VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CARNAVAL DE SALVADOR 2014

21/02/2014 09:14

A programação do Carnaval de Salvador 2014 foi divulgada nesta quinta-feira (20/2). Entre as novidades está o Baile de Máscaras, que acontece na quarta-feira (26), no Farol Barra, antes da abertura do Circuito Sérgio Bezerra, com um show da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), que dividirá o palco com os meninos do projeto social Quabales, a atração internacional Stomp, o Olodum Mirim e a participação de Baby Brasil.

Na quinta-feira (27), o prefeito ACM Neto vai entregar as chaves da cidade ao Rei Momo, embalado pelo som do Psirico sem cordas para a alegria do folião pipoca, a partir das 19 horas, no circuito Osmar, que este ano, terá inicio nas imediações do Hotel Sheraton da Bahia, encerrando as apresentações na Praça Castro Alves, onde acontece o show de encerramento e a dispersão dos blocos. Em seguida, celebrando o tema “É diferente. É carnaval de Salvador – 40 anos de Blocos Afro”, a banda Araketu vai abri caminho para a maior festa popular do planeta, o Carnaval de Salvador, trazendo para a Avenida ícones dos blocos afro.

Desse momento em diante, estará instituída a folia generalizada nas ruas e avenidas dos três circuitos oficiais da festa, com toda a estrutura montada pelo poder público, sob a coordenação geral da Empresa Salvador Turismo (Saltur), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), em pleno funcionamento para permitir que baianos e turistas se divirtam nos seis dias de folia. A programação começa com o trio do Rei Momo, que trará Armandinho e Dodô e Osmar, dando sequência ao tradicional desfile dos blocos de samba.

Circuito Dodô

No segundo dia no circuito Dodô, a quinta-feira (27), os blocos de trios tomam conta da Barra/ Ondina, com as presenças de Asa de Águia, Timbalada, Saulo Fernandes, Leo Santana e Parangolé, Baby Brasil e Pedro Baby. O folião pipoca também terá chance de ir atrás do trio elétrico ao som de Moraes Moreira, Filhos de Jorge e Carla Cristina.

Na sexta-feira (28) a mistura de ritmos vai invadir a Barra/Ondina com os blocos de corda e os trios independentes. Estarão desfilando os blocos Nana Banana – Chiclete com Banana; Fissura – Aviões do Forró; Timbalada – Timbalada; Coco Bambu – Claudia Leitte; Cerveja e Cia – Saulo Fernandes, entre outros. Puxando a pipoca, Daniela Mercury vai fazer uma homenagem aos 100 anos de Caymmi. Ainda sem cordas teremos Luiz Caldas no Blocão do Itaú e a banda Psirico.

Já no sábado (1), a criançada vai poder aproveitar o Carnaval com os blocos infantis enquanto os adultos aproveitam os blocos de trio e os independentes, com destaque para Ivete Sangalo, Cheiro de Amor, Pablo, a voz do Arrocha e Amanda Santiago, que vai desfilar na Caetanave.

O domingo (2) chega ao som da percussão do Olodum, com o bloco Olodum, a pegada do Afropop com Margareth Menezes e a beleza plástica do Cortejo Afro. Para completar a diversão, o Meu e Seu traz o pagode do Harmonia do Samba. A pipoca vai poder curtir o trio Armandinho, Dodô e Osmar, que completa 50 anos de festa.

Segunda-feira (3) é dia de tapete branco dos Filhos de Gandhy no circuito Dodô, seguindo dos blocos de trios com os principais nomes da música baiana. Às 21h30, o Camarote Andante comandado pelo cacique Carlinhos Brown abre alas para o Furdunço, que traz para avenida diversas manifestações em pequenos equipamentos sonoros ou no chão. A banda Baiana System encerra as apresentações do dia no Minitrio.

Despedindo-se do Carnaval, o circuito Dodô recebe os blocos de trio, afros e independentes, provando que “É diferente. É carnaval de Salvador”.

 

Circuito Osmar

Voltando para o Centro, a sexta-feira (28), tem a estreia do Furdunço às 13h30. A ideia é valorizar o folião pipoca, que ganha mais possibilidade de diversão. Dentre as atrações estão Baby Brasil e Paulinho Boca de Cantor, Fred Dantas, Val Macambira, Palhaços do Rio Vermelho e Adão Negro. A festa segue com mais uma noite de samba, que traz para a Avenida Roberto Mendes, Gal do Beco e o sambista carioca Mumuzinho.

Todo Menino é Um Rei e Algodão Doce com Carla Perez são as atrações infantis do sábado (1) no Campo Grande. Harmonia do Samba com as Muquiranas, Armandinho e o Grupo Revelação completam da mistura do terceiro dia de festa no circuito, que terá trios independentes e blocos de trio.

O domingo (2) promete ser quente no circuito Osmar. Além do desfile dos blocos tradicionais, como Inter, Coruja, Eva, Papa e Pinel, vamos ter a pipoca de Saulo e a Pipocafro com Araketu. Domingo também é dia de Afródromo, a estreia do desfile das representações culturais de matriz africana em suas ?diversas linguagens, que acontece a partir das 18h30.

A segunda-feira (3) será marcada pela irreverência da Mudança do Garcia, que invade o circuito Osmar. O desfile também terá os blocos de trio, que conta com a volta da Timbalada ao Campo Grande. O aniversariante Ilê Aiyê vai abri o segundo dia do Afródromo.

Já com um gostinho de saudade, o carnaval se despede com atrações infantis, a partir das 11 horas, seguindo do trio do Rei Momo, comandado por Márcia Short. Os desfiles dos blocos de trio será aberto pelo Inter com Tomate, que pela primeira vez vai para a rua sem cordas. Depois as apresentações seguem com Coruja, Camaleão, Muquiranas e a Pipoca do Eva, que este ano será puxada pelo novo vocalista Felipe Pezzoni. Quem também estará sem cordas é o Papa, que terá Nelson Rufino como atração. Abrindo o último dia de desfile do Afródromo traz o Cortejo Afro.


Portal Formosa, seu portal de notícias e entretenimento
Fonte: Tribuna da Bahia