e fazeres da cultura da infância e da adolescência.

 Porque foi criado?

 Foi criado com o objetivo de premiar projetos sociais, culturais, artísticos e educacionais que fortaleçam os direitos da criança e do adolescente.

PERÍODO

 De17 de dezembro de 2012 a 14 de fevereiro de 2013.

 LOCAL

•   Via Correios, por Sedex ou carta registrada com AR.

PRÊMIO PONTINHOS DE CULTURA
SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA

Rua Chile, 22, Caixa Postal 2478, CEP 40.020-970, Salvador – BA

 DISPONIBILIZAÇÃO DOS FORMULÁRIOS/DOCUMENTOS

 Site da Secretaria de Cultura (www.cultura.ba.gov.br)

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Portal da Secretaria da Cultura do Estado

Planalto-BA: Criança recém-nascida é encontrada viva dentro de forno de fogão à lenha. A própria mãe é acusada do crime.

26/01/2013 11:10

Imagem Ilustrativa

 

Uma adolescente deu entrada na tarde desta sexta-feira (25) no Hospital Municipal de Planalto, no sudoeste baiano, após informar que teve aborto espontâneo. De acordo com reportagem do blog Diga Diga, a Assistente Social da unidade médica suspeitou das informações da parturiente e levou o caso ao conhecimento da Policia Civil e do Conselho Tutelar da cidade.

Policiais e conselheiros realizaram uma busca na residência da paciente, na zona rural do município, e encontraram a recém-nascida abandonada dentro de um forno de fogão a lenha. A criança estava enrolada com panos e, segundo os conselheiros, já estava no local há cinco horas. O bebê  foi encaminhada ao hospital, passa bem e está sob responsabilidade do Conselho Tutelar. Conforme Artigo 134 do Código Penal, expor ou abandonar recém-nascido para ocultar desonra própria prevê pena de detenção de seis meses a dois anos. Se a ação resultar em lesão corporal considerada de natureza grave, a pena passa a ser de um a três anos de prisão. Se resulta na morte do recém-nascido, a pena de detenção é de dois a seis anos.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Diga Diga/Voz da Bahia

 

INSS corrige 2,3 milhões de beneficios. Veja se o seu está entre eles

26/01/2013 12:53

O reajuste ocorre após o Instituto Nacional do Seguro Social rever mais de 17,4 milhões de benefícios pagos entre 2002 e 2009, por causa de um acordo firmado em agosto de 2012, entre o INSS, o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, homologado pela Justiça Federal em São Paulo.

De acordo com o INSS, os números referem-se à quantidade de benefícios revisados e não de pessoas com direito à revisão, já que um segurado pode ser titular de um ou mais benefícios sucessivos. Como exemplo, uma pessoa que recebeu o auxílio-doença e, depois de um tempo, o benefício foi convertido em aposentadoria por invalidez. Desta forma, há um novo benefício, mas trata-se do mesmo segurado.

Dos segurados que têm diferenças a receber, 454 mil têm benefícios ativos e foram atualizados após a revisão. O restante trata-se de benefícios em que o pagamento já foi suspenso, mas têm valores atrasados a receber. Mais 2,2 milhões de benefícios ainda estão sob avaliação do INSS.

Segundo o INSS, a correção desses benefícios impactará em R$ 49 milhões por mês a folha de pagamento do instituto. Por ano, o incremento chegará a R$ 637 milhões, considerando o décimo terceiro salário. O pagamento dos valores atrasados seguirá cronograma até 2022. A previsão é que aproximadamente R$ 6 bilhões sejam pagos pelo instituto nesse período.

O cidadão que tem direito ao benefício receberá em casa uma correspondência e não precisa procurar uma agência da Previdência Social, já que a revisão é automática. Idosos com direito a valores mais baixos terão prioridade.

O segurado pode verificar se irá receber a revisão no site da Previdência Social e por meio da Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O novo valor não é informado nesses canais. 

Cronograma de pagamento

 
 

Competência de pagamento

Situação do benefícios em 17/4/2012

Faixa etária

Faixa atrasados

3/2013

ativo

a partir de 60 anos

todas as faixas

5/2014

ativo

de 46 a 59 anos

até R$ 6.000,00

5/2015

ativo

de 46 a 59 anos

de R$ 6.000,01 até R$ 19.000,00

5/2016

ativo

de 46 a 59 anos

a partir de R$ 19.000,01

5/2016

ativo

até 45 anos

até R$ 6.000,00

5/2017

ativo

até 45 anos

de R$ 6.000,01 a R$ 15.000,00

5/2018

ativo

até 45 anos

a partir de R$ 15.000,01

5/2019

cessado/suspenso

a partir de 60 anos

todas as faixas

5/2020

cessado/suspenso

de 46 a 59 anos

todas as faixas

5/2021

cessado/suspenso

até 45 anos

até R$ 6.000,00

5/2022

cessado/suspenso

até 45 anos

a partir de R$ 6.000,01

-- Veja se você tem direito ao reajuste

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Tribuna da Bahia

 

Seca: "Distribuir suco de laranja é pensar muito pequeno", critica Imbassahy

26/01/2013 13:05
Seca: ‘Distribuir suco de laranja é pensar muito pequeno’, critica Imbassahy
O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) criticou nesta sexta-feira (25) a decisão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão do governo federal, de distribuir três milhões de litros de suco de laranja para famílias afetadas pela seca na Bahia.
A distribuição, anunciada durante a reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, órgão colegiado que reúne sete secretarias de Estado e seus órgãos vinculados, deve começar na próxima semana.
De acordo com a administração estadual, 106 municípios baianos receberão o suco que será produzido na cidade de Boquim, em Sergipe. Segundo Imbassahy, o governo deveria se preocupar com ações efetivas de solução do problema, ao invés de adotar medidas, consideradas por ele, paliativas. “Não que a população não mereça receber suco de laranja, mas na atual conjuntura, é pensar muito pequeno. (...) O povo está precisando de água para beber, para a plantação e para o gado, que garantem a sua subsistência. Essa história de suco de laranja está me parecendo antecipação da campanha eleitoral para o governo”, afirmou.
O tucano ainda criticou o fato de o produto ter sido adquirido no estado vizinho. “O secretário [da Casa Civil] Rui Costa [coordenador do comitê] justifica a decisão com a compra de achocolatado em Ilhéus. Deveria ter sido em Pernambuco?”, questionou.
 
Portal Formosa, seu portal de notícias
Fonte: Bahia Notícias

 

Egito: 21 torcedores são condenados à morte por briga em estádio

26/01/2013 13:13

Egito: 21 torcedores são condenados à morte por briga em estádio

74 pessoas morreram no confronto de torcidas

 

Vinte e um torcedores acusados de participação em um confronto que terminou com 74 pessoas mortas no estádio de Port Said, em fevereiro do ano passado, foram condenados à morte por um tribunal egípcio.
O confronto entre torcedores dos times al-Masry e al-Ahlym foi considerada o episódio mais violento da história do futebol egípcio. Na ocasião ela resultou em uma onda de protestos, onde outras 16 pessoas morreram. A decisão foi anunciada um dia depois de uma série de manifestações marcar o segundo aniversário da queda de Hosni Mubarak. Após o anúncio, parentes dos acusados tentaram invadir a prisão de Port Said e dois policiais foram mortos. Informações da emissora estatal do país Nilo TV.
 
Portal Formosa, seu portal de notícias
Fonte: BN

 

Venezuela: Mais de 50 morrem durante motim em prisão

26/01/2013 13:20

Venezuela: Mais de 50 morrem durante motim em prisão

Ministra venezuelana culpa imprensa e redes sociais pelo conflito |Foto: AFP

 

Mais de 50 pessoas morreram e cerca de 90 ficaram feridas, nesta sexta-feira (25), durante um motim em uma prisão na Venezuela. De acordo com a ministra de Assuntos Penitenciários, Iris Varela, uma revista em busca de armas gerou choques entre os detentos e as autoridades, que deixaram um "registro de afetados" indeterminado na prisão. "A informação que temos é que há 54 falecidos", assinalou o diretor do hospital que recebeu os enfêrmos, Ruy Medina. "A partir das 11h da manhã de hoje [sexta] começaram a dar entrada na emergência do hospital central feridos procedentes da prisão de Uribana (...) durante o dia operamos 14 feridos, que precisavam de cirurgia", explicou o médico. Em suas declarações, a ministra culpou como "detonador da violência" a imprensa local e as redes sociais por terem anunciado a revista antes de sua realização, o que teria provocado, "horas depois, um motim no interior do centro penitenciário".  A polícia também precisou conter uma manifestação violenta de parentes de prisioneiros realizada do lado de fora da cadeia. As penitenciárias da Venezuela estão superlotadas, que geram situações de insalubridade e violência entre presos. Dados oficiais indicam que há quase 50 mil reclusos, mas a estrutura carcerária só comporta cerca de 14 mil.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Bahia Notícia

 

Preço dos combustíveis deve subir em fevereiro

26/01/2013 12:39
 
O economista Gerson Camarotti , que comenta assuntos relevantes a economia do Brasil no portal Globo .com, acredita que o aumento da gasolina deve ser anunciado no inicio de fevereiro. Para ele,pelo calendário palaciano, o aumento sairá depois da reunião do Conselho de Administração da Petrobras, marcada para acontecer no dia 4 de fevereiro. A expectativa é que o aumento será maior do que os 5% das projeções registradas pelo Banco Central na ata do Copom.
 
Tudo o que o Planalto não queria é que o reajuste da gasolina fosse anunciado na semana do pronunciamento de Dilma em cadeia nacional de rádio e televisão.  Mas há o reconhecimento no governo de que é necessário o aumento dos combustíveis.
 
Portal Formosa, seu portal de notícias
Fonte: Bahia Econômica

Gerente do banco Bradesco de Novo Triunfo tem carro roubado em Jeremoabo- BA

26/01/2013 10:19

Dois homens armados roubaram um Ford Fiesta branco, do gerente do banco Bradesco, Rubenilson dos Santos Felix, na manhã da quarta-feira (23/01), por volta das 11 horas, na BR 110, em Jeremoabo- BA.

A vítima seguia em seu veículo nas proximidades do Povoado Cariri, quando foi abordada pelos assaltantes ainda não identificados que vinham em uma moto biz. Além do veículo, os bandidos roubaram uma quantia em dinheiro não revelada.

Imagem ilustrativa

 

Após o roubo, eles abandonaram a moto e fugiram tomando destino ignorado.

Policiais da cidade de Novo Triunfo realizaram diligências e conseguiram encontrar o carro do gerente, abandonado em uma estrada vicinal,nas proximidades da cidade de Cicero Dantas- BA. Mas nenhum suspeito foi preso.

Não há informações sobre os suspeitos.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Chico Sabe Tudo

 

Uma das mães que adotaram crianças em Monte Santo (BA) diz que se desesperou ao saber de internamento de “sua filha”

26/01/2013 11:33

Uma das mães que adotaram provisoriamente uma das cinco crianças retiradas à força da família em Monte Santo, no interior baiano, disse estar “desesperada” por saber da internação da menina de 2 anos que estava criando antes da ordem de retorno concedida pela Justiça.

“Minha filha está internada e eu não posso fazer nada. Estou desesperada. Alguém precisa fazer alguma coisa. Sei que é verdade, ela está doente, precisam tomar uma atitude antes que o pior aconteça”, diz a médica Letícia Fernandes. Ela era mãe adotiva de S., 2 anos, a mais nova das cinco crianças. Os outros irmãos foram entregues a outras três famílias de Indaiatuba e Campinas.

Letícia contou ao portal UOL que a notícia da internação da criança chegou a ela através de denúncias anônimas que vem recebendo em seu celular. “Alguém lá da Bahia que está com dó de mim, da minha situação, tem me mantido informada. Mesmo sem querer, acabo sabendo de tudo o que acontece com minha filha. Ela está correndo risco de morte”, acredita a médica.

Uma funcionária do hospital Monsenhor Berengues, de Monte Santo, confirmou que a criança ficou internada, mas disse que ela já teve alta – o motivo e a duração do internamento não foram confirmados. A funcionária informou que a promotoria esteve no hospital para averiguar o motivo da internação.

Letícia liderou um movimento dos pais adotivos e conseguiu 6 mil assinaturas em uma petição pública para tentar levar o caso a uma instância superior em Brasília. O abaixo-assinado deverá ser apresentado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Adoções irregulares

Cinco filhos de Gerôncio com a lavradora Silvânia da Silva, inclusive uma criança de 2 meses, foram tirados da casa dos pais pela polícia para adoção. As crianças foram entregues a quatro casais de São Paulo, entre maio e junho do ano passado. Há suspeita de irregularidades no processo. A CPI do tráfico de pessoas também investiga o caso e chegou a ouvir Silvânia.

O Ministério Público da Bahia pediu a revogação das guardas provisórias das crianças. O juiz Luiz Roberto Cappio, que analisa o pedido, deve divulgar sua decisão sobre o caso na sexta-feira (22), segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Caso ele defira o pedido, a lavradora Silvânia irá viajar para o interior de São Paulo para conviver por um mês com as crianças, com auxílio de uma equipe multidisciplinar. Uma advogada da Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Bahia (Cedeca) deve acompanhá-la, segundo o órgão.

Então responsável pela comarca de Monte Santo, município baiano onde houve denúncia de adoção irregular de crianças, o juiz Vítor Manoel Xavier Bizerra disse no início do mês que as informações sobre o caso da guarda de cinco crianças de uma mesma família têm sido distorcidas. Ele alegou também que há tentativa de intimidação ao Judiciário no trabalho de proteção aos menores.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, no mês passado, que a Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) investigasse se o juiz Vítor Bizerra cometeu irregularidade ao autorizar que as cinco crianças fossem retiradas da guarda dos pais e entregues para adoção a quatro casais de São Paulo. Ele também foi ouvido pela CPI.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte Correio

 

Chuvas provocam morte de toneladas de peixes em Concieção do Coité (BA)

26/01/2013 10:59

Milhões de peixes do Açude de Itarandi, em Conceição do Coité, no nordeste baiano, já morreram desde que as chuvas voltaram a cair na semana passada na região, após um longo período de estiagem. Desde a última segunda-feira (21) toneladas de tilápias, traíras e peixes conhecidos como “João de Ar” aparecem mortos e boiando no açude. De acordo com a ambientalista Juliana Boaventura, em entrevista ao site Calila Notícias, a forte chuva que caiu em Conceição do Coité trouxe benefícios à região, mais a enorme quantidade de água provocou uma intensa lavagem do solo – lixiviação –, carregando para o açude toda a matéria orgânica biodegradável existente nos esgotos, acumulada no período de seca. “Ao lançar matéria orgânica em um manancial de água, ocorre uma grande proliferação de bactérias aeróbias, que, ao efetuarem a decomposição da mesma, utilizam o oxigênio dissolvido (OD) do meio líquido para a sua respiração. Essas bactérias passam a competir com os demais organismos aquáticos, e como têm alimento a sua disposição e possuem requisitos de sobrevivência em termos de oxigênio bastante baixos, elas ganham a competição. Com isso, os peixes morrem e a população dos decompositores cresce rapidamente”, explicou a profissional. 

A decomposição dos peixes mortos tem produzio gases e odores que tem tirado o sossego dos moradores das comunidade, principalmente as próximas ao Açude Itaurandi. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Coité, Urbano Carvalho, afirmou que enviou nesta sexta (25) um relatório para os órgãos competentes do governo do Estado. O chefe da pasta tenta buscar uma solução imediata, já que o fenômeno é considerado um assunto de saúde pública, além de comprometer a geração de renda da população local. A prefeitura já começou a retirar os animais mortos do açude.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Calila Noticias

 

TCM discorre sobre critérios decisivos para rejeitão de contas

26/01/2013 10:39

O Tribunal de Contas dos Municípios apreciou em 2012 relatórios financeiros relativos ao exercício de 2011 de 404 Prefeituras e 408 Câmaras Municipais, dos 417 municípios baianos, um total de 812 relatórios, sendo rejeitados 219 deles, o que representou um percentual de 26%. Foram reprovadas 192 Prefeituras e 27 Câmaras.

Confira aqui os critérios decisivos para rejeição de contas.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: TC

 

Dono do blog Macururé na Notícia, Naldinho Beira Rio, é acusado de publicar falsa notícia e dá Nota de Esclarecimento

25/01/2013 12:43

Naldinho Beira Rio

 

O blog Macururé na Notícia, de Naldinho Beira Rio, noticiou no dia 23/01/13 que existia um pedido de Cassação de Diploma da prefeita Silma, do vice Renato e do vereador Romildon. Segundo o mesmo, ele está recebendo ameaças e sendo acusado de mentiroso. Ele ainda reafirma que a Justiça realmente pediu cassação do diploma dos políticos citados.

 

Veja a Nota de Esclarecimento que Naldinho Beira Rio enviou para sites da região.

 

Prezados internautas,

 

Em razão do conteúdo constante em publicação do BLOG "Macururé Na Notícia" em que postei com nomes e imagens com EXCLUSIVIDADE NA REGIÃO o Pedido de Cassação dos diplomas da Prefeita Eleita Silma, do seu Vice Renato e do Vereador da Formosa Romildon, estou sendo apontado como MENTIROSO por aqueles que se dizem seguidores de Silma, recebo e-mail's ameaçadores, ligações restritas no celular, piadas pelas calçadas da cidade, etc e tal.

 

Venho, pelo presente, reforçar e reafirmar que a "JUSTIÇA" pediu a Cassação sim...dos diplomas da Prefeita Silma, de Renato seu Vice, e do Vereador Romildon da Formosa.

 

Na condição de Gerenciador e Redator de um Portal de Notícias dos mais acessados da Região e Cidades circo-vizinhas incumbia-me fazer a REPORTAGEM dos fatos, mesmo porque fui informado por uma fonte sobre o Pedido de Cassação da Prefeita de Macururé e tomei os cuidados éticos de entrar no Site do Tribunal Superior Eleitoral (T.S.E.) - no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (T.R.E./BA) e confirmei a veracidades dos fatos e da fonte informante...portanto convido à aqueles que enchergam, mas não verem, a consultar na internet os sites da justiça mencionado acima, onde vocês mesmso possam tirar as suas conclusões.

 

Tem pessoas fazendo o uso da palavra, no intuito de esconder as verdades sobre a situação politica em nossa cidade, isso sim, é uma verdadeira mentira e das cabeludas dizerem que não exista a possibilidade enorme quase que 99% da Prefeita Silma cair do poder que usa pra perseguir aqueles que não estão de acordo com a sua forma de administrar - É VERDADEIRAMENTE VERDADE - A JUSTIÇA PEDIU A CASSAÇÃO DOS DIPLOMAS DE SILMA, DO SEU VICE RENATO, E DO VEREADOR ROMILDO - se acham que é mentira minha, do blog porque não me processam judicialmente?

 

VEJAM O QUE DIZEM O SITE DA JUSTIÇA!
 

Acompanhamento processual

 

PROCESSO:   Nº 195 - REPRESENTAÇÃO UF: BA
158ª ZONA ELEITORAL
Nº ÚNICO:   195.2013.605.0158  
MUNICÍPIO:   MACURURÉ - BA N.° Origem:
PROTOCOLO:   20292013 - 09/01/2013 11:21  
REPRESENTANTE:   MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
REPRESENTADO:   ROMILDON CAMPOS VARJÃO, CANDIDATO A VEREADOR; SILMA ELIANE ADRIANO DO NASCIMENTO CARVALHO, CANDIDATA ELEITA A PREFEITA; RENATO SOARES DE MOURA, CANDIDATO ELEITO A VICE PREFEITO
JUIZ(A):   CLAUDIO SANTOS PANTOJA SOBRINHO  
ASSUNTO:   REPRESENTAÇÃO - CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO - PEDIDO DE APLICAÇÃO DE MULTA - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA  
LOCALIZAÇÃO:   ZE-158-158a. ZONA ELEITORAL/BA  
FASE ATUAL:   09/01/2013 11:51-Autuado zona - Rp nº 1-95.2013.6.05.0158

 

OBSERVAÇÃO: 

"Aqueles que não acreditam colem o Link abaixo em seu NAVEGADOR DA INTERNET:"

http://www.tse.jus.br/servicos-judiciais/acompanhamento-processual-push 

FONTE: WWW.TSE.JUS.BR/TRE-BAHIA

Atenciosamente,

 

NALDINHO BEIRA RIO

Macururé Na Noticia!

