Um arco-íris no sol (halo solar) é visto em Formosa neste sábado (01)

01/09/2012 13:45

Um arco-íris ao redor do sol está chamando a atenção de todos que olham para o astro rei.

Em Formosa esse fenômeno começou por volta das 10h00min deste sábado (01).

Foto tirada em Formosa

 

O fenômeno é conhecido como halo solar. Os nativos chamam este fenômeno de Cachorro do Sol que realmente é uma belíssima visão e sinal de muita cura.

 

Segundo o meteorologista Mário Miranda, da Univasf, em Petrolina (PE), esse fenômeno surge na presença de nuvens cirrostratus, que são formados por cristais de gelo acima de seis mil metros de altura. Miranda ainda explicou que o fenômeno é normal, mas não ocorre com frequência. “Não é frequente, mas é normal. Algumas vezes não se percebe, pois existem nuvens por cima e o efeito não é tão forte como o de hoje. Isso indica uma situação de instabilidade. Não necessariamente vá chover, mas é um indicativo que a atmosfera está com formação de boas nuvens”, destacou.

 

Os cirrostratus são nuvens com a aparência de um véu muito fino, esbranquiçado e transparente, de algumas centenas de metros de espessura, que pode chegar a cobrir o céu todo. Desenvolvem-se a partir dos cirrus e também são formados por cristais de gelo.

Formam-se em massas de ar estável, quando a umidade é baixa e a temperatura é relativamente elevada. Quando são seguidos de nuvens médias, anunciam muitas vezes, com 1 ou 2 dias de antecedência, uma tempestade que se aproxima. Por vezes são quase imperceptíveis e revelam-se apenas por um halo (fotometeoro) em volta da Lua ou do Sol, resultante da refração da luz nos cristais de gelo.

O halo mais comum de se observar é um anel de luz a 22º da Lua ou do Sol que se deve a duas refrações consecutivas da luz ao entrar e ao sair dos cristais hexagonais de gelo com diâmetros inferiores a 20,5 mícron (o ângulo do halo depende do diâmetro dos cristais).

 

Então galera mais assustada, não se trata de "fim do mundo" ou alguma catástrofe, é apenas um fenômeno natural.

 

Portal Formosa, seu portal de notícias.

 

Deixe seu comentário

elegante

Data: 02/09/2012 | De: jhuliana

muito lindo

Novo comentário