Soldado rastejador do grupo de Zé Rufino, no tempo de Lampião, é encontrado em Jeremoabo (BA)

04/09/2012 10:38

Foi Gervásio quem degolou Zepellin, Pai Véio, Gorgulho e Patativa.

Encontrado em Jeremoabo o soldado rastejador do grupo de Zé Rufino. José Silva Lima é o verdadeiro nome de Gervásio. Gervásio além de rastejador era o degolador de cangaceiros e participou da morte de diversos deles.

Antes de entrar na policia esteve com Lampião na casa de Antonio Martins, na margem do Rio Vaza Barris e por Lampião foi convidado para ser cangaceiro e não aceitou. Entrou na volante em 1931 com 15 anos de idade. Foi muito amigo dos soldados Murundú e Marancó. Gervásio confirma como sendo coiteiros de Lampião os dois irmãos João Maria e Liberato de Carvalho.

Foi Gervásio quem degolou Zepellin, Pai Véio, Gorgulho e Patativa. no momento Gervásio encontra-se na casa de um dos filhos em Araci, Bahia. É um homem reservado e só nos recebeu em sua residência por que fomos até ele com um dos filhos, o mais velho.

Gervásio tem na memória as marcas desse passado ainda recente, guarda lembranças dos momentos dificeis e de terror que passou nas caatingas nordestinas. Daquele tempo ainda guarda o facão da marca jacaré que degolava os cangaceiros.

 

 

Fonte: Jeremoabo Agora/joaodesouzalima.com

 

Deixe seu comentário

interessados no assunto

Data: 23/03/2015 | De: paulo lampiao

sou pesquisador do cangaço desde 1995, preservo um acervo particular em minha casa, moro em belem do sao francisco-pe, quem se interessar no assunto, meu face é " virgulino ferreira da silva". meu telefone é 87-9976-1527.

Re:interessados no assunto

Data: 27/07/2015 | De: VANDERLEI SANTOS

SOU UM ESTUDIOSO DAS OBRAS QUE FALAM DE LAMPIAO E QUERIA CONHECER MAIS

homenagem

Data: 23/03/2015 | De: paulo lampiao

grande personagem da historia do brasil..........

Novo comentário