Defensor Público de Honra do Povo de Macururé

 

Agricultores do município de Uauá (BA) recebem sementes para plantio

25/01/2013 13:46


 


Agricultores familiares do município de Uauá estão sendo beneficiados com recebimento de sementes de milho e feijão do tipo Vigna (feijão de corda). A entrega das sementes está sendo realizada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e faz parte do Programa Semeando, promovido pela Superintendência de Agricultura Familiar, do Governo do Estado da Bahia. Ao todo, serão entregues 4.740kg de feijão e 7.560kg de milho, favorecendo mais de 2.000 mil agricultores cadastrados no programa Garantia Safra.
A Prefeitura Municipal de Uauá, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, integrante da Comissão do programa, está viabilizando todo o transporte das sementes, para que o agricultor receba em sua comunidade. A distribuição e entrega comerá amanhã (24), em todas as localidades beneficiadas.
 
Assessoria de comunicação

PREFEITURA MUNICIPAL DE UAUÁ

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

 

Veja a programação completa para os três circuitos do carnaval em Salvador

25/01/2013 13:33
Ilê Aiyê no Campo Grande
 
Circuito Batatinha - Pelourinho

 

QUINTA-FEIRA, 07/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

19:00

ASSIM SEFAZ

 

19:15

BLOCO CULTURAL

BANDA TARIMBA

19:30

LEVADA DO JEGUE

MATHEUS LAZINI E BANDA LEVADA DO JEGUE / PARTIDÃO

19:45

NA MORAL

GROW GUETTO

20:00

EXPRESSÃO NEGRA

NILDES VIEIRA E BANDA EXPRESSÃO

20:15

CORRENTE DO SAMBA

MULEKE DESEJO / GRUPO 7+1, PAULO CORRENTE E CORRENTE DO SAMBA

20:30

SAMBATERRAMAR (CORISCO)

BANDA SABARKETT

20:45

LAROIYÊ ARRIBA

BANDA LAROYÊ ARRIBA

21:00

BAHIA EM CENA

BANDA AFROPOPULAR DIPRETO / BANDA AZEITE DE DENDÊ

21:05

TRIO ST - 2

 

21:15

ARCA DO AXÉ

JOELMA HIR / SAMBA DE ENGOMADEIRA / CHINA - PAU

21:30

SKA REGGAE

BANDA JOÃO GUETTO

21:45

TOMALIRA

KALILE / SIRO TRINDADE / DANDARA

22:00

DIAMANTE NEGRO

 

22:15

SURF REGGAE

BANDA OPERARIOS DO REGGAE

22:30

OS SACERDOTES

BANDA OS SACERDOTES)

22:45

ACARÁ

BANDA SÊTROPEIRO / MULHERES DE BOIADEIROS

23:00

FOGUEIRÃO SAMBA FOLIA

BANDA FOGUEIRÃO

23:15

QUERO VOCE PRA TE AMAR

TINOTTE E OS FILHOS DO GUETTO

 

 

SEXTA-FEIRA, 08/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

16:00

ALTERNATIVO DA PAZ

BOKA LOUKA

16:15

MUTANTES / BRILHO DO SOL

BETO BOTHO / NIRA GUERREIRA / TONY BRANDÃO / BANDA VIRA E MEXE

16:30

TEMPLO DOS ORIXÁS

THAYNIS BALANÇO

16:35

TRIO ST - 2

 

16:45

RELIQUIAS AFRICANAS

BANDA RELIQUIAS AFRICANAS

17:00

GERA A DOIS - O BLOCO

SAYDI BAMBA

17:15

JOGO DO IFÁ

BANDA JOGO DO IFÁ E CONVIDADOS

17:30

ZAMBIÃ

BANDA ZAMBIÃ

17:45

LEVADA DO JEGUE

SAM BAHIA

18:00

DONDOKAS DOS BARRIS

SA KANEJO E PEU

18:15

AMIGOS DO BABÁ

BANDA JOSUÉ BABÁ / BANDA AXÉ BAHIA

18:30

AFRICA BAHIA

SAMBAFRICANA / BANDAFRICA BAHIA

18:45

ALABÊ

SAMBA COMUNIDADE

19:00

AFRO LIBERDADE

BANDA AFRO LIBERDADE E CONVIDADOS

19:15

CONEXÃO TRIBAL

GIL FELIX E BANDA CONEXÃO TRIBAL

19:30

MUTUÊ

BANDA MUTUÊ

19:45

AGBARA

BANDA AGBARA

20:00

KORIN EFAN

BUMBA MEU BOI DE SÃO FRANCISCO DO CONDE

20:15

AFRO BOGUM

BANDA AFRO BOGUM

20:30

CHAMEGO AFRO

BANDA CHAMEGO AFRO / MAGIA BAIANA

20:45

ARCA DE ZAMBI

 

21:00

AS INCABULADAS

BANDA SOM DE BLACK / BEAT DA ONDA

21:30

AS TRANSFORMISTAS

BANDA SNAK BLACK

21:45

USINA DO SAMBA

GRUPO USINA DO SAMBA

22:00

ARCA DE OLORUM

BANDA IRIS DO SOL

22:15

KAYALA

 

22:30

COM TODO GÁS

GRUPO NOSSO RITMO

22:45

OGUN XOROKÊ

BANDA AFRO XOROKÊ

23:00

BLOCO DANDARA

BANDA BICHO DE CANA

 

 

SABADO, 09/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

15:00

CANÇÃO É AMOR

BANDA CANÇÃO É AMOR

15:15

FILHOS DE JHÁ

VILLAS MANIA

15:30

TOALHA DA SAUDADE

CLAUDETE MACEDO / WALMIR LIMA / JORGE BATATINHA

15:35

TRIO ST - 2

 

15:45

BOKA LOUKA

 

15:55

KORIN EFAN

 

16:00

MUTANTES / BRILHO DO SOL

 

16:15

BLOCO AFINIDADE

CATADINHO DO SAMBA

16:30

FILHOS DE MARÉ

BANDA FILHOS DE MARÉ

16:45

BAHIA EM CENA

BANDA AFROPOPULAR DIPRETO / BANDA AZEITE DE DENDÊ

17:00

BLOCO CULTURAL

BANDA TARIMBA

17:15

AS SAPATONAS

VIOLA DE DOZE

17:30

SÓ SAMBA DE RODA

BANDA SAMBA DE RODA URBANO

17:45

MARIPOSAS DE ROMA

MARROM SOCIETY

18:00

MUNDO NEGRO

BANDA MUNDO NEGRO

18:05

TRIO BT -3

 

18:15

FILHOS DE KORIN EFAN

BANDA FILHOS DO KORIN EFAN

18:30

ABUSE E USE

GRUPO PERFIL JR

18:45

LAROIYÊ ARRIBA

BANDA LAROYÊ ARRIBA

19:00

ACARÁ

BANDA SÊTROPEIRO

19:15

BANANA REGGAE

THOMÉ VIANNA / BANDA REGGA / SOLANO JACOB

19:30

LEVADA DO JEGUE

BANDA LAVAI BORRACHA

19:45

ALAFIN

BANDA E ALA DE CANTO ALAFIN

20:00

DANADO DE COUTOS

B.D.C

20:15

FURACÃO ALEGRIA

BANDA FURACÃO ALEGRIA / ETICUT

20:30

CHABISC

BANDA CHABIS'C E CONVIDADOS

20:45

K ENTRE AMIGOS

BANDA K ENTRE AMIGOS

21:00

AMBIENTAL E ECOSSISTEMA

BANDA AMBIENTAL E CONVIDADOS

21:15

GINGA DO NEGRO

EDYBINHO E CONVIDADOS

21:30

KIZUMBA

BANDA KIZUMBA E CONVIDADOS

21:45

AXÉ DADÁ

BANDA REDUTO DO SAMBA / BANDA DIAMANTE NEGRO E CONVIDADOS

22:00

AS PIRIGUETES

BANDA METAL DE OURO

22:15

FILHOS DE NANÃ

BANDA FILHOS DE NANÃ

22:30

ALERTA MENTE NEGRA

BANDA ALERTA MENTE NEGRA

22:45

FILHOS DE OGUN DE RONDA

 

23:00

KORIN NAGÔ

BANDA KORIN NAGÔ

23:15

TOMALIRA

KALILE / SIRO TRINDADE / DANDARA

23:30

FILHAS DE GANDHY

BANDA FILHAS DE GANDHY

23:45

IMPACTO SONORO

TAMBORES E CORES

00:00

AS ENTENDIDAS

BANDA AS ENTENDIDAS

00:15

ORIOBÁ

BANDA ORIOBÁ

00:30

QUILOMBO

BANDA DIVINDADE

00:45

FILHAS D'OXUM

BANDA OXUM

01:00

YLÊ OYÁ DO ABACAXI

TOQUE E RITIMO AFRO BRASILEIRO

01:15

SURF REGGAE

BANDA OPERARIOS DO REGGAE

 

 

DOMINGO, 10/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

10:30

RHATAPLAN

BANDA RATHAPLAN/ SONHO DE CRIANÇA

13:00

TRANSFORMISTAS MIRIN

BANDA SNAK BLACK

14:00

TRIO ST - 2

 

15:00

FILHAS DE OLORUM

THAYNÁ RIBEIRO / BOB BAIANO

15:15

RENASCER 2000

BANDA RECORDAR

15:30

MUTANTES

VIOLA DE DOZE / NICK LOMBARTY

15:45

FILHOS DE GANDHY

BANDA SHOW GANDHY

16:00

AMBIENTAL E ECOSSISTEMA

BANDA AMBIENTAL E CONVIDADOS

16:15

DANÇA BAHIA

BANDA IJEXÁ / ISTO É BAHIA

16:30

AMIGOS DO BABÁ

BANDA JOSUÉ BABÁ / BANDA AXÉ BAHIA

16:45

FILHOS DO CONGO

BANDA FILHOS DO CONGO

17:00

ZAMBIÃ

BANDA ZAMBIÃ

17:15

ABI SI AIYÊ

BANDA ABI SI AIYÊ

17:30

KIZUMBA

BANDA KIZUMBA E CONVIDADOS

17:45

K ENTRE AMIGOS

BANDA K ENTRE AMIGOS

18:00

LUAÊ

BANDA LUAÊ

18:15

OLORUM BABA MI

BANDA OLORUM E LUCIMAR

18:30

ALABÊ

BANDA GUETTO É GUETTO

18:45

BOLA CHEIA

MISSINHO

19:00

AFRO LIBERDADE

BANDA AFRO LIBERDADE E CONVIDADOS

19:15

AS INCABULADAS

BANDA SOM DE BLACK

19:30

TEMPERO DE NEGRO

JORGE DRAGÃO E BANDA ORAMÍ

19:45

SÓ SAMBA DE RODA

BANDA SAMBA DE RODA URBANO

20:00

FURACÃO 2001

BANDA RAÍZES DA TERRA E CONVIDADOS

20:15

BIG BLOCO DO GUETO

OFICINA MUSICAL DO BBG, NEGÃO DA VIOLA, NEGRO DAVI

20:30

LEVA-EU

GRUPO DE SAMBA LEVA EU

20:45

SFONIA DO SAMBA

BANDA NÚ KINTAL E CONVIDADOS

21:00

OGUN XOROKÊ

BANDA AFRO XOROKÊ

21:05

TRIO BT-3 - 2ª VOLTA

 

21:15

QUILOMBO

BANDA DIVINDADE

21:30

IJEXÁ DA BAHIA

BANDA IJEXÁ DA BAHIA

 

 

SEGUNDA-FEIRA, 11/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

14:30

COMMANCHERE ERÊ

BANDA COMMANCHE / JORGE CAOMMANCHEIRO E OS POETAS

15:00

FILHOS DE KORIN EFAN

BANDA FILHOS DO KORIN EFAN

15:15

PAI BURUKÔ

 

15:30

ABI SI AIYÊ

BANDA ABI SI AIYÊ

15:35

TRIO ST - 2

 

15:45

KORIN NAGÔ

BANDA KORIN NAGÔ

16:00

AS KUVITEIRAS

GUETTHO É GUETTHO

16:15

MUZENZA

BANDA MUZENZA

16:30

ARCA DE ZAMBI

THAYNIS BALANÇO / KATIA KALIU

16:45

AMIGOS DE CAJÁ

 

17:00

AGBARA

BANDA AGBARA

17:15

ASPIRAL DO REGGAE

KAMAGLOW TAWA/ NORA SAGA/ BANDA ASPIRAL DO REGGAE/ DJ AKONI

17:30

BOKA LOUKA

PAGODE DA MULHER SOLTEIRA / LEANDRO GUERRILHA E BANDA GRANDE FAMÍLIA

17:45

DENGO BAIANO

BANDA DENGO / BANDA NOVO ASSUNTO E CONVIDADOS

18:00

LAROIYÊ ARRIBA

BANDA LAROYÊ ARRIBA

18:05

TRIO BT-3 - 2ª VOLTA

 

18:15

DONDOKAS DOS BARRIS

SA KANEJO E PEU

18:30

FILHOS DE OGUN DE RONDA

BANDA OGUN Ê

18:45

FILHOS DE OMOLÚ

BANDA AFOXÉ FILHOS DE OMOLÚ

19:00

EXPRESSÃO NEGRA

NILDES VIEIRA E BANDA EXPRESSÃO

19:15

BAHIA EM CENA

BANDA AFROPOPULAR DIPRETO / BANDA AZEITE DE DENDÊ

19:30

LUAÊ

BANDA LUAÊ

19:45

BLOCO AFINIDADE

BANDA SENTIMENTO REAL

20:00

TAMBORES E CORES

DANIEL BOMFIM E RAFAEL MANGA

20:15

MARIPOSAS DE ROMA

 

20:30

AS SAPATONAS

O PANCADÃO / BALEIA E GUIO

20:45

NÃO DEIXE O SAMBA ACABAR

GRUPO DE PERCUSSÃO NÃO DEIXE O SAMBA ACABAR

21:00

ALAFIN

BANDA E ALA DE CANTO ALAFIN

21:15

IMPACTO SONORO

BANDA MELHOR ASSIM

21:30

FOUR *DAYS

BANDA DE PERCUSSÃO MESTRE BIRA

21:45

CONEXÃO TRIBAL

GIL FELIX E BANDA CONEXÃO TRIBAL

22:15

FILHOS DE JHÁ

BANDA O NEGRO É SÉRIO

22:30

ATAOJÁ

BANDA DE PERCUSSÃO ATAOJÁ

22:45

CARNAPELÔ

 

23:00

GINGA DO NEGRO

EDYBINHO E CONVIDADOS

23:15

FILHAS D'OXUM

BANDA OXUM

23:30

TOMALIRA

KALILE / SIRO TRINDADE / DANDARA

23:45

JOGO DO IFÁ

BANDA JOGO DO IFÁ E CONVIDADOS

00:00

FURACÃO ALEGRIA

BANDA FURACÃO ALEGRIA / ETICUT

00:15

ÓKÁNBÍ

 

00:30

ABUSE E USE

GRUPO PERFIL JR

00:45

SAMBATERRAMAR (CORISCO)

BANDA SABARKETT

01:00

BLOCO DANDARA

BANDA BICHO DE CANA

01:15

AFRO BOGUM

BOMBOCADO E CONVIDADOS

01:30

INZABÁ MAZÁ

BANDA INZABÁ MAZÁ

 

 

TERÇA-FEIRA, 12/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

11:00

CANELIGHT

BANDA DE PERCUSSÃO MESTRE BIRA

14:30

FILHAS DE OLORUM

THAYNÁ RIBEIRO / BOB BAIANO

15:00

FILHOS DE GANDHY

BANDA SHOW GANDHY

15:15

FILHAS DE GANDHY

BANDA FILHAS DE GANDHY

15:25

TRIO ST - 2

 

15:45

RENASCER 2000

BANDA RECORDAR

16:00

SWING DO PELO

BANDA SWING DO PELÔ

16:15

DANÇA BAHIA

BANDA IJEXÁ / ISTO É BAHIA

16:30

LUAÊ

BANDA LUAÊ

16:45

GANGAZUMBA

BANDA GANGAZUMBA

17:00

FURACÃO 2001

BANDA RAÍZES DA TERRA E CONVIDADOS

17:15

YLÊ OYÁ DO ABACAXI

BANDA YLÊ OYÁ

17:30

KAMBALAGWANZE

 

17:45

FILHOS DE NANÃ

BANDA FILHOS DE NANÃ

17:50

TRIO BT-3 - 2ª VOLTA

 

18:00

TEMPERO DE NEGRO

BANDA ORAMÍ

18:15

OBA DE XANGÔ

BANDA OBA DE XANGÔ

18:30

IDARÁ

BANDA IDARÁ

18:45

OS NEGÕES

BANDA AFRO OS NEGÕES

19:00

FILHOS DE JHÁ

 

19:30

FILHOS DE OMOLÚ

BANDA AFOXÉ FILHOS DE OMOLÚ

19:45

ILÊ AIYÊ

BAND'AIYÊ

20:00

ÓKÁNBÍ

 

20:15

SFONIA DO SAMBA

BANDA NÚ KINTAL E CONVIDADOS

20:30

BLOCÃO DA LIBERDADE

BANDA BLACK E CONVIDADOS

00:00

TRIO BT - 4 - 2ª VOLTA

 

 

Circuito Dodô - Barra/Ondina

 

QUINTA-FEIRA, 07/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

17:30

BLOCO BABY

GILMELÂNDIA

18:00

COCOBAMBU

ASA DE AGUIA

19:05

D+ NANA BANANA

TIMBALADA

19:40

EU VOU / HAREM

TUCA FERNANDES

20:15

TRIMIX / É MASSA (SEM CORDAS)

NA NET

20:50

CERVEJA E CIA

TOMATE

21:25

YES BAHIA CLUB

CHICA FÉ

22:00

NU OUTRO

BANDA EVA

22:35

PROJETO ESPECIAL

 

22:55

FISSURA

 

23:30

ALÔ INTER (SEM CORDAS)

 

23:50

UNIVERSITÁRIO

 

00:20

TRIO ST - 3

 

00:35

TRIO BT -1

 

00:55

TÔ LIGADO (SEM CORDAS)

SUPER RITZ

01:25

OS MASCARADOS

BANDA MASCARADOS E CONVIDADOS

01:35

TRIO BT -3

 

01:50

AGITO

 
 

 

SEXTA-FEIRA, 08/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

10:00

HAPPY

TIO PAULINHO

14:45

BLOCO BABY

GILMELÂNDIA

15:15

TRIO PIPOCA - 3

 

15:30

NANA BANANA

CHICLETE COM BANANA

16:05

TIMBALADA

TIMBALADA

16:40

COCOBAMBU

CLAUDIA LEITTE

17:15

D + / BANANA CORAL

BANDA OITO7NOVE4

17:50

ALÔ INTER

SEU MAXIXE

18:25

PROJETO ESPECIAL PSIRICO

PSIRICO

18:55

PRA FICAR/ BURBURINHO

ALEXANDRE PEIXE

19:30

TRIO DANIELA MERCURY

DANIELA MERCURY

20:00

FISSURA / AVIÕES DO ELÉTRICOS

AVIÕES DO FORRÓ

20:35

EU VOU / AGITO

TOMATE

21:10

TÔ LIGADO / APAXES DO TORORÓ

PRINCIPE DO GUETTHO

21:45

YES BAHIA CLUB

BOB SINCLAR

22:00

NU OUTRO

JAMMIL

22:55

CERVEJA E CIA

TUCA FERNANDES

23:25

TRIO ST - 3

 

23:40

TRIMIX / É MASSA (SEM CORDAS)

CALDEIRÃO

00:15

TRIO CANTOS DO BRASIL - TRIO BT - 1

LUDIMILLA ANJOS E CANTORES DO THE VOICE

00:30

UNIVERSITÁRIO

 

