O programa Água para Todos, criado pelo Governo Federal foi lançado na tarde desta terça-feira (28)

29/02/2012 23:41

O programa Água para Todos, criado pelo Governo Federal foi lançado na tarde desta terça-feira (28), no Distrito de Caraíbas, no Sertão de Chorrochó. O lançamento foi feito pelo o Superintendente da CODEVASF, Emanuel Lima e o Secretário de Governo do Município José Nilson (Nilsinho), que na ocasião estava representando o Prefeito Humberto Gomes.
 

Durante a solenidade, no Centro Comunitário de Caraíbas, foi anunciada a construção de mais de 250 cisternas simplificadas e kits de irrigação. O valor total de investimentos será de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) pela CODEVASF no município.

Já em 2012, está prevista a construção de 250 sistemas simplificados com l kits de irrigação em toda a zona rural do município de Chorrochó.
O programa Água para Todos, integra o Plano Brasil Sem Miséria, e tem como meta garantir a universalização do acesso e uso da água pelas populações carentes de comunidades rurais.

Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, até 2014 serão construídas 750 mil cisternas e seis mil sistemas simplificados de abastecimento para o consumo humano. O valor do investimento total do programa chega a R$ 750 milhões.

Programa Água para Todos é lançado no Povoado de Caraíbas -Chorrochó(Foto: Lider do Sertão FM).

Programa Água para Todos é lançado no Povoado de Caraíbas -Chorrochó(Foto: Lider do Sertão FM).

A Água para Todos tem como meta principal chegar aos moradores da zona rural dos nove Estados nordestinos, onde vivem 5 milhões das pessoas em pobreza extrema. Estão previstas construções de sistemas simplificados para abastecer as famílias que vivem em áreas onde existem mais de dez casas. Já nas casas isoladas, a idéia é construir cisternas para armazenar água da chuva.


Em locais que não existam mananciais subterrâneos, nem de superfícies, serão criadas barragens subterrâneas, além da perfuração de poços e a canalização de água para a superfície, destacou o Superintendente da CODEVASF/6ª SR/JUAZEIRO.

Em seu pronunciamento o Secretário de Governo José Nilson, cobrou maiores ações da CODEVASF no município de Chorrochó, principalmente nos Povoados de Caraíbas, São José, Várzea da Ema, Sitio dos Lourenço, Queimada do Milho e Sitio dos Bahia, afirmando que é necessária a construção da BARRAGEM DO CARETA, que tem como objetivo acabar com a seca em nossa região, é um sonho, é um desejo de cada sertanejo desta região a construção desta barragem, o Secretário entregou ao Coordenador do Programa Água Para Todos da CODEVASF, um documento do Ministério da Integração Nacional com todo detalhamento e informações do Projeto da Barragem do Careta, solicitando ainda a construção desta obra no programa federal.

Em 2012, está prevista a instalação de mais 250 sistemas simplificados com kits de irrigação.

Programa Água para Todos é lançado no Povoado de Caraíbas -Chorrochó(Foto: Lider do Sertão FM).
 
Fonte: Rádio Lider do Sertão

Deixe seu comentário

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário