População de Paulo Afonso se mobiliza contra construção de usina nuclear no Nordeste

15/03/2012 12:40

Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14, no memorial Chesf uma mobilização contra a construção da usina nuclear de Itacuruba situada na região de Belém de São Francisco. O evento foi organizado pela Loja Maçônica Liberdade e Glória, situada no município de Glória-Ba.

Várias autoridades estavam presentes na solenidade, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra, o presidente da câmara municipal Regivaldo Coriolano além de autoridades maçônicas indígenas. Grande parte dos alunos do curso integrado de Biocombustíveis e Eletromecânica do IFBA também estavam presentes.

No evento várias palestras chamaram atenção do público mostrando os perigos da construção de uma usina nuclear também abordando as vantagens e desvantagens das outras formas de energia.  Além de uma bela apresentação artística desenvolvida por Marília Santos e sua filha Vitória abrilhantaram ainda mais o evento.

A obra da Usina Nuclear de Itacuruba que inclusive já foi visitada por organizadores da obra 3 vezes é estimada em 6 bilhões de reais porém acredita-se que pode chegar ate a cifra dos 10 bilhões de reais. Será que vale a pena investir tanto em algo tão arriscado? Era a pergunta que não queria calar durante toda manhã.

Também foi discutido sobre a questão de que muitos estudiosos chamam energia nuclear de “energia limpa” todos os presentes apontavam a inverdade na informação.

Enfim agora é esperar pelos resultados dos abaixo assinados e mobilizações contra a construção da usina, porém o que já da pra ver é que grande parte da população regional não querem esse grande inimigo morando ao lado.

 

Deixe seu comentário

Usina nuclear

Data: 16/03/2012 | De: Julio Cézar

Moro em Várzea da Ema e estudo no CESVASF em Belém do São Francisco. E no ano passado (2011)_ participei de uma palestra convocada pela Caravana NE (Caravana Anti-nuclear) e concientiza a todos da região sobre os principais problemas que essa Usina pode causar a sociedade e também os possiveis acidente que podem acontecer...
Com isso na Região de Itacuruba está em contrução um obsevatório de astronomia, onde a região escolhida pela grande falta de poluição luminosa facilitando assim a observação de objetos que possivelmente venham a colidir com a terra.
E se a construção dessa Usina se proceder provavelmente esse observatório irá ser desinstalado, além da possivel causa de danos a sociedade... Sendo que eles tem que contar com lugares para depositar o lixo atômico, que em qualquer lugar que ele seja depositado ele volta para o ser humano....
enfim, é um projeto grandioso, mas que pra gente não irá animar muito, pois uma vez acontecido um acidente, meu Deus.... os desastres tantos ecologicos como sociais são enormes...
o governo deve pensar muito, sobre a construção dessa usina, tomar como exemplos outros paíse que tem esse tipo de energia para suprir suas necessidades energéticas e tudo mais.
Sou totalmente contra esse projeto, pois mesmos estão no municipio de chorrochó, poderemos ser atingidos por essa usina..
Um abraço
contatos: cezarcapmam@hotmail.com

Novo comentário