00:50

TRIO PIPOCA - 4

 

01:05

TRIO REI MOMO

 

01:30

MICROTRIO

BANDA MICROTRIO

 

 

SABADO, 09/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

10:00

HAPPY

BABADO NOVO

15:00

TRIO PIPOCA - 3

 

15:15

TRIO INDEPENDENTE ****

 

15:30

NU OUTRO

BANDA EVA

16:05

SIRI CO TODI

 

16:40

CERVEJA E CIA

IVETE SANGALO

17:15

NANA BANANA

CHICLETE COM BANANA

17:50

COCOBAMBU

ASA DE AGUIA

18:25

D + / BANANA CORAL

BANDA OITO7NOVE4

19:00

ALÔ INTER

PABLO DO ARROCHA

19:35

TRIO BT -1

MORAES MOREIRA

19:50

TIMBALADA

TIMBALADA

20:25

FISSURA / OPEN BARRA

FILHOS DE JORGE

21:00

PRA FICAR

PSIRICO

21:35

YES BAHIA CLUB

BANDA CHEIRO DE AMOR

22:10

EU VOU / AGITO

TUCA FERNANDES

22:45

TRIO ST - 3

 

23:00

TRIMIX / ARRASTÃO DO PARANGOLÉ (SEM CORDAS)

PARANGOLE

23:35

TÔ LIGADO (SEM CORDAS)

FORA DA MIDIA

00:10

UNIVERSITÁRIO

 

00:45

É MASSA (SEM CORDAS)

A BRONKKA

01:20

TRIO PIPOCA - 4

 

01:35

TRIO BT - 2

 
 

 

DOMINGO, 10/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

09:00

UNIDADE DA CELEBRAÇÃO ESPIRITUAL

 

14:30

OLODUM

BANDA OLODUM

15:05

GULA / CAMALEÃO

CHICLETE COM BANANA

15:40

FECUNDANÇA / PIRRAÇA

JORGE E MATEUS

16:15

TCHAN / PRAIEIROS

JAMMIL

16:50

TRIO PIPOCA - 3

 

17:05

ME AMA

ANDRÉ LELIS

17:40

ME ABRAÇA

ASA DE AGUIA

18:15

TRIO ARMANDINHO DODÔ E OSMAR

BANDA ARMANDINHO, DODÔ E OSMAR

18:45

CROCODILO

DANIELA MERCURY

19:20

BRODER / LARGADINHO

CLAUDIA LEITTE

19:55

TRIO ST - 3

 

20:10

MEU E SEU

HARMONIA DO SAMBA

20:45

BALADA

TUCA FERNANDES

21:15

TÊ TÊ TÊ / AFRO POP

MARGARETH MENEZES

21:50

EMPRESARIOS DA COPA - TRIO BT - 1

 

22:20

A MULHERADA

A MULHERADA E CONVIDADOS

22:50

CORTEJO AFRO

BANDA CORTEJO AFRO

23:20

TRIO PIPOCA - 4

 

23:35

AGUA DE COCO

 

23:50

ECOLOGICO MEIO AMBIENTE

BANDA ROMA NEGRA

00:05

A NOVIDADE

VERSÃO AXÉ

00:20

TRIO BT - 2

 
 

 

SEGUNDA-FEIRA, 11/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

14:30

TRIO PIPOCA - 3

 

15:00

FILHOS DE GANDHY

BANDA SHOW GANDHY

15:30

FILHAS DE GANDHY

BANDA FILHAS DE GANDHY

16:00

TRIO ST - 3

 

16:15

GULA / CAMALEÃO

CHICLETE COM BANANA

16:50

FECUNDANÇA / CORUJA

IVETE SANGALO

17:25

TCHAN / PRAIEIROS

JAMMIL

17:55

ME AMA

ANDRÉ LELIS

18:15

ME ABRAÇA

ASA DE AGUIA

18:50

CROCODILO

DANIELA MERCURY

19:25

TRIO ARMANDINHO DODÔ E OSMAR

BANDA ARMANDINHO, DODÔ E OSMAR

19:55

PROJETO ESPECIAL

 

20:25

BRODER / LARGADINHO

CLAUDIA LEITTE

21:00

MEU E SEU

HARMONIA DO SAMBA

21:35

BALADA

JU MORAES E CONVIDADOS

22:10

TÊ TÊ TÊ / AFRO POP

MARGARETH MENEZES

22:45

TRIO PIPOCA - 4

 

23:00

TRIO BT -1

 

23:15

COCO PILEKE / BEIJO

 

23:45

CORTEJO AFRO

BANDA CORTEJO AFRO

00:15

AGUA DE COCO

 

00:35

TRIO DO ARROCHA - TRIO BT 2

 

00:50

VEM SAMBAR

 

01:30

ECOLOGICO MEIO AMBIENTE

BANDA ROMA NEGRA

01:50

A NOVIDADE

VERSÃO AXÉ

 

 

TERÇA-FEIRA, 12/02/2013

 

HORARIO

 

ENTIDADE

 

ATRAÇÃO

14:30

MICROTRIO

BANDA MICROTRIO

14:45

TRIO PIPOCA - 3

 

15:00

ARAKETU

BANDA ARA KETU

15:35

GULA / CHEIRO DE MAR

BANDA CHEIRO DE AMOR

16:10

FECUNDANÇA / PIRRAÇA

GUSTTAVO LIMA

16:45

TCHAN

 

17:20

PROJETO ESPECIAL

 

17:35

ME AMA

ANDRÉ LELIS

18:10

ME ABRAÇA

ASA DE AGUIA

18:45

CROCODILO

DANIELA MERCURY

19:20

BRODER / LARGADINHO

CLAUDIA LEITTE

19:55

TRIO ARMANDINHO DODÔ E OSMAR

BANDA ARMANDINHO, DODÔ E OSMAR

20:25

MEU E SEU

HARMONIA DO SAMBA

21:00

BALADA

TUCA FERNANDES

21:35

TRIO ST - 3

 

21:50

TÊ TÊ TÊ - SEM CORDAS

 

22:20

TRIO PIPOCA - 4

 

22:35

COCO PILEKE / BEIJO

 

23:05

BANANA REGGAE

THOMÉ VIANNA / SUGA ROY & CONRAD CRYSTAL / PRIEST TIGER

23:25

VOA VOA

CHICLETE COM BANANA

23:55

A MULHERADA

A MULHERADA E CONVIDADOS

00:15

TRIO BT -1

 

00:30

AGUA DE COCO

 

00:50

A NOVIDADE

VERSÃO AXÉ

01:10

TRIO BT - 2

 
       

 

Circuito Osmar - Avenida

 

QUINTA-FEIRA, 07/02/2013

 

HORARIO

 

 

ENTIDADE

 

 

ATRAÇÃO

 

19:45

ATRAÇÕES DA ABERTURA DO CARNAVAL

BANDÃO DA CIDADE / BANDA A MULHERADA

20:00

PROJETO ESPECIAL CHICLETE COM BANANA (SEM CORDAS)

CHICLETE COM BANANA

20:30

TRIO REI MOMO .

 

20:45

ALERTA GERAL

DUDU NOBRE / FORA DA MIDIA / DELCIO LUIZ / FUNDO DE QUINTAL / NETO BALA E JULIANA RIBEIRO

21:15

PAGODE TOTAL

BANDA GRUPO SENSUAL / GRUPO É O TCHAN / BANDA PAGODE TOTAL

21:45

BLOCO DA CAPOEIRA

TONHO MATERIA

22:15

BANKOMA

BANDA BANKOMA

22:45

MILENAR

EDIL PACHECO / GRUPO PARTIDÃO / IRMANADA

23:15

AMOR E PAIXÃO

NELSON RUFINO/ BATIFUN / SANGUE BRASILEIRO/ MOVIMENTO/ BAMBEIA

00:45

PROIBIDO PROIBIR

GRUPO KATULÊ E CONVIDADOS

01:15

TRIO ST - 1

 

01:30

BIG BLOCO DO GUETO

OFICINA MUSICAL DO BBG, NEGÃO DA VIOLA, NEGRO DAVI

01:45

TRIO BT - 2

 

02:00

SAMBA & FOLIA

 

02:20

A MULHERADA

A MULHERADA E CONVIDADOS

02:40

QUERO VER O MOMO

PERCUSSÃO E SOPRO/ BANDA STATUS

 

 

SEXTA-FEIRA, 08/02/2013

 

 

HORARIO

 

 

ENTIDADE

 

 

ATRAÇÃO

 

17:00

AGENTE FAZ SAÚDE

BANDA GOLAÇO

17:30

POLIMANIA

GAND Ê E CONVIDADOS

18:00

TRIO ST - 1

 

18:15

SAUDADE É FOLIA

 

18:30

Q FELICIDADE

BANDA DEPEBNDE DE NÓS / GANG É

19:00

TRIO PIPOCA - 1

 

19:15

AS KENGAS EXCLUSIVAS

BANDA OS CARAS

19:45

CORTEJO AFRO

BANDA CORTEJO AFRO

20:15

OLODUM

BANDA OLODUM

20:45

TRIO PIPOCA - 2

 

21:00

FILHOS DE MARUJO

BANDA VIOLA DE MARUJO

21:30

OS NEGÕES

BANDA AFRO OS NEGÕES

22:00

TRIO ST - 2

 

22:15

ALVORADA

ROBERTO MENDES / ALOÍSIO MENEZES / GAL DO BECO / MARQUINHO SATÃ / BAMBEIA

22:45

MILENAR

EDIL PACHECO / GRUPO PARTIDÃO / IRMANADA

23:00

REDUTO DO SAMBA

HARMONIA DO SAMBA

23:30

SOWETO

BARABADÁ E BANDA

00:00

SAMBA POPULAR

 

00:30

TRIO BT - 4 - 2ª VOLTA

 

00:45

COME LIXO

BANDA VERDE E ROSA

01:05

BIG BLOCO DO GUETO

OFICINA MUSICAL DO BBG, NEGÃO DA VIOLA, NEGRO DAVI

01:25

SAMBA DO P

 

01:45

PAGODÃO

 

02:05

BLOCO OS TOALHAS

 

02:25

CLUBE DO SAMBA NA AVENIDA

MUMUZINHO / SAMBA DO CLUBE/ LUCY LAURA

02:30

TRIO BT-3 - 2ª VOLTA

 
 

 

SABADO, 09/02/2013

 

 

HORARIO

 

 

ENTIDADE

 

 

ATRAÇÃO

 

10:30

TODO MENINO É UM REI

TURMA DO CHIQUINHO / SAMBA DE FAROFA

10:45

PEQUENO PRINCIPE DE AIRÁ

BANDA UNJIRA

11:00

ALGODÃO DOCE

CARLA PEREZ

11:30

RHATAPLAN

BANDA RATHAPLAN/ SONHO DE CRIANÇA

13:30

BLOCO DA SAUDADE

BANDA DA SAUDADE

14:00

POLIMANIA

GAND Ê E CONVIDADOS

14:30

TRIO PIPOCA - 1

 

14:45

AS MUQUIRANAS

SAYDI BAMBA

15:15

É COM ESSE QUE EU VOU

BANDA STATUS

15:45

BOLA CHEIA

MISSINHO

16:15

BABY-LÉGUAS

 

16:45

CANELIGHT

BAMBEIA / FORA DA MÍDIA

17:15

PORCO IOIO

BANDA ABACATE COM CACHAÇA E CONVIDADOS

17:45

ARAKETU

BANDA ARA KETU

18:15

TRIO ARMANDINHO DODÔ E OSMAR

BANDA ARMANDINHO, DODÔ E OSMAR

18:30

AS KUVITEIRAS

BANDA PAGODÃO

19:00

VEM SAMBAR

GRUPO REVELAÇÃO

19:30

COMMANCHE DO PELÔ

GEOSSREY

20:00

TRIO ST - 1

 

20:15

TRIO PIPOCA - 2

 

20:45

MALÊ DEBALÊ

BANDA MALÊ

21:15

DIDÁ

BANDA FEMININA DIDÁ

21:45

AMULETO

BANDA ALICE DE SANOYA / BANDA AMULETO

22:15

TRIO ST - 2

 

22:30

MUZENZA

BANDA MUZENZA

23:00

AMIGOS DE CAJÁ

BANDA JAPHRAZ

23:30

BANKOMA

BANDA BANKOMA

00:00

TRIO BT - 4 - 2ª VOLTA

 

00:15

JAKÉ

BANDA PIT STOP/ NEIVALDO DO TCHACO

00:35

ILÊ AIYÊ

BAND'AIYÊ

00:55

DIAMANTE NEGRO

ED VOX E BANDA

01:15

QUINTAL DO SAMBA

BANDA QUINTAL DO SAMBA E CONVIDADOS

01:35

ARCA DE OLORUM

BANDA IRIS DO SOL

01:55

REGGAE O BLOCO

BANDA REGGAE BOYS / BRANCO ARAUJO

02:15

MANIA DE SAMBAR

QUINTAL DO ZECA PAGODINHO

02:35

SAMBA & FOLIA

 

02:55

DENGO BAIANO

BANDA DENGO BAIANO / NO STYLLO E CONVIDADOS

03:10

TRIO BT-3 - 2ª VOLTA

 
 

 

DOMINGO, 10/02/2013

 

 

HORARIO

 

 

ENTIDADE

 

 

ATRAÇÃO

 

10:00

CORTEJO AFRODROMO

CARLINHOS BROWN E CANTORES DAS ENTIDADES AFROS

11:00

MAMULENGO

BANDA PERCUSSIVA MAMULENGO DA BAHIA

11:30

ALGODÃO DOCE

CARLA PEREZ

12:00

IBÉJI

ED CITY

12:30

PIERROT DE PLATAFORMA

GRUPO DE PIERROT

12:45

PIERROT TRADIÇÃO

GRUPO DE PIERROT

13:00

MICROTRIO

BANDA MICROTRIO

13:30

INTER

TOMATE

14:05

CORUJA

IVETE SANGALO

14:40

PAPA

BABADO NOVO

15:15

EVA

BANDA EVA

15:50

CHEIRO DE AMOR

BANDA CHEIRO DE AMOR

16:25

TRIO BT -3

 

16:40

PINEL (SEM CORDAS)

PSIRICO

17:10

TRAZ A MASSA

PARANGOLE

17:40

ARAKETU (SEM CORDAS)

BANDA ARA KETU

17:55

TRIO ST - 1

 

18:10

COMMANCHE DO PELÔ

GRUPO MANIA DE SER / PAGODE DA MULHER SOLTEIRA

18:40

APAXES DO TORORO

PODERDANG

19:10

TRIO PIPOCA - 1

 

19:25

BLOCÃO DA LIBERDADE

GRUPO MOVIMENTO / BANDA DE PERCUSSÃO

19:55

TRIO ST - 2

 

20:10

100 CENSURA

KALLY/ BANDA 100 CENSURA

20:40

BANANA REGGAE

THOMÉ VIANNA / SOLANO JACOB / DADA YUTE

21:55

TRIO PIPOCA - 2

 

22:10

TRIO BT - 4

 

22:25

KAMBALAGWANZE

BANDA KAMBALAGWANZE E CONVIDADOS

22:55

GANGAZUMBA

BANDA GANGAZUMBA /GRUPOS OS INOCENTES

23:25

OS NEGÕES

BANDA AFRO OS NEGÕES

 

 

SEGUNDA-FEIRA, 11/02/2013

 

 

HORARIO

 

 

ENTIDADE

 

 

ATRAÇÃO

 

11:00

DIDÁ

BANDA FEMININA DIDÁ

11:30

BLOCO DA SAUDADE

BANDA DA SAUDADE

12:00

TRIO DO FORRÓ - TB 3

 

12:30

É COM ESSE QUE EU VOU

BANDA STATUS

13:00

PAGODÃO DO CAÇOTE

 

13:30

INTER

TOMATE

14:05

AS MUQUIRANAS

PSIRICO

14:40

EVA

BANDA EVA

15:15

CHEIRO DE AMOR

BANDA CHEIRO DE AMOR

15:50

MUDANÇA DO GARCIA

BANDA VOOU

16:50

PAPA

BABADO NOVO

17:25

TRAZ A MASSA

FANTASMÃO

18:00

PINEL

 

18:35

TRIO ST - 1

 

18:50

TRIO REI MOMO .

 

19:05

ILÊ AIYÊ

BAND'AIYÊ

20:05

AS MARISQUEIRAS

NO STYLLO

20:35

TRIO PIPOCA - 1

 

20:50

100 CENSURA

BANDA OBANDACOÔ

21:20

MALÊ DEBALÊ

BANDA MALÊ

22:20

BOLA CHEIA

MISSINHO

22:50

TRIO PIPOCA - 2

 

23:05

BLOCÃO DA LIBERDADE

GRUPO MOVIMENTO E CONVIDADOS

23:35

APAXES DO TORORO

PRINCIPE DO GUETTHO

00:05

TRIO ST - 2

 

00:20

MUNDO NEGRO

BANDA MUNDO NEGRO

00:45

JAKÉ

 

01:05

ORIOBÁ

 

01:25

PAGODÃO

 

01:45

MANIA DE SAMBAR

BANDA CONEXÃO DE ANGOLA

 

 

TERÇA-FEIRA, 12/02/2013

 

 

HORARIO

 

 

ENTIDADE

 

 

ATRAÇÃO

 

10:30

IBÉJI

ED CITY

11:00

PIERROT DE PLATAFORMA

GRUPO DE PIERROT

13:00

TRIO REI MOMO -

 

13:30

INTER

TOMATE

14:05

CORUJA

IVETE SANGALO

14:40

CAMALEÃO

CHICLETE COM BANANA

15:15

CHEIRO DE AMOR

CHICA FÉ

15:50

AS MUQUIRANAS

PARANGOLE

16:25

EVA (SEM CORDAS)

BANDA EVA

17:00

TRAZ A MASSA

BLACK STYLE

17:15

TRIO BT - 4

 

17:35

PINEL

 

18:10

PAPA / HOMENAGEM 70 ANOS DE NELSON RUFINO

NELSON RUFINO/ BATIFUN E CONVIDADOS

18:45

OLODUM

BANDA OLODUM

19:45

TRIO ST - 1

 

20:00

TRIO PIPOCA - 1

 

20:15

COMMANCHE DO PELÔ

BANDA SANGUE BRASILEIRO E CONVIDADOS

20:45

MUZENZA

BANDA MUZENZA

21:15

APAXES DO TORORO

PIROU DE VEZ

21:45

100 CENSURA

KALLY/ BANDA 100 CENSURA

22:15

TRIO ST - 2

 

22:30

TRIO PIPOCA - 2

 

23:00

FILHOS DO CONGO

BANDA FILHOS DO CONGO

 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Tribuna da Bahia

 

Dilma autoriza leilão para exploração de Petróleo e Gás nas regiões do Sisal e de Alagoinhas (BA)

25/01/2013 09:40

presidente-Dilma-Rousseff-nov2011-size-598

 

Mais de dez municípios baianos da Região do Sisal e de Alagoinhas podem ser beneficiados com a decisão da presidente Dilma Roussef de autorizar a Agência Nacional de Petróleo (ANP) a inclusão da Bacia de Tucano e do Recôncavo no leilão para exploração e produção de petróleo e gás, que vai ocorrer em maio. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli nesta quinta-feira (24). A decisão da presidente atende a um apelo do próprio secretário, do governador Jaques Wagner e também do deputado Joseildo Ramos. Esse pode ser o maior investimento econômico na região nas últimas décadas.

As empresas disputarão 36 blocos em solo da Bacia de Tucano Sul e 17 blocos na Bacia do Recôncavo. O investimento previsto de R$ 1 bilhão e expectativa de geração de mais de mil empregos diretos, com um impacto sem precedentes na economia dos municípios. “A Além de gerar receita a partir de Royalties com a produção, a exploração vai dinamizar o comércio e aumentar a renda dos trabalhadores”, comemorou Joseildo. O deputado ressaltou ainda que a exploração vai mudar o panorama do desenvolvimento dos municípios que compõem o semiárido e sofrem com a estiagem. A estimativa é que só sobre Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sejam arrecadados R$ 25 milhões pelos municípios. O bloco que compreende a Bacia de Tucano Sul foi a leilão em 2006, mas algumas questões jurídicas travaram o resultado e fizeram Dilma cancelar o processo e autorizar um novo leilão, informou Antônio Rivas, que na época era gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Petrobras na Bahia e hoje é Assessor Especial da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Além de Alagoinhas, em razão da atividade comercial, as cidades de Inhambupe, Sátiro Dias, Biritinga, Olindina, Itapicuru, Nova Soure, Cipó e Araci, dentre outras, serão beneficiadas com a decisão.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Gil Santos

 

Petrobrás abre inscrições para concurso com salários até R$3 mil

25/01/2013 11:58

 

A Petrobrás divulgou nesta quinta-feira (24), o edital de abertura do seu concurso público para o preenchimento de 44 vagas mais formação de cadastro de reserva em cinco cargos dos níveis médio e médio/técnico. As oportunidades são para técnico de administração e controle júnior, técnico de contabilidade júnior, técnico de operação júnior, técnico de segurança júnior e técnico de suprimento e logística júnior.


Os salários variam de $2.599,45 a R$3.132,34 e os aprovados também receberão auxílio-creche ou auxílio-acompanhante (somente para empregada), auxílio-ensino (pré-escolar, ensinos fundamental e médio) para filhos, vale-refeição, vale-transporte, assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar) e benefício farmácia, plano de Previdência Complementar (opcional), programa de assistência especial (destinado às pessoas com deficiência, filhos de empregados) e participação nos lucros e nos resultados.

As vagas são para todo o Brasil. Na Bahia, as oportunidades estão em Salvador e Itabuna. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de fevereiro através do site da Cesgranrio. A taxa de inscrição é de R$35, e os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas sobre Conhecimentos Básicos e Específicos, além de exame de capacitação física (somente para técnico de operação júnior).

Ainda haverá qualificação biopsicossocial composta por avaliação psicológica, exames médicos e levantamento sociofuncional. Os futuros funcionários serão contratados pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: iBahia

 

Após queda de liminar, Anvisa proíbe venda de álcool líquido

25/01/2013 11:36

Após queda de liminar, Anvisa proíbe venda de álcool líquido

O álcool líquido vai ter sua venda proibida novamente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai retirar de circulação o produto, que só poderá ser comercializado em gel. O órgão vem tentando implantar a medida desde 2002, mas a decisão foi suspensa pela Justiça. No entanto, em agosto de 2012, o Judiciário Federal derrubou a determinação e não há mais possibilidade de recurso. As indústrias têm até o dia 31 de janeiro para se adequarem às normas. No dia 1º de fevereiro, todos os produtos que ainda estiverem no mercado serão recolhidos. As empresas que não cumprirem a medida terão seus registros cancelados. O motivo do veto é o fato de os produtos líquidos aumentarem o risco de queimadura grave, porque o álcool líquido se espalha pelo corpo com maior facilidade. Caso o consumidor encontre o produto após o dia 31 de janeiro, ele deve comunicar à Anvisa e o produto será apreendido.

 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: G1

 

Ryan, o menino que saciou a sede de meio milhão de africanos

25/01/2013 10:39
Ryan, o menino que saciou a sede de meio milhão de africanos

Ryan nasceu no Canadá, em maio de 1991. Quando pequeno, na escola, com apenas seis anos, sua professora lhes falou sobre como viviam as crianças na África. Profundamente comovido ao saber que algumas até morrem de sede, sendo que para ele próprio bastava ir a uma torneira e ter agua limpa.

 

Ryan perguntou a professora quanto custaria para levar agua para a Africa, e a professora lembrou que havia uma organização chamada "WaterCan", que poderia fazer poços custando cerca de 70 dólares.

 

Quando chegou em casa, foi direto a sua mãe Susan e lhe disse que necessitava de 70 dólares para comprar um poço para as crianças africanas. Sua mãe disse que ele deveria conseguir o dinheiro pelo seu esforço, e deu-lhe tarefas em casa com as quais Ryan ganhava alguns dólares por semana.

 

Finalmente reuniu os 70 dólares e foi para a "WaterCan". Quando atenderam, disseram-lhe que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares.. Susan deixou claro que ela não poderia lhe dar todo esse dinheiro, mas Ryan não se rendeu e prometeu que voltaria com os 2.000.

 

Passou a realizar tarefas na vizinhança e acumulando dinheiro, o que contagiou seus irmãos, vizinhos e amigos, que puseram-se a ajudar. Até reunir o dinheiro necessário. E em janeiro de 1999 foi perfurado um poço numa vila ao norte de Uganda.

 

Quando o poço ficou pronto, a escola de Ryan começou a se corresponder com a escola que ficava ao lado do poço.

 

Assim Ryan conheceu Akana: um jovem que lutava para estudar a cada dia. Ryan cativado, pediu aos pais para viajar para conhecer Akana. Em 2000, chegou ao povoado, e foi recebido por centenas de pessoas que formavam um corredor e gritavam seu nome. - Sabem meu nome? - Ryan surpreso pergunta ao guia. - Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor sabe. respondeu.

 

Hoje em dia Ryan, com 21 anos, tem sua própria fundação e já levou mais de 400 poços para a Africa. Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da agua.

 

UM GAROTO DE SEIS ANOS E UM SONHO. PRECISA DIZER MAIS???

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: TvdoCumbe.com

____________________________________________________________________________________

Comentário

parabéns

Data: 29/01/2013

De: ailton lima

o que dizer? se não, Deus te proteja

 

Correios querem ampliar oferta de serviços, com telefonia móvel e seguros

25/01/2013 10:07

Os Correios devem oferecer, ainda este ano, serviços de telefonia celular e seguro pessoal. A ideia, segundo o presidente da empresa, Wagner Pinheiro, é facilitar o acesso a esse tipo de serviço pela população, especialmente no interior do país. “Como empresa pública, queremos ampliar o acesso a serviços para a população que tem mais dificuldade de acesso”. O serviço de telefonia celular vai ser oferecido por meio do Operador Virtual de Telefonia Móvel, pelo qual empresas compram no atacado a oferta de rede de operadoras de telefonia e oferecem no varejo para seus clientes. O operador virtual não precisa de licença para uso de frequências e dispensa infraestrutura de rede de telecomunicações, mas tem obrigações semelhantes às de uma empresa tradicional de telefonia móvel, inclusive no cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. As empresas Porto Seguro e Sermatel receberam autorização da Agência Nacional de Telecomunicações para oferecer o serviço.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Agência Brasil

 

Ex-participante de "A Fazenda", da TV Record, é acusado de dá golpe em viúva de Chico Anysio

25/01/2013 09:56

Segundo a coluna de Leo Dias, do jornal O Dia, o empresário Haysam Ali, que participou de A Fazenda de Verão, deu um golpe de R$ 400 mil em Malga di Paula, viúva de Chico Anysio. O empresário queria trazer ao Brasil a cantora Lady Gaga. Sem dinheiro para isso, conheceu Malga por intermédio de um amigo e contou seus planos de trazer a cantora pop para uma turnê no País. Ela adorou a ideia. Haysam precisava de alguém qu bancasse a reserva da data dos shows. Malga di Paula  deu um cheque no valor de R$ 400 mil. Ainda segundo a coluna, tudo não passou de um golpe. Depois que descontou o cheque, Haysam desapareceu. A viúva de Chico Anysio só teve notícias do empresário quando ele entrou no reality show da TV Record em novembro de 2012. Os dois marcaram de conversar na próxima segunda (28)

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Jornal o Dia

 

Filme de Lampião mostrará um lado do cangaço que poucos conhecem, promete ator

25/01/2013 09:24

O cinema nacional está a todo vapor com as produções sobre os grandes nomes da nossa história. Agora chegou a vez de Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião.

O ator Paulo Goulart Filho confirmou que será o protagonista, em entrevista ao Programa do Jô. A ideia é que as filmagens aconteçam no primeiro semestre de 2013, no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco e Sergipe.

O filme será dirigido por Bruno Azevedo e ele já disse que sua intenção é mostrar um lado mais humano de Lampião e não ser uma cinebiografia, porém em momento algum há interesse em glorificar a imagem do cangaceiro.

Queremos mostrar que talvez o outro lado deste personagem possa ser mais interessante do que o lado sanguinário, assassino e saqueador que conhecemos. Mostraremos um lado sobre Lampião que poucas pessoas conhecem. Trata-se de uma mega produção, não uma biografia, e, sim, um filme de ficção baseado em fatos reais, com muitos efeitos especiais, um super elenco e uma forma diferente de fazer cinema no Brasil, contribuindo, significativamente, para a construção de uma nova identidade cultural do cinema nacional”, destaca Azevedo em entrevista ao jornal Gazeta do Oeste.

Sobre a confirmação de Goulart, o diretor disse que ainda quer mais nomes populares:

“Lampião será interpretado por Paulo Goulart Filho. São muitos os atores e convidados e também atrizes. Temos um universo quase que infindo para explorarmos novos personagens e compor um time fantástico de elenco. mas o carro chefe do filme é formado por três personagens, Lampião, Maria Bonita e Corisco, nesta ordem convidamos Paulo Goulart Filho, Alice Braga e Rodrigo Santoro, porém, a única confirmação certa que temos até agora é de Paulo Goulart. Alice e Rodrigo estão aguardando a definição de suas agendas para que saibamos se haverá ou não possibilidade de filmarmos com eles, já que pretendemos iniciar nossa produção logo após o carnaval de 2013. Porém, participações de um elenco de primeira eu posso garantir a todos, além, é claro, de alguns atores e atrizes que ainda não são famosos perante o conhecimento do público, e que estão sendo escolhidos em cada uma das cidades por onde iremos filmar. Assim, não só valorizamos o talento de artistas regionais, como também deixamos o filme com uma identidade mais realista e com a cara do nordeste brasileiro”.

Sobre o fato de produzir um filme sobre um “vilão” que ficou marcado como um personagem macabro da história do Nordeste, ele rebate:

“Há relatos de que Lampião tirava dos ricos e dava aos pobres. Cometeu, sim, muitas atrocidades, porém, em pesquisa recente, foi perguntado para muitas pessoas no Nordeste: Lampião, herói ou bandido? 94% das respostas foram: herói! Portanto, é difícil classificar a característica exata de um personagem como este. O que queremos mostrar no filme é um perfil de anti-herói, mas que, ainda assim, tem seu carisma, seu respeito, seu senso de justiça. Lá fora, nas produções hollywoodianas, isso funciona muito bem, com heróis que fazem justiça com as próprias mãos e agem contra o sistema corrupto em prol dos mais necessitados. Claro que não queremos incentivar ninguém a fazer justiça com as próprias mãos, ainda mais da maneira como Lampião fazia. O que queremos é mostrar que existem lados desconhecidos deste personagem. Sua relação com seus amigos do bando, o código de ética e respeito, a paixão por Maria Bonita, a cumplicidade de todos, o código de fidelidade, sua vaidade com as roupas, perfumes, penteados, etc”.

O lançamento está previsto para o fim de 2013 ou começo de 2014.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: cinemacomrapadura.com/Rodelas.com

 

Roberto Carlos proíbe que música de sua autoria seja tocada no Big Brother Brasil 13

25/01/2013 14:15
A Globo atendeu ao pedido do cantor

 

"Esse Cara Sou Eu", música de Roberto Carlos,  embala muitos casais de namorados, mas deixará de embalar os pombinhos do BBB 13.  Segundo o colunista Daniel Castro, do portal ‘R7’, ele proibiu que a música seja trilha sonora do reality. O escritório do cantor entrou em contato com a Rede Globo solicitando que a canção seja excluída.
A emissora atendeu ao pedido,  mas o cantor  não comentou as razões da proibição. Assim, somente a novela "Salve Jorge" pode utilizar seu sucesso.

 

Hoje terá paredão surpresa na casa

O líder da semana indicará alguém para o paredão. Os outros confinados também votarão, mas dessa vez será cara a cara.  Sem que os brothers saibam, o  público decidirá, entre esses dois emparedados, quem será o novo líder . Amanhã, Bial anuncia a  falsa eliminação  - o ‘eliminado’ ficará confinado num quarto paralelo à casa e voltará no domingo, no papel de novo líder.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Jornal da Massa

 

Coreia do Norte anuncia realização de terceiro teste nuclear

25/01/2013 10:51

Coreia do Norte anuncia realização de terceiro teste nuclear

A Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte advertiu, nesta quinta-feira (24), que o país realizará seu terceiro teste nuclear em desafio à recente punição imposta pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), e reafirmou que o lançamento de um foguete em dezembro tinha a intenção pacífica de pôr um satélite em órbita. Por outro lado, o principal órgão do governo coreano deixou claro que seus foguetes de longo alcance têm capacidade de atacar os Estados Unidos, que classificou de "inimigo declarado". A comissão prometeu manter as ações com satélites e foguetes e conduzir um teste nuclear como parte de uma "nova fase" do combate com os americanos. O órgão indicou que o teste atômico está "próximo", mas não especificou quando ou onde será realizado.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Portal IG

 

Prefeitura Municipal de Uauá (BA) paga dívida deixada pelo ex-gestor

24/01/2013 09:36

Prefeito Olímpio Cardoso

 

A Prefeitura Municipal de Uauá, através do Prefeito Olímpio Cardoso (PDT) assinou acordo com os servidores da educação para pagar o salário do mês de dezembro, dívida deixada pelo antigo gestor, Jorge Lobo. Segundo informações da Secretaria de Finanças, a folha do mês de dezembro é de R$ 314.988,10. No acordo, o salário de dezembro será pago junto com o do mês de janeiro, até o quinto dia útil do mês e um terço das férias será dividido entre os meses de março e abril. Conforme anexo, o pagamento já está autorizado no Banco do Brasil, apenas aguardando ser homologado pela justiça.

 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Ascom - Prefeitura Municipal de Uauá/Geraldo José

 

MEC divulga lista dos aprovados no Prouni, confira a lista

24/01/2013 09:47

O Ministério da Educação disponibilizou na manhã desta quinta-feira (24) o sistema de consulta dos candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni).Acesse o sistema do ProuniPara saber se obteve uma das 162.329 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, o estudante deve inserir o número de inscrição e a senha do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e digitar os caracteres que aparecem na tela.

O prazo para matrícula na instituição de ensino e apresentação dos documentos nas instituições de ensino vai até o dia 31. Estes documentos devem comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição, entre eles os comprovantes de rendimentos. Para concorrer à bolsa integral (100% do valor da mensalidade), o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% do valor da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Veja a lista de documentos necessários.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Voz da Bahia

 

Criança de 12 anos era abusada pelo pai, tio e primos no Ceará

24/01/2013 10:00
Segundo denúncias, adolescente sofria abusos sexuais desde os 8 anos. Pai, tio e 2 primos foram presos suspeitos de violência contra menina.
         
Quatros homens da mesma família, entre 30 e 50 anos, foram presos suspeitos de abusar sexualmente de uma adolescente de 12 anos em Fortaleza. A menina é filha de uns dos presos, prima de dois deles e sobrinha de outro. O pai da adolescente está preso desde o fim de semana na Delegacia de Capturas, no Centro da capital. Os três outros suspeitos foram presos na manhã desta quarta-feira (23).
 
De acordo com a polícia, as investigações da violência sexual contra a adolescente começaram após denúncias de vizinhos. Exames comprovaram o crime.  A menina de 12 anos recebe cuidados há um mês em um abrigo. A adolescente morava com o pai e a mãe e, segundo a polícia, era violentada pelos familiares desde os oito anos de idade.
 
Os dois primos e o tio prestaram depoimentos na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) e, em seguida, foram levados para a Delegacia de Capturas. A delegada da Dececa, Ivana Timbó, destaca a importância de denunciar casos de exploração sexual contra crianças e adolescente. "Esse caso foi denunciado por vizinhos e  mostra que as pessoas não podem ter medo de denunciar", destaca.
 
 
Portal Formosa, seu portal de notícias
Fonte: G1 Ceará.

_____________________________________________________________________________________

Comentário

Cadeia neles.

Data: 29/01/2013

De: Indignada

Eu sou a favor da castracao quimica para esses casos.

 

Conta de luz fica mais barata a partir de hoje (24)

24/01/2013 09:52

A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quarta (23), em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, a redução na tarifa de energia elétrica divulgada mais cedo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A presidente disse também que "fracassaram" as previsões daqueles que "são do contra" e, segundo ela, afirmaram que o governo não conseguiria baixar o custo da conta de luz. Segundo Dilma, o corte na tarifa de energia para residências será de 18% e para a indústria, de até 32%, mesmos percentuais informados pela Aneel no início da tarde. Os cortes são ainda maiores que os anunciadospela própria presidente em setembro, quando ela afirmou que a redução média seria de 16% para residências e de até 28% para a indústria. A nova tarifa entrará em vigor nesta quinta-feira (24), segundo anunciou a presidente, e será formalizada por meio de um decreto e de uma medida provisória. “A conta de luz, neste ano de 2013, vai baixar 18% para o consumidor doméstico e até 32% para indústria, agricultura, comércio e serviços. Ao mesmo tempo, com a entrada em operação de novas usinas e linhas de transmissão, vamos aumentar em mais de 7% nossa produção de energia e ela irá crescer ainda nos próximos anos”, disse Dilma durante o pronunciamento, de pouco mais de oito minutos.

A prresidente criticou as previsões de que o corte na tarifa a ser anunciado seria menor do que o pretendido pelo governo.  “Como era de se esperar, essas previsões fracassaram”, afirmou. Para Dilma, “aqueles que são do contra estão ficando para trás”. Em dezembro de 2012, o secretário-executivo de Minas e Energia, Márcio Zimmermann chegou a afirmar que não seria possível reduzir as tarifas no percentual anunciado inicialmente pelo governo devido à recusa de algumas empresas de energia. Rejeitaram as condições do acordo proposto pelo governo Cesp (São Paulo), Cemig (Minas Gerais), Copel (Paraná) e Celg (Goiás). Os quatro estados são governados pelo PSDB, que faz oposição ao governo federal. “Surpreende que, desde o mês passado, algumas pessoas, por precipitação, desinformação ou algum outro motivo, tenham feito previsões sem fundamento quando os níveis dos reservatórios [das hidrelétricas] baixaram e as [usinas] térmicas foram normalmente acionadas. Como era de se esperar, essas previsões fracassaram. O Brasil não deixou de produzir um único quilowatt que precisava e, agora, com a volta das chuvas, as térmicas voltarão a ser menos exigidas”, declarou Dilma, em referência ao fato de que a energia produzida pelas térmicas é mais cara que a das hidrelétricas.

Segundo a presidente, “cometeram o mesmo erro de previsão os que diziam, primeiro, que o governo não conseguiria baixar a conta de luz. Depois, passaram a dizer que a redução iria tardar. Por último, que ela seria menor que o índice que havíamos anunciado”, afirmou. Dilma esclareceu que mesmo a população dos estados cujas concessionárias de energia se recusaram a aderir ao plano terão suas contas de energia reduzidas. “Espero que em breve, até mesmo aqueles que foram contrários à redução da tarifa, venham a concordar com o que eu estou dizendo”, declarou.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: G1

__________________________________________________________________________________

Comentário

PTralhas

Data: 24/01/2013

De: Egi

isso é mais uma manobra pra enganar os desinformados,e ganhar votos,com certeza ela tirará do bolso do contribuinte.

 

Pela segunda vez em 2 meses ladrão é capturado e espancado por populares na Bahia

24/01/2013 10:07
Essa foi a 2ª vez que "Dente" foi capturado e espancado por populares.(Foto:Vermelhinho)
Essa foi a 2ª vez que “Dente” foi capturado e espancado por populares.(
Em novembro do ano passado, o rapaz foi agredido por populares.(foto:Giro em Ipiaú).
Em novembro do ano passado, o rapaz foi agredido por populares.
 


