O Município de Canudos agora tem Cooperativa de Crédito do sistema ASCOOB

20/06/2012 17:34

O Município de Canudos agora tem Cooperativa de Crédito do sistema ASCOOB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Canudos, conhecido internacionalmente por sua experiência de cooperação, desenvolvida no século XIX pelo beato Antônio Conselheiro, é o quinto município a receber um Posto de Atendimento ao Cooperado - PAC, da COOPERATIVA de Crédito Rural ASCOOB COOPERAR.

Resultado de um empenho coletivo de toda a comunidade canudense, o projeto de implantação da ASCOOB em Canudos contou com o apoio e parceria de diversas entidades locais e regionais. Dentre elas, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Igreja Católica, a Cooperativa dos Irrigantes, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada- IRPAA, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, a Câmara de Vereadores, entre outras instituições da sociedade organizada.

A inauguração do PAC de Canudos aconteceu na tarde do dia 08/06/2012. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Katia Chelie e contou com a presença de cerca de cem pessoas, - entre elas, representantes da Cooperativa de Crédito Rural ASCOOB Sisal, ASCOOB Central, políticos locas e da microrregião e de entidades parceiras. A festa contou com a animação da banda de Pífano de Canudos acentuando fortemente a característica cultural peculiar do lugar.

A implantação da ASCOOB COOPERAR  é mais um marco importante da trajetória sócio –política do município de Canudos  e representa a força histórica da mobilização dos trabalhadores canudenses, no ideal da construção de uma comunidade com melhores condições de vida e de trabalho para todos.

A ASCOOB COOPERAR já possui 15 anos de existência e tem atuação consolidada nos municípios de Araci (onde está localizada sua sede), Teofilandia, Tucano, Euclides da Cunha, onde beneficia cerca de 8 mil cooperados, sendo eles,  agricultores e empreendedores familiares.

O propósito da cooperativa de credito em Canudos se configura com o projeto de expansão do cooperativismo pelo sistema ASCOOB de cooperativas, tendo como principal objetivo a promoção e garantia do acesso ao crédito orientado. Além disso, oferece a assistência técnica, a educação financeira e a inclusão socioeconômica e produtiva de agricultores e empreendedores que movimentam os mercados e economias locais, como forma de apoio e fortalecer o desenvolvimento comunitário.

Para David Gonçalves de Souza, diretor presidente da ASCOOB COOPERAR,  “a cooperativa de crédito  é uma oportunidade para os pequenos produtores e empreendedores de Canudos, como é a questão do perímetro irrigado, uma vez que facilita o acesso e a inclusão das populações de baixa renda, ao contrário dos seguimentos tradicionais do Sistema Financeiro Nacional. A nossa expectativa é de oferecer um bom atendimento à comunidade na oferta de diversos produtos e serviços que melhorem a vida dos nossos cooperados”. Conclui.

 

 

 

Autor: Por: Gracieda Araújo – Departamento de Desenvolvimento Comunitário da ASCOOB COOPERAR.

Fonte: Canudos Acontece