SAMU está em pleno funcionamento em Chorrochó e Região.

13/04/2012 12:07
Simulação de um atendimento de urgencia( João Neto colaborou como voluntário na simulação)












 

O povo de Chorrochó agora está de parabéns com o funcionamento do sistema. Equipados os veículos recebem através de rádios amadores, avisos de qualquer acidente que possa ocorrer na cidade ou na região.

Flávia Freire coordenadora do samu chorrochó(Foto: Lider do Sertão FM).




A população das cidades de Abaré, Chorrochó, Macururé e Rodelas que precisar urgente do atendimento SAMU é só entrar em contato com o número 192 e, pedir atendimento urgente, a ligação cai na central de Paulo Afonso e ao mesmo momento que a pessoa vai passando as informações sobre o acidente, o rádio amador das ambulâncias aqui na Central de Chorrochó vai emitindo o áudio das informações em tempo real. Com isso os enfermeiros, médicos, auxiliares, técnicos e motoristas já ficam sabendo do que se trata e providenciam o atendimento emergencial.



O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e com o Ministério da Saúde, sendo responsável pelo componente da Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Pré-Hospitalar do Sistema de Urgência e pelas transferências de pacientes graves.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Chorrochó faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, funcionando como Base descentralizada e estando sob o comando da Central de Regulação Médica das Urgências de Paulo Afonso, ela é capaz de atender, por meio de uma Unidade de Suporte Básico-USB e Unidade de Suporte Avançado- USA, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do Sistema.


Ainda é um tanto precoce estabelecer um perfil epidemiológico da situação de saúde nas emergências da região, mas nesses dias de funcionamento o SAMU de chorrochó realizou 11 atendimentos de emergência, regulados pela Central de Paulo Afonso, dentre eles destaca-se cinco (05) vítimas de agravos de natureza traumática e sete (07) de natureza clínica, onde foram prestados os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão, e quando necessário, foi transportado com segurança com o médico e enfermeiro até os hospitais de Petrolina, Juazeiro e Salgueiro.

Vale ressaltar que todas as chamadas realizadas para o 192 são gravadas e passam por uma triagem feita pela Central de Regulação composta por médicos reguladores treinados para reconhecer e julgar os casos graves que necessitam de intervenção, que vai desde uma simples orientação, até a dispensação de uma USB ou/e USA.



Desse modo, para não sobregarregar o sistema, e evitar transtornos é extremamente importante saber quando chamar o SAMU pelo 192:

*Nos casos de problemas cardíacos e respiratórios.
*Nas suspeitas de Infarto Agudo do Miocárdio (Dor no peito, naúseas, cansaço, etc.).
*Nos casos de queimaduras graves.
*Na ocorrência de maus-tratos.
*Em acidentes de trânsito com vítimas.
*Nos casos de intoxicação.
*Em caso de tentativa de suicídio.
*Em trabalhos de parto onde haja risco de morte para a mãe ou para o bebê.
*Em crises hipertensivas.
*Em casos de Afogamentos.
*Em casos de choque-elétrico.
*Em casos de acidentes com produtos perigosos.
*Em caso de ferimentos por arma de fogo.
* Em caso de ferimentos por arma branca (faca, facão, etc).
*Em caso de paciente psiquiátrico em crise.

Sempre que existir a dúvida, ou mesmo que julgar necessário, certifique-se do endereço, e ponto de referência em que a vítima encontra-se, para que as ambulâncias sejam deslocadas para o devido lugar. caso contrario o atendimento ficará comprometido.


A sensação que temos hoje em chorrochó é de tranquilidade quando se trata de alguma emergência na área da saúde, pois temos de prontidão equipe treinada de médico, enfermeiro, Téc. de Enfermagem e condutores, com ambulância equipada, semelhante a leito de UTI, no caso a USA funciona como uma UTI Móvel, e essa conquista é fruto do interesse político da atual gestão com os demais entes federados que investiram e acreditaram no SAMU, e como disse Raul Seixas “um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto torna-se uma realidade” e essa é realidade de chorrochó, que não se vê em outos muncípios de grande porte, motivo este que muito nos orgulha.


Um outro aspecto importantíssimo é o combate ao TROTE, que deve ser amplamente divulgado entre os meios de comunicação, grupos sociais, entidades religiosas e até no “boca a boca”, pois evita-se perda de tempo numa ocorrência falsa, enquanto outros esperam por socorro de verdade;
Flávia freire mostrando os equipamentos da ambulância do samu(Foto: Lider do Sertão FM).


E antes de fazer qualquer julgamento a respeito desse serviço, o cidadão precisa apurar como os fatos ocorreram na íntegra,desse modo não estarão cometendo uma injustiça com esse serviço que a pouco tempo inaugurou e já tem salvado muitas vidas, mas para aqueles que só tem a intenção de denegrir a imagem do SAMU precisam primeiro aprender a ser ético, moral e principalmente imparcial, caso contrário estarão cometendo crime de calunia,difamação sujeito as penalidades da lei, que pode ser requerida pela SAMU de chorrochó e principalmente pela Central de Regulação de Paulo Afonso que é responsável por regular os chamados 192.
equipamentos da ambulância do samu(Foto: Lider do Sertão FM).


Esta simulação de um atendimento de urgência é feita todos os dias no final da tarde.

 

Fonte: Rádio Lider do Sertão

 

Deixe seu comentário

acidente de onius em destino ao ceara dia 13/02/2012 que vinha meu irmao antonio islanio felix alves que morreu durante o acidente na madrugada da segunda dia 13 gostari de saber se vcs quem socorreu ele se foi por avor entrem em contato comigo

Data: 02/10/2012 | De: ismenia felix alves

gostaria de saber como foi ismeniafelix@hotmail.com

samu

Data: 14/04/2012 | De: luizinho formoza

pARABÉNS CHORROCHO , SEMPRE SAINDO NA FRENTE, NÃO VEM PARA OUTROS MUNICIPIOS PORQUE O PREFEITO PREFERE FICAR DISVIANDO OS RECURSOS DA SAUDE, PARA OUTROS FINS.

Novo comentário