Ronaldo Santos Nunes,19, vulgo “Dente”, morador da  Horta Comunitária, de Ipiaú, foi preso por policiais do PETO 69 da cidade de Ilhéus após o mesmo furtar um aparelho celular de uma senhora na estrada do Pontal Buerarema e quase ser linchado por populares. Os milicianos chegaram ao momento em que “Dente” era espancado por muitos. Ele foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia. Esse foi o segundo registro de tentativa de linchamento, que “Ronaldo” sofre. No dia 25 de novembro do ano passado, ele foi espancado por populares numa fazenda no Japomerim. Na ocasião, “Dente” era acusado de roubar vários moradores da localidade.
 
Portal Formosa, seu portal de notícias
Fonte: Euclidesemdestaque.com

 

Projeto Rondon em Macururé-BA: Por que o Povoado Formosa não foi incluído no projeto?

22/01/2013 23:45

A equipe do Projeto Rondon vem fazendo um excelente trabalho no município de Macururé (BA). Desde o dia 15 deste mês várias atividades e formações vêm sendo executadas.

O Projeto traz à população: Formação de Professores, Teatro, Debates, Atividades Recreativas, Projetos, Formação de Agentes de Saúde, entre outros trabalhos. Veja abaixo toda a programação.

O que é o Projeto Rondon?

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

 

Objetivos do Projeto

O Projeto Rondon tem por objetivos:

. Contribuir para a formação do universitário como cidadão.

. Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País.

. Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.

. Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

 

CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS DETALHES SOBRE O PROJETO RONDON

 

A turma de rondonistas que está em Macururé é formada por aproximadamente 20 pessoas de duas universidades - UNIMEP (Piracicaba - SP) e UERR (Roraima). Eles fazem parte da operação Canudos e irão permanecer no município até o dia 27 de janeiro para realizar, em comunidades locais, atividades voluntárias nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.


Rondonistas – A equipe da Unimep que participa da operação Canudos é formada pelos alunos: André Correa Medolago, do curso de jornalismo; Beatriz Scarpari Amaral, do curso de administração; Ana Carolina Pires de Lima e Mahatima Fuentes, ambas de pedagogia; Tamires Salles de Oliveira, aluna de enfermagem; Fernanda Aparecida Faria e Silvia Aparecida Tavares, ambas de fisioterapia e também Ester Ferreira Leite, aluna do curso de música. O professor Victor Kraide Corte Real atua como coordenador da operação enquanto Rosana Borges Zaccaria, como professora auxiliar. Ambos são docentes da Faculdade de Comunicação da universidade.

A equipe da UERR é formada por Dayana Tupinambá Cabral (Sociologia), Kelton Oliveira Lopes (Agronomia), Luana Carvalho de Oliveira (Química), Luanda Tamara Bittencoutr Geraldes (Educação Física), Nariene do Nascimento Pereira (Letras), Thaís Costa Santos (Serviço Social), Antônio Duarte Oliveira Junior (Geografia) e Francisco Barbosa Wawanawetery (Geografia). Sob coordenação dos professores Luis Fernando Guterres e Robson Oliveira de Souza.

Viagem precursora – O professor Corte Real esteve dos dias 4 a 10 de novembro, em Macururé, local em que participou de viagem precursora da operação Canudos. Segundo ele, trata-se de uma cidade carente na qual os principais problemas encontrados ocorrem na área da saúde e giram em torno da falta de água, já que o local está há pelo menos dois anos sem chuvas significativas. “Conheci Macururé, no sertão da Bahia, tive como companheiro de viagem o professor Luis Guterres da UERR. Fizemos contato com as autoridades e analisamos a viabilidade de aplicação do plano de atividades, enviado pelo Nepep, quando retornarmos em janeiro com o grupo de alunos. Foi uma experiência sensacional. Essa é a primeira vez que participo do Projeto Rondon e espero poder participar sempre, pois é uma vivência realmente marcante.”, destaca Corte Real.

 

As atividades serão realizadas nas seguintes datas e localidades:

MACURURÉ:  14 à 25

SANSAITÉ:  17 e 18

SÃO FRANCISCO: 23

SALGADO DO MELÃO: 24 e 25

 

Veja abaixo a programação detalhada:

Dia

Data

Atividades/Formações

SEG

14

Reuniões com autoridades e equipe

 

Ajustes nos

Planos de Trabalho

 

 

TER

15

Visita à feira livre, divulgação do Rondon e inscrição nas atividades

 

  • Teatro e fanfarra

 

QUA

16

  • Formação de Professores
  • Documentário
  • Novo acordo ortográfico
  • Formação de Merendeiras
  • Diferenciação de lixão

Oficina de xadrez (geografia e seus conceitos)

  • Formação de Professores
  • Tratamento de água
  • Formação de  Merendeiras
  • Depósito de resÍduos

Oficina de xadrez (geografia e seus conceitos)

  • Teatro e fanfarra

Formação de Conselheiros

QUI

17

  • Formação de Professores
  • Tratamento de água

Reaproveitamento de alimentos e compostagem

  • Formação de Professores

Prática de receitas e compostagem

  • Teatro e fanfarra

SEX

18

  • Medição de pH
  • Agroecologia

Cooperativismo

Filme e recreação

  • Teatro e fanfarra

SAB

19

Coleta ecológica

  • Encontro sobre

Sexualidade e Drogas

Apresentação de teatro

DOM

20

Atividades Recreativas com as Crianças;

 

Aferição de Pressão Arterial, Pesagem e Informações Nutricionais;

 

 

Atividades com Idosos;

Apresentações Musicais e Teatrais

 

 

SEG

21

  • Prática de receitas e compostagem
  • Formação de Professores
  • Tratamento de água
  • Formação de Agentes de Saúde
  • Minicurso - PET
  • Encontro sobre posse e uso da terra e crédito

Minicurso - Equipes

  • Formação de professores
  • Minicurso - Equipes
  • Formação de Agentes de Saúde

Minicurso - PET

  • Teatro e Fanfarra

TER

22

  • Aterro Sanitário
  • Formação de professores
  • Minicurso – Empreendedorismo
  • Exposição – PET(feira)

 

  • Prática de receitas
  • Formação de professores

Minicurso – Empreendedorismo

  • Teatro e Fanfarra

 

QUA

23

  • Formação de Merendeiras

Minicurso - Equipes

  • Participação/ Grêmio

 

  • Formação de merendeiras

 

Minicurso - Equipes

  • Teatro

Formação de Conselheiros

QUI

24

  • Filme e recreação

Agentes de Saúde

  • Filme e recreação

Agentes de Saúde

  • Teatro

SEX

25

  • Encontro com mulheres

Minicurso - Empreendedorismo

  • Encontro com idosos

Minicurso - Empreendedorismo

Apresentação de teatro

SAB

26

Retorno da equipe e cerimônia de encerramento em Petrolina/PE

 

 

DOM

27

 

 

 

 

SANSAITÉ

Equipe: Prof. Robson, Profa. Rosana, Sgt. Robert, Dayana, Francisco, Thaís, Junior, Fernanda, Tamires, Silvia, Beatriz

 

17 QUI

18 SEX

MANHÃ

DESLOCAMENTO

  • Uso e posse de terra
  • Oficina de xadrez (geografia e seus conceitos)
  • Atendimento Saúde

TARDE

  • Atendimento Saúde
  • Diferenciação Lixão e Aterro Sanitário
  • Documentário
  • Encontro com mulheres
  • Oficina de xadrez (geografia e seus conceitos)
  • Minicurso: Artesanato garrafa PET

DESLOCAMENTO

NOITE

  • Minicurso: Artesanato garrafa PET
  • Cine 100 pipoca

 

 

SÃO FRANCISCO

Equipe: Prof. Robson, Profa. Rosana, Sgt. Robert, Luanda, Kelton, Luana, Nara, Ana Carolina, Mahatima, Ester, André

23 QUA

MANHÃ

DESLOCAMENTO

TARDE

  • Formação de professores
  • Oficina Novo Acordo Ortográfico
  • Reaproveitamento de alimentos
  • Medição de pH
  • Música

NOITE

  • Formação de professores
  • Reaproveitamento de alimentos
  • Música

 

SALGADO DO MELÃO

Equipe: Prof. Robson, Profa. Rosana, Sgt. Robert, Luanda, Kelton, Luana, Nara, Ana Carolina, Mahatima, Ester, André

 

24 QUI

25 SEX

MANHÃ

DESLOCAMENTO

DESLOCAMENTO

TARDE

  • Formação de professores
  • Reaproveitamento de alimentos
  • Medição de pH
  • Música

 

NOITE

  • Formação de professores
  • Reaproveitamento de alimentos
  • Música

 

 

 

POR QUE FORMOSA NÃO FOI INDICADA PARA AÇÕES DO PROJETO RONDON?

 

Há muito tempo a comunidade de Formosa sabe/sente que políticos ou organizações municipais geralmente esquecem/excluem o povoado Formosa de projetos destinados à todas as localidades do município.

Percebe-se que há um não interesse em comunicar ou indicar Formosa para determinados assuntos/projetos/ações.

Não é de hoje que pessoas da comunidade com certo grau de instrução, ou sem muito estudo, percebem essa falha nas organizações políticas ou não políticas do município.

Profissionais da educação, por exemplo, já perderam muitas formações/capacitações devido a falta de interesse dos "responsáveis" em comunicá-los sobre determinados cursos, ou simplesmente deixavam para a última hora, tornando quase impossível acesso ao que estava sendo oferecido. Não estamos falando aqui de governo de fulano ou de beltrano, estamos falando de todos os governos que já passaram neste município.

O mesmo parece ter acontecido com o Projeto Rondon, simplesmente esqueceram/excluíram Formosa do mesmo. Mas, por quê? Por quem?

Vamos entender um pouco as etapas do Projeto no município:

Em novembro um integrante do Projeto Rondon, o professor Corte Realfez, visitou Macururé para ajustar com as lideranças municipais e as prefeituras as ações que seriam realizadas pelas universidades durante a operação, de forma a atender às reais necessidades de cada município. Foi definido o apoio logístico (alojamento, alimentação e transporte no interior do município) que seria prestado aos rondonistas. Neste momento também foram indicadas, por alguém do município, as localidades em que o Projeto poderia atuar.

Enfim em novembro foram apontadas e mapeadas as localidades a serem trabalhadas pelo Projeto Rondon. No município de Macururé existem 4 povoados, Formosa, Salgado do Melão, Sansaité e São Francisco. "Esqueceram" de indicar Formosa. Por quê? E por quem?

Agora em janeiro a equipe dos rondonistas chegaram em Macururé e como planejado iniciaram suas atividades. Mas após ver o cronograma algumas pessoas perceberam que Formosa não estava incluída. Formosenses que ouviam o cronograma durante anúncio em dia de feira livre estranhava, "ôxe, um projeto que parece ser tão bom vai para todos os povoados menos pro meu, por quê?".

Depois de algumas reclamações e percepção do erro, às pressas tentaram encaixar um dia na agenda para os rondonista ir até Formosa, esse dia seria terça-feira (22). Mas parece que Formosa é um local incomunicável, não tem telefone, não tem transporte até a localidade, não tem internet ou qualquer outro meio de comunicação. Resumindo, não houve Projeto Rondon em Formosa neste dia.

 

Explicações e "explicações"

 

O Portal Formosa foi atrás de informações, tanto de pessoas de dentro do Projeto Rondon, como também de pessoas do município que possivelmente poderiam dar alguma explicação sobre está situação. Ouvimos várias explicações.

Segundo o coordenador dos rondonistas, quando o representante do projeto veio até Macururé para fazer o mapeamento das localidades em novembro, ninguém informou a existência de Formosa. Houve inclusive visitas em algumas localidades a serem trabalhadas.

Ainda segundo o mesmo, em relação a está terça (22), não foram à Formosa porque a pessoa do município responsável para fazer o contato não conseguiu falar com ninguém da comunidade, para combinar alimentação e possível hospedagem. O mesmo também foi informado que por ser dia de feira-livre na sede, a maioria dos formosenses estariam na feira.

Outra explicação nos deixou muito triste, pois veio de uma pessoa, ainda jovem, que se destaca por está participando ativamente da maioria dos projetos sociais executados no município, a mesma pessoa em muitas vezes é o líder/protagonista de algumas atividades culturais e inclusive na área de educação. Ao perguntar a esta pessoa se ela sabia dizer por que o Projeto Rondon não foi para Formosa, ele respondeu o seguinte:

"O cronograma já veio pronto do Projeto Rondon... ele vai para as localidades do município que tem cultura... no São Francisco tem as Pedras, no Salgado do Melão tem lá uns negócios e no Sansaité tem os pebas, a caçar do peba".

Você que está lendo isto deve está se perguntando, o quê????

Pois é, primeiro essa pessoa diz que Formosa não tem, nem procurando minuciosamente, nenhum tipo de cultura, depois ela diz, de certa forma, que o Projeto Rondon apoia o ato de caçar animais (tatu peba) em risco de extinção e caracteriza isso como uma forma de cultura.

A pessoa que falou isso como já dito antes, geralmente está envolvida nos principais projetos sociais, inclusive da área de educação do município. Cuidado com as palavras caro cidadão!!! A simples frase "não sei" seria de bom tamanho para o que estávamos perguntando, já que não sabia o que falar.

Em procura de uma resposta mais convincente, foi nos fornecido o telefone da assistente social Nayara Rodrigues que nos atendeu super bem. Ela nos informou que em novembro a mesma não fez parte do grupo que indicou as localidades ao Projeto Rondon e que o motivo dos rondonistas não terem ido até Formosa nesta terça (22) foi por falta de comunicação. Nayara tentou falar por telefone com o diretor geral das escolas de Formosa Gustavo e com o vereador Romildon e não conseguiu.

 

Por fim a culpa de Formosa está fora do Projeto não é dos rondonistas presentes no município, nem parece ser da assistente social citada, a culpa é daquele que em novembro não indicou Formosa ao rondonistra presente naquele momento.

As perguntas, portanto, ainda permanecem:

Quem não indicou Formosa? E por quê?

A comunidade de  Formosa se sente mais uma vez excluída.

 

Alguém tem alguma resposta?

Está aberto o espaço neste site para esclarecimentos.

Mande um email para portallformosa@hotmail.com.

 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

 

Motociclista macurureense sofre acidente na BA-210, entre Barra do Tarrachil e Rodelas (BA).

23/01/2013 18:12

A noite de sexta para sábado não foi nada fácil para Mimi de Marciano.

Mimi de Marciano

 

Por volta de meia noite, de sexta para sábado, um acidente quase tira a vida de Edmilson Alves Feitosa da Silva, 27 anos, mais conhecido como Mimi de Marciano. O mesmo reside na cidade de Macururé (BA) e trabalha no município de Rodelas (BA).

Por volta das 23h00min, Mimi saiu de Rodelas em sua motocicleta com destino à cidade de Macururé, ao tentar livrar um buraco na estrada o pneu bateu em outro buraco e acabou estourando. Mimi foi jogado, junto com a moto, pra fora da pista e ficou por um bom tempo desacordado.

Segundo Mimi, minutos após o acidente ele acordou, tentou se levantar, mas não conseguiu movimentar suas pernas, o mesmo tinha levado uma forte pancada nas costas e nos peitos, estava imobilizado e sem poder falar naquele momento. Sem conseguir se mexer, o mesmo dormia e acordava.

Por volta das três horas da madrugada começou a chover e a situação se complicou mais ainda, pois ele estava imóvel numa área que poderia ser alagada, ou seja, o mesmo poderia morrer afogado. Por sorte a chuva foi passageira.

Outro medo que o mesmo passou foi de morrer numa possível explosão da moto, pois ela estava muito perto dele e o cheiro de gasolina estava muito forte.

Por volta das 06h00mim, Mimi percebeu a zoada de uma motocicleta e conseguiu levantar o braço e acenar para que o motoqueiro o avistasse, deu certo. O motoqueiro percebeu que ao lado da pista tinha alguém acenando e parou.

O motoqueiro ligou para o patrão de Mimi e o patrão ligou para o SAMU, que em poucos minutos chegou no local do acidente e o levou para o Hospital Nair Alves de Souza na cidade de Paulo Afonso (BA). Devido as péssimas condições da BA-210, o trajeto do local do acidente até Paulo Afonso foi feito pelo estado de Pernambuco. Aliás, as horríveis condições da BA-210 foram as causadoras deste e de outros acidentes ocorridos nos últimos tempos na mesma.

Hoje Mimi encontra-se em sua residência em Macururé se recuperando dos machucados. O mesmo já está movimentando suas pernas normalmente.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias.

 

TJBA suspende liminar que obrigava prefeita Silma fornecer água a toda população de Macururé (BA)

23/01/2013 20:49

Na decisão os desembargadores afirmam "Forçoso concluir, nesse passo, que a decisão liminar causa grave lesão à ordem e à economia públicas, razão pela qual defere-se o pedido de suspensão dos efeitos da decisão proferida na Ação Civil Pública.

 

Veja decisão:

 

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

PUBLICAÇÃO DE DESPACHOS E DECISÕES MONOCRÁTICAS

 

0000851-73.2013.8.05.0000Suspensão de Liminar ou Antecipação de Tutela

Requerente : Município de Macururé

Advogado : José Souza Pires (OAB: 9755/BA)

Requerido : Ministério Publico do Estado da Bahia

 

Assunto:

Liminar D E C I S Ã O 1.0.0 O MUNICÍPIO DE MACURURÉ, pessoa jurídica de direito público, representado por seu procurador, requereu a suspensão da liminar deferida, inaudita altera pars, pelo Juiz de Direito da Comarca de Chorrochó, na Ação Civil Pública nº 0000009-22.2013.8.05.0056 ajuizada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA.

2.0.0 Em sede liminar, o Juízo a quo determinou ao ora Requerente que fornecesse, "... no prazo de 72 (setenta e duas) horas, água a toda população do município de Macururé, sede, localidades rurais e distritos, garantindo que seus reservatórios para consumo humano e dessedentação animal estejam abastecidos de forma continuada, sem sofrer interrupções, observando a obrigatória regularidade mínima na prestação desse serviço, até a implantação de Sistema de Abastecimento de Água pelo Município ou através de concessionária." Fixou multa diária no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), cominada à "pessoa física do gestor municipal", sem prejuízo das sanções penais, no caso de descumprimento.

3.0.0 Alegou o Órgão Ministerial, na ação de origem, que o Município de Macururé não vem prestando, a contento, serviço essencial (abastecimento de água), deixando desassistidas muitas famílias, seja no que refere à água para consumo humano, seja para dessedentação animal e outros usos, deficiência que se verifica tanto na sede do Município como nos povoados da zona rural.

3.0.1Aduz que a situação se agravou com a seca que assola o nordeste brasileiro, pelo que, invocando o direito à saúde, ao meio ambiente equilibrado e às normas consumeristas, requereu a concessão da tutela liminar, que restou deferida nos moldes acima.

4.0.0 Argumenta a municipalidade requerente, todavia, que a decisão impugnada revela-se afrontosa à ordem e à economia públicas, uma vez que compele o Poder Público municipal a cumprir obrigação de fazer inexequível.

4.0.1 Acusa, outrossim, a inobservância dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório (art. 5º, incisos LIV e LV da CF/88), bem como ao rito disposto no art. 2º da Lei nº 8.437/92.

4.0.2 Esclarece que, "... não obstante as mazela causadas por tal fenômeno da natureza, o Município de Macururé nunca se quedou omisso, tendo tomado diversas providências com o fito de solucionar ou abrandar as consequências que a seca tem acarretado à sua população", fato reconhecido pelo magistrado e pelo próprio autor da demanda.

4.0.3 Suscita, por fim, o princípio da reserva do possível, realçando as limitações de ordem econômica do Município, comprometido com outros interesses sociais, sendo essas as razões mediante as quais reclama a suspensão dos efeitos da decisão impugnada, com esteio no art. 4º da Lei nº 8.437/92 c/c art. 1º da Lei nº 9.494/97. 4.0.4

Através da Petição nº. 2013.00005152-3 210113 1556 89, o Requerente reitera a sua razões, acostando documentos que atestam que "os recursos despendidos pelo Município do ano de 2012, visando o abastecimento de água para a comunidade superou em muito a dotação orçamentária prevista para o exercício de 2013 com despesas desta natureza, encontrando-se o ente público no limite ds seus gastos..."

É O R E L A T Ó R I O. 5.0.0 Inicialmente, ressalte-se que não cabe, no âmbito do pedido de suspensão, analisar a juridicidade, ou não, da decisão invectivada, devendo a Presidência do Tribunal ater-se à estrita apreciação dos aspectos concernentes à potencialidade lesiva a um dos bens tutelados pela norma de regência, sob pena de torná-lo sucedâneo recursal.

6.0.0 Infere-se dos autos que a decisão proferida na Ação Civil Pública de origem cogita de solução, via decreto, a despeito das limitações de meios da comuna, do grave problema ambiental (seca) que tanto aflige, historicamente, os sertões nordestinos.

7.0.0 Não obstante, e embora sendo indiscutível o direito de todos à água potável, é certo que se trata de um problema conjuntural, cujo enfrentamento deve acontecer num plano muito mais amplo, que envolve complexas alternativas de gestão dos recursos públicos, transcendendo a questão meramente jurídica.

8.0.0 Certamente não é pela falta de sensibilidade com o drama da seca, ou, quando menos, por supor opção política que ignore o sofrimento dos que padecem pela falta dágua, que o problema existe. Tais questões, infelizmente, não se resolvem de forma tópica, bastando que uma decisão monocrática assim delibere.

9.0.0 Na presente sede, contudo, o que se destaca é o evidente risco de lesão à ordem e à economia públicas, derivados de ordem judicial que obriga o Município de Macururé, no prazo de 72h (setenta e duas horas), ao fornecimento de água a toda população (sede e povoados adjacentes), sob a imposição de multa diária no valor de R$ 20.000,00(vinte mil reais), individualizada a cominação em desfavor do gestor, sem que se aponte, para além da seara do estrito mérito administrativo, a sua atuação violadora da ordem jurídica.

10.0.0 Forçoso concluir, nesse passo, que a decisão liminar causa grave lesão à ordem e à economia públicas, razão pela qual defere-se o pedido de suspensão dos efeitos da decisão proferida na Ação Civil Pública nº 0000009-22.2013.8.05.0056. 1

1.0.0 Dê-se ciência, por ofício, ao Juiz da causa.

12.0.0 Publique-se. Cidade do Salvador/BA, 21 de janeiro de 2013. Des. MÁRIO ALBERTO SIMÕES HIRS, Presidente do Tribunal de Justiça.

 

Salvador, 22 de janeiro de 2013

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

 

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Ozildoalves.com

 

Macururé-BA: Ministério Público pede cassação do diploma da Prefeita Silma, do vice Renato e do vereador Romildon

23/01/2013 19:53
Foto

Uma investigação aberta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a prefeita eleita de Macururé, SILMA ELIANE DO NASCIMENTO CARVALHO (PT), o vice, RENATO SOARES e o Vereador reeleito ROMILDOM CAMPOS VARJÃO, resultou no pedido de cassação da diplomação dos gestores e do vereador. Segundo informações, os mesmos são acusados de abuso de poder econômico ou político, má fé e fraude eleitoral no dia que antecedeu a eleição, conforme o inquérito. 


Na época dos fatos, um carro em poder do vereador Romildo foi apreendido pela Polícia Militar com propaganda eleitoral do próprio vereador e outros pormenores ligados a campanha eleitoral da Prefeita Silma e o vice Renato.

As informações do pedido de cassação estão no site do Tribunal Superior Eleitoral na página:

http://www.tse.jus.br/servicos-judiciais/acompanhamento-processual-push.

Para abrir terá que escolher o Tribunal e colocar o número do processo.

 
Veja o que diz no site do TSE:
 

Acompanhamento processual

 

PROCESSO:   Nº 195 - REPRESENTAÇÃO UF: BA
158ª ZONA ELEITORAL
Nº ÚNICO:   195.2013.605.0158  
MUNICÍPIO:   MACURURÉ - BA N.° Origem:
PROTOCOLO:   20292013 - 09/01/2013 11:21  
REPRESENTANTE:   MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
REPRESENTADO:   ROMILDON CAMPOS VARJÃO, CANDIDATO A VEREADOR; SILMA ELIANE ADRIANO DO NASCIMENTO CARVALHO, CANDIDATA ELEITA A PREFEITA; RENATO SOARES DE MOURA, CANDIDATO ELEITO A VICE PREFEITO
JUIZ(A):   CLAUDIO SANTOS PANTOJA SOBRINHO  
ASSUNTO:   REPRESENTAÇÃO - CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO - PEDIDO DE APLICAÇÃO DE MULTA - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA  
LOCALIZAÇÃO:   ZE-158-158a. ZONA ELEITORAL/BA  
FASE ATUAL:   09/01/2013 11:51-Autuado zona - Rp nº 1-95.2013.6.05.0158
 

 

Fonte: http://sertaoafora.blogspot.com.br (Macururé na Notícia) e TSE

________________________________________________________________________

Comentário

 

dgdg

Data: 24/01/2013

De: etergeg

é porque vc que ta pedindo pra aceitar a derota comeu muito junto com dona carminha do lixão, e tenho certeza que vc é contratada(o), ai sim quero ver quando ela começar a atrazar o pagamento de vcs puxa saco. kkk

 

bb

Data: 24/01/2013

De: erteeytr

quero ver é se eziste mesmo justiça no nosso paiz.pra tirar essa miseravel do poder.

 

até quando?

Data: 24/01/2013

De: meu Deus

é assim que se faz política,meu Deus, a eleição acabou chega de pressão. Aceitem a derrota.

 

robalheira

Data: 24/01/2013

De: trabalhador

roubando? vc deve ter dado umas aula de roubo pra essa caloteira,porque quem apoia roubo rouba tambem.

 

Canudos-BA: Vaza Barris/Cocorobó, um manancial ameaçado pela seca

23/01/2013 16:27

Ele é um dos mais importantes reservatórios de água do Estado da Bahia e está entre os maiores açudes do Nordeste brasileiro. A sua construção se deu após uma visita do presidente Getúlio Vargas a região, quando pôde ver de perto a situação calamitosa de um povo marcado pela guerra cruel entre irmãos e a falta de água para a população.

A visita do Presidente Getúlio Vargas aconteceu no ano de 1950 e, em 1951 foi autorizada a construção do açude ficando o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), com a responsabilidade de administrar diretamente a obra.


Há quem diga que a construção do açude Cocorobó fora uma vingança do Governo contra os sertanejos que, sob o comando do Messias Antônio Vicente Maciel ou simplesmente “Conselheiro”, “Bom Jesus”, - como também era chamando pelos seus milhares de seguidores, que lutaram bravamente contra as duas expedições militares, impondo as mesmas às sucessivas derrotas e humilhações.

Somente na terceira expedição militar formada por mais de cinco mil homens e fortemente armada, inclusive com canhões de 70 mm, os militares conseguiram arrasar a vila do Belo Monte e os seus quatro últimos bravos moradores resistentes, entre eles uma criança, apagando-se assim essa triste lembrança para o glorioso exército brasileiro, inebriado pelas grandes vitórias contra as tropas do general Solano Lopes na guerra contra o Paraguay, saindo-se vencedor.


A construção do Cocorobó passou por várias etapas e, em alguns momentos chegou a paralisar ou diminuir bastante o ritmo da construção, até que, em 1968, após 17 anos de incertezas e esperança, finalmente foi dada como concluída e entregue ao Governo Federal.

Com previsão de ter a sua capacidade plena de 245.375.950 m³ de água, ocupando uma área de 2.395 ha, formando uma barragem homogênea com altura de 33,5m, numa região com pluviometria média de 477 mm, surpreendentemente, como surpreendente foi à resistência dos sertanejos conselheiristas contra as tropas federais na batalha desigual da Guerra de Canudos, o açude de Cocorobó atingiu a sua capacidade plena em, apenas, três dias de forte chuva (tromba d’água) que desabou sobre a região.


 

Pelos cálculos dos engenheiros responsáveis pela obra, seriam necessários 10 anos de chuvas regulares para que os 2.395 ha fossem cobertos pela espessa lâmina d’água salobra represada pelo rio Vaza Barris, cujas águas barrentas descidas em grandes volumes da Serra dos Macacos, no Município de Uauá era chamado pelos indígenas da região pelo nome de “mel vermelho” ou Ipiranga.

Na realidade, o rio Vaza Barris é um rio seco em sua nascente conhecida como Alagadiço Grande, uma várzea seca que só aparece quando chove. A Lagoa dos Pinhões é o referencial de sua nascente, pois, é a partir daí que o rio começa a ganhar corpo e receber as águas de riachos e encostas. Além de ser alimentado pelos rios Ipueira e São Paulo.


 

O Vaza Barris tem uma história muito bonita, poética, filosófica, metafórica, fantasiosa feita de chuva e de água do mar. Logo ele, um sertanejo autêntico que atravessa a caatinga, fica quase morto quando vira filete de água, cai num canyon de 40 metros e não morre, forma cachoeira; pois, cumpre resoluto a sua sina de misturar as suas águas de sabor amargo ao salgado do Oceano Atlântico, preservando e dando vidas novas em seu vasto estuário que termina na vila do Mosqueiro, na bela Aracaju.

Este rio caatingueiro que se mistura com restinga sem nenhum preconceito biológico carrega consigo uma triste lembrança de morte e de dor; pois, contra a sua própria vontade foi usado pelos homens que davam ordens no País, para apagar da história nacional o insucesso de confrontos de militares bem armados contra pobres jagunços munidos de espingardas de socar municiadas com pólvora artesanalmente fabricada no quintal de casa, com areia e carvão pilado, facas e punhais, facões velhos, tendo nos cactos, mandacarus, favela e o pelado como verdadeiros aliados.


 

Estes pobres sertanejos que queriam, apenas, um lugar para viver em comunidade e precisava de *‘amor e comida’ (*Petrúcio Amorim-poeta), cuja maioria havia sido abandonada pelos senhores donos de latifúndios e fazendas que os escravizavam, haviam acabado de ser “libertada” pela Lei Áurea, não tão aurífera assim, pois não lhes dera o devido respaldo, abandonando-os à própria sorte; a vagar pelas paragens do sertão e acreditando na ‘fartura do rio de leite (Vaza Barris) barrado com cuscuz’ tão anunciado pelo beato que profetizava que um dia o sertão viraria mar e o mar viraria sertão.

Mas, se pelo prisma da história enxergamos este lado ruim, não se pode dizer o mesmo desse nativo e lindo Vaza Barris que, mesmo em sua área mais inóspita, mantém viva a esperança de dias melhores para centenas de sertanejos que ocupam as glebas dos perímetros irrigados.

Muitos nem precisam diretamente da água do canal, pois são beneficiados com o vazamento de água provocado pelas rachaduras nas placas de concreto que revestem o canal principal e garante a umidade do solo e até armazenamento de água em suas propriedades, onde produzem hortifrutigranjeiros, peixes em cativeiro, aves e criam abelhas para a produção de mel.


Como se não bastasse à produção de alimentos, o “mel vermelho” dos outrora indígenas, agora, filtrado e claro, também proporciona lazer às famílias trabalhadoras nos finais de semana que acampam nas margens do canal, onde se refrescam do forte calor sertanejo, também, na prainha e no jorrinho abastecidos pela água fria do “doce-salobro” rio que alimenta o Cocorobó.

Neste período de chuvas de trovoadas, o açude de Cocorobó deveria estar com o nível da água bem próximo do normal, o que não acontece. Quando cheio, a lâmina d’água passa pela vila de Canudos Velho e atravessa a Rodovia Santos Dumont (BR 116/Norte) e segue em direção ao Município de Uauá, como se estivesse a fazer uma viagem de regresso ao lugar onde nasceu.

A seca inclemente que transforma o verde da caatinga em uma cor marrom e deixa arbustos e arvoredos com a leve impressão de que estão mortos e ressecados e, este cenário atual, em muitos casos é contrastado pelo verde escuro do juazeiro, do verde claro do umbuzeiro que, mesmo sem chuva floresce e frutifica.


Além de os pés de mandacaru com suas frutas vermelhinhas e o figo roxeado dos cactos protegidos pelos temidos espinhos, que servem de alimento para passarinhos e insetos melíferos.

Em pontos isolados também é possível ver a beleza da copa dos ipês, roxo, amarelo e o vermelho claro dos pés de mulungu em contraste com o branco dos pés de barriguda que parem lindos chumaços de lã de algodão e as pétalas brancas e macias das flores que, por muitos anos alimentaram veados, caititus, cotias e outros animais, hoje, quase extintos por conta da caça predatória feitos pelo homem insensível dotado de malvadeza e crueldade.

Cocorobó fez transformações importantes na região, pois proporcionou a implantação de perímetros irrigados em Canudos e Jeremoabo (Canché), tornando-os grandes produtores de banana, coco, quiabo, etc., gerando emprego e renda para os assentados e contribuindo para o fortalecimento da economia dos municípios.


A pesca, em dado momento, foi bastante explorada; porém, nunca deixou de existir, pois a quantidade de tucunarés, traíras, tilápias, pescada, lambaris ainda são encontrados abundantes. Além de a pesca ou criatórios em viveiros, cultivada pelos pescadores em associação.

A falta de incentivo e investimentos privados e/ou governamentais para aumentar a produção, a ausência de câmaras frigoríficas e de um frigorífico central prejudicam o desenvolvimento do município, pois deixam de serem fatores geradores de emprego e renda e arrecadação de impostos para o Tesouro Municipal.

Até mesmo uma pequena indústria pesqueira para aproveitar melhor a tilápia, em especial que, além de um bom e delicioso filé, pode ter o couro beneficiado e comercializado para a indústria de calçados, bolsas, acessórios masculinos e femininos, agregando valores.


O turismo náutico não existe. O turismo cultural não é explorado de maneira comercial e profissional, pois se limita a alguns movimentos temporários, quando se aproxima o dia 5 de outubro, data em que os mártires de Canudos são reverenciados pelos movimentos sociais liderados pela ala esquerda da Igreja Católica, pastorais, partidos e sindicatos de linha ideológica marxista.

À beira do Cocorobó está o Parque Estadual de Canudos, muito bem cuidado pela Uneb, fruto de um trabalho especial desenvolvido pelo Profº Luis Paulo Neiva e equipe, enquanto esteve à frente do Campus XXII de Euclides da Cunha.

Antes, era vergonhoso visitar o teatro de guerra, onde em seu palco fora travada a mais desigual luta de um povo que vivia em irmandade, contra o Governo pressionado pela burguesia e pela própria Igreja em conflito permanente com o ‘Bom Jesus’ do sertão.

Além de o Memorial da Guerra de Canudos, onde o visitante pode ver de perto peças e objetos da época da guerra, ossos fossilizados, armas, munição, réplicas de indumentárias usadas pelos soldados e ferramentas usadas pelos conselheiristas no combate às tropas do Governo.


Na vila de pescadores, em Canudos Velho, um pequeno museu criado pelo líder Manoel Travessa, mantido pela família com doações de visitantes, algumas lembranças da guerra: objetos e adereços tipicamente sertanejos podem ser vistos pelos turistas.

Em uma pequena casa de cultura mantida por entidade religiosa ligada à Igreja Católica, pode-se encontrar o cruzeiro crivado de balas que ficava à frente da velha Igreja, quase que totalmente destruída pelas balas das matadeiras (canhões) que queriam apagar completamente da nossa história aquele episódio triste que se transformou na maior epopéia brasileira.

Aliás, em ruínas, a velha igreja e o cemitério, submersos pelas águas do Cocorobó, continuam resistentes às águas e ao tempo e, como os bons e velhos jagunços heroicos conselheiristas que nunca se deram por vencidos, apesar de sufocados por tantos tiros de fuzil e canhões de fabricação alemã, insistem em continuar de pé, mesmo que parcialmente destruídos.


Na década de 1970, quando a primeira grande seca se abateu sobre a região e o volume de água ficou bem abaixo do nível normal, eles, cemitério e igreja, apareceram e se mostraram como se quisessem dizer: “estamos aqui, mesmo mortos e afogados estamos de pé. Vocês não nos destruíram totalmente!” Agora, 32 anos depois, o fato se repete.

Parafraseando o escritor Euclydes Pimenta da Cunha, em Canudos, “sertão, igreja e cemitério são antes de tudo, fortes. Não há símbolos de resistência comparáveis para o povo sertanejo da Bahia.

Mas, o açude, mesmo com a lâmina d’água baixando cerca de dois centímetros por dia e formando várias ilhotas e pequenas piscinas onde os carros pipa pegam água para abastecerem comunidades distantes da sede do município e na região de Uauá, ainda há água suficiente para mais um ano, sem que haja necessidade de suspender o fornecimento do precioso líquido para os perímetros irrigados. Segundo foi informado pelo senhor Genilson Carvalho Couto (Lica), funcionário do DNOCS que faz a medição diária do volume de água do açude.


Pelo telefone, Lica, como é conhecido, disse ao repórter José Dílson Pinheiro, que se por acaso não chover forte na região até o mês de março, quando termina o período das trovoadas, as coisas vão piorar muito para o ano de 2014.

Para este ano de 2013, ainda há reserva de água para atender às necessidades da população da cidade, do perímetro irrigado, entre outros; pois, o açude se encontra com cerca de 60 milhões de metros cúbicos de água, mesmo com 11,22m de água abaixo do sangradouro.

Em alguns pontos do açude, o Exército Brasileiro, que fiscaliza o serviço de abastecimento de água às comunidades carentes, já proibiu que carros pipa pegassem água nas proximidades da vila de Canudos Velho e já advertiu aos caminhoneiros transportadores de água para o Município de Uauá, que se o volume de água desta parte do açude também abaixar demais, eles vão ter que suspender o carregamento no local.


Para os sertanejos de fé, as chuvas tão esperadas ainda estão por vir e, com elas, a esperança de dias melhores e que o Vaza - Barris volte a ocupar o seu leito com água em abundância passando debaixo da ponte do riacho Salgado, também, em direção à sua nascente e o verde dos perímetros irrigados continue na bela paisagem em meio à caatinga.

Antes de concluirmos esta reportagem, fomos informados de que fortes pancadas de chuva caíram na região de Uauá e Canudos, aumentando a esperança de chuva em abundância para os sertanejos que margeiam o Vaza - Barris do sertão de Uauá e Canudos até o litoral sergipano, alimentado pelos mais de 40 km do estuário que embeleza e enriquece a fauna e a flora marinha da Ilha do Mosqueiro. Assim, como na guerra Canudos não se rendeu o Cocorobó também não secará.



*trabalharam nesta reportagem: José Dílson Pinheiro, Jaciel Correia e Ivan Carlos fotógrafos. Edição - Jaciel Correia.
Fonte de pesquisa: Google, caminhoneiros de Uauá, pescadores da colônia de Canudos, moradores da região, funcionário do DNOCS.


Confira mais imagens.





Fonte: Euclidesdacunha.com

 

Acidente entre três veículos deixa um ferido na BR-116 em Tucano (BA)

23/01/2013 16:56

DSCF3104

Um acidente  envolvendo três veículos deixou  uma pessoa ferida  na noite desta  terça-feira dia 22, na BR-116/Norte  em Tucano. O acidente  aconteceu por volta das 19h20min, há cerca de 10 km da sede do município, no trecho de acesso ao povoado de Cajueiro.

Segundo informações  colhidas no local, os três veículos  seguiam no mesmo sentido  da rodovia, quando o motorista do Gol de cor vermelho placa policial,NTD-7698, licença de Salvador- BA, Manoel Souza Dias, tentou fazer uma ultrapassagem e foi atingido na lateral esquerda, pelo caminhão  Ford- Carga 816 de cor prata, placa policial, OEQ-7237, de Lagarto- SE, que  estava carregado de banana, sendo conduzido por  Antônio Carlos Santa Rosa. Ainda  de acordo com as informações, o carro de passeio  rodou na pista e  entrou em baixo do fundo  da  carreta de cor branca, placa policial, JOZ-0675, licença de Dias Da`vila-BA, ficando preso nas ferragens  da mesma.

Devido  à violência   do choque, o caminhão que seguia da cidade de Canudos, para Lagarto, carregado de banana acabou tombando  na pista e o motorista  Antônio Santa Rosa  sofreu ferimentos e foi socorrido por uma  ambulância,  para a emergência  do Hospital Municipal Mariana Penedo, com suspeita de fratura  na bacia. Já o  carona que não teve o nome  revelado, sofreu pequenos  cortes   no pescoço e no pulso, provocado pelos  estilhaços dos vidros, mas não foi necessário ser  medicado. Os  condutores do carro de passeio e da carreta  nada sofreram além do susto.

Esteve no local do acidente, uma guarnição da Policia Militar da 2ª CIA-PM/Tucano, que  comunicou o ocorrido  ao posto da Polícia Rodoviária Federal na cidade de Ribeira do Pombal.

DSCF3094

DSCF3079

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Gil Santos

IBGE atualiza área oficial da Bahia com a inclusão de Abrolhos

23/01/2013 21:32

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou hoje (23) no Diário Oficial da União uma série de tabelas com a área atualizada de todos os municípios, estados e regiões brasileiras, valores que, em alguns casos foram ajustados nos últimos anos. De acordo com a portaria, o Brasil tem 8.515.767,049 quilômetros quadrados. Com sua extensão, é o quinto maior país do mundo em área territorial. O tamanho é cerca de metade dos 17 milhões de quilômetros quadrados da Rússia, o maior, e mais de 19 milhões de vezes superior à área do Vaticano, o menor. Algumas das alterações trazidas pela portaria do IBGE são a nova área da Bahia, que aumentou para 564.733,177 quilômetros quadrados, por ter incorporado a área insular do Arquipélago de Abrolhos, que faz parte do município de Caravelas. Santa Catarina conta agora com as águas internas da Baía Sul e da Baía Norte, entre o continente e a Ilha de Santa Catarina. O maior estado brasileiro continua sendo o Amazonas, com 1.559.159,148 quilômetros quadrados, que supera em território as regiões Sul e Sudeste somadas. Com sua área, o Amazonas seria maior que os países da América do Sul e da Europa, com exceção da Argentina e da Rússia, além do Brasil. Se fosse um país, o estado seria um dos 20 maiores do mundo em extensão territorial. O estado de menor extensão territorial, Sergipe, com 21.915,116 quilômetros quadrados, é cerca de 71 vezes menor. Se o Amazonas tivesse sido escolhido para ceder espaço ao Distrito Federal, poderia comportar 269 vezes a capital, que tem apenas 5.779,999 quilômetros quadrados.

O maior município brasileiro, no entanto, fica no Pará. Altamira tem 159.533,730 quilômetros quadrados, o que o faz maior do que dez estados brasileiros e até do que alguns países, como Portugal, Coreia do Sul e Grécia. O município mineiro de Santa Cruz de Minas, com área de 3,565 quilômetros quadrados, é o menor do país. Sua área é ainda menor que a da Ilha de Fernando de Noronha, distrito estadual de Pernambuco, que tem 17,017 quilômetros quadrados. Poá, em São Paulo, tem somente 17,263 quilômetros. Entre as regiões, a Norte, com 3.853.676,948 de quilômetros quadrados, é a maior, e a Sul, com 576.774,310, é a menor. Enquanto a primeira é maior que a Índia, o sétimo maior país do mundo, a Região Sul supera a extensão da França, o 47º.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Agência Brasil

 

Mulher pisa em fio de alta tensão e morre eletrocutada em Serrinha (BA)

23/01/2013 16:46

Uma mulher morreu eletrocutada na noite desta segunda-feira (21) no estacionamento do posto de combustível Teofilândia II, às margens da BR-116/Norte, em Serrinha. Segundo a polícia, ela pisou em um fio de alta tensão que estava caído no local.

De acordo com os moradores da área, o fio caiu da rede elétrica durante a chuva que atingiu a cidade no início da noite. Eles contaram que avisaram a Companhia Energética da Bahia (Coelba), mas nenhuma equipe foi até o local. A fiação ficou caída no estacionamento do posto.

Adeilde Gabriel da Silva, 61 anos, estava passando pelo local e, como estava chovendo, a polícia acredita que ela teria tentado se proteger do temporal correndo para uma cobertura ao lado do estabelecimento onde o fio estava exposto. Adeilde recebeu uma descarga de 14 mil watts e morreu na hora. O corpo foi encontrado por funcionários do posto por volta das 5h.

O corpo da mulher foi removido e levado para realização de necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT0 de Feira de Santana.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Euclides em Destaque

 

Mais um motociclista morre em acidente na BR-116 em Euclides da Cunha (BA)

22/01/2013 21:26
Imagem Ilustrativa
 
Ao trafegar pela Rodovia Santos Dumont (BR 116/Norte), proximidade do povoado de Queimada do Raso, perto do local onde na última sexta-feira, 18, morreram duas pessoas em um grave acidente de carro, José Domingos de Oliveira, 51 anos de idade, que trabalhava como frentista noturno no Posto de Combustíveis Santa Helena, entrou para a fatídica estatística de acidentados seguido de morte em acidente de motocicleta em Euclides da Cunha. Segundo informações de um colega de trabalho, Domingos havia trabalhado de sábado para domingo e, ao contrário dos dias anteriores, não havia descansado e à noite assumiu a frente do posto até as 6 horas desta segunda-feira, como de costume. Ao retornar para casa, no povoado de Queimada do Raso, meio rural de Euclides da Cunha, há 12 km da sede, passou reto em uma pequena curva da BR 116 e sofreu um grave acidente. Tudo indica que a vítima, tomada pelo cansaço, dormiu ao guidão da motocicleta. Populares que acorreram ao local do acidente comunicaram o fato a um colega de trabalho no Posto Santan Helena e, este, repassou a informação ao serviço 190 do 5º BPM que enviou uma guarnição para o local e fez contato com o Hospital Municipal ACM que, por sua vez enviou uma ambulância para socorrer a vítima, que foi transportada para o serviço de atendimento emergencial, ficando sob observação médica enquanto aguardava uma vaga disponibilizada pelo serviço de regulação para ser transferido para um hospital de atendimento a pessoas com traumatismos graves em Salvador ou Feira de Santana. Diante da gravidade do caso e a demora para transferência, Domingos não resistiu aos graves ferimentos e veio a óbito por volta das 15h30, cerca de nove horas após o acidente. O corpo foi transportado para o IML de Juazeiro, há cerca de 200 km de Euclides da Cunha, onde será submetido à necropsia. Domingos era casado e pai de cinco filhos.
 
Fonte: Euclidesemdestaque.com

Inform.Jose Dilson

 

Saída temporária: Mais de 2,4 mil presos não voltaram às celas após festas de fim de ano

22/01/2013 17:50

Pelo menos 2.416 presos do regime semiaberto que tiveram direito à saída temporária nas festas de Natal e réveillon no país não retornaram às celas no início de 2013 – em datas definidas por cada estado. O número representa 5,1% do total de 47.531 detentos que receberam o benefício da Justiça. O levantamento foi realizado pelo G1 com base nos dados enviados pelas secretarias responsáveis pelo sistema penitenciário de todos os 26 estados e do Distrito Federal. Na saída de fim de ano anterior, em 2011, o número da evasão é coincidentemente o mesmo: 2.407. Na ocasião, 46.523 presos haviam sido beneficiados com a saída. Em relação ao ano anterior, 2012 teve aumento de 2% no número de beneficiados. Conforme a Lei de Execuções Penais, a saída temporária é concedida a internos que cumprem pena em regime semiaberto e possuem bom comportamento.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: G1/Blog do Geraldo José

Emanuel Rodrigues, prefeito de Rodelas (BA), é o novo presidente da APSB

22/01/2013 12:12
 Foto: Antônio Galdino
 

Prefeitos da Associação de Prefeitos do Sertão Baiano – APSB – estiveram reunidos no Auditório Edson Teixeira, em Paulo Afonso, na tarde desta segunda-feira, 21, para elegerem a nova diretora desta Associação para os próximos dois anos - 2013/2014.

Estavam presentes os prefeitos (a partir da esquerda, na foto abaixo): Vanderley Santana, de Antas, vice-prefeito Florisval Nunes que representou o prefeito José Idelfonso Borges, do município de Fátima,  Anilton Bastos, de Paulo Afonso, Ricardo Maia, de Ribeira de Pombal,  Rita Campos, de Chorrochó, Emanuel Rodrigues, de Rodelas, Patrícia Nascimento, de Banzaê, Humbento Gomes, ex-prefeito de Chorrochó, Ena Vilma, de Glória e Idelfonso Andrade, de Heliópolis, que formaram a mesa diretora dos trabalhos que foram coordenados pelo Secretário da APSB, Erivelto Benzota.

O ex-prefeito de Chorrochó, Humberto Gomes, atual presidente desta associação de prefeitos dirigiu a reunião e anunciou que foi apresentada apenas uma chapa para a nova diretoria da APSB que eleita por unanimidade e ficou assim constituída:

Presidente – Emanuel Rodrigues – prefeito de Rodelas;

Vice-presidente –Ena Vilma Negromonte, - prefeita de Glória;

1ª Secretária – Rita Campos – prefeita de Chorrochó;

2º Secretário – Ricardo Maia – prefeito de Ribeira do Pombal;

Tesoureiro – José Idelfonso Borges dos Santos (Nego de Pedrinho) – prefeito de Fátima.

Fotos: Antônio Galdino
Da esq: Emanuel Rodrigues, Ena Vilma, Rita Campos e Ricardo Maia.
 

Em seu pronunciamento o ex-presidente da APSB, Humberto Gomes, também ex-prefeito de Chorrochó, falou de algumas conquistas desta Associação, “como a criação da Polícia da Caatinga que ocorreu logo depois da criação da APSB, quando era seu presidente o ex-prefeito de Paulo Afonso, Paulo de Deus”. Humberto disse que “um dos projetos que devem unir todos os prefeitos da APSB é a conclusão da BA-210, que está deixando o município de Paulo Afonso isolado do restante da região norte do Estado”.

Esse também foi assunto abordado pela prefeita Rita Campos, sucessora de Humberto ao dizer “não é mais admissível que para se chegar a Paulo Afonso, vindo de Chorrochó, tenhamos que trafegar grande trecho do Estado de Pernambuco, outro trecho do Estado de Alagoas , cruzar o rio São Francisco duas vezes, para chegar de novo na Bahia, na mesma margem do rio São Francisco, porque pelo nosso estado não se tem como viajar pela BA-210”.

 Foto: Antônio Galdino

Emanuel Rodrigues também falou das dificuldades de tráfego da BA-210 “cujo estado muito precário começou à cerca de 15 anos” Disse ainda Emanuel: “ontem o Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma grande reportagem mostrando o atraso das obras de transposição do rio São Francisco e a situação de penúria, a tristeza dos sertanejos perdendo tudo com a estiagem prolongada que continua muito forte nesse ano de 2013. Têm acontecido algumas chuvas em uns lugares, em outros, nada e aquela paisagem, os animais morrendo por falta de alimentação e água, que certamente chocou o Brasil, é paisagem comum a nós prefeitos do semiárido brasileiro”.

O novo presidente da APSB falou das prioridades de sua gestão. “A BA-210, a convivência com a seca, a luta para melhorar a condição de vida dos moradores destes municípios vão ser prioridades da nossa gestão, mas estaremos vendo também com os colegas prefeitos dos outros municípios quais são também as suas prioridades e vamos buscar a união de todos para que a nossa Associação seja forte e encontre solução para os nossos problemas”.

O prefeito Emanuel comunicou que na quarta-feira, dia 23, estará acontecendo em Salvador a eleição da nova diretoria da UPB, União dos Prefeitos da Bahia e “ali estarei como representante da APSB concorrendo a um dos cargos na chapa encabeçada pela Prefeita Quitéria, assegurando um lugar para esta Associação neste importante fórum dos municípios baianos.

Também foram oradores o prefeito Anilton Bastos, de Paulo Afonso, Ena Vilma, de Glória. Ricardo Maia, de Ribeira do Pombal e Vanderley Santana, de Antas todos solidários ao novo presidente na luta para o fortalecimento da APSB.

Ao final da reunião foi aprovada por todos a data de 1º de Março para a posse da nova diretoria, que acontecerá na cidade de Rodelas em local e horário a serem confirmados.

O novo presidente da APSB trouxe para este evento grande número de colaboradores e políticos de Rodelas.  De sua equipe de governo estavam o Secretário de Governo, Clemilton Cunha, a Secretária de Desenvolvimento Social, sua esposa, Wilma Almeida, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edmundo Alves, a Secretária de Administração e Finanças, Célia Almeida, o Assessor de Comunicação, Valdomiro Nascimento, o Assessor Joedson Ribeiro e o coordenador de Recursos Humanos, Geraldo Jackson. Também acompanharam o prefeito o presidente da Câmara de Rodelas, vereador Ivanildo Souza e os vereadores Geraldo Gomes e Sérgio Luiz. 

A APSB e os seus municípios membros

A APSB – Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano – foi criada em 22 de Março de 2001 e teve como primeiro presidente o então prefeito de Paulo Afonso, Paulo Barbosa de Deus. Em Fevereiro de 2004 a APSB  era formada por 23 municípios, dentre eles o município de Uauá que não faz mais parte dessa Associação. Atualmente são 22 municípios mas, com o retorno de Nova Triunfo e Sítio do Quinto e a chegada de  Nova Soure e Itapicuru, o prefeito Emanuel Rodrigues vai administrar uma associação com 24 municípios onde vivem 555.105 habitantes, segundo dados do IBGE (estimativa de população para 2012), dos quais cerca de 340 mil são eleitores.

arq. Folha Sertaneja
A APSB atua numa área de cerca de 80 mil quilômetros no semiárido baiano. No mapa ainda não estão Nova Soure e Itapicuru.
 
 
Portal Formosa, seu portal de notícias
Fonte: Folha Sertaneja

 

Prefeito de Camamu (BA) é acusado de fugir da cidade levando R$ 4,7 milhões dos recursos públicos

22/01/2013 17:40

pREFEITO CAMAMU

 

Os servidores municipais e moradores da cidade de Camamu, no interior da Bahia, estão passando por sérias dificuldades financeiras. Isso porque o então prefeito Américo José da Silva (PSD) é acusado de fugir levando recursos públicos da ordem de R$ 4,7 milhões referentes a saúde, educação e obras. Américo foi visto pela última vez na cidade no dia 25/12, quando fez uma ceia em casa para poucas pessoas.

De acordo com o aposentado Jorge Barbosa, morador da cidade, a situação está precária. “O Hospital de Camamu está sem funcionamento com paralisação dos médicos e técnicos de enfermagem e os trabalhadores da educação também ficaram sem receber”, contou.

Américo assumiu o cargo de prefeito em junho do ano passado, após a cassação de Ioná Queiroz (PT), e já pagava os salários com atraso. Mas a situação ficou mesmo séria a partir de dezembro, quando ele não pagou nem o salário do mês nem o 13º, segundo informações de uma servidora da Secretaria de Educação de Camamu, que não quis se identificar.

Agora, o prefeito em exercício, o presidente da Câmara de Vereadores, Edinaldo Souza, tem que aguardar até o final do mês, prazo que Américo tem para prestar as contas, para então entrar com uma ação no Ministério Público do Estado (MPE) sobre o sumiço da verba.

A eleição para prefeito da cidade está marcada para 3 de março e conta com quatro candidatos, que já vão encontrar pela frente um rombo para administrar.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Metro 1/Jeremoabo Agora

 

Preso fica entalado em grade ao tentar fugir da cadeia em Natal (RN)

22/01/2013 18:11
Um detento de 20 anos não teve muito sucesso ao tentar escapar do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, em Natal, Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (21). Leonardo Gomes da Costa, preso por furto, ficou entalado entre as grades de sua cela, por cerca de 30 minutos, até ser retirado por colegas de carceragem. Segundo a diretora do presídio, Tânia Pereira, o rapaz estava com outros 70 internos na única ala do local, quando tentou fugir por um espaço nas grades. Devido ao tempo em que ficou entalado, Leonardo teve escoriações nas costas. Ainda segundo Tânia, as celas do Núcleo de Custódia são improvisadas e, juntas, têm capacidade máxima para 40 presos.
 
Portal Formosa, seu portal de notícias
Fonte: Euclidesemdestaque.com

 

Homem é morto com tiro, facadas e cadeiradas no Povoado Sansaité, município de Macururé (BA)

21/01/2013 00:10

No início da noite deste domingo (20) um homem, conhecido como Adão, foi brutalmente assassinado no Povoado Sansaité, distrito do município de Macururé (BA).Ele foi morto com várias facadas, um tiro e cadeiradas.

Os acusados de cometer o crime são Joãozinho e Roberto, ambos residentes no povoado Sansaité. Tudo indica que o motivo do crime tenha sido vingança, pois os mesmos estiveram envolvidos numa briga há poucos dias.

Adão estava em um bar quando os dois criminosos chegaram. Primeiro Joãozinho deu um tiro com uma espingarda calibre 36 acertando no pescoço da vítima, logo em seguida Roberto deu várias facadas. Ao perceber que Adão ainda estava vivo, Joãozinho tentou colocar outro cartucho na espingarda, mas pessoas que estavam no bar tomaram a arma, foi quando começou o espancamento com cadeiras de ferro que estavam no bar.

A vítima ainda foi socorrida para o hospital de Macururé, a 26 quilômetros, mas já chegou sem vida.

O corpo foi levado para o IML de Paulo Afonso e possivelmente será liberado até sexta-feira (25).

Os assassinos estão foragidos.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

 

TCU vê R$ 734 mi em irregularidades na obra do Rio São Francisco

21/01/2013 10:39

Projeto já se arrasta há cinco anos e deveria levar água para a região que enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos.


O Fantástico mostra uma investigação especial sobre a maior obra de infraestrutura do Brasil: a Transposição do Rio São Francisco. O projeto já se arrasta há cinco anos e deveria levar água para a região que enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos.

A repórter Sônia Bridi e o cinegrafista Paulo Zero percorreram mais de mil quilômetros pelo sertão do Nordeste. É mais uma reportagem da série Brasil: Quem Paga é Você.

Já são dois anos, a estação das chuvas chega, as nuvens se formam, mas não deixam cair uma gota de água. Estamos em Cabrobó, Pernambuco. A apenas 20 quilômetros das margens do Rio São Francisco, a seca espalha suas vítimas na beira da estrada. O gado morto se incorporou à paisagem, num tempo em que só os urubus conhecem fartura.

Na fazenda, o homem de 90 anos está sozinho. Chama o filho, que saiu para cuidar do gado. Ele chega, rasgado, desgrenhado, e revoltado. “Eu não tenho tempo de sair daqui para pedir socorro ao povo. Três vacas caídas ontem só por que eu saí”, conta Seu Avenor.

Dono de 270 hectares de caatinga, Seu Avenor é considerado rico demais para ter aposentadoria rural. Durante meses comprou comida para o gado, mas o dinheiro acabou. “Se a senhora quiser ver como é que dá um jeito, caminha atrás d’eu que a senhora vê o que eu estava fazendo, nos chama o homem”, diz ele.

Ele prepara o único alimento que resiste a vinte meses de seca: o xique-xique. Os galhos vão para o fogo, tempo suficiente para queimar os espinhos, mas não demais, para não consumir a água que o cactus armazena. Os bichos famintos disputam os galhos ainda quentes.

Quanto vale hoje uma cabeça de gado dessa, qualquer uma?

“Ah, isso aí não tem preço, não, porque diz logo: ‘Não, está magra. Vai levar para lá e não tem o que comer para dar. Aí querem dar o quê? Cem contos, cento e cinqüenta”, diz Seu Avenor.

E um gado gordo, o senhor vende por quanto?

“Uma rês grande dessa aí gorda é mil e tantos contos”, diz Seu Avenor.

Um terço do rebanho morreu. A água acabou e o caminhão-pipa custa R$ 150. A apenas dois quilômetros dali, um canal seco é a lembrança da obra que deveria estar ajudando a enfrentar a seca que castiga o sertão. A transposição do Rio São Francisco - o Velho Chico, que corta o sertão de Minas a Alagoas. Dois canais, com mais de 500 quilômetros, para levar a água para cinco estados, passando pelas regiões mais secas do Brasil.

A transposição do São Francisco sempre foi polêmica. Os grupos que se organizaram contra argumentam que ela põe em perigo o Rio São Francisco, não resolve o problema da seca e só está sendo feita para irrigar as terras dos ricos. Com a obra pronta, saberemos quem tem razão. Só que ela deveria ter sido concluída no final de 2012. E ainda há trechos em que as obras estão abandonadas.

O sertanejo ainda vai ter que esperar três anos para ver a água correndo por esses canais. Além disso, nesse período o custo disparou. Começou em R$ 4,7 bilhões e já chega a R$ 8,2 bilhões. Um aumento de 80%.

Durante cinco dias, percorremos 1,2 mil quilômetros ao longo do eixo norte, passando por três estados.

“Eu não posso dizer que não vai chegar. Agora, no momento, eu olho e não vejo como é que essa água, como vem uma perna d’água para aqui”, lamenta Seu Avenor.


Em Cabrobó, o canal chega pertinho do rio, mas não está ligado a ele. A obra para permitir a captação da água ainda nem começou. Ao lado, o início das obras de uma estação elevatória é só uma amostra da colcha de retalhos que é a obra da transposição. Quarenta e três por cento estão prontos, mas em pedaços que não se conectam, nem uma gota d’água passa pelos canais.

O canteiro de obras mais ativo fica em Salgueiro, Pernambuco. No local está sendo construído um grande reservatório de onde a água vai ser bombeada para o ponto mais alto da transposição. Em cima, a água vai passar 180 metros acima do leito do São Francisco. Dali em diante, só com a força da gravidade vai percorrer mais de 100 quilômetros.

Foi este o cenário que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, escolheu para dar entrevista.

Por que essa obra ficou tão mais cara, quase dobrou de preço, e atrasou tanto?

Ministro: “O projeto básico foi concluído em 2001. Esse projeto básico serviu de base para licitações. E os projetos executivos foram desenvolvidos ao longo da obra. Ocorreu uma grande discrepância entre o projeto básico e o projeto executivo da realidade encontrada em campo”.

O projeto básico foi feito ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. Quando as obras começaram, em 2007, o projeto não foi revisado ou atualizado. Projeto mal feito é a causa mais frequente de atrasos de obras públicas no Brasil. A empreiteira ganha a licitação e, ao começar as obras, descobre que tem mais trabalho, e com custo diferente do que o previsto.

Fantástico: Mas o projeto básico não deveria ser mais detalhado do que é?

Ministro: “A legislação não define regras muito claras para esse projeto básico, se cumpriu toda a legislação. Só que é preciso lembrar que essa é uma obra de engenharia muito complexa”.

“A Lei de Licitações e Contrato é muito clara. E nela se você verificar lá no artigo sexto, que ela tem vários incisos detalhando o projeto básico. Que é exatamente para ele ser um projeto detalhado. Então, quando você começa um projeto, bota uma licitação na rua com um projeto básico mal feito, deficiente e sem planejamento, o resultado é a obra paralisada. São obras mal feitas, com má qualidade e sem o resultado esperado pela população”, esclarece o Ministro do TCU, Raimundo Carreiro.

Um exemplo de prejuízo provocado pela falta de um bom projeto executivo é quando é preciso fazer o deslocamento de imensa quantidades de terra. No local, os lotes foram licitados sem que ficasse especificado quanto seria de terra macia e quanto de pedreira, por exemplo, que precisa ser explodida, o que custa muito mais caro. Além disso, sem um levantamento geológico, sem saber exatamente com que tipo de terreno se está lidando, o projetista pode escolher passar por uma pedreira, tendo opção de terra macia bem ao lado. Ou cavar um túnel em terreno que se esfarela, sem a técnica adequada. Um túnel desabou quando 120 metros já haviam sido escavados.

Era um domingo em abril de 2011, o sistema de monitoramento dentro do túnel indicou uma movimentação de terra. Todos os equipamentos foram retirados e duas horas depois tudo veio a baixo.

Ninguém saiu ferido. Mas foi um ano e meio parado, para finalmente fazer um projeto detalhado, e recomeçar tudo, bem ao lado.


O novo túnel segue as técnicas para a contenção das paredes frágeis, mas só avançou 20 metros. Do outro lado da montanha, a frente de trabalho que vem na direção oposta deu a sorte de cavar rocha firme já perfurou quatro quilômetros e meio.

Agora, quando se bota as máquinas em campo, ministro, sem saber exatamente que tipo de solo vai encontrar, que tipo de projeto vai ser executado, como vai ser detalhadamente essa obra, não é botar o carro na frente do boi?

Ministro: “Não. Diversos projetos de engenharia são tocados com os projetos executivos sendo feitos ao tempo em que a obra vai avançando”.

Antes e depois do túnel, dois trechos completamente parados. De lá, a água viria reforçar o açude Boqueirão, já na Paraíba, que está só com 17% da capacidade. O nível da água baixou tanto que expôs as ruínas da antiga cidade de São José de Piranhas, transferida há 80 anos para a construção da represa. A obra do canal também desloca agricultores que têm suas terras no caminho para vilas agrárias.

“De imediato, a gente sentiu uma grande alegria, porque morávamos em uma fazenda, recebíamos água de carro-pipa, mas aí aos poucos depois da mudança que a gente foi vendo alguns sentem tristez”, disse uma moradora.

As casas são grandes, mas estão rachando.

Com relação ao dinheiro público investido aqui, como é que você se sente?

“A gente vê que foi uma quantia bem grande e que de certa forma sai do nosso bolso”, disse a moradora.

Cada família teria um lote de cinco hectares, um deles irrigado, para plantar. Mas passados dois anos, eles continuam vivendo de uma mesada do governo.

“É a mesma coisa, a gente está numa invalidez. Porque o que a gente é acostumado mesmo é trabalhar, trabalhar na roça para obter o sustento da pessoa, cada um de nós”, disse
Seu Lindoval.

A caixa d’água também rachou. E só não falta água nas casas porque Seu Lindoval fez uma gambiarra mandando a água direto, racionando, uma rua de cada vez.

Em alguns trechos é o próprio canal da transposição que está rachado - árvores crescendo no fundo seco. Desde 2005 o Tribunal de Contas da União encontrou irregularidades que chegam a R$ 734 milhões. O Ministério da Integração investigou contratos que não foram honrados ou que tem sobrepreço, pagamento duplicado por obras ou pagamento de serviços que não foram executados.

Ministro: “Foram cinco processos investigativos e assim que eles responderem às informações que constam desses relatórios nós então tomaremos as providências cabíveis”.

Se o ministério está esperando o contraditório, é por que encontrou sobrepreço e superfaturamento.

Ministro: “Nos relatórios até aqui existe sim, há indícios de sobrepreço, de superfaturamento”.

Além disso, por determinação do TCU, o ministério deve investigar a paralisação de obras. “Isso tem que ser identificado quais são os responsável por isso. Por que essas obras não foram concluídas e em que condições esses contratos foram assinados”, disse o Ministro do TCU, Raimundo Carreiro.
Alguns trechos abandonados já foram retomados depois que o ministério refez os projetos e licitou novamente as obras. Até março todos devem estar licitados.

Em Serrita, Pernambuco, encontramos uma comitiva de esperança. Leva os bois, fraquinhos, avançam devagar porque param onde encontram algum verde nas árvores. Neste canto de Pernambuco caiu uma chuva no dia 5 de dezembro - não ficou água nos barreiros, mas a vegetação da caatinga brotou.

“O gado veio para cá porque a situação é difícil lá. Se ficasse lá, talvez amanhã não tivesse nem mais a metade vivo. Porque não tinha o que dar a eles hoje. Aqui está melhor, tem uma folhinha murcha. Eu acredito que eles, comendo essa folhinha murcha, vão sobrevivendo. E lá no meu terreno não choveu nem para isso, nem para fazer água, não fez água nem para passarinho”, conta Francisco Tadeu.

Nem todas as vacas chegam ao destino. Uma é resgatada de caminhonete. Tão debilitada, que não consegue parar em pé. O esforço dos vaqueiros é vão.

Francisco Tadeu é a classe média agrária do sertão que está sendo jogada na pobreza por causa da seca. “O primeiro gado começou a morrer da seca no Natal de 2011”, diz ele.

Treze meses depois, já se foram 60. O Conselho Nacional de Pecuária de Corte estima que o Nordeste perdeu 12 milhões de cabeças de gado por causa da seca. Metade morreu e a outra metade foi abatida antes da hora ou mandada para outras regiões.

“Essas vaca aqui eram das melhores vacas de leite que eu já possui. Isso dá uma tristeza tão grande! Essa vaca aqui mesmo quando ela tava morrendo, eu olhei para ela e dos olhos dela corria água. Para ela, é como se ela tivesse se despedindo”, se emociona Tadeu. “Eu estou andando aqui. Estou andando aqui agora, porque vim com vocês. Mas não gostei de olhar para cá, não. Quando olho pra uma situação dessa...”

No curral ficaram as que estão fracas demais para ir embora. “Esse era para ser um animal bonito. É filho de vaca boa, vaca cara. Era para ser um animal bonito. Quando está assim não dura mais muitos dias, não”, lamenta. “Vaca como essa aqui eu comprei oito de uma vez. Essas foram a R$ 2, 5 mil. Era vaca acima de dez litros de leite”.

Enquanto pôde, ele comprou ração. Mas a seca fez o preço se multiplicar por quatro.

O senhor tem capital depois para repor o rebanho?

“Tem não. Eu nem penso isso. Se for pensar isso aí, fico doido”.

A transposição do São Francisco, o senhor acha que se estivesse pronta ajudava aqui?

“Se for como eles dizem,o pessoal diz, acredito que ajudava. Acredito que melhor do que está fica. Muito, porque água é riqueza”.

A três anos de ver a água correndo, a família se agarra na fé. “Vamos esperar pela vontade de Deus, né? Se for para acabar até a última, acaba. Vamos ver se pelo menos a gente sobra para contar a história”.

 

Portal Formosa, sue portal de notícias

Fonte: Ozildo Alves/Fantástico

 

Paulo Afonso-BA: Banda Marreta tem objetos furtados após show no CPA

21/01/2013 10:34

Durante a madrugada desta segunda-feira(21), quatro pessoas furtaram uma bolsa com um notebook, dois celulares e um instrumento musical da banda Marreta é Massa, após show no CPA.

Por volta das 03 horas, enquanto os integrantes da banda guardavam o material utilizado no show, dois casais não identificados aproveitaram um momento de distração do pessoal, entraram no camarim e furtaram os objetos.Em seguida, os acusados fugiram em duas bicicletas tomando destino ignorado.

Uma viatura do centro e do GTM realizaram várias buscas, seguiram até o bairro Prainha, para tentar encontrar os devidos suspeitos, mas não obtiveram êxito. Infelizmente, devido ao grande número de becos, nenhum suspeito foi encontrado.

André Marreta se dirigiu a Delegacia de Polícia, mas devido a falta de efetivo, não pode prestar queixa, sendo orientado a retornar agora de manhã.

Quem tiver qualquer informação, pode entrar em contato no Disk Cidadão(75 3281-3926) e fazer sua denúncia anonimamente.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Chico Sabe Tudo

Eletricista morre eletrocutado no povoado Lagoa da Baixa, zona rural de Cansanção (BA)

21/01/2013 11:22


Imagem Ilustrativa

 

O jovem José da Silva Santos, 26 anos, morreu no final da manhã deste domingo (20) no povoado de Lagoa da Baixa zona rural de Cansanção, após levar um choque elétrico. A vítima fazia a manutenção da rede elétrica da Coelba no povoado.
 
O rapaz que residia em Cansanção, era natural de Campo Formoso e trabalhava na CIPEL, empresa terceirizada da Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia.
 
Após ser eletrocutado, o jovem chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal Senhora Santana em Cansanção, porém deu entrada no hospital já sem vida. As causas do acidente serão investigadas nos próximos dias.

 

 

Portal Formsoa, seu portal de notícias

Fonte: Portal de Notícias

Após erro no cálculo, INSS comunica reajuste para 491 mil benefícios

21/01/2013 10:48

No dia 31, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai concluir o pagamento da primeira parte do acordo de revisão em 491 mil benefícios por incapacidade. As cartas informando sobre o acerto serão enviadas a partir de hoje. Entre abril de 2002 e abril de 2009, o INSS calculou de forma errada o valor dos pagamentos por incapacidade (aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-doença). Cerca de 2,7 milhões de segurados entraram para a conta da Previdência nesse período, mas a revisão administrativa só deve incluir 491 mil que continuam ativos e foram identificados pelo INSS. As cartas de aviso, segundo o instituto, serão enviados entre hoje  e o próximo dia 31, quando será feito o reajuste  em até 22%.

Em março  serão pagos os atrasados (diferença acumulada nos últimos cinco anos) para quem tem mais de 60 anos. Os segurados mais jovens  só vão receber os atrasados entre 2014 e 2016 (veja ao lado). Ao todo, o INSS deve gastar mais de R$ 15 bilhões com o acerto de todas as  revisões. Segurados portadores de doenças graves, como câncer, por exemplo, poderão pedir a antecipação do pagamento dos atrasados, independentemente da idade.

O INSS decidiu aplicar a revisão administrativa, reconhecendo o erro no cálculo, depois que o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical entrou com uma ação civil pública na Justiça federal exigindo que ela fosse feita de uma única  vez.

O erro/ No período da revisão, o INSS calculou os benefícios levando em conta todas as contribuições feitas para o cálculo da média, que determinava o valor do pagamento. No entanto, a lei diz que a Previdência deveria ter excluído as 20% menores  feitas pelo segurado. A média feita com os 80% maiores recolhimentos  é maior do que a média feita com todas as contribuições, sem o descarte das 20% piores.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Voz da Bahia

 

Aluno de escola reprovada pelo MEC é ouro em Olimpíada de Matemática

21/01/2013 11:01


Em Sítio do Mato, a 800 quilômetros de Salvador, o estudante Felipe Vieira Costa, 13 anos, já conquistou três medalhas — uma de bronze e duas de ouro — na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ele ficou em 33º lugar, entre cinco milhões de inscritos das séries finais do ensino fundamental, na edição 2012 — os 200 melhores ganham ouro.  O bom desempenho de Felipe contrasta com o da Escola Municipal Professor Avelino Nunes Rodrigues, onde estuda. Ela ocupa a posição 29.204, entre 30.842 estabelecimentos públicos, no mais recente ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2011), principal indicador de qualidade do ensino brasileiro. 

Na paraibana Pombal, a 370 quilômetros da capital João Pessoa, a estudante Patrícia Vieira de Queiroga, de 16 anos, foi uma das 20 medalhistas de ouro na última Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro — que teve 3,2 milhões de participantes em todo o país. Ela venceu na categoria Artigo de Opinião. Filha de um pedreiro analfabeto que só sabe assinar o próprio nome, Patrícia é aluna da Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas, que aparece na colocação 8.075, entre 10.076 colégios, no ranking de provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011).
O diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Claudio Landim, diz que a baixa qualidade do ensino brasileiro não estimula, e é insensível a mentes brilhantes. — ê evidente. Isso está acontecendo todo ano. "Há muitos alunos brasileiros talentosos que não estão tendo a oportunidade de desenvolver suas aptidões", diz Landim, que é o coordenador-geral da Obmep. 

Em Sítio do Mato, Quirino Sousa Costa, pai do medalhista Felipe, diz que o filho sempre teve habilidade com números e consegue superar as deficiências do ensino público na cidade. Em 2011, a escola onde Felipe estuda obteve seu melhor resultado no Ideb: 2,4. Abaixo, portanto, das médias gerais nacional (4,1) e baiana (3,3). "Ele aprende com facilidade, faz cálculos de cabeça, fora do normal. Se a gente levar em consideração a escola, a bagunça, acho que é um dom", afirma Quirino. 

Aos 37 anos, o pai conta que voltou para Sítio do Mato em 2008, depois de tentar a sorte na cidade de São Paulo, por mais de uma década. Foi na capital paulista que Felipe nasceu e estudou até a 3ª série, enquanto o pai trabalhava como vigilante, e a mãe — uma ex-professora primária —, como atendente de “call center”. 

"Meus primeiros brinquedos foram um dicionário e uma calculadora. Fui para a escola sabendo ler e escrever", conta o garoto. Ele fala em cursar Engenharia na universidade, de preferência na Noruega, com bolsa do programa Ciência sem Fronteiras: o primeiro no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano. 

O êxito acadêmico de Felipe mobiliza a família. Quirino conta que uma tia que trabalhou como empregada doméstica em São Paulo chegou a enviar livros didáticos usados pelos filhos do patrão numa escola particular. Em 27 de agosto do ano passado, a presidente Dilma Rousseff compareceu à premiação da Obmep de 2011 — nessa, Felipe também foi medalhista de ouro. Quirino lamenta não ter acompanhado o filho na cerimônia, no Teatro Municipal do Rio. 

Diz que faltou dinheiro. O garoto e outros vencedores tiraram fotos com Dilma. Felipe não conseguiu posar sozinho ao lado da presidente, mas deu um jeito: editou a imagem. "Pedimos para cortar e ampliar, para colocarmos na sala", explica. A foto de Felipe e Dilma está num porta-retrato. Em Pombal, o artigo que garantiu a vitória de Patrícia, na Olimpíada de Língua Portuguesa, trata da derrubada da chaminé de uma antiga fábrica, motivo de acirrada polêmica na cidade. "Foi incrível. Sempre gostei muito de ler, só que não tinha o hábito de escrever. Desenvolvi durante as aulas. A professora focou bastante nas olimpíadas. Pode parecer clichê, mas só escreve bem quem lê. Eu indico isso: leitura acima de tudo. Meu pai está muito orgulhoso", diz Patrícia. 

Antes de ser transferida para a Escola Monsenhor Vicente Freitas, ela foi aluna de outro colégio estadual no município, o João da Mata. A ex-escola não está listada no mais recente ranking do Enem. Mas o desempenho de suas turmas de ensino fundamental, no Ideb, dá uma ideia das dificuldades que o ex-colégio de Patrícia enfrenta.  Em 2011, o João da Mata teve Ideb 2,3 nas séries finais do fundamental, resultado que o deixou na posição 29.581, num universo de 30.842 estabelecimentos públicos no país. Patrícia terminará o ensino médio este ano. Ela quer ser médica: "É um curso muito concorrido. Pelo menos na redação, eu me garanto".

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: O Globo

 

Carteira de trabalho deve ser substituída por cartão eletrônico em 2014

21/01/2013 11:11

O governo do PT terá uma novidade a apresentar na campanha de 2014. Se tudo correr como quer a presidente Dilma Rousseff, em meados do ano que vem a velha carteira de trabalho será aposentada e substituída por um cartão eletrônico. Batizado de Escrituração Fiscal Digital Social (EFD Social), o projeto está na Câmara de Gestão e Dilma quer vê-lo pronto ainda neste ano. Por meio do cartão eletrônico, cada trabalhador poderá verificar se a empresa depositou sua contribuição previdenciária, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o recolhimento do Imposto de Renda. Os empregados terão acesso online aos locais e períodos em que trabalharam. A iniciativa também tem o objetivo de coibir fraudes. “Quer melhor fiscal que o próprio trabalhador?”, comenta o ministro do Trabalho, Brizola Neto. 

O fim da velha carteira será possível com a criação de uma base única de informações sobre a relação da empresa com seus funcionários. O projeto reúne o Ministério do Trabalho, a Receita Federal, o INSS e a Caixa. Se não houver empecilhos, a partir de 1º de janeiro de 2014 as empresas prestarão, numa única declaração, os dados que hoje enviam à Receita, à Caixa e ao Ministério do Trabalho.  “Vamos eliminar coisas que hoje estão em papel”, diz o coordenador-geral de Fiscalização substituto da Receita, Daniel Belmiro. Um exemplo é a folha de pagamentos, que a empresa é obrigada a imprimir a cada mês e guardar por cinco anos. Outro, o livro de registro de empregados.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias

Fonte: Estadão